29 de abr. de 2009

Lá vem a noiva...

Maio está chegando e com ele uma enxurrada de casamentos conforme a tradição prega. Você já notou que por mais variações que existam nas cerimônias de casamento, no fundo é tudo igual? Tá bom, tá bom, há exceções como tudo na vida, mas tem uma certa repetitividade. Ainda que existam aqueles que casam de dia, outros de noite; uns que se unem só no civil, outros que pedem uma bênção religiosa; gente que convida 10 pessoas e casais que fazem festas para 500 convidados, todos acabam seguindo a tradição. Mesmo que seja só um pouquinho.

Já que sempre nos deparamos com esses símbolos do casamento, aprenda mais um pouquinho sobre seus significados:

Buquê: seu uso começou na Grécia antiga quando era confeccionado com ervas e alho com a finalidade de espantar o mau-olhado. Só com o tempo as flores foram adotadas como símbolo da busca pela felicidade. Os cristãos difundiram o costume de usar o Lírio, pois essas foram as flores que Santa Maria carregou em seu casamento. O gesto de jogar o buquê representa que a pessoa que o pegou continuará florescendo.

Arroz: os grãos são jogados sobre os noivos após o término da cerimônia. Dizem que se trata de uma tradição chinesa que traz fartura ao novo casal.

Vestido branco: na Roma antiga os candidatos aos cargos públicos vestiam branco para atestar sua pureza e moralidade. O hábito foi adotado pelas noivas no século XIX, a partir de uma idéia da rainha Vitória almejando alcançar os mesmos valores. Porém, é interessante ressaltar que na Idade Média as noivas usavam vestidos vermelhos.

Aliança na mão esquerda: o anel simboliza união, um vínculo que não pode ser quebrado. A razão que explica o costume de usá-lo no dedo anular esquerdo não é bem clara. Há quem afirme que isso teve início com os antigos egípcios, pois eles acreditavam que dali partia uma veia ligada diretamente ao coração. Mas ainda há uma outra explicação dada pelos chineses. É o mais ou menos o seguinte, cada dedo da mão tem um significado: os polegares significam seus pais, os indicadores representam seus irmãos, o dedo médio é você, os anulares você e seu par, por fim o mindinho significa seus filhos. Quando se junta as mãos (da maneira que mostra o vídeo) os todos os dedos se "descolam", menos os anulares. Por esse motivo o anel, que representa a união do casal, deve ser usado no dedo anular.Veja o vídeo:



Essa do anel é interessante, não é?

Felicidades a todos os noivos leitores do Peramblogando!

Um comentário:

B.F.E. disse...

Sensacional a do anel!!!
Adorei o assunto dessa ultima postagem...^^

Related Posts with Thumbnails