24 de mai. de 2011

"Quem foi esta cidade?" - Almirante Tamandaré

Afinal, quem foi Almirante Tamandaré?

Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, nasceu em Rio Grande, 13 de dezembro de 1807. Aos quinze anos de idade, alistou-se como voluntário na Marinha do Brasil, onde iniciou carreira como praticante de piloto na fragata Niterói, sob o comando de John Taylor. Nesse posto tomou parte em vários combates navais no litoral da então Província da Bahia, inclusive na perseguição à força naval portuguesa que se retirava em 1823.

Em 1825, durante a Guerra da Cisplatina (1825-1828) - em que as Províncias Unidas do Rio da Prata pretendiam anexar a Província Cisplatina, então pertencente ao Império do Brasil - Tamandaré, como tenente, se destacou em muitos combates pela liderança e coragem. Capturado com outros brasileiros, arrebatou ao inimigo o navio de guerra que os levava prisioneiros, assumindo o seu comando aos 18 anos de idade.

Aos vinte anos de idade, no comando da escuna "Bela Maria", depois de travar combate de artilharia com um navio argentino e vencendo, demonstrou o seu espírito humanitário com o inimigo, o que lhe valeu o reconhecimento dos vencidos (1827).

Em 1840 já era Capitão-de-Fragata e, em 1847, Capitão de Mar-e-Guerra.

Participou da Guerra contra Rosas, em 1851, na passagem do Tonelero.

Em 1852 foi promovido ao posto de Chefe-de-Divisão, correspondente a Comodoro em outra marinhas e, em 1854, a Chefe-de-Esquadra, correspondente Contra-Almirante.

Em 1864, já com o título de barão de Tamandaré, assumiu o cargo de Comandante-em-Chefe das operações navais brasileiras no Rio da Prata.

Durante a Guerra do Paraguai (1864 - 1870), coube a Marques Lisboa o comando das forças navais no início do conflito entre 1865 e 1866. Ele estabeleceu o bloqueio naval e organizou o apoio logístico para a força em operação, fundamentais para o seu bom êxito.

Em 1866, por razões de saúde e políticas pediu o afastamento do cargo, sendo substituído pelo Almirante Joaquim José Inácio, mais tarde visconde de Inhaúma.

Quando da Proclamação da República do Brasil, no dia 15 de novembro de 1889, o marquês de Tamandaré permaneceu fiel a Pedro II do Brasil, quedando-se cerca de uma hora a sós com o Imperador, pedindo-lhe permissão para a Armada Imperial debelar o golpe de Estado, o que lhe foi negado. Aos 82 anos de idade, e o último dos grandes militares monarquistas do passado ainda vivo, recusou-se a aceitar o fim da monarquia e permaneceu esperançoso da possibilidade de um contragolpe. Permaneceu ao lado da Família Imperial até ao seu embarque definitivo no navio Alagoas para o exílio.

Tamandaré é hoje o patrono da Marinha de Guerra do Brasil. O dia de seu nascimento, 13 de dezembro, é lembrado como o Dia do Marinheiro. Além disso, dá nome ao município de Almirante Tamandaré, no estado do Paraná. Sua população estimada em 2010 é de 103.245 habitantes e o município dista 15 km da capital, Curitiba.

23 de mai. de 2011

Músicas da semana - 23/05 a 29/05




1 - Sexperienced

Artista: Cachorro Grande
Álbum: Cachorro Grande
Ano: 2001





2 - Cowboy

Artista: Kid Rock
Álbum: Devil Without a Cause
Ano: 1998





3 - Crazy On You

Artista: Heart
Álbum: Dreamboat Annie
Ano: 1976





4 - Your Touch

Artista: Black Keys
Álbum: Magic Potion
Ano: 2006





5 - Orgasmatron

Artista: Motorhead
Álbum: Orgasmatron
Ano: 1986

19 de mai. de 2011

Frases antológicas: Otto von Bismarck

Otto Leopold Edvard von Bismarck-Schönhausen, foi um nobre, diplomata e político prussiano e uma personalidade internacional de destaque do século XIX.

Quando primeiro-ministro do reino da Prússia (1862-1890), unificou a Alemanha, depois de uma série de guerras, tornando-se o primeiro chanceler (1871 - 1890) do Império Alemão.


Frases:

"Os tolos dizem que aprendem com os seus próprios erros; eu prefiro aprender com os erros dos outros."

"A diplomacia sem as armas é como a música sem os instrumentos."

"Há ocasiões em que devemos governar livremente e ocasiões em que devemos governar com mão de ditador. Tudo se alterna."

"A história é um simples pedaço de papel impresso; o principal, ainda, é fazer história, e não escrevê-la. "

"Aquilo que é estrangeiro tem sempre uma aparência aristocrática para nós."

"A política não é uma ciência exata, mas uma arte."

"A liberdade é um luxo a que nem todos se podem permitir."

"Quanto mais fortes somos, menos provável é a guerra."

"A política não se faz com discursos, festas populares e canções; ela faz-se apenas com sangue e ferro."

"Um grande estado não pode ser governado com base nas opiniões de um partido."

"Nunca se mente tanto como em véspera de eleições, durante a guerra e depois da caça."

"A política é a doutrina do possível."

"Agradeço pela crítica mais severa apenas se ela permanecer imparcial."

"A liberdade é um conceito vago."

"Quando a propósito de uma ideia se diz que se está em princípio de acordo, isso significa que não se tem a menor intenção de a pôr em prática."

"Com leis ruins e funcionários bons ainda é possível governar. Mas com funcionários ruins as melhores leis não servem para nada."

"Quem toma conta da carteira tem o poder."

"Leis são como salsichas. É melhor não ver como elas são feitas."

18 de mai. de 2011

Campeonato Brasileiro de Futebol - 2011

O Brasileirão começa no próximo final de semana e seguirá até o final do ano quando conheceremos seu novo campeão. Conheça agora um pouco sobre os 20 times que disputarão o troféu.

América Futebol Clube
Cidade/Estado: Belo Horizonte/MG
Fundação: 30 de abril de 1912 - 99 anos
Mascote - Coelho
Títulos nacionais: Série B - 1997 / Série C - 2009


Atlético Clube Goianiense
Cidade/Estado: Goiânia/GO
Fundação: 2 de abril de 1937 - 74 anos
Mascote: Dragão
Títulos nacionais: Série C - 1990 e 2008


Clube Atlético Mineiro
Cidade/Estado: Belo Horizonte/MG
Fundação: 25 de março de 1908 - 103 anos
Mascote: Galo
Títulos nacionais: Série A - 1971 / Série B - 2006


Clube Atlético Paranaense
Cidade/Estado: Curitiba/PR
Fundação: 26 de março de 1924 - 87 anos
Mascote: Cartolinha e Furacão
Títulos nacionais: Série A - 2001 / Série B - 1995


Avaí Futebol Clube
Cidade/Estado: Florianópolis/SC
Fundação: 1 de setembro de 1923 - 87 anos
Mascote: Leão
Títulos nacionais: Série C - 1998


Esporte Clube Bahia
Cidade/Estado: Salvador/BA
Fundação: 1 de janeiro de 1931 - 80 anos
Mascote: Super-homem
Títulos nacionais: Série A - 1959* e 1988


Botafogo de Futebol e Regatas
Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ
Fundação: 1 de julho de 1894 - 116 anos
Mascote: Manequinho
Títulos nacionais: Série A - 1968* e 1995


Ceará Sporting Club
Cidade/Estado: Fortaleza/CE
Fundação: 2 de junho de 1914 - 96 anos
Mascote: Vozão
Títulos nacionais: --


Sport Club Corinthians Paulista
Cidade/Estado: São Paulo/SP
Fundação: 1 de setembro de 1910 - 100 anos
Mascote: Mosqueteiro
Títulos nacionais: Série A - 1990, 1998, 1999, 2005 / Série B - 2008


Coritiba Foot Ball Club
Cidade/Estado: Curitiba/PR
Fundação: 12 de outubro de 1909 - 101 anos
Mascote: Vovô Coxa
Títulos nacionais: Série A - 1985 / Série B - 2007 e 2010


Cruzeiro Esporte Clube
Cidade/Estado: Belo Horizonte/MG
Fundação: 2 de janeiro de 1921 - 90 anos
Mascote: Raposa
Títulos nacionais: Série A - 1966* e 2003


Figueirense Futebol Clube
Cidade/Estado: Florianópolis/SC
Fundação: 12 de junho de 1921 - 89 anos
Mascote: Figueirinha e Furacão
Títulos nacionais: --


