18 de mai. de 2011

Campeonato Brasileiro de Futebol - 2011

O Brasileirão começa no próximo final de semana e seguirá até o final do ano quando conheceremos seu novo campeão. Conheça agora um pouco sobre os 20 times que disputarão o troféu.

América Futebol Clube
Cidade/Estado: Belo Horizonte/MG
Fundação: 30 de abril de 1912 - 99 anos
Mascote - Coelho
Títulos nacionais: Série B - 1997 / Série C - 2009


Atlético Clube Goianiense
Cidade/Estado: Goiânia/GO
Fundação: 2 de abril de 1937 - 74 anos
Mascote: Dragão
Títulos nacionais: Série C - 1990 e 2008


Clube Atlético Mineiro
Cidade/Estado: Belo Horizonte/MG
Fundação: 25 de março de 1908 - 103 anos
Mascote: Galo
Títulos nacionais: Série A - 1971 / Série B - 2006


Clube Atlético Paranaense
Cidade/Estado: Curitiba/PR
Fundação: 26 de março de 1924 - 87 anos
Mascote: Cartolinha e Furacão
Títulos nacionais: Série A - 2001 / Série B - 1995


Avaí Futebol Clube
Cidade/Estado: Florianópolis/SC
Fundação: 1 de setembro de 1923 - 87 anos
Mascote: Leão
Títulos nacionais: Série C - 1998


Esporte Clube Bahia
Cidade/Estado: Salvador/BA
Fundação: 1 de janeiro de 1931 - 80 anos
Mascote: Super-homem
Títulos nacionais: Série A - 1959* e 1988


Botafogo de Futebol e Regatas
Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ
Fundação: 1 de julho de 1894 - 116 anos
Mascote: Manequinho
Títulos nacionais: Série A - 1968* e 1995


Ceará Sporting Club
Cidade/Estado: Fortaleza/CE
Fundação: 2 de junho de 1914 - 96 anos
Mascote: Vozão
Títulos nacionais: --


Sport Club Corinthians Paulista
Cidade/Estado: São Paulo/SP
Fundação: 1 de setembro de 1910 - 100 anos
Mascote: Mosqueteiro
Títulos nacionais: Série A - 1990, 1998, 1999, 2005 / Série B - 2008


Coritiba Foot Ball Club
Cidade/Estado: Curitiba/PR
Fundação: 12 de outubro de 1909 - 101 anos
Mascote: Vovô Coxa
Títulos nacionais: Série A - 1985 / Série B - 2007 e 2010


Cruzeiro Esporte Clube
Cidade/Estado: Belo Horizonte/MG
Fundação: 2 de janeiro de 1921 - 90 anos
Mascote: Raposa
Títulos nacionais: Série A - 1966* e 2003


Figueirense Futebol Clube
Cidade/Estado: Florianópolis/SC
Fundação: 12 de junho de 1921 - 89 anos
Mascote: Figueirinha e Furacão
Títulos nacionais: --


Clube de Regatas Flamengo
Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ
Fundação: 17 de novembro de 1895 - 115 anos
Mascote: Urubu
Títulos nacionais: Série A - 1980,1982,1983,1987**,1992,2009


Fluminense Football Club
Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ
Fundação: 21 de julho de 1902 - 108 anos
Mascote: Cartola
Títulos nacionais: Série A - 1970*, 1984, 2010 / Série C - 1999



Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
Cidade/Estado: Porto Alegre/RS
Fundação: 15 de setembro de 1903 - 107 anos
Mascote: Mosqueteiro
Títulos nacionais: Série A - 1981 e 1996 / Série B - 2005


Sport Club Internacional
Cidade/Estado: Porto Alegre/RS
Fundação: 4 de abril de 1909 - 102 anos
Mascote: Saci
Títulos nacionais: Série A - 1975,1976,1979


Sociedade Esportiva Palmeiras
Cidade/Estado: São Paulo/SP
Fundação: 26 de agosto de 1914 - 96 anos
Mascote: Periquito e Porco
Títulos nacionais: Série A - 1960*,1967*,1967*,1969*,1972,1973,1993,1994 / Série B - 2003


Santos Futebol Clube
Cidade/Estado: Santos/SP
Fundação: 14 de abril de 1912 - 99 anos
Mascote: Baleia
Títulos nacionais: Série A - 1961*,1962*,1963*,1964*, 1965*,1968*,2002,2004


São Paulo Futebol Clube
Cidade/Estado: São Paulo/SP
Fundação: 25 de janeiro de 1930 - 81 anos
Mascote: São Paulo de Tarso
Títulos nacionais: Série A - 1977,1986,1991,2006,2007,2008


Club de Regatas Vasco da Gama
Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ
Fundação: 21 de agosto de 1898 - 112 anos
Mascote: Almirante português
Títulos nacionais: Série A - 1974,1989,1997,200 / Série B - 2009




Como títulos nacionais foram mencionados apenas os campeonatos brasileiros, de todas as divisões.

* Títulos recentemente unificados.
**Copa União 1987 - O Sport Recife também é considerado campeão daquele ano.

Se você, torcedor de algum desses times, encontrar algum erro em nossas informações, por favor nos informe para que possamos fazer as devidas correções.

17 de mai. de 2011

Pleonasmos viciosos

Pleonasmo vicioso é a repetição de termos supérfluos, evidentes ou inúteis na frase.

É o mesmo que repetição redundante, desnecessária, motivada pela ignorância de quem escreve ou fala.

A seguir, uma lista de pleonasmos viciosos que devem ser evitados e que são extremamente comuns:





"Acabamento final" - Se é acabamento, é no final.

"Ganhar grátis" - Se não for grátis, não é ganho.

"Adiar para o dia seguinte" - Dia seguinte já é adiamento.

"General do Exército" - Só existe general no exército.

"Goteira no teto" - Não existe goteira no chão.

"Há muitos anos atrás" - Se é há muitos anos, não pode ser para frente.

"Almirante da Marinha" - Todo almirante é da marinha.

"Hábitat natural" - Todo habitat é natural.

"Hemorragia de sangue" - Hemorragia só pode ser de sangue.

"Bonita caligrafia" - Toda caligrafia é bonita.

"Inaugurar novo" - Toda inauguração pressupõe algo novo.

"Brigadeiro da Aeronáutica" - Brigadeiro é sempre da aeronáutica.

"Entrar para dentro" - Entrar pra fora?

"Labaredas de fogo" - Toda labareda é de fogo.

"Metades iguais" - Se são metades são iguais.

"Conviver junto" - Tem como conviver separadamente?

"Monopólio exclusivo" - Todo monopólio é exclusivo.

"Decapitar a cabeça" - Precisa dizer algo?

"Pequenos detalhes" - Se é detalhe, é pequeno.

"Descer para baixo" - Esse é famoso...

"Prefeitura Municipal" - No Brasil só municípios tem prefeituras...

"Protagonista principal" - Se é o protagonista, é o principal.

"Elo de ligação" - Todo elo serve para ligar.

"Relação bilateral entre dois…" - Entre três é que não pode ser...

"Encarar de frente" - Se sua cara fica na frete, só pode encarar de frente mesmo.

"Repetir de novo" - Outra que não precisa explicar...

"Sair para fora" - Outro clássico.

"Surpresa inesperada" - Se não for inesperado, não é surpresa.

Esse são só alguns exemplos. A todo momento nos descuidamos e soltamos alguns desses pleonasmos viciosos. Isso nem é tão problemático. Triste é quando alguém solta um "elo de ligação" achando que está falando bonito.

16 de mai. de 2011

Músicas da semana - 16/05 a 22/05




1 - Sweet About Me

Artista: Gabriela Cilmi
Álbum: Lessons to be Learned
Ano: 2008





2 - Na Na Na Hey Hey Kiss Him Goodbye

Artista: Steam
Álbum: Steam
Ano: 1969





3 - I Need To Know

Artista: Tom Petty and the Heartbreakers
Álbum: You're Gonna Get It!
Ano: 1978





4 - Caio no Suingue

Artista: Pedro Luís e a Pared
Álbum: Astronauta Tupy
Ano: 1998





5 - Bohemian Like You

Artista: The Dandy Warhols
Álbum: Thirteen Tales from Urban Bohemia
Ano: 2000

13 de mai. de 2011

Algo familiar?

Veja o vídeo abaixo:



Se você tem lembranças da década de 90, sobretudo sua primeira metade, provavelmente reconheceu o grito de guerra "uh! Tererê!" que era bradado em estádios de futebol por todo o país. Pois esta é mesmo sua origem...

O nosso "Uh! Tererê!" é uma corruptela de "Whoomp There It Is", título (e refrão) de uma música de 1993, gravada pelo grupo norte-americano Tag Team. Significa algo como "Ah, é isso aí!".

Curiosidade: Em 1995 a escola de samba Estácio de Sá resolveu homenagear o Flamengo e seu centenário no carnaval. Em seu samba-enredo o refrão dizia: "É mengo tengo / No meu quengo é só Flamengo / Uh! Tererê! / Sou Flamengo até morrer!"

12 de mai. de 2011

Frases antológicas: Rachel de Queiroz

Rachel de Queiroz foi uma tradutora, romancista, escritora, jornalista e importante dramaturga brasileira.

Autora de destaque na ficção social nordestina. Foi primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Em 1993, foi a primeira mulher galardoada com o Prêmio Camões, equivalente ao Nobel, na língua portuguesa. É considerada por muitos como a maior escritora brasileira.

Entre suas obras destacamos "As Três Marias" e "Memorial de Maria Moura".





Frases:


"Na minha infância, todas as velhas só viviam na igreja. Velha sem religião quem inaugurou foi minha geração."

