22 de abr. de 2009

Cultura inútil: de onde vieram nossos presidentes?

Outro dia estava conversando sobre política com um amigo e ele dizia: "Não sei em quem vou votar pra presidente, mas quero que seja alguém diferente. Chega de paulista na presidência. Podia aparecer alguém do nordeste. De lá só teve o Collor e o Sarney."

Nesse momento lembrei a ele que nosso atual presidente é do nordeste, mas especificamente de Pernambuco. A filiação partidária, a base eleitoral e até mesmo mudanças de rumo na vida dos nossos presidentes faz com que identifiquemos suas figuras a estados que muitas vezes não correspondem ao seu local de nascimento. Então fica a pergunta: de onde vieram nossos presidentes?

(Palácio do Catete - RJ)

14 estados já foram representados na figura do Presidente da República. 3 estados do sudeste (MG, RJ e SP), 2 estados do Centro-Oeste (MT e MS), 2 estados do sul (RS e SC) e 7 estados do nordeste (CE, AL, RN, PE, PB, BA, MA). Diferente do que meu amigo disse, do nordeste vieram mais do que apenas Collor e Sarney.

Embora pareça que São Paulo é o estado com o maior número de presidentes, sobretudo pela lógica partidária dos últimos mandatários, a história nos mostra outra realidade. O Rio Grande do Sul é que ocupa este posto com 6 presidentes, seguido de Minas Gerais e Rio de Janeiro com 5. Só então aparece São Paulo, com 4, seguido de perto por Alagoas com 3.

Ainda durante a conversa tentamos lembrar quem foram os Presidentes que vieram de nosso estado (MG). Lembramos de Afonso Pena, Carlos Luz, Juscelino Kubitschek, Tancredo Neves e Itamar Franco. 5 Presidentes. Bem, bate com o número apresentado no parágrafo anterior. Mas os nomes não conferem. Como dito no início do post, as contas enumeram apenas presidentes que exerceram o cargo. Ou seja, Tancredo está fora. Então falta 1.

1 não, 2. Pra nossa surpresa, Itamar Franco, o "mineirim" comedor de pão de queijo não é realmente mineiro! É... conhecemos pouco nossos governantes e nossa história.

(Palácio do Planalto)

Segue a lista de Presidentes da República segundo seus estados de origem:

RS - 6 - Hermes da Fonseca, Getúlio Vargas, João Goulart, Costa e Silva, Emílio Médici, Ernesto Geisel

MG - 5 - Afonso Pena, Venceslau Brás, Delfim Moreira, Carlos Luz, Juscelino Kubitschek

RJ - 5 - Nilo Peçanha, Artur Bernardes, Washington Luís, João Figueiredo, Fernando Henrique Cardoso

SP - 4 - Prudente de Morais, Campos Sales, Rodrigues Alves, Ranieri Mazzilli

AL - 3 - Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto, Fernando Collor

CE - 2 - José Linhares, Castelo Branco

PB - 1 - Epitácio Pessoa

MT - 1 - Eurico Gaspar Dutra

MS - 1 - Jânio Quadros

RN - 1 - Café Filho

SC - 1 - Nereu Ramos

MA - 1 - José Sarney

BA - 1 - Itamar Franco

PE - 1 - Luís Inácio Lula da Silva

É, Itamar é baiano.

6 comentários:

Anônimo disse...

Hun, a gauchada gosta de uma ditadura hein? Getúlio Vargas, João Goulart, Costa e Silva, Emílio Médici, Ernesto Geisel. Só escapa o Hermes e olha lá

Carlos Eduardo disse...

Do comentário acima. O joão Goulart jamais foi ditador eleito pelo voto popular foi ele sim vitima da ditadura...agora que les gostam de militares isso sim. SÓ ESCAPA O próprio Jango e Vatgas.
Quanto para os registros oficiais Tancredo Neves é considerado presidente de fato.
E para finalizar o correto é considerar o estado político e neste caso Minas ganha mais 2 Itamr Mineirim sim( aliás a respeito desse na verdade só nasceu por acidente na Bahia em um navio) e Arhur Bernades (este verdadeira lenda da antiga política mineira e café com leite). Chegou mesmo a ter um movimento o Bernadismo que sobtreviveu até a ditadura militar no PRM- Partido Republicano Mineiro. Aliás Bernardes era de família tradicionalissima mineira desde tempos do império...se nasceu no Rio era pq o pai já estava por lá representando Minas.
É isso...
bom FHC tal como Lula politicamente são paulistas pelos motivos que os 2 acima são mineiros

Anônimo disse...

Opa, o Jango entrou nessa por engano. Me redimo do erro!

H+Ugo disse...

"A filiação partidária, a base eleitoral e até mesmo mudanças de rumo na vida dos nossos presidentes faz com que identifiquemos suas figuras a estados que muitas vezes não correspondem ao seu local de nascimento." No post tá claro que tá falando de onde os caras nasceram. Se depois foram pra outro canto é outra história. Pra efeitos de registro Itamar é sim baiano e Bernardes carioca.

Paloma disse...

Deixe disso! Já chega ACMão, ACMinho, Wagner, João Henrique. Ainda empurrar o Itamar pra gente! A BA já faz sdeus políticos ruins sozinha!rsrsrsrs

Anônimo disse...

Você está levando em conta o local de nascimento dos presidentes e não o local onde fizeram sua carreira na política... Se este critério for levado em conta, Itamar é mineiro e FHC e Lula paulistas.

Related Posts with Thumbnails