8 de mai. de 2009

Profissões em extinção

O avanço tecnológico teve um impacto muito forte sobre a vida de certos profissionais que viram seu trabalho praticamente minado pelas facilidades da tecnologia. A mudança ameaça alguns empregos como esses:

Fotógrafo lambe-lambe:
o profissional foi nomeado desta forma devido ao gesto de lamber a placa para verificar o lado em que estava a emulsão, caso contrário a foto sairia desfocada. É raro encontrar um fotógrafo lambe-lambe nas ruas, especialmente por causa da popularização das máquinas fotográficas de manuseio mais facilitado e preço acessível.

Lanterninha: atua nas salas de cinema ou teatros e sua principal função é conduzir as pessoas aos assentos depois que a atração já começou. Ainda pode colocar "ordem" quando as pessoas começam a conversar e atrapalham os demais espectadores.

Sineiro:
conforme o nome sugere, sua função é tocar o sino da igreja nos horários marcados. A tualmente a profissão é vista com maior frequência nas cidades do interior.

Consertador de guarda-chuva: geralmente trabalha na rua, especificamente no centro das cidades, devido ao grande fluxo de pessoas, fazendo reparos nesses objetos. Ainda se vê alguns poucos desses profissionais por aí, mas o baixo preço (e qualidade duvidosa) dos guarda-chuvas importados da China tornaram os produtos praticamente descartáveis. Por isso, os consertadores acabaram perdendo mercado.

Modista/Alfaiate:
pessoa que cria, desenha e geralmente também confecciona as roupas de acordo com o padrão físico e com o gosto de cada cliente. Enquanto a modista desenvolve o vestuário para mulheres, o alfaiate trabalha com o público masculino.


Amolador de facas e tesouras:
os profissionais que conseguiram sobreviver neste ramos fizeram algumas modificações em suas máquinas modernizando-as. Geralmente quem solicita o serviço de um amolador são pessoas que possuem bens familiares ou antiguidades e querem preservar seu funcionamento.
Vendedor de beiju: passa na rua fazendo um barulhão com a catraca, oferecendo os beijus. Não sei ao certo o motivo de a profissão estar desaparecendo mas deve ser por causa daqueles que vendem no supermercado, um que tem cobertura de chocolate...

Existem tantas profissões que estão desaparecendo. Levaria um dia todo pra listar todas aqui. Fato é que à medida que elas vão sumindo, algumas pessoas passam a dar mais valor porque adquirem um valor nostálico.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails