Anúncios publicitários onde o meio utilizado ajuda a transmitir a mensagem desejada.
30 de jun. de 2009
29 de jun. de 2009
Blog Estadão
Foi por um acaso que descobri o blog da equipe de fotografia do Estadão. E foi um bom achado. Os membros da equipe postam comentários sobre o contexto em que a fotografia foi tirada e, logicamente, mostram as fotos. Vale a pena dar uma olhada. Só pra ter um gostinho:
Passa lá: blog.estadao.com.br/blog/blogdafoto/
28 de jun. de 2009
27 de jun. de 2009
Como ele fez isso?
Brasileiros comuns
A revista Brasileiros traz em seu site uma ótima série de depoimentos de cidadãos comuns. A proposta é intitulada "Digitais" e consiste em arquivos no formato de áudio em que as próprias pessoas narram sua vida em 3 minutos. Tem um multimaestro, uma cheerleader e enxadrista, uma sanfoneira, um ator, uma zeladora (a dona do banheiro) e por aí vai...
Para ouvir www.revistabrasileiros.com.br/digitais/index
Muito interessante.
26 de jun. de 2009
Ainda sobre Michael
Pra fugir um pouco dos clipes e da biografia que inúmeros veículos de comunicação estão exibindo trago outro fato marcante: Moonwalker, não o passo mas o jogo. Caramba, era muito bom! Uma das fitas mais cobiçadas pelos colegas. Legal demais fazer os passinhos para exterminar os inimigos. E jogar o chapéu então... Um barato!
Um trechinho do jogo aí:
25 de jun. de 2009
Michael Jackson
Acabam de noticiar a morte do cantor Michael Jackson. Confesso que fiquei um tanto quanto triste e isso me espantou. Não esperava mesmo tal reação. Apesar de todas as aberrações cometidas por Jackson, sobretudo nos últimos 15 anos, sua contribuição à música não pode ser desconsiderada.
Jackson já teria seu lugar na história da música apenas por sua participação no Jackson 5. Um ótimo grupo que deixou ótimas canções.
Entretanto Jackson foi além. Durante a década de 70 foi capaz de produzir algumas canções interessantes e um ótimo disco, Off the Wall (1979), seu primeiro trabalho com o excelente Quincy Jones.
O que já era interessante na década de 70 se torna realmente muito bom na década de 80. Os emblemáticos Thriller (1982) e Bad (1987), ambos também com produção de Jones, lançaram hits que se tornaram eternos. Além das músicas título podemos citar Beat It, Billie Jean e Smooth Criminal.
Era o auge de Jackson. Chegou até mesmo a estrelar um jogo para video-games. Moonwalker trazia no nome uma referência ao passo de dança por ele consagrado.
A partir da década de 1990 nada mais que Jackson produziu conseguiu me provocar interesse. Acho mesmo que sua carreira seguiu por um caminho sem volta. A falta de inspiração do artista estava cada vez mais patente. Jackson passou a ser notícia mais por escândalos do que por sucessos. Suas tentativas de volta se tornavam tristes cenas. Lembrando o que o próprio cantor disse, "don't stop til you get enough." É... parece que ele nunca esteve satisfeito com o que tinha.
De qualquer maneira, parte um dos maiores vendedores de discos da história, mas acima de tudo, um grande artista.
Frases antológicas: Confúcio
Confúcio é o nome latino do pensador chinês Kung-Fu-Tse. Foi a figura histórica mais conhecida na China como mestre, filósofo e teórico político. Sua doutrina, o confucionismo, teve forte influência não apenas sobre a China mas também sobre toda a Ásia oriental.
Confúcio não pregava a aceitação plena de um papel definido para os elementos da sociedade, mas sim que cada um cumprisse com seu dever de forma correta. Já o condicionamento dos hábitos serviria para temperar os espíritos e evitar os excessos. Logo, sua doutrina pregava a criação de uma sociedade capaz, culturalmente instruída e disposta ao bem estar comum. Sua escola foi sistematizada nos seguintes princípios:altruísmo, cortesia ritual, sabedoria moral, integridade, fidelidade, justiça, retidão e honradez.
Sua bibliografia consta de três livros básicos, sendo que os dois últimos são atribuídos aos seus discípulos: Lun yu (Diálogos, Analectos), no qual se encontra a síntese de sua doutrina; Dà Xué (Grande Ensinamento) e Zhong Yong (Doutrina do Meio).
Após sua morte, Confúcio recebeu o título de "Lorde Propagador da Cultura Sábio Supremo e Grande Realizador", nome que se encontra registrado em seu túmulo.
Frases de Confúcio:
"Estudo sem pensamento é trabalho perdido, pensamento sem estudo é perigoso."
"Quando encontramos pessoas de valor, devemos pensar em como podemos ser iguais a elas. Quando, ao contrário, encontramos pessoas sem caráter, devemos nos voltar para o nosso interior e examinar o que se passa lá dentro."
"Nossa maior glória não está em jamais cair, mas em levantar a cada queda."
"O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante do idiota que quer bancar o inteligente."
"Onde quer que você vá, vá com todo o coração."
"Ao examinarmos os erros de um homem, conhecemos o seu caráter".
"Conta-me o teu passado e saberei o teu futuro".
"Esquece as injúrias, mas jamais os benefícios."
"Há homens incapazes para as ciências, mas não há os incapazes de virtude."
"A confiança dá à conversa mais conteúdo do que a inteligência."
"Todas as coisas fluem sem cessar como um rio, sem descanso, noite e dia."
"Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas."
"Até que o sol brilhe, acendamos uma vela na escuridão."
"Não faças a outro o que não queres que te façam."
"O homem de bem exige tudo de si próprio; o homem medíocre espera tudo dos outros."
"Quando as palavras perdem o significado as pessoas perdem sua liberdade."
"Se você tem uma laranja e troca com outra pessoa que também tem uma laranja, cada um fica com uma laranja. Mas se você tem uma idéia e troca com outra pessoa que também tem uma idéia, cada um fica com duas."
"Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha."
"Deixa o caráter ser formado pela poesia, fixado pelas leis do bom comportamento, e aperfeiçoado pela música."
"O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento."
"Ver o que é injusto e não agir com justiça é a maior das covardias humanas."
"Nem todos os homens podem ser ilustres, mas todos podem ser bons."
"Não corrigir falhas é o mesmo que cometer novos erros."
"A humildade é o sólido fundamento de todas as virtudes."
"Escolha um trabalho que você ame e não tenha que trabalhar um único dia a mais de sua vida."
"Só os grandes sábios e os grandes ignorantes são imutáveis."
"Em todas as coisas, o sucesso depende de preparação prévia."
"Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina."
24 de jun. de 2009
Prático, rápido e bonito
Você já imaginou morar dentro de um container? O arquiteto Adam Kalkin talvez pode tornar essa idéia inusitada em uma prática corriqueira. Kalkin tem um projeto que se chama Quick House que consiste em habitações erguidas a partir de containeres. Acredite, o resultado é muito legal!
O site do projeto traz o vídeo da construção da casa www.quik-build.com/
23 de jun. de 2009
Os 10 pratos mais estranhos do mundo
10. ESCORPIÃO FRITO
País/Região - Cingapura
Ué, mas o escorpião não é venenoso? É, sim, mas como o bicho é cozido antes de ser frito em óleo, as altas temperaturas do preparo desencadeiam uma reação química que neutraliza o veneno. Aí, é só deglutir o bichão - inteiro mesmo, das garras até a cauda. A espécie preferida é o escorpião-negro, que é maior e tem menos veneno que o escorpião-marrom.
Curiosidade - O escorpião é um prato admirado pela maioria dos povos asiáticos. Grande parte dos países do continente degusta o pestisco usando hashi, esse par de varetas usado para levar a comida à boca.
9. FILÉ DE PEIXE VENENOSO
País/Região - Japão
O tal peixe venenoso é o fugu ou baiacu, que tem muita tetrodotoxina, um veneno dez vezes mais forte que o cianeto. Para que a iguaria não mate ninguém, o chef retira uma bolsa perto das brânquias com o veneno. Depois, ele fura a bolsa e espalha sobre a carne do peixe uma pequena dose da toxina, para provocar um certo "efeito alucinógeno" em quem come!
Curiosidade - Por causa dos riscos da ingestão do alimento, os cozinheiros e chefs de restaurantes são exaustivamente treinados até ganharem o aval para preparar o fugu para consumo. Mesmo assim, cerca de 20 pessoas morrem por ano, intoxicadas pelo veneno do peixe!
8. FAROFA DE FORMIGA
País/Região - Brasil
O inseto aparece no cardápio rural brasileiro em certas áreas do Sudeste. A variedade preferida é o içá ou saúva - uma formiga que, dizem, tem um gosto parecido com amendoim. Além de consumida em farofas, ela também pode ser torrada com tempero ou congelada para comer durante o ano. E faz bem! Como vários outros insetos, as formigas são ricas em proteína, têm baixo teor de gordura e alto teor de fósforo.
