5 de fev. de 2009

Tempos Modernos

Há exatos 72 anos era lançado "Tempos Modernos", clássico do cinema escrito, produzido e dirigido por Charles Chaplin.


O último filme mudo de Chaplin realiza uma preciosa e inteligente sátira às técnicas modernas, usadas pela sociedade industrial, onde as máquinas substituem a mão-de-obra e os operários são marginalizados.

O cenário não poderia ser mais familiar nesse momento: a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome.

Além da crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas idéias "subversivas", o filme trata também das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas.

Enfim, não poderia ser mais atual.


PS: Em 1972, a academia concedeu a Chaplin um Oscar honorário em reconhecimento à sua obra. Mais que merecido.

Um comentário:

Vítor Torrez disse...

Eu tive que assistir o filme para o vestibular. A princípio, achei que ia ser realmente entediante a idéia de ver um filme mudo e em preto e branco.
Quando comecei a assistir, achei ótimo, a história é muito interessante e contada de uma maneira que só Chaplin conseguiu.
Boa indicação! ;D

Abraços

Related Posts with Thumbnails