"A piedade supõe uma condição de superioridade e a gente só pode se compadecer de quem sofre mais do que nós".

"Fala-se muito na crueldade e na bruteza do homem medievo. Mas o homem moderno será melhor?"

"Cada coisa tem sua hora e cada hora o seu cuidado"

"Doer, dói sempre. Só não dói depois de morto. Porque a vida toda é um doer."

“Na verdade nem sou comunista nem sou reacionária, sou propriamente anarquista, sou só uma doce anarquista.”

“Acho que a gente tem que dar o testemunho fiel do seu tempo e da sua gente e as conclusões que sejam tiradas.”

“A vida eu acho que ensina surrando...”

“É por causa dessa minha cara redonda, todo mundo pensa que sou alegre.”

“Gosto de televisão, acho televisão, como todo mundo – não sou idiota – um instrumento mágico, maravilhoso, etc e tal; agora, em geral mal empregado.”

“Eu me arrependo de quase tudo.”

“Criança é uma das minhas paixões na vida. Você perguntou das coisas de que gosto, criança é uma das minhas paixões.”

“Depois do livro escrito, eu me desinteresso dele e não gosto muito de pensar, porque só me lembro do que não gosto. As coisas de que poderia gostar esqueço, eu só me lembro do que não gosto e tenho aquela cisma.”

"O homem feliz é o que não tem passado. O maior dos castigos, para o qual só há pior no inferno, é a gente recordar. Lembranças que vem de repente e ataca como uma pontada debaixo das costelas, ali onde se diz que fica o coração. Alguém pode ter tudo, mocidade, dinheiro no bolso, um bom cavalo debaixo das pernas, o mundo todo ao seu dispor. Mas não pode usufruir nada disso por quê? Porque tem as lembranças perturbando. O passado te persegue, como um cão perverso nos teus calcanhares. Não há dia claro, nem céu azul, nem esperança de futuro, que resista ao assalto das lembranças."

"Não é preciso pressa na literatura. Um romance é como gravidez: aquilo fica dentro de voce, crescendo, incomodando, até sair."

11 de mai. de 2011

Leis de incentivo à cultura

Recentemente houve muita polêmica envolvendo a cantora Maria Bethânia por conta da mesma ter recebido R$ 1,3 milhão do Ministério da Cultura para criar um blog chamado "O mundo precisa de poesia". A proposta do página é que a cantora publique diariamente um vídeo declamando poemas, numa série de 365 clipes dirigidos por Andrucha Waddington.

Mas será que a polêmica foi por conta do valor e do projeto, ou por se tratar de uma pessoa conhecida? Será que não foi "muito barulho por nada"? Será que quem criticou o projeto do blog conhece algumas das propostas aprovadas pelas leis de incentivo à cultura? E mais, conhece os valores pagos a elas? Confesso que eu mesmo não conhecia, mas procurei conhecer e compartilho algumas informações interessantes com vocês.


Descobri que serão destinados R$ 5.062.669,69 para a ampliação do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo. Não conheço Porto Alegre, muito menos o museu, mas considero ações desse tipo sempre benéficas.

Que serão destinados R$ 4.285.000,00 para a realização da 35ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Com certeza uma ação que interessa a muitos.

Muito bom saber que R$ 3.779.700,00 irão para a realização do Festival Folclórico de Parintins. Considero um evento formidável, tendo inclusive feito um post a esse respeito.

Como bom mineiro, gostei de saber que o Tricentenário de Vila Rica de Ouro Preto será comemorado com eventos aos quais foram destinados R$ 2.928.420,00.

Achei interessantíssimo a lei contemplar o projeto Cartas DÁfrica – Notícias de além-mar Cartas DÁfrica – Uma História de Retornos com R$ 2.151.250,00. Sem dúvida uma história que merece ser contada!


Todos os projetos mencionados receberam verbas superiores a recebida por Bethânia. Sem dúvida são projetos de grande valor, que podem inclusive ser considerados por muitos mais interessantes do que o projeto do blog. Até concordo. Mas vejamos antes outros projetos aprovados...


As leis de incentivo destinaram 7.163.320,00 para o espetáculo Shrek - O Musical. Mesmo eu que não sou muito fã de musical vou querer assistir esse... Afinal, com 7 milhões, deve ser incrível!

Aliás, vou ampliar minha temporada de musicais. Depois de Shrek, verei Zorro, O Musical. Outro projeto contemplado com quantia módica: R$ 5.370.794,00.

Esse nem sei se é musical, mas também recebeu uma grana considerável. O Mágico de Oz e seus R$ 3.631.900,00.

Olha só que curioso... Disney On Ice – Disneyland Adventures. Sinceramente, nunca imaginei que um espetáculo da Disney pleiteasse verba nas nossas leis de incentivo à cultura. Para a turma do pateta patinador no gelo, R$ 5.117.493,03.

