
Muitas vezes ouvimos os termos Reino Unido e Grã-Bretanha como sinônimos. Outras tantas vezes eles aparecem para se referir à Inglaterra. Acontece que tais associações não são exatamente corretas. Vejamos o porquê.
INGLATERRA
É um país que tem como capital a cidade de Londres. Ao longo da história, a Inglaterra conseguiu se impor politicamente sobre alguns países vizinhos e passou a controlar um Estado batizado de Reino Unido.
GRÃ-BRETANHA
É o nome da grande ilha onde ficam três países: Inglaterra, País de Gales e Escócia.
REINO UNIDO
É um Estado formado por quatro países: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. A chefe de Estado é a rainha Elizabeth II e o de governo um primeiro-ministro, eleito por um Parlamento central, em Londres. Nas grandes questões de governo, como política econômica, quem manda é esse Parlamento. Mas Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte também têm assembléias nacionais, com certa autonomia para tratar de questões mais locais, como saúde.
E por falar em Reino Unido, sua bandeira também costuma ser usada, equivocadamente, para representar a bandeira inglesa. Na verdade a bandeira é a junção das bandeiras da Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte.

Nenhum comentário:
Postar um comentário