13 de dez. de 2008

Putumayo

Esse post é para aqueles que gostam de conhecer músicas novas. Eu sou um desses. Ouço pouquíssimo rádio, porque, em geral, as emissoras veiculam músicas que não me agradam. Recorro mais ao mp3 player onde eu mesmo crio a minha seleção musical. Claro que existem exceções. O "Sintonia Fina" do Nelson Mota é um ótimo exemplo.

Certa vez entrei em uma loja de cds e me deparei com um disco de capa colorida, muito interessante. Se chamava "Jamaica". Resolvi olhar com mais calma e vi descobri que se tratava de uma compilação. E mais, o cd de trás era diferente. "Colômbia" se bem me lembro. Ambos traziam como gravadora uma tal Putumayo. Conheço Sony, RCA, BMG e etc... Mas Putumayo?

Como o Google tem a resposta para quase todas as perguntas, resolvi consultar esse oráculo dos tempos modernos. O selo foi criado pelo americano Dan Storper. Formado em Estudos Latino-Americanos pela Universidade de Washington, Storper resolveu viajar pelaAmérica do Sul para conferir in loco aquilo que já dominava na teoria. Dessa viagem levou inúmeros artigos que acabaram sendo comercializados em uma loja criada por ele. Em pouco tempo já eram várias lojas, todas chamadas Putumayo, nome de uma localidade na Colômbia.

Em 1997 Storper cria o selo responsável por gravar os álbuns que mencionei no início. A grande características desses discos é que nada é inédito. Se trata sempre de uma compilação que tem como base um tema específico. Podem ser países como no caso da Jamaica e Colômbia, mas podem ser outros como "Mulheres da África", "Festa Brasil", "Música de Terras que Produzem Vinho" ou ainda "Acústico Arábia".

A seleção das músicas nos apresenta a intérpretes e composições as quais dificilmente teríamos acesso, ao mesmo tempo que resgata grandes nomes como o de Clara Nunes e B.B. King por exemplo.


Uma última coisa que não poderia passar sem ser comentada: as capas. Como podemos ver no próprio post, as capas seguem sempre um estilo definido. Desenhos coloridos e muito bem feitos que ilustram de maneira singular a temática de cada álbum.



Para mais informações: http://www.putumayo.com/en/





Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails