19 de ago. de 2009

De volta para o passado

Peramblogando por aí encontrei fotos antigas de várias cidades brasileiras. Acho legal ver como eram as coisas antes para em seguida vislumbrar como são hoje e perceber quanta coisa mudou.

Vejam agora fotos antigas de algumas capitais de estados brasileiros.

Recife - Boa Viagem

São Paulo - Anhangabaú

Vitória - Praça Oito

Porto Alegre - Praça da Matriz

Salvador - Itapoã

Fortaleza - Rua Floriano Peixoto

Rio de Janeiro - Copacabana

Belo Horizonte - Avenida Afonso Pena

Conhece algum desses lugares? Viu como eram? Agora pensem em como são. Quanta coisa mudou não é mesmo?!

18 de ago. de 2009

100 anos de efeitos especiais

Não é de hoje que os efeitos especiais encantam milhares de espectadores nas salas de cinema do mundo inteiro. Acabei de assistir um vídeo que traz uma linha do tempo mostrando a evolução dos processos de criação destes efeitos. Muito interessante pois mostra a evolução da pós produção hollywoodiana.

Confira a lista dos filmes que são mostrados:

1900 - The Enchanted Drawing
1903 - The Great Train Robbery
1923 - The Ten Commandments (Silent)
1927 - Sunrise
1933 - King Kong
1939 - The Wizard of Oz
1940 - The Thief of Bagdad
1954 - 20,000 Leagues Under the Sea
1956 - Forbidden Planet
1963 - Jason and the Argonauts
1964 - Mary Poppins
1977 - Star Wars
1982 - Tron
1985 - Back to the Future
1988 - Who Framed Roger Rabbit
1989 - The Abyss
1991 - Terminator 2: Judgement Day
1992 - The Young Indiana Jones Chronicles
1993 - Jurassic Park
2004 - Spider-Man 2
2005 - King Kong
2006 - Pirates of the Caribbean: Dead Man's Chest
2007 - Pirates of the Caribbean: At World's End
2007 - The Golden Compass
2008 - The Spiderwick Chronicles
2008 - The Curious Case of Benjamin Button



Aprenda dezenas de danças em 6 minutos

O vídeo a seguir já existe na internet há alguns anos. Milhões já assistiram e pode ser que vocês leitores sejam alguns desses. Aliás, provavelmente todos já viram. Eu no entanto só fui ver essa pérola hoje. Então resolvi compartilhar com aqueles que, assim como eu, estiveram em coma por uns 4 anos e não viram isso antes!



Gaste apenas 6 minutos de seu tempo e esteja preparado para destruir nas pistas, seja lá qual música for tocada. É quase um curso intensivo de dança!


17 de ago. de 2009

Comercial Toyota Primus "Harmony"

Acredito que hoje na publicidade temos um filão de mercado somente para o seguimento dos automóveis, e sem duvida que temos produtoras e diretores especialistas nesse assunto, pois quem é da área sabe as dificuldades de produzir este tipo de VT.

Em cada novo comercial de automóveis que vemos na TV encontramos a tentativa de inovação, de se fazer algo diferente. Seguindo esta linha o comercial do Toyota Primus surpreende ao mostrar algo diferente de tudo que vimos em relação a comerciais de carros, utilizando pessoas que formam a paisagem por onde o carro passa, e a medida que este passa a paisagem vai se transformando.

Não vi ainda e nem sei se vai passar nas tvs brasileiras, mas não faz mal, a internet esta ai para isso. Vale a pena também assistir o making of e ver como foi produzido o comercial. Uma mega produção de impressionar qualquer publicitário por ai...

Comercial Toyota Primus

Making of


Erva venenosa

O dito popular "bonitinha mas ordinária" se aplica também às plantas. Não pense você que as plantas venenosas são tão feias que de cara já espantam suas possíveis vítimas. Nada disso. Um exemplo é uma flor conhecida por sua beleza , o copo de leite, que é tóxica e pode até provocar lesão na córnea.

O Bico de Papagaio, aquela flor muito comum nos enfeites natalinos, também oferece riscos. O contato com sua seiva leitosa pode causar vários sintomas, dentre eles inchaços, irritações, vômitos e diarréia.
Outra planta perigosa é a famosa espirradeira, presente em locais de clima tropical. Seu látex apresenta alta toxicidade e pode causar muitos danos à saúde. Em alguns casos leva à distúrbios cardíacos que podem matar.

Estes são alguns exemplos de plantas facilmente encontradas em domicílios brasileiros. Portanto, se você tem em casa plantas tóxicas que vivem em meio à crianças e/ou animais domésticos é preciso redobrar o cuidado.


Disco da semana - Toys in the Attic

"Toys in the Attic" (1975) - Aerosmith

Faixas:

1."Toys in the Attic"
2. "Uncle Salty"
3. "Adam's Apple"
4. "Walk This Way"
5. "Big Ten Inch Record"
6. "Sweet Emotion"
7. "No More No More"
8. "Round and Round"
9. "You See Me Crying"

16 de ago. de 2009

Tirinha de domingo - Dilbert

(clique na imagem para ampliar)

Do uninuni

Uma ode a bunda grande

Muito antes do axé com o Tchan e seus similares e a imortalizada bunda da Carla Perez, ou ainda o funk e a profusão de popozudas, o rapper americano Anthony Ray, também conhecido como Sir Mix-a-Lot, já cantava em "Baby Got Back" sua predileção por retaguardas avantajadas. O clipe a seguir é uma pérola de 1991. Pouco tempo após seu lançamento o mesmo foi banido da MTV...



A música se tornou sucesso e recebeu várias versões ao longo dos anos. Até mesmo o personagem Burro em Shrek 1 canta um trecho dessa canção.

15 de ago. de 2009

Woodstock 40 anos

Pra não deixar a data dos 40 anos de Woodstock passar em branco, o Peramblogando resolveu relembrar 4 das atrações que fizeram deste o maior festival de rock de todos os tempos: Jimi Henrix com "Foxy Lady", Santana com "Soul Sacrifice", The Who com "Pinball Wizard" e Joe Cocker com "With a Little Help From My Friends".









Essa última música, interpretada pelo mesmo Joe Cocker, era tema do seriado Anos Incríveis, que fez muito sucesso alguns anos atrás e que retratava a vida de um adolescente nos Estados Unidos dos anos 60/70.


Esportes bizarros

Ao redor do mundo existem modalidades esportivas bastante inusitadas. Uma delas é a Dwarf Tossing que consiste no lançamento de anões. A pessoa arremessada utiliza roupas especiais e é jogada em colchões ou em paredes de velcro. O "esporte" surgiu na Austrália durante a década de 80 e ofende alguns movimentos que tentam banir a modalidade.
No Wife-carring Contest os participantes devem carregar sua esposa em uma corrida de obstáculos. A prática foi inventada na Finlândia e a sua origem não é certa, existem duas versões. Dizem que no século XIX os homens roubavam suas esposas das vilas e fugiam carregando-as nas costas. A segunda versão é de que um fora da lei chamado Rosvo-Ronkainen desafiava soldados através de corridas em que as pessoas carregavam sacos pesados nas costas. Atualmente o Wife-carring é considerado um esporte e o vencedor ganha uma quantidade de cerveja correspondente ao peso da sua esposa.


Já o Cheese Rolling acontece na cidade de Gloucestershire e trata-se de uma competição em que os participantes correm morro abaixo atrás de um queijo. A modalidade parece resultar em alguns feridos já que é comum os competidores estarem alcoolizados antes da disputa. O prêmio é uma quantia em dinheiro.

Do site: www.uphaa.com/blog/index.php/bizarre-sports/


Top 10: Carros de desenhos animados

Assim como nos filmes ou seriados de tv, os carros também são personagens importantes em diversos desenhos animados. Listei 10 que considero marcantes.

10º Willie - Carangos e Motocas

Um simpático carrinho vermelho que tinha como arqui-inimigos uma bando de motos! Não lembro bem do restante mas lembro que achava legal.

9º Carrinho pra Frente da Penélope Charmosa - Corrida Maluca

Todos os integrantes da Corrida Maluca poderiam estar nesta lista, afinal eram todos carros bem diferentes. Entretanto poucos marcaram tanto quanto o da Penélope Charmosa. Você pode não se lembrar que havia um Coupê Mal Assombrado ou uma Carroça à Vapor, mas do carrinho da Penélope você se lembrará.

8º Máquina Malvada do Dick Vigarista - Corrida Maluca

O segundo representante da Corrida Maluca não poderia ser outro senão Dick Vigarista e sua Máquina Malvada. Nem tanto pelo carro, que parecia uma mistura de foguete e nave espacial, mas pelo próprio piloto, antagonista em todos os episódios da série, e por isso mesmo sempre com grande destaque.

7º Carro da Idade-da-Pedra - Os Flintstones

Um carro movido pela corrida de seus ocupantes e não por um motor. Essa breve descrição já remete todos ao carro dos Flintstones. O interessante é que ele precisava só pegar no tranco. Depois do impulso inicial os passageiros paravam de correr.

6º Wheels e Rodão - Pole Position

Outro desenho de que me lembro pouco, mas cujos carros estão presentes em minha memória até hoje. Afinal, além de velozes e tudo mais, eles falavam! O vermelho era o Wheels e o Azul o Rodão. Na verdade quem falava era o computador de bordo deles, mas era como se fosse mesmo o carro. Me lembro que o vermelho era mais conservador e o azul mais arrojado, adequando-se aos seus pilotos, com perfil semelhante.

5º Match 5 - Speed Racer

Confesso que nunca fui fã de Speed Racer. Achava muito sem graça. Mas não tem como fazer uma lista de carros de desenhos animados e não incluir o Match 5.

4º Optimus Prime - Transformers

Muito antes da atual mania Transformer desencadeada pelos 2 filmes, Prime e sua turma já apareciam com sucesso nos desenhos animados. Entre todos os carros que apareciam Prime foi o que mais me marcou. Deve ser porque era o líder e aparecia em todos os episódios. Me lembro que chamavamos Prime de "O caminhãozinho", por nunca lembrar seu nome.

3º Batmóvel - Superamigos

Até hoje sempre que se fala em Batman logo se pensa em Batmóvel. Um carro com tantos recursos que seu painel deve ser semelhante ao de um Boeing 747.

2º Thunder Tank - Thundercats

Esse me traz lembranças para além do desenho. Lembro de uma promoção da Pepsi que trazia tampinhas premiadas. Você podia ganhar uma série de coisas dos Thundercats, mas o máximo era ganhar o Thunder Tank. Um moleque ganhou um bem na minha frente, no meio de uma padaria. Ô inveja... Não ganhei nada. Meu consolo foi trocar dezenas de tampinhas pelos copos dos Thundercats. Mas não tinha a mesma graça, definitivamente. Quanto ao carro, bem, ele tinha garras e uma boca cheia de dentes! Era quase um bicho!

1º Máquina do Mistério - Scooby Doo

O carro mais estiloso dos desenhos animados. Um furgão quase hippie que transportava Scooby, Salsicha e os demais para os lugares mais inusitados, sempre em busca de algo misterioso para solucionar. Recentemente vi uma réplica pelas ruas de BH. A sensação era que se o furgão parasse saltaria do fundo um cão dinamarquês falante.

Nunca há consenso em listas. Nessa também não haverá. Após escrever o post já me lembrei de mais uns 5 carros, como o dos Caça-Fantasmas, também emblemático. Mas resolvi deixar o post como estava inicialmente. Afinal, foram minhas lembranças mais espontâneas, sinal de que são desenhos (e carros) que de alguma forma me marcaram.

14 de ago. de 2009

O mundo do Cosplay

Cosplay é abreviação de costume play ou ainda costume roleplay que podem traduzir-se por "jogo de disfarces" ou "jogo de fantasias", ou ainda "jogo de trajes", para referir-se a atividade lúdica praticada principalmente por jovens e que consiste em disfarçar-se ou fantasiar-se de algum personagem real ou ficcional, concreto ou abstrato, como, por exemplo, animes, mangás, comics e etc. Os participantes dessa atividade chamam-se, por isso, cosplayers.

Cosplay originariamente ligava-se a personagens de quadrinhos. Com o passar do tempo, contudo, foi-se tornando uma tradição e um hábito que se espalhou por todos os tipos de convenções, a envolver séries ou personagens, principalmente as de Jornada nas Estrelas e Guerra nas Estrelas, no qual as pessoas fantasiadas tornaram-se atração principal, em concursos de fantasia e interpretações de cenas dos filmes ou episódios, o que permitia revelar talentos de nivel profissional. Rapidamente se espalhou pelo mundo todo, chegando na Comiket, famosa convenção realizada há anos no Japão, onde o termo se popularizou e se espalhou especialmente em eventos e encontros de anime, mangá, respectivamente as animações e quadrinhos japoneses. Em alguns eventos pode até mesmo competir com outros cosplayers em concursos.*

Entre os praticantes do Cosplay é possível encontramos fantasias extremamente bem feitas, como as dos exemplos abaixo.



Entretanto, nem todo mundo tem $$$ suficiente pra bancar fantasias incrementadas. Algumas fantasias podem ser extremamente simples.

Para outros, no entanto, falta simplesmente senso do ridículo. No mundo do Cosplay algumas imagens podem ser perturbadoras.



*Informações contidas no texto retiradas da Wikipedia.

13 de ago. de 2009

Animações UPS Cardboard

Já havia visto uma delas e hoje assisti as outras duas, todas criadas pelo Studio americano Psyop. Seus trabalhos surpreendem pela qualidade da animação.

Utilizando o 3D como técnica, esta animação nos faz viajar em um mundo inteiramente feito de papelão. A campanha foi criada para a multinacional empresa de transportes UPS e tem como temas o circo, o filme gladiador e o velho oeste americano, todas elas como se este mundo de papelão estivesse dentro da sua encomenda. O fato é que o trampo dos caras é foda! Quem se interessar acesse o portfólio deles no site.

GLADIADOR

CIRCUS

WILD WEST


As mãos dos mágicos

Para ser ilusionista é preciso ter mãos habilidosas. Não se é um bom mágico com dedos lerdos, o vídeo a seguir comprova isso. A intenção do rapaz é ensinar três truques ditos fáceis de fazer. O primeiro deles é com duas moedas, o segundo com duas cartas e o terceiro com apenas uma carta. Para mim não tem nada fácil ali.

O vídeo é em inglês mas o rapaz é bem didático, sendo assim mesmo aqueles que não entendem nadinha da língua inglesa vão conseguir captar o segredo das mágicas. Assista:



As mãos dos mágicos é o maior truque de todos.

Frases antológicas: Sun Tzu

Sun Tzu, considerado um dos maiores estrategistas militares de todos os tempos, é o autor de "A Arte da Guerra", famoso livro chinês sobre tácticas militares. Sun Tzu também foi um dos primeiros realistas no campo das ciências políticas.
Frases:

"Trate seus homens como seus filhos, e eles o seguirão aos vales mais escuros.Trate-os como filhos queridos, e eles o defenderão com o próprio corpo até a morte."

"um comandante militar deve atacar onde o inimigo está desprevenido e deve utilizar caminhos que, para o inimigo, são inesperados..."

"A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque. Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem ataca, mostra que ela é abundante."

"qualquer operação militar tem na dissimulação sua qualidade básica..."

"A estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória. Tática sem estratégia é o ruído antes da derrota."

"Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas."

"Quando capaz, finja ser incapaz; quando pronto, finja despreparado; quando próximo, finja estar longe; quando longe, façam acreditar que está próximo."

"É preferível capturar o exército inimigo a destruí-lo. Obter uma centena de batalhas não é o cúmulo da habilidade. Dominar o inimigo sem combater, isso sim é o cúmulo da habilidade."

"O principal objetivo da guerra é a paz."

"Diante de uma larga frente de batalha, procure o ponto mais fraco e, alí, ataque com a sua maior força."

"Se você descobrir o ponto fraco do oponente, você tem que afetá-lo com rapidez. Capture, inicialmente, aquilo que for muito valioso para o inimigo. Não deixe que seja revelado a hora do seu ataque."

"Quando cercar o inimigo, deixe uma saída para ele. Caso contrário, ele lutará até a morte."

"Comandar muitos é o mesmo que comandar poucos. Tudo é uma questão de organização."

"Na arte da guerra, a melhor opção é tomar o país inimigo intacto. Esmagá-lo é apenas a segunda melhor opção."

"A vantagem estratégica desenvolvida por bons guerreiros é como o movimento de uma pedra redonda, rolando por uma montanha de 300 metros de altura. A força necessária é insignificante; o resultado, espetacular."

12 de ago. de 2009

Degustação de bebidas: Cervejas

Chegamos ao final da série de posts temáticos sobre a degustação de bebidas com a não menos importante cerveja.

Preste atenção desde o momento em que abre e serve a cerveja. O que você vê? O que você ouve?

Cheire a cerveja. Muitos dos aromas são bastante voláteis, portanto perceptívies por um curto período, então não perca muito tempo e busque logo suas primeiras impressões olfativas. O álcool é perceptível? Lúpulo e malte normalmente são os mais percebidos.

Observe a cerveja. Qual é a coloração? O liquido é claro, transparente? Como é o creme, ou a famosa espuma? Há muitas bolhas? De que tamanho elas são? O que acontece quando você inclina ou gira o copo? Você nota partículas suspensas ou então depositadas no fundo do copo? O líquido tem uma aparência cremosa ou mais líquida?

Cheire a cerveja novamente. Se necessário, gire levemente o copo para que o aroma se solte. O que voê nota? Que aroma predomina? Você sente flores? Ervas? Caramelo? Frutas? Que tipo de frutas? Lembra algum outro aroma que você conhece? Que odores desagradáveis você identifica? Atenção pois após 4 inspirações, os sensors olfativos já começam a ficar confusos e sua avaliação prejudicada.

Beba a cerveja. Antes de engolir, distribua por toda sua boca, para que tenha contato com toda a superfície da língua. Qual é o sabor predominante? É doce? Amarga? Azeda? Você sentiu álcool no final do gole ou então subindo para o nariz? Dedique um tempo para perceber as primeiras impressões.

Beba novamente. O sabor inicial mudou? Como é o final de cada gole? É doce, mas como o que? Caramelos? Chocolates? Frutas? É amarga, mas qual a intensidade e como se combina com o resto? Já experimentou algo parecido? Talvez gengibre, ou então algum tipo de erva? Ou então você nota um toque azedo de limão? Muitas são as possibilidades, inclusive de identificar sabores desagradáveis como remédio e carne.

Beba novos goles. É uma cerveja leve, para ser tomada em grandes quantidades num dia de sol, ou é uma cerveja mais encorpada, para dias mais frios? Você tomaria outra na sequência ou pra você é o suficiente apenas experimentá-la?

Agora tente notar o sabor que a cerveja deixou em sua boca. É um paladar agradável? É duradouro ou desaparece rapidamente? É seco? Amargo? Doce?

Reflita por alguns minutos. Você gostou da cerveja? O que mais te impressionou? É uma cerveja que você teria em sua geladeira? O que te faria pensar duas vezes antes de bebe-la novamente? Você recomendaria para seus amigos?

Se você conhece um pouco sobre o estilo da cerveja, ou se tiver alguma referência por perto, o quanto a cerveja degustada se aproxima da descrição e características do estilo? Ela é melhor ou pior que outras do mesmo estilo que você já experimentou?


Importante - Como diz Jim Murray, especialista em uísque: "Nada de ser enganado por essas histórias que se lê por aí de sentir o gosto de amoras peruanas colhidas ao cair da tarde. Procure perceber se o uísque é seco ou doce, se tem sabor defumado, se lembra frutas, se lembra sua infância. O interessante no uísque é que ele proporciona uma experiência totalmente pessoal.” A dica vale para todas as bebidas.

Informações retiradas de www.brejas.com.br

Related Posts with Thumbnails