14 de nov. de 2009

Os piores times do Campeonato Brasileiro

Não, esse post não diz respeito a edição atual do torneio que movimenta o país. Voltaremos no tempo. Você seria capaz de apontar em que ano seu time fez a pior campanha no Campeonato Brasileiro? Se lembra quem eram os jogadores desta equipe? Pois o Peramblogando irá ajudá-los a se lembrar destes dias não tão gloriosos.

Comecemos pelo atual tricampeão brasileiro, seis títulos no total, o São Paulo. No ano de 1998 o tricolor do Morumbi fez sua pior campanha em brasileiros. Foram 39,1% de aproveitamento e a 15a colocação em um torneio com 24 equipes. O time base formado por Rogério, Zé Carlos, Capitão, Márcio Santos e Serginho; Alexandre, Fabiano, Carlos Miguel e Raí; França e Dodô e comandado por Nelsinho Batista conquistou 27 pontos em 23 jogos: 8 vitórias, 3 empates, 12 derrotas, -1 (saldo de gols) além de levar uma goleada de 7X2 para a Portuguesa.

Do último campeão brasileiro para o primeiro, falemos agora do Atlético-MG. No ano de 1993 o time conseguiu apenas 14,2% de aproveitamento, terminando na 32a colocação, também conhecida como última. O time comandado por Otacílio Gonçalves era formado por Luis Henrique, Luciano, André, Ryuler e Paulo Roberto; Valdir, Cristovão, Pael e Negrini; Reinaldo e Renaldo. Foram 4 pontos em 14 jogos: 1 vitória, 2 empates, 11 derrotas, -14 (saldo)

Ainda em Belo Horizonte, passemos para o Cruzeiro. Sob o comando do vencedor Ênio Andrade, em 1994 o time celeste formado por Dida, Zelão, Célio Lúcio, Arley e Nonato; Douglas, Ademir e Cerezo; Macalé, Cleison e Roberto Gaúcho, não engrenou. Acumulando péssimos resultados como a derrota para o Remo, em pleno Mineirão, por 5X1, o time acabou terminando na 22a colocação em um torneio com 24 equipes. A campanha - 16 pontos em 24 jogos: 6 vitórias, 4 empates, 14 derrotas, -13 (saldo) culminaram em uma campanha de 33,3% de aproveitamento.

Da dupla de Minas para a dupla do Rio Grande do Sul. Comecemos pelo Internacional. Em 1989 o colorado cravou uma campanha de 36,1% de aproveitamento. A equipe treinada por Paulo César Carpegiani conquistou 13 pontos em 18 jogos: 4 vitórias, 5 empates, 9 derrotas, -5 (saldo). O time era formado por Taffarel, Chiquinho, Aguirregaray, Nórton e Casemiro; Norberto, Luis Carlos e Dacroce; Roberto Carlos, Nelson e Edu. Entretanto, sua pior colocação não fora nesse ano, mas sim em 2002 com 21a colocação entre os 26 competidores.

O pior ano do Grêmio foi em 2004. 28,2% de aproveitamento, com 39 pontos em 46 jogos: 9 vitórias, 12 empates, 25 derrotas, -20 (saldo). A lanterna em 2004 foi gremista, posicionado na 24a colocação. Esse foi o saldo deixado por Tavarelli, Michel, Baloy, Claudiomiro e Élton; Cocito, Bruno e Leânderson; Luciano Ratinho, Christian e Marcelinho. O técnico era Adilson Batista.

Em 1993 o tricolor da Fonte Nova teve 28,5% de aproveitamento e uma campanha de 8 pontos em 14 jogos,: 2 vitórias, 4 empates, 8 derrotas, -19 (saldo). O time formado por Rodolfo Rodrigues, Lima, Jorginho, Vilmar e Rogério; Pino, Marquinhos Ferreira e Arthurzinho; Gilson Batata, Marcelo Ramos e Naldinho e comandado por José Francisco Nóbrega da Silva entrou para a história por ter sido alvo do então garoto Ronaldo, atacante cruzeirense, na vitória mineira por 6X0. Assim como com o Inter, a pior campanha do Bahia não coincide com sua pior colocação. Essa viria com a lanterna (24o colocado) no ano de 2003.

Seguindo para o Rio, vamos ver como se saíram Botafogo, Vasco, Fluminense e Flamengo.

O time da estrela solitária também fez um 1993 muito ruim, a exemplo de Atlético-MG e Bahia. O Botafogo conquistou 6 pontos em 14 jogos: 2 vitórias, 2 empates, 10 derrotas, -14 gols (saldo) em uma campanha de 21,4%. Nem mesmo o capitão do Tri, Carlos Alberto Torres, conseguiu salvar a equipe, formada por Carlão, Eliomar, André, Rogério e Clei; Perivaldo, Nélson, Suélio e Eliel; Marcelo e Sinval, do vexame. Entretanto a pior colocação da equipe viria em 2002, com a lanterna da competição (26o colocado).

A nau vascaína seguiu por águas nada amistosas no ano de 1995, quando terminou em 20o em um torneio com 24 equipes. O time do Vasco da Gama era formado por Carlos Germano, Pimentel, Sidney, Ricardo Rocha e Bruno Carvalho; Charles Guerreiro, Juninho e Yan; Valdir, Clóvis e Leonardo e comandado por Jair Pereira, conquistou apenas 17 pontos em 23 jogos: 7 vitórias, 3 empates, 13 derrotas, -7 (saldo).