Clube de Regatas Flamengo
Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ
Fundação: 17 de novembro de 1895 - 115 anos
Mascote: Urubu
Títulos nacionais: Série A - 1980,1982,1983,1987**,1992,2009


Fluminense Football Club
Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ
Fundação: 21 de julho de 1902 - 108 anos
Mascote: Cartola
Títulos nacionais: Série A - 1970*, 1984, 2010 / Série C - 1999



Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
Cidade/Estado: Porto Alegre/RS
Fundação: 15 de setembro de 1903 - 107 anos
Mascote: Mosqueteiro
Títulos nacionais: Série A - 1981 e 1996 / Série B - 2005


Sport Club Internacional
Cidade/Estado: Porto Alegre/RS
Fundação: 4 de abril de 1909 - 102 anos
Mascote: Saci
Títulos nacionais: Série A - 1975,1976,1979


Sociedade Esportiva Palmeiras
Cidade/Estado: São Paulo/SP
Fundação: 26 de agosto de 1914 - 96 anos
Mascote: Periquito e Porco
Títulos nacionais: Série A - 1960*,1967*,1967*,1969*,1972,1973,1993,1994 / Série B - 2003


Santos Futebol Clube
Cidade/Estado: Santos/SP
Fundação: 14 de abril de 1912 - 99 anos
Mascote: Baleia
Títulos nacionais: Série A - 1961*,1962*,1963*,1964*, 1965*,1968*,2002,2004


São Paulo Futebol Clube
Cidade/Estado: São Paulo/SP
Fundação: 25 de janeiro de 1930 - 81 anos
Mascote: São Paulo de Tarso
Títulos nacionais: Série A - 1977,1986,1991,2006,2007,2008


Club de Regatas Vasco da Gama
Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ
Fundação: 21 de agosto de 1898 - 112 anos
Mascote: Almirante português
Títulos nacionais: Série A - 1974,1989,1997,200 / Série B - 2009




Como títulos nacionais foram mencionados apenas os campeonatos brasileiros, de todas as divisões.

* Títulos recentemente unificados.
**Copa União 1987 - O Sport Recife também é considerado campeão daquele ano.

Se você, torcedor de algum desses times, encontrar algum erro em nossas informações, por favor nos informe para que possamos fazer as devidas correções.

17 de mai. de 2011

Pleonasmos viciosos

Pleonasmo vicioso é a repetição de termos supérfluos, evidentes ou inúteis na frase.

É o mesmo que repetição redundante, desnecessária, motivada pela ignorância de quem escreve ou fala.

A seguir, uma lista de pleonasmos viciosos que devem ser evitados e que são extremamente comuns:





"Acabamento final" - Se é acabamento, é no final.

"Ganhar grátis" - Se não for grátis, não é ganho.

"Adiar para o dia seguinte" - Dia seguinte já é adiamento.

"General do Exército" - Só existe general no exército.

"Goteira no teto" - Não existe goteira no chão.

"Há muitos anos atrás" - Se é há muitos anos, não pode ser para frente.

"Almirante da Marinha" - Todo almirante é da marinha.

"Hábitat natural" - Todo habitat é natural.

"Hemorragia de sangue" - Hemorragia só pode ser de sangue.

"Bonita caligrafia" - Toda caligrafia é bonita.

"Inaugurar novo" - Toda inauguração pressupõe algo novo.

"Brigadeiro da Aeronáutica" - Brigadeiro é sempre da aeronáutica.

"Entrar para dentro" - Entrar pra fora?

"Labaredas de fogo" - Toda labareda é de fogo.

"Metades iguais" - Se são metades são iguais.

"Conviver junto" - Tem como conviver separadamente?

"Monopólio exclusivo" - Todo monopólio é exclusivo.

"Decapitar a cabeça" - Precisa dizer algo?

"Pequenos detalhes" - Se é detalhe, é pequeno.

"Descer para baixo" - Esse é famoso...

"Prefeitura Municipal" - No Brasil só municípios tem prefeituras...

"Protagonista principal" - Se é o protagonista, é o principal.

"Elo de ligação" - Todo elo serve para ligar.

"Relação bilateral entre dois…" - Entre três é que não pode ser...

"Encarar de frente" - Se sua cara fica na frete, só pode encarar de frente mesmo.

"Repetir de novo" - Outra que não precisa explicar...

"Sair para fora" - Outro clássico.

"Surpresa inesperada" - Se não for inesperado, não é surpresa.

Esse são só alguns exemplos. A todo momento nos descuidamos e soltamos alguns desses pleonasmos viciosos. Isso nem é tão problemático. Triste é quando alguém solta um "elo de ligação" achando que está falando bonito.

16 de mai. de 2011

Músicas da semana - 16/05 a 22/05




1 - Sweet About Me

Artista: Gabriela Cilmi
Álbum: Lessons to be Learned
Ano: 2008





2 - Na Na Na Hey Hey Kiss Him Goodbye

Artista: Steam
Álbum: Steam
Ano: 1969





3 - I Need To Know

Artista: Tom Petty and the Heartbreakers
Álbum: You're Gonna Get It!
Ano: 1978





4 - Caio no Suingue

Artista: Pedro Luís e a Pared
Álbum: Astronauta Tupy
Ano: 1998





5 - Bohemian Like You

Artista: The Dandy Warhols
Álbum: Thirteen Tales from Urban Bohemia
Ano: 2000

13 de mai. de 2011

Algo familiar?

Veja o vídeo abaixo:



Se você tem lembranças da década de 90, sobretudo sua primeira metade, provavelmente reconheceu o grito de guerra "uh! Tererê!" que era bradado em estádios de futebol por todo o país. Pois esta é mesmo sua origem...

O nosso "Uh! Tererê!" é uma corruptela de "Whoomp There It Is", título (e refrão) de uma música de 1993, gravada pelo grupo norte-americano Tag Team. Significa algo como "Ah, é isso aí!".

Curiosidade: Em 1995 a escola de samba Estácio de Sá resolveu homenagear o Flamengo e seu centenário no carnaval. Em seu samba-enredo o refrão dizia: "É mengo tengo / No meu quengo é só Flamengo / Uh! Tererê! / Sou Flamengo até morrer!"

12 de mai. de 2011

Frases antológicas: Rachel de Queiroz

Rachel de Queiroz foi uma tradutora, romancista, escritora, jornalista e importante dramaturga brasileira.

Autora de destaque na ficção social nordestina. Foi primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Em 1993, foi a primeira mulher galardoada com o Prêmio Camões, equivalente ao Nobel, na língua portuguesa. É considerada por muitos como a maior escritora brasileira.

Entre suas obras destacamos "As Três Marias" e "Memorial de Maria Moura".





Frases:


"Na minha infância, todas as velhas só viviam na igreja. Velha sem religião quem inaugurou foi minha geração."

"A piedade supõe uma condição de superioridade e a gente só pode se compadecer de quem sofre mais do que nós".

"Fala-se muito na crueldade e na bruteza do homem medievo. Mas o homem moderno será melhor?"

"Cada coisa tem sua hora e cada hora o seu cuidado"

"Doer, dói sempre. Só não dói depois de morto. Porque a vida toda é um doer."

“Na verdade nem sou comunista nem sou reacionária, sou propriamente anarquista, sou só uma doce anarquista.”

“Acho que a gente tem que dar o testemunho fiel do seu tempo e da sua gente e as conclusões que sejam tiradas.”

“A vida eu acho que ensina surrando...”

“É por causa dessa minha cara redonda, todo mundo pensa que sou alegre.”

“Gosto de televisão, acho televisão, como todo mundo – não sou idiota – um instrumento mágico, maravilhoso, etc e tal; agora, em geral mal empregado.”

“Eu me arrependo de quase tudo.”

“Criança é uma das minhas paixões na vida. Você perguntou das coisas de que gosto, criança é uma das minhas paixões.”

“Depois do livro escrito, eu me desinteresso dele e não gosto muito de pensar, porque só me lembro do que não gosto. As coisas de que poderia gostar esqueço, eu só me lembro do que não gosto e tenho aquela cisma.”

"O homem feliz é o que não tem passado. O maior dos castigos, para o qual só há pior no inferno, é a gente recordar. Lembranças que vem de repente e ataca como uma pontada debaixo das costelas, ali onde se diz que fica o coração. Alguém pode ter tudo, mocidade, dinheiro no bolso, um bom cavalo debaixo das pernas, o mundo todo ao seu dispor. Mas não pode usufruir nada disso por quê? Porque tem as lembranças perturbando. O passado te persegue, como um cão perverso nos teus calcanhares. Não há dia claro, nem céu azul, nem esperança de futuro, que resista ao assalto das lembranças."

"Não é preciso pressa na literatura. Um romance é como gravidez: aquilo fica dentro de voce, crescendo, incomodando, até sair."

11 de mai. de 2011

Leis de incentivo à cultura

Recentemente houve muita polêmica envolvendo a cantora Maria Bethânia por conta da mesma ter recebido R$ 1,3 milhão do Ministério da Cultura para criar um blog chamado "O mundo precisa de poesia". A proposta do página é que a cantora publique diariamente um vídeo declamando poemas, numa série de 365 clipes dirigidos por Andrucha Waddington.

Mas será que a polêmica foi por conta do valor e do projeto, ou por se tratar de uma pessoa conhecida? Será que não foi "muito barulho por nada"? Será que quem criticou o projeto do blog conhece algumas das propostas aprovadas pelas leis de incentivo à cultura? E mais, conhece os valores pagos a elas? Confesso que eu mesmo não conhecia, mas procurei conhecer e compartilho algumas informações interessantes com vocês.


Descobri que serão destinados R$ 5.062.669,69 para a ampliação do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo. Não conheço Porto Alegre, muito menos o museu, mas considero ações desse tipo sempre benéficas.

Que serão destinados R$ 4.285.000,00 para a realização da 35ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Com certeza uma ação que interessa a muitos.

Muito bom saber que R$ 3.779.700,00 irão para a realização do Festival Folclórico de Parintins. Considero um evento formidável, tendo inclusive feito um post a esse respeito.

Como bom mineiro, gostei de saber que o Tricentenário de Vila Rica de Ouro Preto será comemorado com eventos aos quais foram destinados R$ 2.928.420,00.

Achei interessantíssimo a lei contemplar o projeto Cartas DÁfrica – Notícias de além-mar Cartas DÁfrica – Uma História de Retornos com R$ 2.151.250,00. Sem dúvida uma história que merece ser contada!


Todos os projetos mencionados receberam verbas superiores a recebida por Bethânia. Sem dúvida são projetos de grande valor, que podem inclusive ser considerados por muitos mais interessantes do que o projeto do blog. Até concordo. Mas vejamos antes outros projetos aprovados...


As leis de incentivo destinaram 7.163.320,00 para o espetáculo Shrek - O Musical. Mesmo eu que não sou muito fã de musical vou querer assistir esse... Afinal, com 7 milhões, deve ser incrível!

Aliás, vou ampliar minha temporada de musicais. Depois de Shrek, verei Zorro, O Musical. Outro projeto contemplado com quantia módica: R$ 5.370.794,00.

Esse nem sei se é musical, mas também recebeu uma grana considerável. O Mágico de Oz e seus R$ 3.631.900,00.

Olha só que curioso... Disney On Ice – Disneyland Adventures. Sinceramente, nunca imaginei que um espetáculo da Disney pleiteasse verba nas nossas leis de incentivo à cultura. Para a turma do pateta patinador no gelo, R$ 5.117.493,03.

Outro que me surpreendeu: Blue Man Group. Acho o trabalho dos caras bem bacana. Mas com o valor cobrado pelo ingresso, precisariam desses "incentivos"? Afinal R$ 3.751.150,00 não é pouca coisa...

Fiquei sabendo também que a banda SP Gaitta vai gravar um cd e dvd! Olha só! R$ 1.401.680,00 para a turma de Salto, que se dedica a tocar a vanera, música sertaneja típica do sul do país (descobri no Google).

Diego Rúzi e Juliano (esses nem no Google) foram mais modestos no seu projeto de gravação de dvd. "Apenas" R$ 1.011.310,00. Dos citados, o único que vai receber menos que o blog da Bethânia.


Após ler sobre esses projetos e valores, muitos continuarão a achar a quantia destinada ao blog da Bethânia um exagero. Outros poderão mudar de idéia. O objetivo do post não foi o convencimento de uma maneira nem de outra. Foi mostrar que devemos nos informar melhor antes de atacar ou defender cegamente determinados assuntos, temas e projetos.

Para quem quiser conhecer outros projetos contemplados (e rejeitados, como o da turnê de Zezé di Camargo e Luciano), basta acessar este link.

10 de mai. de 2011

Os maiores salários do futebol mundial

O site Pesquisadores do Futebol publicou uma lista com os 100 maiores salários do futebol mundial.

De acordo com o site, no topo da lista aparece o português Cristiano Ronaldo (Real Madrid), dono de um salário mensal de 1.000.000 €! Em seguida aparece Lionel Messi (Barcelona), com salário de 875.000 €.

Até aí nenhuma surpresa. Afinal são considerados os melhores jogadores do mundo na atualidade. Mas e a turma que vem depois?


Confira abaixo os altos salários pagos aos jogadores de futebol. Os valores estão em euros, mas para convertê-los para reais basta considerar 1 euro = 2,30 reais.



833.000 € - Fernando Torres (CHE) e Yaya Touré (MCT);
791.000 € - Wayne Rooney (MUT);
733.000 € - Kaká (RMA) e Ibrahimovic (MIL);
708.000 € - Adebayor (RMA);
666.000 € - Tevez (MCT), Eto´o (INT) e Ribery (BAY);
625.000 € - Terry e Lampard (CHE), Gerrard (LIV) e Xavi (BAR);
583.000 € - Iniesta, David Villa e Daniel Alves (BAR);
541.000 € - Dzeko (MCT), Rio Ferdinand, Balotelli e Kolo Touré (MUT), Ashley Cole (CHE) e Johnson (LIV);
516.000 € - Drogba (CHE);
500.000 € - Casillas, Benzema e Higuain (RMA), Fabregas (ARS), Peter Cech (CHE), Buffon (JUV), Victor Valdéz (BAR), Pirlo (MIL) e Kanouté (SEV);
458.000 € - Totti (ROM), Vieira (INT), Kuranyi (DiIN) Schweinsteiger e Robben (BAY), Barry e Kolarov (MCT);
450.000 € - Joe Cole (LIV);
416.000 € - Ozil, Khedira e Lassana Diarra (RMA), Ballack (LEV), Ronaldinho Gaúcho (FLA), Aguero (ATM), Puyol (BAR), Luca Toni (JUV), Bridge e Lescott (MCT), Van Der Sar e Evra (MUT) e Carroll (LIV);
400.000 € - Berbatov e Giggs (MUT), Arshavin (ARS), Anelka (CHE) e Goucuff (LYO);
383.000 € - De Rossi (ROM);
375.000 € - Ricardo Carvalho e Xabi Alonso (RMA), Nesta e Flamini (MIL), Júlio César e Diego Milito (INT), David Beckham (LAG), Heinze (OLM), Diego Forlan (ATM), Scholes (MUT), Carragher (LIV) e Van Persie (ARS);
358.000 € - David Silva (MCT), Lucho Gonzalez (OLM), Malouda (CHE) e Bellamy (CAR);
350.000 € - Amauri (JUV), Klose (BAY), Cris (LYO);
341.000 € - Lisandro Lopez (LYO);
333.000 € - Raúl (SCH), Mário Gomez (BAY), Del Piero (JUV), Sneijder e Cambiasso (INT), Pepe (RMA), Robinho e Seedorf (MIL), Van Nistelrooy (HAM), Deco (FLU), Marcherano (BAR), Frings (WER), Vidic (MUT) e Diego (WOL);
316.000 € - Gignac (OLM), Thierry Henry (NYR), Maicon (Internazionale), Milner (MCT) e Park Ji-Sung (MUT).


Se dividirmos por times, temos a seguinte situação:

Real Madrid ((RMA) paga 12 dos 100 maiores salários.
Manchester United (MUT) paga 11 dos 100 maiores salários.
Manchester City (MCT) paga 9 dos 100 maiores salários.
Chelsea (CHE) e Barcelona (BAR) pagam, cada, 8 dos 100 maiores salários.
Internazionale (INT) paga 7 dos 100 maiores salários.
Milan (MIL) paga 6 dos 100 maiores salários.
Bayern Munique (BAY) e Liverpool (LIV) pagam, cada, 5 dos 100 maiores salários.
Juventus (JUV) paga 4 dos 100 maiores salários.
Arsenal (ARS), Lyon (LYO) e Olympique Marseille (OLM) pagam, cada, 3 dos 100 maiores salários.
Roma (ROM) e Atletico Madrid (ATM) pagam, cada 2 dos 100 maiores salários.
Bayer Leverkusen (LEV), Cardiff City (CAR), Dinamo Moscou (DIN), Flamengo, (FLA) Fluminense (FLU), Hamburgo (HAM), LA Galaxy (LAG), New York Red Bulls (NYR), Schalke 04 (SCH), Sevilla (SEV), Werder Bremen (WER) e Wolfsburg (WOL) pagam, cada, 1 dos 100 maiores salários.


Se dividirmos por países, temos a seguinte situação:

O Campeonato Inglês conta com 36 dos 100 maiores salários pagos.
O Campeonato Espanhol conta com 23 dos 100 maiores salários pagos.
O Campeonato Italiano conta com 19 dos 100 maiores salários pagos.
O Campeonato Alemão conta com 10 dos 100 maiores salários pagos.
O Campeonato Francês conta com 6 dos 100 maiores salários pagos.
Os Campeonatos Brasileiro e Americano contam, cada, com 2 dos 100 maiores salários pagos.
Os Campeonatos Galês e Russo contam, cada, com 1 dos 100 maiores salários pagos.

9 de mai. de 2011

Músicas da semana - 09/05 a 15/05




1 - Ilê Pérola Negra

Artista: Daniela Mercury
Álbum: Sol da Liberdade
Ano: 2000





2 - Huckleberry Crumble

Artista: Stone Temple Pilots
Álbum: Stone Temple Pilots
Ano: 2010





3 - Love Street

Artista: The Doors
Álbum: Waiting For the Sun
Ano: 1968





4 - Surfando em Karmas e DNA

Artista: Engenheiros do Hawaii
Álbum: Acústico MTV
Ano: 2004





5 - Trem do Pantanal

Artista: Almir Sater
Álbum: Doma
Ano: 1982

6 de mai. de 2011

Por que 1 é 1, 2 é 2, 3 é 3... ?

Escrevemos diariamente números. Estão aí pra diversas situações. 3 disso, 7 daquilo... Mas nunca paramos pra pensar por que usamos esses algarismos para representá-los.

Aprendemos ainda na escola, em seus primeiros dias, que nossos algarismos (1,2,3,4,5,6,7,8,9,0) são chamados arábicos. Surgiram em substituição aos chamados algarismos romanos (I,II,III, IV, V,VI...).

Mas por que 1? Ou 3? Ou 9?

Entre várias especulações sobre a concepção dos algarismos arábicos, há uma que relaciona a quantidade de ângulos existente na forma do algarismo e a quantidade que ele representa.

Observe na figura abaixo as formas primitivas dos algarismos e suas regiões internas. Perceberá que o número 1 possui 1 ângulo. Enquanto o 3, possui 3! E o nove, adivinhe... 9 ângulos.

Não sei se essa resposta é a definitiva, mas me convenceu! rs...

5 de mai. de 2011

Frases antológicas: Allan Kardec

Hippolyte Léon Denizard Rivail foi educador, escritor e tradutor francês. Sob o pseudônimo de Allan Kardec, notabilizou-se como o codificador do espiritismo, também denominado de Doutrina Espírita.

Entre suas obras destacam-se: "O Livro dos Espíritos", "O Livro dos Médiuns", "O Evangelho segundo o Espiritismo", "O Céu e o Inferno" e "A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo".







Frases:

"Se a religião recusa caminhar com a ciência, a ciência avança sozinha."

"Podem queimar livros, mas não se queimam idéias; as chamas das fogueiras as superexcitam, em vez de extingui-las. Ademais, as idéias estão no ar, e não há Pirineus bastante elevados para detê-las; e quando é grande e generosa uma idéia, encontra milhares de corações dispostos a almejá-la."

"Uma religião que não estivesse, em nenhum ponto, em contradição com as leis da Natureza, nada teria a temer do progresso e seria uma religião invulnerável."

"A ciência e a religião são as alavancas da inteligência humana."

"Sejam quais forem os prodígios realizados pela inteligência humana, esta inteligência tem também uma causa primária. É a inteligência superior a causa primária de todas as coisas,
qualquer que seja o nome pelo qual o homem a designe."

"Caminhando de par com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrassem estar em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificaria nesse ponto. Se uma verdade nova se revelar, ela a aceitará."

"Todo efeito tem uma causa; todo efeito inteligente tem uma causa inteligente; a potência de uma causa está na razão da grandeza do efeito."

"Os espíritos protetores nos ajudam com os seus conselhos, através da voz da consciência, que fazem falar em nosso íntimo - mas como nem sempre lhes damos a necessária importância, oferecem-nos outros mais diretos, servindo-se das pessoas que nos cercam."

"Melhorados os homens, não fornecerão ao mundo invisível senão bons espíritos; estes, encarnando-se, por sua vez só fornecerão à Humanidade corporal elementos aperfeiçoados. A Terra deixará, então, de ser um mundo expiatório e os homens não sofrerão mais as misérias decorrentes das suas imperfeições."

"Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da humanidade."

"Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral, e pelos esforços que faz para domar as suas más inclinações"

"Nascer, morrer, renascer ainda, progredir sempre, tal é a Lei."

"Os bons espíritos simpatizam com os homens de bem, ou suscetíveis de se melhorar. Os espíritos inferiores, com os homens viciosos ou que podem viciar-se. Daí seu apego, resultante da semelhança de sensações."

"Reconhece-se a qualidade dos Espíritos pela sua linguagem; a dos Espíritos verdadeiramente bons e superiores é sempre digna, nobre, lógica, isenta de contradições; respira a sabedoria, a benevolência, a modéstia e a moral mais pura; é concisa e sem palavras inúteis. Nos Espíritos inferiores, ignorantes, ou orgulhosos, o vazio das idéias é quase sempre compensado pela abundância de palavras. Todo pensamento evidentemente falso, toda máxima contrária à sã moral, todo conselho ridículo, toda expressão grosseira, trivial ou simplesmente frívola, enfim, toda marca de malevolência, de presunção ou de arrogância, são sinais incontestáveis de inferioridade num Espírito."

"Pelo espiritismo a humanidade deve entrar em uma nova fase, a do progresso moral, que é a sua consequência inevitável".

"Possuímos em nós mesmos, pelo pensamento e a vontade, um poder de ação que se estende muito além dos limites de nossa esfera corpórea."

"Na ausência dos fatos, a dúvida se justifica no homem ponderado."

"Onde quer que as minhas obras penetraram e servem de guia, o Espiritismo é visto sob o seu verdadeiro aspecto, isto é, sob um caráter exclusivamente moral"

"A educação, se bem compreendida, é a chave do progresso moral."

"A felicidade depende das qualidades próprias do indivíduo e não do estado material do meio em que se encontra."

4 de mai. de 2011

O rei da selva

Entenda em poucos segundos porque o leão é o rei da selva.



Isso é que é botar moral!

3 de mai. de 2011

Composição do preço da gasolina

O alto valor do litro da gasolina em todo o país tem levantado várias questões. Uma delas é:

"Por que pagamos tanto se somos auto-suficientes em petróleo, enquanto em países como o Paraguai, que não tem um poço sequer, a gasolina é mais barata?"

Resposta: impostos.

Imagine 1 litro de gasolina sendo vendido a R$2,47. (E já tem lugares onde o litro custa mais de R$3,00!).

Pois bem, para 1 litro custando R$2,47, temos a seguinte situação:

Custo:

Gasolina ("A") 800ml (pura, vendida pela Petrobrás) = R$ 0,80
Álcool Anidro 200 ml (os 20% misturados à gasolina) = R$ 0,24

TOTAL = R$ 1,04 / Litro

Impostos:

CIDE - PIS/COFINS (Imposto Federal) = R$ 0,44
ICMS (Imposto Estadual) = R$ 0,64

TOTAL DE IMPOSTOS (104% do Preço Bruto) = R$ 1,08


Somando custo + impostos = R$ 2,12

Acrescente:

LUCRO DA DISTRIBUIDORA (Média por Litro) = R$ 0,08
FRETE (Média por Litro) = R$ 0,02
LUCRO DO POSTO (Média por Litro) = R$ 0,25


Chega-se assim ao valor final de R$2,47, sendo que destes, R$1,08 são impostos. O preço sem impostos seria de R$1,39 por litro.

Agora imagine que uma pessoa X consome 200 litros de gasolina por mês. Ela gastará R$494,00 para abastecer seu carro.

O dono do posto receberá R$50,00 pelas vendas.
O cara do frete receberá R$4,00 pelo transporte.
A petrobrás receberá R$16,00 pela extração, refino e composição.
E o governo?

Bem, o governo (em todas as esferas) receberá R$216,00. Mas não se preocupe! Este valor será reinvestido em você, através de serviços públicos gratuitos de excelente qualidade, como saúde, educação e segurança!*

*Antes que critiquem, estou sendo extremamente irônico.
Related Posts with Thumbnails