8 de fev. de 2009

Paroano Sai Milhó

Passei as últimas semanas em Salvador. Terra boa. Natural que meus próximos posts tenham um tempero baiano. Pra começar vou falar de um grupo que fiquei conhecendo no Pelourinho mas que já existe há 45 anos: Paroano Sai Milhó, considerado por Caetano Veloso "o oásis do carnaval baiano".

Composto por 16 vozes masculinas, o grupo, que se apresenta sempre com os músicos vestidos de palhaços, segue a sina transcrita em seu nome. Paroano saí milhó nada mais é do que dizer que no ano que vem os mesmos se sairão melhor.


Segundo a história do grupo: "Paroano Sai Milhó teve sua origem nas rodas de seresta do Largo do Godinho na década de 60. Ao desfilar nas ruas do centro na folia de 1963, junto com dois fundadores do bloco Os Corujas, o violonista Antonio Carlos Mascarenhas, habitual participante destas serestas, teve a idéia de repetir a dose nos anos seguintes, reunindo outras pessoas.

Os ensaios aconteciam em frente ao ginásio do Sesc, próximo ao Aquidabã. A primeira fantasia usada pelo grupo foi improvisada e não agradou muito. Alguém disse: "Para o ano sai melhor". E a frase acabou sendo adotada como nome do bloco. Nas ruas, os integrantes tratavam de acrescentar ao repertório tradicional carnavalesco, formado de marchinhas, sambas e frevos, músicas do cancioneiro popular e outras executadas normalmente durante o ano."

Uma pena o site do grupo estar fora do ar. A aquisição dos cds do mesmo é feita diretamente de integrantes durante suas apresentações.

Se estiver em Salvador (ou der uma passada pela capital baiana) e tiver a oportunidade de assistir a uma apresentação do grupo, não tenha dúvida. Vale a pena. Fica a dica.

Um comentário:

Unknown disse...

Paroano Sai Milhó lembra-me, automáticamente, a minha recém-perdida infância, pois mesmo tendo pouca idade vivi minha vida ouvindo as canções e vendo os integrantes de perto, afinal o autor da música que é ficou conhecida como "O Hino do Paroano", além de ser ex-integrante do grupo é, honradamente, meu tio. Jefferson Ferreira.
Em 2009, o grupo completa 45 anos de vida, estou aguardando o lançamento de um livro que onta toda essa bela tragetória. E dizer todos os carnavais "Que Para o ano o Paroano estaja aqui".

Related Posts with Thumbnails