Outro que me surpreendeu: Blue Man Group. Acho o trabalho dos caras bem bacana. Mas com o valor cobrado pelo ingresso, precisariam desses "incentivos"? Afinal R$ 3.751.150,00 não é pouca coisa...

Fiquei sabendo também que a banda SP Gaitta vai gravar um cd e dvd! Olha só! R$ 1.401.680,00 para a turma de Salto, que se dedica a tocar a vanera, música sertaneja típica do sul do país (descobri no Google).

Diego Rúzi e Juliano (esses nem no Google) foram mais modestos no seu projeto de gravação de dvd. "Apenas" R$ 1.011.310,00. Dos citados, o único que vai receber menos que o blog da Bethânia.


Após ler sobre esses projetos e valores, muitos continuarão a achar a quantia destinada ao blog da Bethânia um exagero. Outros poderão mudar de idéia. O objetivo do post não foi o convencimento de uma maneira nem de outra. Foi mostrar que devemos nos informar melhor antes de atacar ou defender cegamente determinados assuntos, temas e projetos.

Para quem quiser conhecer outros projetos contemplados (e rejeitados, como o da turnê de Zezé di Camargo e Luciano), basta acessar este link.

10 de mai. de 2011

Os maiores salários do futebol mundial

O site Pesquisadores do Futebol publicou uma lista com os 100 maiores salários do futebol mundial.

De acordo com o site, no topo da lista aparece o português Cristiano Ronaldo (Real Madrid), dono de um salário mensal de 1.000.000 €! Em seguida aparece Lionel Messi (Barcelona), com salário de 875.000 €.

Até aí nenhuma surpresa. Afinal são considerados os melhores jogadores do mundo na atualidade. Mas e a turma que vem depois?


Confira abaixo os altos salários pagos aos jogadores de futebol. Os valores estão em euros, mas para convertê-los para reais basta considerar 1 euro = 2,30 reais.



833.000 € - Fernando Torres (CHE) e Yaya Touré (MCT);
791.000 € - Wayne Rooney (MUT);
733.000 € - Kaká (RMA) e Ibrahimovic (MIL);
708.000 € - Adebayor (RMA);
666.000 € - Tevez (MCT), Eto´o (INT) e Ribery (BAY);
625.000 € - Terry e Lampard (CHE), Gerrard (LIV) e Xavi (BAR);
583.000 € - Iniesta, David Villa e Daniel Alves (BAR);
541.000 € - Dzeko (MCT), Rio Ferdinand, Balotelli e Kolo Touré (MUT), Ashley Cole (CHE) e Johnson (LIV);
516.000 € - Drogba (CHE);
500.000 € - Casillas, Benzema e Higuain (RMA), Fabregas (ARS), Peter Cech (CHE), Buffon (JUV), Victor Valdéz (BAR), Pirlo (MIL) e Kanouté (SEV);
458.000 € - Totti (ROM), Vieira (INT), Kuranyi (DiIN) Schweinsteiger e Robben (BAY), Barry e Kolarov (MCT);
450.000 € - Joe Cole (LIV);
416.000 € - Ozil, Khedira e Lassana Diarra (RMA), Ballack (LEV), Ronaldinho Gaúcho (FLA), Aguero (ATM), Puyol (BAR), Luca Toni (JUV), Bridge e Lescott (MCT), Van Der Sar e Evra (MUT) e Carroll (LIV);
400.000 € - Berbatov e Giggs (MUT), Arshavin (ARS), Anelka (CHE) e Goucuff (LYO);
383.000 € - De Rossi (ROM);
375.000 € - Ricardo Carvalho e Xabi Alonso (RMA), Nesta e Flamini (MIL), Júlio César e Diego Milito (INT), David Beckham (LAG), Heinze (OLM), Diego Forlan (ATM), Scholes (MUT), Carragher (LIV) e Van Persie (ARS);
358.000 € - David Silva (MCT), Lucho Gonzalez (OLM), Malouda (CHE) e Bellamy (CAR);
350.000 € - Amauri (JUV), Klose (BAY), Cris (LYO);
341.000 € - Lisandro Lopez (LYO);
333.000 € - Raúl (SCH), Mário Gomez (BAY), Del Piero (JUV), Sneijder e Cambiasso (INT), Pepe (RMA), Robinho e Seedorf (MIL), Van Nistelrooy (HAM), Deco (FLU), Marcherano (BAR), Frings (WER), Vidic (MUT) e Diego (WOL);
316.000 € - Gignac (OLM), Thierry Henry (NYR), Maicon (Internazionale), Milner (MCT) e Park Ji-Sung (MUT).


Se dividirmos por times, temos a seguinte situação:

Real Madrid ((RMA) paga 12 dos 100 maiores salários.
Manchester United (MUT) paga 11 dos 100 maiores salários.
Manchester City (MCT) paga 9 dos 100 maiores salários.
Chelsea (CHE) e Barcelona (BAR) pagam, cada, 8 dos 100 maiores salários.
Internazionale (INT) paga 7 dos 100 maiores salários.
Milan (MIL) paga 6 dos 100 maiores salários.
Bayern Munique (BAY) e Liverpool (LIV) pagam, cada, 5 dos 100 maiores salários.
Juventus (JUV) paga 4 dos 100 maiores salários.
Arsenal (ARS), Lyon (LYO) e Olympique Marseille (OLM) pagam, cada, 3 dos 100 maiores salários.
Roma (ROM) e Atletico Madrid (ATM) pagam, cada 2 dos 100 maiores salários.
Bayer Leverkusen (LEV), Cardiff City (CAR), Dinamo Moscou (DIN), Flamengo, (FLA) Fluminense (FLU), Hamburgo (HAM), LA Galaxy (LAG), New York Red Bulls (NYR), Schalke 04 (SCH), Sevilla (SEV), Werder Bremen (WER) e Wolfsburg (WOL) pagam, cada, 1 dos 100 maiores salários.


Se dividirmos por países, temos a seguinte situação:

O Campeonato Inglês conta com 36 dos 100 maiores salários pagos.
O Campeonato Espanhol conta com 23 dos 100 maiores salários pagos.
O Campeonato Italiano conta com 19 dos 100 maiores salários pagos.
O Campeonato Alemão conta com 10 dos 100 maiores salários pagos.
O Campeonato Francês conta com 6 dos 100 maiores salários pagos.
Os Campeonatos Brasileiro e Americano contam, cada, com 2 dos 100 maiores salários pagos.
Os Campeonatos Galês e Russo contam, cada, com 1 dos 100 maiores salários pagos.

9 de mai. de 2011

Músicas da semana - 09/05 a 15/05




1 - Ilê Pérola Negra

Artista: Daniela Mercury
Álbum: Sol da Liberdade
Ano: 2000





2 - Huckleberry Crumble

Artista: Stone Temple Pilots
Álbum: Stone Temple Pilots
Ano: 2010





3 - Love Street

Artista: The Doors
Álbum: Waiting For the Sun
Ano: 1968





4 - Surfando em Karmas e DNA

Artista: Engenheiros do Hawaii
Álbum: Acústico MTV
Ano: 2004





5 - Trem do Pantanal

Artista: Almir Sater
Álbum: Doma
Ano: 1982

6 de mai. de 2011

Por que 1 é 1, 2 é 2, 3 é 3... ?

Escrevemos diariamente números. Estão aí pra diversas situações. 3 disso, 7 daquilo... Mas nunca paramos pra pensar por que usamos esses algarismos para representá-los.

Aprendemos ainda na escola, em seus primeiros dias, que nossos algarismos (1,2,3,4,5,6,7,8,9,0) são chamados arábicos. Surgiram em substituição aos chamados algarismos romanos (I,II,III, IV, V,VI...).

Mas por que 1? Ou 3? Ou 9?

Entre várias especulações sobre a concepção dos algarismos arábicos, há uma que relaciona a quantidade de ângulos existente na forma do algarismo e a quantidade que ele representa.

Observe na figura abaixo as formas primitivas dos algarismos e suas regiões internas. Perceberá que o número 1 possui 1 ângulo. Enquanto o 3, possui 3! E o nove, adivinhe... 9 ângulos.

Não sei se essa resposta é a definitiva, mas me convenceu! rs...

5 de mai. de 2011

Frases antológicas: Allan Kardec

Hippolyte Léon Denizard Rivail foi educador, escritor e tradutor francês. Sob o pseudônimo de Allan Kardec, notabilizou-se como o codificador do espiritismo, também denominado de Doutrina Espírita.

Entre suas obras destacam-se: "O Livro dos Espíritos", "O Livro dos Médiuns", "O Evangelho segundo o Espiritismo", "O Céu e o Inferno" e "A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo".







Frases:

"Se a religião recusa caminhar com a ciência, a ciência avança sozinha."

"Podem queimar livros, mas não se queimam idéias; as chamas das fogueiras as superexcitam, em vez de extingui-las. Ademais, as idéias estão no ar, e não há Pirineus bastante elevados para detê-las; e quando é grande e generosa uma idéia, encontra milhares de corações dispostos a almejá-la."

"Uma religião que não estivesse, em nenhum ponto, em contradição com as leis da Natureza, nada teria a temer do progresso e seria uma religião invulnerável."

"A ciência e a religião são as alavancas da inteligência humana."

"Sejam quais forem os prodígios realizados pela inteligência humana, esta inteligência tem também uma causa primária. É a inteligência superior a causa primária de todas as coisas,
qualquer que seja o nome pelo qual o homem a designe."

"Caminhando de par com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrassem estar em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificaria nesse ponto. Se uma verdade nova se revelar, ela a aceitará."

"Todo efeito tem uma causa; todo efeito inteligente tem uma causa inteligente; a potência de uma causa está na razão da grandeza do efeito."

"Os espíritos protetores nos ajudam com os seus conselhos, através da voz da consciência, que fazem falar em nosso íntimo - mas como nem sempre lhes damos a necessária importância, oferecem-nos outros mais diretos, servindo-se das pessoas que nos cercam."

"Melhorados os homens, não fornecerão ao mundo invisível senão bons espíritos; estes, encarnando-se, por sua vez só fornecerão à Humanidade corporal elementos aperfeiçoados. A Terra deixará, então, de ser um mundo expiatório e os homens não sofrerão mais as misérias decorrentes das suas imperfeições."

"Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da humanidade."

"Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral, e pelos esforços que faz para domar as suas más inclinações"

"Nascer, morrer, renascer ainda, progredir sempre, tal é a Lei."

"Os bons espíritos simpatizam com os homens de bem, ou suscetíveis de se melhorar. Os espíritos inferiores, com os homens viciosos ou que podem viciar-se. Daí seu apego, resultante da semelhança de sensações."

"Reconhece-se a qualidade dos Espíritos pela sua linguagem; a dos Espíritos verdadeiramente bons e superiores é sempre digna, nobre, lógica, isenta de contradições; respira a sabedoria, a benevolência, a modéstia e a moral mais pura; é concisa e sem palavras inúteis. Nos Espíritos inferiores, ignorantes, ou orgulhosos, o vazio das idéias é quase sempre compensado pela abundância de palavras. Todo pensamento evidentemente falso, toda máxima contrária à sã moral, todo conselho ridículo, toda expressão grosseira, trivial ou simplesmente frívola, enfim, toda marca de malevolência, de presunção ou de arrogância, são sinais incontestáveis de inferioridade num Espírito."

"Pelo espiritismo a humanidade deve entrar em uma nova fase, a do progresso moral, que é a sua consequência inevitável".

"Possuímos em nós mesmos, pelo pensamento e a vontade, um poder de ação que se estende muito além dos limites de nossa esfera corpórea."

"Na ausência dos fatos, a dúvida se justifica no homem ponderado."

"Onde quer que as minhas obras penetraram e servem de guia, o Espiritismo é visto sob o seu verdadeiro aspecto, isto é, sob um caráter exclusivamente moral"

"A educação, se bem compreendida, é a chave do progresso moral."

"A felicidade depende das qualidades próprias do indivíduo e não do estado material do meio em que se encontra."

4 de mai. de 2011

O rei da selva

Entenda em poucos segundos porque o leão é o rei da selva.



Isso é que é botar moral!

3 de mai. de 2011

Composição do preço da gasolina

O alto valor do litro da gasolina em todo o país tem levantado várias questões. Uma delas é:

"Por que pagamos tanto se somos auto-suficientes em petróleo, enquanto em países como o Paraguai, que não tem um poço sequer, a gasolina é mais barata?"

Resposta: impostos.

Imagine 1 litro de gasolina sendo vendido a R$2,47. (E já tem lugares onde o litro custa mais de R$3,00!).

Pois bem, para 1 litro custando R$2,47, temos a seguinte situação:

Custo:

Gasolina ("A") 800ml (pura, vendida pela Petrobrás) = R$ 0,80
Álcool Anidro 200 ml (os 20% misturados à gasolina) = R$ 0,24

TOTAL = R$ 1,04 / Litro

Impostos:

CIDE - PIS/COFINS (Imposto Federal) = R$ 0,44
ICMS (Imposto Estadual) = R$ 0,64

TOTAL DE IMPOSTOS (104% do Preço Bruto) = R$ 1,08


Somando custo + impostos = R$ 2,12

Acrescente:

LUCRO DA DISTRIBUIDORA (Média por Litro) = R$ 0,08
FRETE (Média por Litro) = R$ 0,02
LUCRO DO POSTO (Média por Litro) = R$ 0,25


Chega-se assim ao valor final de R$2,47, sendo que destes, R$1,08 são impostos. O preço sem impostos seria de R$1,39 por litro.

Agora imagine que uma pessoa X consome 200 litros de gasolina por mês. Ela gastará R$494,00 para abastecer seu carro.

O dono do posto receberá R$50,00 pelas vendas.
O cara do frete receberá R$4,00 pelo transporte.
A petrobrás receberá R$16,00 pela extração, refino e composição.
E o governo?

Bem, o governo (em todas as esferas) receberá R$216,00. Mas não se preocupe! Este valor será reinvestido em você, através de serviços públicos gratuitos de excelente qualidade, como saúde, educação e segurança!*

*Antes que critiquem, estou sendo extremamente irônico.

2 de mai. de 2011

Músicas da semana - 02/05 a 08/05




1 - Borboletas

Artista: Victor e Léo
Álbum: Borboletas
Ano: 2008





2 - Runaway Train

Artista: Soul Asylum
Álbum: Grave Dancers Union
Ano: 1992





3 - I Want You

Artista: Savage Garden
Álbum: Savage Garden
Ano: 1997





4 - One Headlight

Artista: The Wallflowers
Álbum: Bringing Down the Horse
Ano: 1996





5 - De Repente Califórnia

Artista: Lulu Santos
Álbum: Tempos Modernos
Ano: 1982

29 de abr. de 2011

E se os Beatles...

Outro dia estava escutando algumas coisas produzidas pelos ex-Beatles. Percebi que, mesmo separados, todos continuaram a criar músicas de grande qualidade. Cada um a seu estilo. E pensei: o que teria acontecido se eles não tivessem se separado em 1969? O que mais poderiam ter feito juntos?

Bem, se pegarmos os discos solo dos quatro ex-integrantes, de 1969 a 1975, compilarmos algumas das canções, conseguimos "criar" um disco imaginário. Sem dúvida seria um álbum fantástico!

Poderíamos ter o seguinte repertório:

"It Don't Come Easy"
"Bangladesh"
"Mother"
"My Love"
"Live and Let Die"
"Jet"
"My Sweet Lord”
"Maybe I’m Amazed”
"Give Peace a Chance"
"Dark Horse"
"Instant Karma!"
"Photograph"
"Power to the People"
"Imagine"
"Band on the Run"
"Happy Xmas (War Is Over)"

Dezesseis composições que contemplariam os quatro integrantes. Seria sem dúvida um grande álbum. Pena que é apenas exercício especulativo...

28 de abr. de 2011

Frases antológicas: Charles Darwin

Charles Robert Darwin foi um naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da seleção natural. Esta teoria se desenvolveu no que é agora considerado o paradigma central para explicação de diversos fenômenos na Biologia.

Em seu livro de 1859, "A Origem das Espécies", ele introduziu a ideia de evolução a partir de um ancestral comum, por meio de seleção natural. Esta se tornou a explicação científica dominante para a diversidade de espécies na natureza. Ele ingressou na Royal Society e continuou a sua pesquisa, escrevendo uma série de livros sobre plantas e animais, incluindo a espécie humana, notavelmente "A descendência do Homem e Seleção em relação ao Sexo" e "A Expressão da Emoção em Homens e Animais".

Em reconhecimento à importância do seu trabalho, Darwin foi enterrado na Abadia de Westminster, próximo a Charles Lyell, William Herschel e Isaac Newton. Foi uma das cinco pessoas não ligadas à família real inglesa a ter um funeral de Estado no século XIX.

Frases:

"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais. Os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento."

"Um livro e tanto escreveria o capelão do Diabo sobre os trabalhos desastrados, esbanjadores, ineficientes e terrivelmente cruéis da natureza!"

"Se a miséria dos nossos pobres não fosse causada pelas leis da natureza, mas pelas nossas instituições, grande seria no nosso pecado."

"Enquanto meio de educação, a escola para mim foi um simples vazio."

"O homem ainda traz em sua estrutura fisica a marca indelével de sua origem primitiva."

"[matemática] É como um cego num quarto escuro à procura de um gato preto que não está lá."

"Tem sido uma amarga penitência para mim digerir a conclusão de que 'essa corrida é para os fortes' e que eu provavelmente farei pouco mais do que me contentar em admirar os avanços que outros obtiveram na ciência."

"Na sobrevivência dos indivíduos e raças favorecidas, durante a luta constante e recorrente pela existência, vemos uma forma poderosa e incessante de seleção."

"A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento: são aqueles que sabem pouco, e não aqueles que sabem muito, que tão positivamente afirmam que esse ou aquele problema jamais será resolvido pela ciência."

"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas."

"Me transformei num tipo de máquina de observar fatos e formular conclusões."

"Não gostamos que os animais, a quem tornamos nossos escravos, sejam considerados nossos iguais."

"Um homem da ciência não deve ter desejos, nem afeições, somente um mero coração de pedra."

"Para ser um bom observador é preciso ser um bom teórico."

"A atenção é a mais importante de todas as faculdades para o desenvolvimento da inteligência humana."

"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças"

"O homem que tem coragem de desperdiçar uma hora do seu tempo não descobriu o valor da vida."

"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana"

"Na história da humanidade (e dos animais também) aqueles que aprenderam a colaborar e improvisar foram os que prevaleceram."

27 de abr. de 2011

Família real britânica

O casamento do Príncipe William e de Kate Middleton trouxe novamente a realeza britânica para a frente dos holofotes. Mas você conhece a história desse pessoal? Confesso que sempre me confundo. São vários Charles, Edwards, Elizabeths... Georges então!

De 1567 até o presente, os listados abaixo foram monarcas britânicos:

Rei James I - casado com Anne da Dinamarca (1567 a 1625)
Rei Charles I - casado com Henrietta Maria da França (1625 a 1649)
Rei Charles II - casado com Catarina de Bragança (1649 a 1685)
Rei James II - casado com Mary de Modena (1685 a 1718)
Rei William II - casado com Mary II (1688 a 1702)
Rainha Anne - casada com George da Dinamarca (1702 a 1714)
Rei George I - casado com Sophia Dorothea de Celle (1714 a 1727)
Rei George II - casado com Caroline de Ansbach (1727 a 1760)
Rei George III - casado com Charlotte de Mecklenburg-Strelitz (1760 a 1820)
Rei George IV - casado com Caroline de Brunswick (1820 a 1830)
Rei William IV - casado com Adelaide de Saxe-Meiningen (1830 a 1837)
Rainha Victoria - casada com Albert de Saxe-Coburg-Gotha (1837 a 1901)
Rei Edward VII - casado com Alexandra da Dinamarca (1901 a 1910)
Rei George V - casado com Mary de Teck (1910 a 1936)
Rei Edward VIII - casado com Wallis Warfield Simpson (1936)
Rei George VI - casado com Elizabeth Bowes-Lyon (1936 a 1952)
Rainha Elizabeth II - casada com Philip de Edinburgo (1952 ao presente)


O núcleo principal da família:

O rei George VI (aquele do filme "O Discurso do Rei") casou-se com Elizabeth Bowes-Lyon e teve duas filhas: Elizabeth (II) e Margaret.

Elizabeth herdou o trono por ser a primogênita. Casou-se com Philip, com quem teve 4 filhos: Charles (primogênito e herdeiro do trono), Anne, Andrew e Edward.

Charles casou-se com Diana Spencer, com quem teve 2 filhos: William (primogênito e herdeiro do trono) e Harry.

Anne casou-se com Mark Philips, com quem teve 2 filhos: Peter e Zara.

Andrew casou-se com Sarah Ferguson, com quem teve duas filhas: Beatrice e Eugenie.

Edward casou-se com Sophie Rhys-Jones, com quem teve 2 filhos: Louise e James.


Curioso pensar que George VI só se tornou rei porque seu irmão Edward VIII (primogênito) abdicou do trono. Caso isso não tivesse ocorrido, a descendência seguiria pela família de Edward e não de George. Assim Elizabeth não seria rainha. Tampouco Charles e William, príncipes e herdeiros da coroa.

26 de abr. de 2011

Carregador Universal para Celular

"Opa, acabou a bateria do meu celular. Alguém aqui tem carregador de 'GXHGSJ modelo 785875'?" E ninguém tem... Quem aqui nunca se viu nessa situação? Pois esse problema pode estar com os dias contados.

Está sendo desenvolvido um carregado de baterias de celular universal. Ele carregará qualquer celular sem utilizar fios, com a simples aproximação entre aparelho e carregador. A nova tecnologia, prevista ainda para 2011, servirá para todas as marcas, mas é preciso que o celular esteja dentro de padrões. O aparelho precisa, por exemplo, de uma bobina que possibilita o carregamento por indução eletromagnética. Muitas empresas, não só as de telefonia móvel, já começaram a adaptar seus produtos, e é provável que o carregador do futuro também sirva para outros eletrônicos, como tocadores de MP3 e relógios de pulso, entre outros.


Funcionamento:

O carregador é ligado numa tomada comum. No modo de espera, ele envia um sinal eletrônico contínuo em busca de um aparelho compatível. Quando o celular é colocado próximo ao carregador, os dois aparelhos se identificam e o carregamento começa

A comunicação entre celular e carregador é coordenada por um chip. Sinais PING - tipo de código eletrônico para troca de informações - são enviados via ondas de rádio por antenas dos dois aparelhos

Dentro do carregador, existe um fio de cobre enrolado em espiral, com material ferromagnético no meio. Esse conjunto forma a bobina, que recebe a corrente elétrica vinda da tomada e a transforma em campo magnético

Quando a bobina do celular está ao alcance do campo magnético, a variação do fluxo dentro do carregador cria uma voltagem sobre ela. O celular absorve essa voltagem em forma de eletricidade, ocorrendo, assim, a indução eletromagnética

Da bobina, a eletricidade é enviada para a bateria do celular, que começa a recarregar. O carregador identifica as características do aparelho e controla a tensão enviada para a bobina, para não haver o risco de queimá-la por excesso de voltagem

"Isso não é magia, é tecnologia!"

Músicas da semana - 25/04 a 01/05




1 - The Wicker Man



Artista: Iron Maiden
Álbum: Brave New World
Ano: 2000




2 - Mr. Crowley


Artista: Ozzy Osbourne
Álbum: Blizzard of Ozz
Ano: 1980




3 - Starman


Artista: David Bowie
Álbum: The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars
Ano: 1972




4 - O Coro Vai Comê!

Artista: Charlie Brown Jr.
Álbum: Transpiração Contínua Prolongada
Ano: 1997




5 - Moro no Brasil


Artista: Farofa Carioca
Álbum: Moro no Brasil
Ano: 1998

Related Posts with Thumbnails