O Flamengo quase fraquejou de vez em 2001, quando com 35,8% de aproveitamento, terminou o campeonato na 24a colocação, onde 28 times competiram. O time de Zagallo conquistou 29 pontos em 27 jogos: 8 vitórias, 5 empates, 14 derrotas, -14 (saldo). Jogaram pelo Flamengo naquele ano Júlio César, Alessandro, Juan, Gilmar e Cássio; Jorginho, Rocha, Beto e Petkovic; Reinaldo e Edílson.

Fazendo companhia a Atlético, Bahia e Botafogo, o Fluminense também tem no ano de 1993 sua pior campanha em brasileiros, com 28,5% de aproveitamento. Nelsinho, comandante do tricolor paulista em sua pior campanha, reaparece no tricolor, desta vez carioca, pra repetir a dose. Foram 8 pontos em 14 jogos: 3 vitórias, 2 empates, 9 derrotas, -8 (saldo). O time tinha Ney, Júlio César, Júnior Mineiro, Andrei e Lira; Chiquinho, Alaércio, Serginho e Julinho; Jerry e Ézio. No entanto as piores colocações da equipes das Laranjeiras aconteceram no fatídico biênio 1996/97, quando o time terminou na 23a colocação entre 24 equipes.

Retornado a São Paulo, falemos de Santos, Corinthians e Palmeiras.

O Santos fez em 1996 sua pior temporada no brasileiro. Foram 39,1% de aproveitamento, com 27 pontos em 23 jogos: 7 vitórias, 6 empates, 10 derrotas, -5 (saldo) e o consequente 20o lugar entre os 24 times que disputaram. Os responsáveis pelo fato são o técnico José Teixeira e seus comandados Edinho, Anderson, Sandro, Narciso e Marcos Adriano; Marcos Assunção, Carlinhos, Jamelli e Robert; Camanducaia e Andradina.

O Corinthians fez a Fiel sofrer em 2000, ano em que o time conquistou apenas 16 pontos em 24 jogos: 4 vitórias, 4 empates, 16 derrotas, -20 (saldo), acumulando 22,2% de aproveitamento. Oswaldo Alvarez comandou aquele time que tinha Maurício, Índio, Fábio Luciano, João Carlos e André Luís; Vampeta, Edu, Márcio Costa e Ricardinho; Ewerthon e Luizão. A pior colocação corinthiana veio anos antes, em 1987, quando o time ficou com a lanterna do torneio (16o lugar)

Para finalizar, o Palmeiras. No ano de 2002, a equipe comandada por Vanderley Luxemburgo não se encontrou no campeonato. 36% de aproveitamento com uma campanha de 27 pontos em 25 jogos: 6 vitórias, 9 empates, 10 derrotas, -9 (saldo) e a 24a colocação entre 28 times.
Faziam parte daquele time Marcos, Leonardo, Alexandre, César e Diego; Paulo Assunção, Fabiano Eller, Arce e Lopes; Muñoz e Nenê.

Vale chamar a atenção para algumas coisas:
1 - Não estranhe as campanhas. Apenas a partir de 1996 uma vitória passou a valer 3 pontos. Antes, valia 2;
2 - Foi considerada pior colocação aquela mais próxima a lanterna do campeonato. Por isso muitas vezes o ano não coincide com o pior momento do time. Com certeza todo torcedor que já sofreu com o rebaixamento de sua equipe considera este o ano de pior campanha. Entretanto, em alguns casos, o rebaixamento se dá em posições melhores a de outros anos. Motivos? Número de times que disputaram o torneio e regulamento são alguns. Se desde sempre 4 times fossem rebaixados no campeonato, de nossa lista acima sairiam ilesos apenas São Paulo, Flamengo, Santos e Inter. O Cruzeiro já teria passeado pela segundona e entre os outros, alguns teriam feito o passeio bem antes do que o realmente ocorrido...
3 - Se alguém souber os dados das piores campanhas dos demais times, nos informem que completaremos o post.

Um comentário:

Carlos Eduardo disse...

Algumas questões.
1- Em relação aos técnicos justiça seja feita, muitas das vezes o técnico do momento final da pior campanha não era o mesmo do campeonato inteiro. Não raras vezes eram técnicos contratados nas 04 ou 05 últimas rodadas para evitar o rebaiamento.
2- Em relação a Nelsinho BATISTA, o pior técnico da história do futebol na opinião deste que gosta demais deste esporte tbém foi o técnico para mim do pio Cruzeirono brasileiro o de 1997...nossa que sufoco...é ruim mesmo.
3- Uma questão interessante deste post é que no Brasil não rarto os times com campanhas ruins tem grandes jogadores. Lembremos p.ex. o pior São Paulo tinha Rogerio Ceni, Zé Carlos que foram a Copa...alémd e Marico Santos que foi campeao do mundo e outros jogadores de seleção como França, Serginho, Carlos Miguel, Dodo...
isso vale para vários outros times como o Corinthas, o Cruzeiro, o Palmeiras,Santos, Grêmio. Talvez a excessão foram o Flu, Galo e Fogão de 1993 estes sim inacreditavelmente mais do que sofriveis times...é isso. Belo post. Tenho evitado, por uma opção editorial falar de futebol lá no meu blog. Talvez faça um post e envie a Vcs.

Related Posts with Thumbnails