25 de fev. de 2009

Milk - A voz da igualdade

Neste carnaval, como a $$$$ tava curta, acabei ficando mesmo em BH e aproveitei para ir ao cinema. O filme escolhido foi "Milk - A voz da igualdade".

O filme retrata um período da vida do político e ativista gay Harvey Milk, o primeiro homossexual declarado a ser eleito para um cargo público nos Estados Unidos.

Sempre me interessei por filmes baseados em fatos reais. Sabia que Harvey Milk fora um importante ativista pelos direitos dos homossexuais e que havia sido assassinado. Entretanto, sua trajetória até chegar neste patamar ainda me era desconhecida.



O veredito: gostei muito do filme. Pra alguém como eu, que já nasceu em uma época onde a Califórnia (e mais especificamente São Francisco) é sinônimos de liberdade e respeito à diversidade, é interessantíssimo descobrir o quão difícil foram as conquistas destes direitos fundamentais.

A atuação de Sean Penn como Harvey Milk é sem dúvida muito boa, tendo inclusive sido premiada com o Oscar. Acredito que seu desempenho no excelente "I Am Sam" (Uma Lição de Amor no Brasil) seja superior ao de Milk, embora isso não tenha sido reconhecido pela academia.

A direção é de Gus Van Sant, que dirigiu grandes filmes como "Gênio Indomável" e "Elephant".

O verdadeiro Harvey Milk

Uma curiosidade: Segundo a Folha de São Paulo de 23 de fevereiro de 2009, Marco Ribeiro, pastor evangélico e dublador de Sean Penn no Brasil, recusou-se a fazer esse trabalho em "Milk", sob as seguintes alegações: "Não me sentia à vontade para fazer o filme" e "Não tive vontade porque tenho a voz envolvida com outras questões, assim como não faço determinados comerciais."

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails