2 de abr. de 2009

A guerra do futebol

No decorrer da vida escolar a gente aprende sobre várias guerras: Guerra Fria, dos Cem Anos, dos Emboabas, do Paraguai, do Golfo por aí vai... Certo dia, um professor meu explicou a guerra do futebol. Sim, guerra mesmo! Como a maioria das escolas não lecionam essa matéria, o Peramblogando vem trazer aos seus leitores mais esse conhecimento... Hum!Uau! rs


A guerra aconteceu entre os países de Honduras e El Salvador no ano de 1969. Os dois países já vinham enfrentando problemas diplomáticos devido à posição diferenciada de El Salvador no MCCA (Mercado Comum Centro Americano), também por motivo da imigração de salvadorenhos para Honduras e por causa da reforma agrária feita com fins de expulsar esses imigrantes. O momento de tensão coincidiu com a disputa das eliminatórias para a Copa do Mundo de 1970, no México. Aí já sabe, né? A rivalidade foi bastante alimentada.

O episódio se desenrolou quando o time de El Salvador foi à casa dos hondurenhos disputar o primeiro dos dois jogos das eliminatórias, mas não aguentou a pressão e perdeu. Obviamente, os salvadorenhos ficaram muito insatisfeitos com a derrota da sua seleção. No segundo jogo, agora realizado em El Salvador, a raiva acumulada explodiu: a seleção de Honduras foi recebida sob protestos e teve que ir escoltada para o estádio. O time da casa ganhou mas nem assim a torcida se acalmou. Houve confronto fora dos campos que culminou com a morte de torcedores hondurenhos.


A partir de então, os imigrantes salvadorenhos que estavam em Honduras foram agredidos pela polícia local, forçando-os a retornar ao seu país de origem. Esse fato inflamou os ânimos e fez com que os dois países convocassem suas tropas e fechassem suas fronteiras para o jogo de desempate que ocorreu no México. A partida foi finalizada na prorrogação com a vitória e a classificação de El Salvador para a Copa do Mundo de 1970.

No dia 14 de julho, os salvadorenhos invadiram honduras e deram início à guerra que durou até 20 de julho. Mas a intervenção da OEA fez com que as tropas de El Salvador declaressem cessar fogo e deixassem o território hondurenho. A guerra, que durou seis dias, deixou dois mil mortos, aproximadamente. No ano seguinte a seleção de El Salvador não teve bom desempenho durante a copa do México, não marcou nenhum gol e nem passou da primeira fase da competição.

Infelizmente o futebol é envolvido nesse episódio triste da história.




Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails