30 de abr. de 2009

Frases antológicas: Charlie Chaplin

Charles Spencer Chaplin Jr., mais conhecido como Charlie Chaplin, foi um ator, diretor, dançarino, roteirista e músico britânico. Por sua inigualável contribuição ao desenvolvimento da sétima arte, Chaplin é desde sempre o mais homenageado cineasta de todos os tempos, sendo ainda em vida condecorado pelos governos britânico e francês, pela Universidade de Oxford e pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.

Seu principal e mais conhecido personagem é conhecido como Carlitos, um andarilho pobretão que possui todas as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro, usando um fraque preto esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu-coco, uma bengala e um pequeno bigode.

Entre seus mais conhecidos filmes estão "O Garoto","Luzes da Cidade","Tempos Modernos","O Grande Ditador" e "Luzes da Ribalta". Em 1972 Chaplin recebeu um prêmio especial da Academia pelas "suas incalculáveis realizações na indústria do cinema", se tornando uma das maiores aclamações na história do Oscar, onde Chaplin foi aplaudido por mais de cinco minutos, em pé por todos os presentes.

Frases de Chaplin:

"A beleza existe em tudo - tanto no bem como no mal. Mas somente os artistas e poetas sabem encontrá-la."

"A beleza é, no meu entender, uma onipresença da morte e do encanto, uma risonha melancolia que discernimos em todas as coisas da Natureza e da existência, essa comunhão mística que sente o poeta... algo assim como um raio de sol dourado e poeira que esvoaça, ou como uma rosa caída na sarjeta"

"A humanidade não se divide em heróis e tiranos. Suas paixões, boas ou más, foram-lhes dadas pela sociedade, não pela natureza."

"A persistência é o caminho do êxito."

"As duas personalidades que eu mais desejaria recriar em um filme seriam Napoleão e Jesus Cristo... Não representaria Napoleão como um general poderoso, mas como um ser fraco, taciturno, quase melancólico, e sempre importunado pelos membros de sua família. Quanto ao Cristo, gostaria também de modificá-lo no espírito das massas. Acho que a personagem mais forte, mais dinâmica e mais importante que já existiu, acabou por ser terrivelmente deformada pela tradição. Mostrá-lo-ia, então, acolhido em delírio por homens, mulheres, e crianças. As pessoas iriam ao seu encontro para sentir seu magnetismo. Não mais seria um homem piedoso, triste e distanciado; um solitário que acabou por ser o maior incompreendido de todos os tempos."

"Creio no riso e nas lágrimas como antídotos contra o ódio e o terror. Os bons filmes constituem uma linguagem internacional, respondem à necessidade que os homens têm de alegria, de piedade e de compreensão. São um meio de dissipar a onda de angústia e de medo que invade o mundo de hoje... Se pudéssemos pelo menos trocar entre as nações, em grande quantidade, os filmes que não constituem uma propaganda agressiva, mas que falam a linguagem simples dos homens e das mulheres simples... isso poderia contribuir para salvar o mundo do desastre."

"Creio que não se pode fazer nada de grande na vida se não se fizer representar o personagem que existe dentro de cada um de nós."

"Creio que o pecado é realmente um mistério tão grande como a virtude."

"Eu continuo a ser uma coisa só, apenas uma coisa - um palhaço, o que me coloca em nível bem mais alto que o de qualquer político."

"Há dentro de nós alguma coisa que nos induz a esquecer o ódio e os aspectos desagradáveis da vida"

"Na verdade, o personagem Carlitos - essa figura que não sou eu, mas que se assemelha comigo como a um irmão - é para mim uma terrível responsabilidade."

"Nada é permanente nesse mundo cruel - nem mesmo os nossos problemas."

"Não creio em nada e de nada descreio. O que concebe a imaginação aproxima-nos tanto da verdade como o que pode provar a matemática."

"Não é preciso ser judeu para ser antinazista. Basta ser uma pessoa humana, decente e normal."

"No correr da última cena, notei que Einstein enxugava os olhos - mais uma prova de que os cientistas são incuravelmente sentimentais."

"Por simples bom senso, não acredito em Deus. Em nenhum."

"Que eu seja um comediante - mas um comediante que pensa."

"Quem está distante sempre nos causa maior impressão"

"Se o autor não se emociona com a sua própria criação, dificilmente pode esperar que outros o façam. Com franqueza, divirto-me com as minhas comédias mais do que o público."

"Seja qual for a melodia, o resto é apenas floreio"

"Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido."

"Lutemos por um mundo novo... um mundo bom que a todos assegura o ensejo de trabalho, que dê futuro a juventude e segurança à velhice."

"O tempo é o melhor autor. Sempre encontra um final perfeito."

Related Posts with Thumbnails