27 de abr. de 2009

Comandos em Ação

Sem dúvida, um dos brinquedos que me proporcionaram maior diversão durante a infância, e que ainda hoje deixam boas lembranças, foram os chamados Comandos em Ação. E

O ano era 1984 quando a companhia de Brinquedos Estrela S/A iniciou a produção dos originalmente chamados G.I.JOE, nomeados de Comandos em Ação no Brasil. Em peregrinação pela net acabei encontrado as seguintes informações sobre o produto.

"Mais articulados que qualquer outra figura de ação da época, a primeira vista lembravam o velho Falcon, só que bem menores. Vinham com acessórios como arminhas, capacetes, rádio- transmissores e viseiras. Bem feitos, bem pintados e embalados em cartelas coloridas, com uma ilustração do personagem em situação de batalha e ao fundo um invariável cenário de explosão, vermelho, amarelo e preto."

"O logotipo também remetia ao Falcon: a cabeça de um sujeito barbudo ao lado de várias outras. O slogan? Os colecionadores de aventura. Com todos esse apelos, era impossível não encher os olhos de qualquer garoto da época. O sucesso foi imediato. E então, naquele ano, nascia uma nova era para a figura de ação no Brasil e o brinquedo que povoou a infância de toda uma geração e que hoje, mesmo 2 décadas depois, ainda faz parte da lembrança de muitos adultos saudosistas e da vida de dedicados colecionadores."

Me lembro que, como eram muitos os bonecos e veículos lançados, ficava difícil possuir todos, o que de certa forma era interessante pois, ao reunir os amigos para travar batalhas épicas, reunia-se também personagens e veículos os quais nem todos possuíam.

O grande problema dos bonecos era a fragilidade. Os polegares ,que serviam para fixar as armas, logo quebravam. Com o tempo, a borracha que servia de "coluna" também se rompia. As vezes era a perna que quebrava. Me lembro da série de "soldados feridos" que possuía.

Para minha surpresa descobri que está sendo produzido um filme sobre os Comandos, que aliás já estréia em agosto próximo. O primeiro trailer foi revelado durante o Superbowl nos EUA.




Consegui reconhecer alguns personagens. É esperar pra ver o resultado.

Pra quem quiser matar as saudades ou descobrir o que compunha o universo Comandos em Ação, a dica é o site Yo Joe Brazil que reúne amantes e colecionadores do brinquedo e de onde foram retiradas as informações para este post.

5 comentários:

Leo Moreira disse...

Porra hoje vendo isso arrependo de ter destruido meus comandos em ação e feito "experiências científicas" com eles kkkkkkkkkkkk aproveitando o assunto confere esse stop motion feito com comandos em ação muito bom...

http://www.youtube.com/watch?v=3UpJH_1y7ls&feature=channel_page

Daniel disse...

Pois é, devia ter deixado de "herança" pro Pedro! rs

Leo Moreira disse...

Pois é ou pelo menos fazer stop motion....

hahahahahahahahaha

Unknown disse...

Opa galera. Pra quem quer matar um pouco a saudade dos bonecos, segue abaixo o link do meu Flickr com as fotos da minha coleção de bonecos:

http://www.flickr.com/photos/35110438@N08/

Quem tiver bonecos e quiser vender, entre em contato comigo:

mmonteiro80@gmail.com

abraços a todos

Unknown disse...

Olá amigos,
Sou colecionador de brinquedos antigos (especialmente comandos em ação, mas tb Star Wars, Falcon, etc). Gostaria de comprar bonecos e veículos. Quem tiver, entre em contato por rod.cruz@ig.com.br

Related Posts with Thumbnails