Curiosidade - Do outro lado do mundo, os chineses usam formigas para fabricar um vinho que é útil no tratamento de reumatismo e no fortalecimento dos músculos e ossos.
7. MORCEGO À CAÇAROLA
País/Região - China, Vietnã, sudeste da Ásia
Os morcegos que fazem parte do cardápio humano são os que se alimentam de frutas. Escolhidos por não serem venenosos e por sua dieta saudável, os morcegos frutívoros têm baixo teor de gordura e uma carne cuja textura é comparada à dos frangos. Além da caçarola (um guisado com carne, vegetais e batatas), outras boas pedidas (quer dizer, boas pelo menos para os povos asiáticos) são a sopa e a lasanha de morcego.
Curiosidade - Os entusiastas da carne de morcego acreditam que ela aumenta a potência sexual masculina e as chances de ter uma vida longa e feliz.
6. CANGURU AO VAPOR
País/Região - Austrália
O hábito de comer cangurus começou com os nativos australianos, que cortavam o animal em diversas partes e mandavam ver. Hoje em dia, a carne do bicho é picada e cozida em vapor, com a adição de bacon, sal e pimenta para dar um temperinho. Não sobra nada: até o rabo é aproveitado para fazer sopa! O gosto é comparado ao da carne de avestruz, uma carne vermelha bem forte.
Curiosidade - Os pratos feitos com canguru são vendidos em mais de 900 restaurantes, desde pizzarias até serviços de quarto em hotéis cinco estrelas.
5. SOPA DE CACHORRO
País/Região - Coréia do Sul, Sul da China, Hong Kong
Eis o lado polêmico da diversidade cultural: para nós, ocidentais, comer esse prato é uma tremenda cachorrada. Mas, entre os coreanos, o cão é considerado bastante energético e, de acordo com a crença, melhora o desempenho sexual dos homens. Além da carne dos au-aus, a sopa leva legumes e tem um cheiro forte, principalmente por causa do tempero - em geral, especiarias como açafrão, cravo e canela.
Curiosidade - A venda da carne de cachorro já foi proibida por causa de protestos de protetores dos animais. Mas, em países como a Coréia do Sul, a fiscalização é frouxa e muitos restaurantes continuam fornecendo o prato.
4. OMELETE DE LARVA DO BICHO-DA-SEDA
País/Região - Tailândia, China
Na China, as larvas são fritas com cebola cortada e um molho grosso ou misturadas em omelete com ovos de galinha. Se você não curtir a textura tenra do recheio, também dá para comer a crisálida, a "embalagem" da larva, que parece uma casquinha crocante tipo um salgadinho.
Curiosidade - Na Tailândia, depois de ser incluída na lista de comidas locais, em 1987, a crisálida do bicho-da-seda passou a ser adicionada às sopas na alimentação de crianças nas escolas tailandesas.
3. CÉREBRO DE MACACO
País/Região - África
Séculos antes do Indiana Jones, os africanos já cultivavam o costume de deglutir miolos de primatas. Anote o modo de preparo: primeiro, lave o cérebro (do bicho, claro) com água fria. Depois, acrescente vinagre ou suco de limão, retirando membranas e vasos sanguíneos da camada mais superficial. Conserve em salmoura e, finalmente, ponha a iguaria para cozinhar. Em todas as espécies de macaco, o órgão é rico em fósforo, proteínas e vitaminas.
Curiosidade - Prefere outros cérebros? Tente o de gorila, considerado afrodisíaco. Na áreas rurais da Europa, fazem algum sucesso os cérebros de porco, de cordeiro e de carneiro...
2. CALDO DE TURU
País/Região - Brasil
O turu é um molusco de cabeça dura e corpo gelatinoso, tem a grossura de um dedo e vive em árvores podres, caídas. Consumido na ilha de Marajó e no interior da Amazônia vivo e cru, em caldo com farinha ou em moquecas, o bichinho é rico em cálcio e tido como afrodisíaco. O gosto é semelhante ao dos mariscos.
Curiosidade - O macaco-do-mangue também é um apreciador de turu. Os caçadores sabem disso e abusam, passando pimenta no molusco. Quando o macaco come o bicho, o ardor da pimenta desorienta o primata, tornando-o presa fácil dos caçadores.
1. CARANGUEJEIRA FRITA
País/Região - América do Sul, sul da África, Austrália
É preciso muita coragem para mandar esse bichão peludo para dentro, certo? Mas no caso da caranguejeira ou tarântula, as aparências enganam. Apesar de pavorosa, a espécie não é venenosa - e é a mais consumida no mundo por ser maior que as outras aranhas. A parte mais cobiçada é o abdômen do aracnídeo. É lá que fica a maior parte da carne - na cabeça estão as vísceras e no restante do corpo não há muito mais o que comer.
Curiosidade - Os maiores consumidores de caranguejeira são os índios na América do Sul e os aborígenes na Austrália.,
-
Vi no Mundo Estranho
País/Região - Cingapura
Ué, mas o escorpião não é venenoso? É, sim, mas como o bicho é cozido antes de ser frito em óleo, as altas temperaturas do preparo desencadeiam uma reação química que neutraliza o veneno. Aí, é só deglutir o bichão - inteiro mesmo, das garras até a cauda. A espécie preferida é o escorpião-negro, que é maior e tem menos veneno que o escorpião-marrom.
Curiosidade - O escorpião é um prato admirado pela maioria dos povos asiáticos. Grande parte dos países do continente degusta o pestisco usando hashi, esse par de varetas usado para levar a comida à boca.
9. FILÉ DE PEIXE VENENOSO
País/Região - Japão
O tal peixe venenoso é o fugu ou baiacu, que tem muita tetrodotoxina, um veneno dez vezes mais forte que o cianeto. Para que a iguaria não mate ninguém, o chef retira uma bolsa perto das brânquias com o veneno. Depois, ele fura a bolsa e espalha sobre a carne do peixe uma pequena dose da toxina, para provocar um certo "efeito alucinógeno" em quem come!
Curiosidade - Por causa dos riscos da ingestão do alimento, os cozinheiros e chefs de restaurantes são exaustivamente treinados até ganharem o aval para preparar o fugu para consumo. Mesmo assim, cerca de 20 pessoas morrem por ano, intoxicadas pelo veneno do peixe!
8. FAROFA DE FORMIGA
País/Região - Brasil
O inseto aparece no cardápio rural brasileiro em certas áreas do Sudeste. A variedade preferida é o içá ou saúva - uma formiga que, dizem, tem um gosto parecido com amendoim. Além de consumida em farofas, ela também pode ser torrada com tempero ou congelada para comer durante o ano. E faz bem! Como vários outros insetos, as formigas são ricas em proteína, têm baixo teor de gordura e alto teor de fósforo.
Curiosidade - Do outro lado do mundo, os chineses usam formigas para fabricar um vinho que é útil no tratamento de reumatismo e no fortalecimento dos músculos e ossos.
7. MORCEGO À CAÇAROLA
País/Região - China, Vietnã, sudeste da Ásia
Os morcegos que fazem parte do cardápio humano são os que se alimentam de frutas. Escolhidos por não serem venenosos e por sua dieta saudável, os morcegos frutívoros têm baixo teor de gordura e uma carne cuja textura é comparada à dos frangos. Além da caçarola (um guisado com carne, vegetais e batatas), outras boas pedidas (quer dizer, boas pelo menos para os povos asiáticos) são a sopa e a lasanha de morcego.
Curiosidade - Os entusiastas da carne de morcego acreditam que ela aumenta a potência sexual masculina e as chances de ter uma vida longa e feliz.
6. CANGURU AO VAPOR
País/Região - Austrália
O hábito de comer cangurus começou com os nativos australianos, que cortavam o animal em diversas partes e mandavam ver. Hoje em dia, a carne do bicho é picada e cozida em vapor, com a adição de bacon, sal e pimenta para dar um temperinho. Não sobra nada: até o rabo é aproveitado para fazer sopa! O gosto é comparado ao da carne de avestruz, uma carne vermelha bem forte.
Curiosidade - Os pratos feitos com canguru são vendidos em mais de 900 restaurantes, desde pizzarias até serviços de quarto em hotéis cinco estrelas.
5. SOPA DE CACHORRO
País/Região - Coréia do Sul, Sul da China, Hong Kong
Eis o lado polêmico da diversidade cultural: para nós, ocidentais, comer esse prato é uma tremenda cachorrada. Mas, entre os coreanos, o cão é considerado bastante energético e, de acordo com a crença, melhora o desempenho sexual dos homens. Além da carne dos au-aus, a sopa leva legumes e tem um cheiro forte, principalmente por causa do tempero - em geral, especiarias como açafrão, cravo e canela.
Curiosidade - A venda da carne de cachorro já foi proibida por causa de protestos de protetores dos animais. Mas, em países como a Coréia do Sul, a fiscalização é frouxa e muitos restaurantes continuam fornecendo o prato.
4. OMELETE DE LARVA DO BICHO-DA-SEDA
País/Região - Tailândia, China
Na China, as larvas são fritas com cebola cortada e um molho grosso ou misturadas em omelete com ovos de galinha. Se você não curtir a textura tenra do recheio, também dá para comer a crisálida, a "embalagem" da larva, que parece uma casquinha crocante tipo um salgadinho.
Curiosidade - Na Tailândia, depois de ser incluída na lista de comidas locais, em 1987, a crisálida do bicho-da-seda passou a ser adicionada às sopas na alimentação de crianças nas escolas tailandesas.
3. CÉREBRO DE MACACO
País/Região - África
Séculos antes do Indiana Jones, os africanos já cultivavam o costume de deglutir miolos de primatas. Anote o modo de preparo: primeiro, lave o cérebro (do bicho, claro) com água fria. Depois, acrescente vinagre ou suco de limão, retirando membranas e vasos sanguíneos da camada mais superficial. Conserve em salmoura e, finalmente, ponha a iguaria para cozinhar. Em todas as espécies de macaco, o órgão é rico em fósforo, proteínas e vitaminas.
Curiosidade - Prefere outros cérebros? Tente o de gorila, considerado afrodisíaco. Na áreas rurais da Europa, fazem algum sucesso os cérebros de porco, de cordeiro e de carneiro...
2. CALDO DE TURU
País/Região - Brasil
O turu é um molusco de cabeça dura e corpo gelatinoso, tem a grossura de um dedo e vive em árvores podres, caídas. Consumido na ilha de Marajó e no interior da Amazônia vivo e cru, em caldo com farinha ou em moquecas, o bichinho é rico em cálcio e tido como afrodisíaco. O gosto é semelhante ao dos mariscos.
Curiosidade - O macaco-do-mangue também é um apreciador de turu. Os caçadores sabem disso e abusam, passando pimenta no molusco. Quando o macaco come o bicho, o ardor da pimenta desorienta o primata, tornando-o presa fácil dos caçadores.
1. CARANGUEJEIRA FRITA
País/Região - América do Sul, sul da África, Austrália
É preciso muita coragem para mandar esse bichão peludo para dentro, certo? Mas no caso da caranguejeira ou tarântula, as aparências enganam. Apesar de pavorosa, a espécie não é venenosa - e é a mais consumida no mundo por ser maior que as outras aranhas. A parte mais cobiçada é o abdômen do aracnídeo. É lá que fica a maior parte da carne - na cabeça estão as vísceras e no restante do corpo não há muito mais o que comer.
Curiosidade - Os maiores consumidores de caranguejeira são os índios na América do Sul e os aborígenes na Austrália.,
-
Vi no Mundo Estranho
Tim Burton/ Alice in Wonderland/ Oportunidade
O cineasta Tim Burton já dirigiu filmes como A Fantástica Fábrica de Chocolate, Sweeney Todd, A Noiva Cadáver, dentre outros sucessos. Agora a expectativa dos fãs gira em torno da filmagem de Alice no País das Maravilhas que será lançado em 2010. O Blog da Marimoon antecipou algumas fotos que mostram os atores e as caracterizações dos personagens do filme (que ficaram lindas, diga-se de passagem).
.......
O site oficial do Tim Burton no Brasil está procurando uma pessoa para fazer parte do blog deles. Os requisitos?
- Ter disponibilidade de tempo.
- Saber inglês.
- Conhecimentos básicos em html. (Só para saber editar a notícia, se já teve um blog e sabia editá-lo, tá valendo.)
- Querer participar do site.
Para saber como se increver vá ao endereço: www.burtonland.org
22 de jun. de 2009
Por trás da propaganda
Bastidores da campanha da Sky - "A tv invadiu a realidade"- estrelada por Gisele Bündchen. O programa Avesso produziu a matéria e colocou o vídeo na internet.
- More bloopers are a click away
Às vezes não sei se é mais interessante ver uma propaganda sendo feita ou ela já pronta.
21 de jun. de 2009
Bombas calóricas
O blog This is why you´re fat (é por isso que você está gordo) mostra fotos de alimentos preparados com vários ingredientes exageradamante calóricos. Tem cada mistura... E dá pra perceber que grande parte é feita bacon, um ingrediente altamente gorduroso.
A linguagem irônica do blog que é o seu diferencial. Os autores da página querem mostrar "os sonhos que se transformam em ataques cardíacos". E você pode mandar uma foto e mostrar seus hábitos alimentares.
Alguns exemplos:
Meio nojento mas a idéia é legal.
20 de jun. de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)