6 de mai. de 2009

Get Hyphy and Go Dumb


Hyphy é uma gíria que designa um movimento hip hop de San Francisco Bay, nos Estados Unidos. O hyphy surgiu na década de 90 mas acabou perdendo forças e só estourou anos depois quando o rapper Keak Da Sneak utilizou o termo pela primeira vez em um de seus cds. O propósito que impulsionou o início do movimento foi protestar contra a discriminação que a indústria do hip hop colocava sobre os artistas da Bay Area.

Os integrantes do hyphy dançam de forma espalhafatosa, conduta chamada de "going dumb" ou "going stupid" mas que, apesar do nome, não é um xingamento. Pelo contrário, o comportamento enérgico dos componentes do movimento representa o orgulho em fazer parte da cultura da Bay Area. Em 2006 as músicas de Keak Da Sneak ganharam os Estados Unidos e abriram espaço para outros artistas como E-40, Mistah F.A.B. e The Federation.

Em uma entrevista o rapper E-40 disse que o hyphy é energia, cultura, dança, expressão, luta, são os carros, ou seja, é um movimento. "É o jeito que nos vestimos, nossas gírias, é a nossa cultura. É uma música que faz você sentir que pode fazer tudo enquanto está dançando". De acordo com o cantor todo mundo pode ser hyphy, trata-se de um movimento mundial.

O ritmo é contagiante e a coreografia bacana. Olha só:

Existe, porém, um outro lado do hyphy que inclui a prática da violência por parte dos membros que integram o movimento, inclusive há quem diga que ele está degradado. Essa discussão foi brevemente abordada no curto documentário produzido por estudantes que mostram as nuances do hyphy:

O intuito do Hyphy parece ser bem diferente do Gangsta Rap, tomara que a violência entre os membros daquele seja bem diferente também.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails