21 de fev. de 2009

Galo da Madrugada

Iniciada a folia momesca, o Peramblogando não podia ficar de fora. Nos próximos dias teremos algumas postagens relacionadas ao tema. Para início de conversa, um pouco da história do maior bloco de carnaval do mundo: o Galo da Madrugada.


O "Clube de Alegoria Galo da Madrugada", foi criado em dezembro de 1977, numa reunião de amigos durante o carnaval no bairro de São José em Recife. O assunto primordial era a diferença entre os carnavais antigos e o atual (daquela época). Segundo Enéas Freire, presidente perpétuo da agremiação a idéia inicial foi de se formar um clube de frevo.

O clube foi fundado oficialmente em 24 de janeiro de 1978, na Rua Padre Floriano, 43, no bairro de São José, O seu principal objetivo é reviver as verdadeiras origens e tradições do carnaval de rua. Para isso, O Galo convoca e congrega todos os seus foliões em um grandioso desfile, através das manifestações mais espontâneas e populares, unindo clubes de frevo e grupos de mascarados.


O desfile do Galo da Madrugada vem sendo realizado todos os anos na manhã do sábado de Zé Pereira, ou seja, hoje. Por tradição, O Galo começa a concentração deste dia, a partir das 5:30 da madrugada, com toques de clarins anunciando a alvorada do carnaval pernambucano, além de uma batalha de confetes, serpentinas e uma salva de fogos, O Galo desfila pelos bairros de São José e Santo Antônio, reverenciando o frevo, juntamente com milhares de foliões.

Vários blocos se originaram do Galo como O Rabo do Galo, a Galinha do Galo, entre outros.

O Galo da Madrugada é considerado o Maior Bloco Carnavalesco do Planeta, conforme o Guiness Book.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails