Como afirma o próprio Alex:
"Alguém acha mesmo que as portas do racismo já não estão abertas? Que a mentalidade racista já não está instalada? Que o racismo não se instala no Brasil até que uns negros (agressivos ou se fazendo de vítima) começam a usar camisas "100% Negro" e falar em cotas universitárias? Que foi NESSE MOMENTO que a mentalidade racista se instalou? Sério mesmo? A mentalidade racista está instalada (e muito confortável, obrigado) desde que se escravizou o primeiro índio. As portas do racismo nunca estiveram nem entreabertas: estão escancaradas há 500 anos."
Sem dúvida um assunto polêmico, mas que deve ser encarado de frente. É importante que seja discutido. O que vejo por aí, como por exemplo no emblemático caso das cotas em universidades, são pessoas falando que são a favor ou contra sem nem terem pensado sobre o assunto. Afirmação sem reflexão. Que sejam a favor ou contra, mas que tenham argumentos para tanto.
Foto de Gonçalo Pereira: racismo
Completando com outra afirmação de Alex:
"Em uma sociedade racista e desigual como o Brasil, afirmar não ver raça, não ligar pra raça, que raças não existem, que isso não tem importância, "que besteira você se importar com isso", etc, significa na prática tomar partido racialmente ao se aliar com a hegemonia invisível que *precisa* desse tipo de negação para sobreviver e prosperar. Não existe neutralidade possível: negar raça já é uma afirmação política que te coloca em um dos lados bem definidos de uma briga antiga. Negar raça já é intrinsecamente racista."
Pra quem se interessar, vale muito a pena ler os textos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário