10 de ago. de 2009

A cadeira das vovós do futuro

Aquela velha cadeira de balanço toda feita de madeira, com o encosto de telinha possui uma versão mais moderna. O modelo chamado de RAR Eames foi desenhado por Charles e Ray Eames em 1948 e mantém o despojamento até os dias de hoje.
No site Desmobilia é possível comprar o móvel mas o preço não é muito agradável, cada exemplar custa R$960,00. Mas se você gostou muito da cadeira e não quer desembolsar tanto dinheiro, é possível adquirir uma miniatura por R$135,00.


Disco da semana - Clube da Esquina

"Clube da Esquina" (1972) - Milton Nascimento e Lô Borges

Faixas:

1. Tudo que você podia ser
2. Cais
3. O trem azul
4. Saídas e Bandeiras nº 1
5. Nuvem cigana
6. Cravo e canela
7. Dos cruces
8. Um girassol da cor de seu cabelo
9. San Vicente
10. Estrelas
11. Clube da Esquina nº 2
12. Paisagem na janela
13. Me deixa em paz
14. Os povos
15. Saídas e Bandeiras nº 2
16. Um gôsto de Sol
17. Pelo amor de Deus
18. Lilia
19. Trem de doido
20. Nada será como antes
21. Ao que vai nascer

9 de ago. de 2009

Degustação de bebidas: Uísques

Dando sequência aos posts sobre degustação trazemos agora o uísque.

A degustação começa com um exame à cor do whisky. Segue então a análise olfactiva para a qual é aconselhado juntar um pouco de água lisa (abre os aromas).

Um copo ligeiramente fechado permite aproveitar melhor este momento. O ideal é uma taça com base, em forma de tulipa, para que os aromas se preservem. Ao contrário do vinho, não se deve mexer o copo para apreciar as qualidades aromáticas de um whisky.

O primeiro passo é cheirar o líquido, encostando levemente o copo na boca sem que ele encoste no nariz, para que o ar se misture ao cheiro da bebida. O copo deve ser colocado debaixo de uma narina de cada vez.

A primeira impressão permite distinguir os aromas dominantes, depois segue-se um exame que vai realçar toda a sua complexidade. Chega então o momento de provar o whisky.

Uísque é uma bebida com 40% de álcool. Se você coloca gelo, vira uma água forte, não é uísque.

A temperatura ideal é de 18 a 20ºC. O whisky deve ser guardado na boca uns instante, para esta ficar emprenhada dos seus vários sabores. Segure a bebida na boca com o queixo um pouco elevado para que você possa respirar pela boca e fazer com que o uísque passeie por todas as áreas.

A primeira impressão é a dos sabores primários (doce, salgado, acido, amargo) que são os únicos que a língua permite distinguir. A componente aromática a sabores de frutas, de flores, de especiarias,...só aparece depois por influência retronasal. A impressão final pode ser de curta duração mas também pode durar alguns minutos que é o caso dos whiskies longos.


Importante - Como diz Jim Murray, especialista em uísque: "Nada de ser enganado por essas histórias que se lê por aí de sentir o gosto de amoras peruanas colhidas ao cair da tarde. Procure perceber se o uísque é seco ou doce, se tem sabor defumado, se lembra frutas, se lembra sua infância. O interessante no uísque é que ele proporciona uma experiência totalmente pessoal.” A dica vale para todas as bebidas.

Informações retiradas de colunistas.ig.com.br/bebidinhas

8 de ago. de 2009

A linguagem das etiquetas

A etiqueta das roupas traz informações a respeito da maneira correta de lavagem das peças. O problema é que na maioria das vezes a explicação é dada através de símbolos que praticamente todo mundo desconhece o significado. Sendo assim, é muito comum estragar uma roupa por ter usado um alvejante errado, por exemplo.

As etiquetas trazem as informações de lavagem, secagem, passadoria, alvejamento e limpeza a seco. A indicação da maneira de conservação dos produtos é obrigatória e por isso os consumidores deveriam conhecer mais a respeito dessas normas para aumentar a vida útil de suas peças. Ainda que a pessoa não lave a própria roupa em casa, a etiqueta deve ser mantida na indumentária, pois as lavanderias utilizam as informações ali contidas para fazer a lavagem correta. O site de um shopping produziu uma matéria trazendo dicas para conservação das roupas, também esclarece a linguagem das etiquetas e traz um pequeno manual com o significado desses símbolos. É útil!


Bleffe

O Peramblogando abre espaço para as pessoas que queiram divulgar seu trabalho. Se você tem uma banda, pinta, escreve, fotografa, desenha, ou sei lá mais o que, e gostaria de ver seu trabalho divulgado, entre em contato conosco. Vamos ver do que se trata e se gostarmos com certeza publicaremos. Foi o que fez Christian Garcia da banda Bleffe. Após ouvir o trabalho dos caras resolvi escrever um post apresentando-os para quem ainda não conhece.

Surgido em 2002 no Rio de Janeiro, o grupo é formado pelo próprio Christian (vocais - violão), Alex Borges (guitarra - vocais), Cristiano Cokada (bateria - vocais) e Dan Lucasta (baixo). A banda se desdobra entre releituras de canções consagradas e composições próprias.

Entre as releituras a que mais se notabilizou foi "Revolution", faixa incluída em uma coletânea em homenagem aos 40 anos do "Álbum Branco" dos Beatles.

Já entre as composições próprias algumas me chamaram mais a atenção. São elas "Imagem Sobre o Teto", "Nas Ruas", "Tá Tarde" e "Nossas Dúvidas". Um pop rock de grande qualidade. Todas essas canções podem ser conferidas no álbum independente "Viagens", de 2006.

O grupo participou do quadro "Garagem do Faustão" dedicado a apresentar ao grande público novos talentos da música brasileira.

Recentemente a banda lançou seu mais novo single, "Tarde Demais", que pode ser conferido com exclusividade no site oinovosom.

As músicas da banda podem ser encontradas ainda em sua página no Myspace, blog, Trama Virtual e Palco Mp3. Opções não faltam pra curtir o som dos caras.

Degustação de bebidas: Vinhos

Você já viu alguém fazer mil e uma coisas durante o simples ato de beber? Provavelmente sim, principalmente se a bebida for vinho. Aí é uma incrível sucessão de caras e bocas.

Peramblogando por aí descobrimos dicas interessantes para a degustação de algumas das bebidas mais populares. Dividiremos estas dicas em 4 posts, (vinho, uísque, cachaça e cerveja) para tornar mais objetiva a procura do público. Assim iniciamos dando dicas de como degustar vinhos.



Degustar um vinho é muito mais do que bebê-lo. Mesmo porque o paladar só pode dizer se é doce, azêdo, salgado ou amargo.

Degustar vinho consiste em apreciar e decodificar a maior quantidade possível de sensações que esta bebida é capaz de nos causar. É importante levar em conta que o vinho não é feito para ser degustado e sim desfrutado, porque o ato de apenas “degustar” é absolutamente artificial e sem importância.

A distância que separa o “degustar” e o “desfrutar” é a mesma entre um bate-papo e um interrogatório judicial. Por falar em linguagem judicial, aconselho a todos a abordar o tema como se fosse um jogo e não como um juiz: o risco de você tomar o lugar do juiz é muito grande e segundo minha experiência, os resultados são sempre desaconselháveis e tremendamente chatos, a menos que esteja particularmente interessado em fazer um curso rápido em superficialidade e esnobismo.

Agora, se desvendar os mistérios do vinho como um jogo, a degustação nos permitirá refletir sobre os vinhos, conhecê-los melhor, e mais do que tudo, conhecer a nós mesmos. Porque todas as fases da degustação nos revelam verdades sobre o vinho, todas, até as mais sem sentido, nos revelam verdades a respeito de quem os formulou.

Então, vamos ao ponto: você está sozinho em frente a sua garrafa de vinho (ou várias) e quer que alguém o oriente na escolha. Espero poder ajudar.

Primeiros passos

Temperatura
Preste muita atenção à temperatura recomendada. Em muitos casos está indicada no rótulo da garrafa. Os tintos devem ser servidos entre 14 a 16º.C – quando são excepcionalmente descuidados. De 16 a 18º.C quando tiverem um pouco mais de corpo (a maioria dos vinhos do continente) e de 18 a 20ºC os mais encorpados.

Em todos os casos, a temperatura do vinho deve estar abaixo da temperatura ambiente. Muitas vezes, apenas alguns minutos de geladeira chegam à condição ideal. Para aqueles que não têm termômetros, tomem como base que uma bebida com 17º.C é bem “fresca”. Por exemplo, em minha geladeira doméstica, leva uns 30 minutos ou mais para que 750cm3 de vinho fique à esta temperatura em um dia nem muito frio e nem muito quente.

Para os vinhos brancos se recomenda que sejam servidos a uma temperatura entre 8 e 12º.C, seguindo um critério similar.

Em ambos os casos, um excesso de temperatura causará, entre outras coisas, a aceleração da vaporização do álcool, propiciando uma sensação pouco agradável (alcoólica e agressiva) em seu olfato. Ao contrário, as temperaturas demasiadamente baixas ocasionarão um “adormecer” dos aromas e sabores do vinho, neutralizando uma grande parte do trabalho realizado pelo enólogos.

