7 de jul. de 2009

15 Anos do Plano Real - A URV

Muitos que estão lendo este post agora, com certeza não se lembram de como era a vida antes do chamado Plano Real. Alguns nem eram nascidos. Entretanto, todos já ouviram falar como o plano derrubou a inflação, criou o Real e etc.

O que poucos lembram é do período da URV (Unidade Real de Valor). Instituída no Brasil em março de 1994, serviu como moeda de conta, na implantação do Plano Real, onde ela era usada como referencial para o Cruzeiro Real, até que ela fosse emitida, quando passou a ser chamada de Real.

1 URV, no dia 1º de março de 1994, correspondia a CR$ 647,50 (seiscentos e quarenta e sete cruzeiros reais e cinqüenta centavos). Para se saber em quantas URVs havia se transformado o montante de dinheiro que a pessoa tinha, bastava dividir o valor do montante por 647,50. Meio complexo não é?

Me lembro de comprar figurinhas do campeonato brasileiro fazendo contas com uma tabelinha que era distribuída na época, pra saber quantos pacotes dariam aquele punhado de Cruzeiro Real que eu tinha, uma vez que na banca o cara falava: "é 5 URVs o pacote" (exemplo).

A URV durou até junho, quando o Real foi definitivamente implantado.


Uma pequena curiosidade. O Brasil já teve várias moedas diferentes (réis, cruzeiro, cruzeiro novo, cruzado, cruzado novo, novamente cruzeiro e cruzeiro real). As constantes desvalorizações monetárias e turbulências financeiras criaram a seguinte situação. O mesmo R$1,00 que você tem aí no bolso hoje, se voltasse a ser réis, compensando toda a correção monetária efetuada, valeria exatos 2.750.000.000.000.000.000 de réis, ou dois sextilhões e setecentos e cinquenta quintilhões de réis, como seria dito na época, ou ainda, nos termos de hoje, dois trilhões e setecentos e cinquenta bilhões de contos de réis. Você seria rico! rs.

Outra curiosidade. Reparem como a cédula de 200 cruzados novos (terceira de cima para baixo) se parece com a de 1 real.


4 comentários:

Carlos Eduardo disse...

Ce deve ser quase trintão para lembras destas coisas. Eu que sou bem mais jovem não me lembro dessas coisas de URV, cruzeiro,cruzado e sei lá mais o quê...não me lembro das maquininhas mudando todo dia, e as vezes mais de uma vez por dia, os preços...não me lembro da SUNAB, não me lembro do congelamento e tbém não me lembro, como se fosse hoje certa vez com 6 reais e pouco que fui ao supermercado com minhã mãe e tivemos que ainda pagar um carregador...não me lembro realmente de como esse tal de real foi revolucionário e como ele incluiu um monte de gente, que pode p. ex. consumir iougurte...enfimm como não sou quase trintão não me lembro de nada disso.

fernanda l. disse...

Eu me lembro de tudo isso.
Agora sobre a nota de 200 cruzeiros, essa figura é a Efígie Nacional, ou seja, um dos símbolos nacionais, como a bandeira, o brasão e outras coisas. Por isso, a reprise.

Daniel disse...

Olá Fernanda! Obrigado pelo comentário que complementa o post! Eu sabia da questão da efígie mas muitos não sabem. Chamava mais a atenção mesmo para o "layout" da nota. Até nas cores se parece com a de 1 real.

Anônimo disse...

ggdb
air jordan 1
golden goose black friday
off white outlet
supreme new york
goyard
golden goose outlet
hermes outlet online
jordan shoes
kyrie shoes

Related Posts with Thumbnails