Neste ano o Olodum completa 30 anos de existência. Para aqueles que acham que o mesmo se trata apenas de um grupo musical, segue um pequeno relato de sua trajetória.
O Bloco Afro Olodum foi fundado em 25 de abril de 1979 durante o período carnavalesco como opção de lazer aos moradores do Maciel-Pelourinho, garantindo-lhes assim, o direito de brincarem o carnaval em um bloco e de forma organizada. Alguns anos depois o mesmo se converteu em uma importante Organização não Governamental (ONG) do movimento negro brasileiro.
O Olodum desenvolve ações de combate à discriminação racial, estimula a auto-estima e o orgulho dos afro-brasileiros, defende e luta para assegurar os direitos civis e humanos das pessoas marginalizadas, na Bahia e no Brasil além de realizra durante o ano, várias atividades que criam oportunidades e geração de renda para os comerciantes na área do Maciel - Pelourinho. O Olodum mantem ainda escolas de música, grupo de teatro e outras atividades culturais.
Detalhe importante: Olodum não é axé music. O ritmo criado e tocado pelo grupo é denominado samba-reggae. Suas interessantes composições apresentam, além de outros temas, narrativas sobre a África e suas histórias. Assim é possível encontrar entre as canções do grupo referências à países como Madagascar, Nigéria, Egito, Marrocos, Etiópia entre outros. Tal proposta tem valor ainda não reconhecido. Somos um país formado pela junção de elementos nativos, europeus e africanos. Entretanto, nas escolas regulares aprendemos apenas a história européia. Não desconsidero a relevância de se aprender sobre a Revolução Francesa ou a Guerra dos Cem Anos, mas seria importante também apreender um pouco sobre a história dos demais continentes, sobretudo o africano. O Olodum dá uma ajudinha nesse aspecto.
Infelizmente, assim como outros brilhantes expoentes culturais brasileiros, o Olodum conta com um maior reconhecimento de público e crítica no exterior do que no próprio Brasil.
Para mais informações acesse: http://olodum.uol.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário