Entre as obras da pintura brasileira, uma das que mais me chamam a atenção é sem dúvida a série de Portinari conhecida como "Retirantes." Meu primeiro contato com uma das obras da série foi em um livro didático de literatura no primeiro ano do ensino médio. Estava lá, reproduzido em uma imagem bem pequena, a tela "Retirantes" que retrata uma família com aspecto extremamente sombrio e mórbido, apresentando de forma pungente toda a triste realidade que envolvia tais pessoas.
Alguns anos depois descobri que não se tratava de um quadro apenas, mas de uma série que apresentava ainda as telas "Criança morta" e "Enterro na rede", tão impactantes quanto a tela mencionada acima. Ainda hoje, sempre que contemplo tais obras me deparo com detalhes que ainda não havia percebido.
Portinari pintou a série nos anos de 1944 e 1945. Para quem estiver na cidade de São Paulo, ou der uma passada por lá, a dica é visitar o MASP onde estas e outras obras do pintor estão expostas.
Um comentário:
E são realmente telas explêndidas de se admirar, enormes, que felizmente recebem o devido destaque no espaço do museu. Vale a pena mesmo.
Postar um comentário