Ah! É claro seria muito mais fácil pegar o vinho diretamente de uma adega onde temos uma temperatura constante e ideal. Acontece que se você tivesse em sua casa uma adega climatizada não estaria consultando esta matéria.
As taças
Por mais que a tendência de supervalorizar este tipo de utensílio me deixe muito nervoso, tenho que admitir que a taça é um ítem importante. Uma taça lisa, com uma silhueta de “tulipa” é adequada para a maioria dos casos. As taças para os vinhos tintos devem ser maiores que as utilizadas para vinhos brancos (contém um volume aproximado de meio litro) e as taças para as degustações profissionais são ainda menores que as anteriores.

Naturalmente, se contamos com alguns destes copos majestosos de cristal sem emenda, de borda lisa e fina (ao contrário daquelas reforçadas e grotescas taças de segunda linha) e com um pé fino, irrisório, a mesa automaticamente estará pronta para uma festa. Ao levantarmos e analisarmos, a sua fragilidade é até comovedora, é em si um início mágico para a degustação, mas de nenhuma maneira é essencial.

Por isto, voltemos à Terra: o fundamental é que o vidro seja liso e transparente, que o tamanho da taça, permita girar o vinhos por suas paredes comodamente, e quando possível, que a sua borda tenha a função de concentrar os aromas.

A decantação
É cada vez mais frequente nos restaurantes o uso de garrafas de cristal ou vidro transparente em que servem os vinhos substituindo as garrafas originais (principalmente os tintos). Algumas possuem um design maravilhoso, outros horríveis. O nome destes recipientes é “decanter”, como a famosa publicação britânica de vinhos. Em espanhol utilizam a palavra “decantador”, mas por algum motivo a forma inglesa é mais utilizada. Como seu nome já indica, utilizavam estas garrafas especiais para decantar os vinhos e evitar que as “sujeiras” de garrafas antigas chegassem às mesas e por conseqüência às taças.

Hoje em dia, em que não se tomam tantos vinhos antigos, e que as “sujeiras” não são freqüentes, se usa o decanter para favorecer o contato do vinho com o ar e assim favorecer a liberação de partículas voláteis (principalmente os tintos) . Se querem um pouco de gíria “snobbish”, o mesmo que “fazer respirar o vinho”, “que “faz oxigenar” o vinho.

Certamente este utensílio que deveria auxiliar, também têm seus inconvenientes. O primeiro é que possui uma verdadeira tendência a derrubar a última gota de vinho nas gravatas de mais de 200 dólares, nas golas dos ternos, nos vestidos das senhoras, por isto aconselho muita prudência e muito treinamento para não passar por estes vexames. O segundo é de ordem técnica. Ao ampliar a superfície de contato do vinho com o ar e com o recipiente em um dia de calor, o vinho passará em 3 minutos de 17º C ao, para os 29ºC do ambiente. O terceiro é que o se vinho é extremamente delicado, corre-se o risco de perder todo o seu aroma.

Para aqueles que não possuem decanter em casa, recomendo abrir o vinho (com no mínimo) duas horas de antecedência. Em todo caso, cabe ressaltar que o uso do decanter deve ser muito criterioso, e, da mesma forma que não utilizamos determinados utensílios só porque estão na cozinha, peço que evitem o uso do decanter só porque nosso chefe nos deu presente de Ano Novo.


Importante - Como diz Jim Murray, especialista em uísque: "Nada de ser enganado por essas histórias que se lê por aí de sentir o gosto de amoras peruanas colhidas ao cair da tarde. Procure perceber se o uísque é seco ou doce, se tem sabor defumado, se lembra frutas, se lembra sua infância. O interessante no uísque é que ele proporciona uma experiência totalmente pessoal.” A dica vale para todas as bebidas.

Informações retiradas de vinhoefilosofia.wordpress.com


7 de ago. de 2009

A cura para a gripe suína

Ontem, dia 06 de agosto, no meio de um programa da emissora Rede Minas, um homem entra nos estúdios e faz um importante comunicado.

E tudo aconteceu ao vivo.



E todo mundo achando que eles só queriam nos destruir. Seus injustos!

As vitrines de Amsterdã

Amsterdã é um cidade conhecida em todo o mundo pela sua, digamos, permissividade. Pela lei, maconha ainda é proibida, porém tolerada. Existe um decreto que diz que qualquer um pode andar com até 5 gramas de maconha ou haxixe, e que aqueles interessados em vender devem pedir permissão para abrir uma "loja" para tal. Que deverá ter no nome a palavra Coffeeshop. Nestes "cafés". é vetada a venda de bebidas alcoólicas por causa do efeito "multiplicador" que o álcool tem em conjunto com a cannabis. Existem ainda lugares conhecidos como Smartshops onde se pode encontrar cogumelos e outros produtos alucinógenos. Tudo dentro da lei.

O blog Bobagento já publicou um interessante post sobre o Museu da Maconha, existente em Amsterdã. Entretanto, outra atividade chama muito a atenção na capital holandesa,

Red Light District. Este é o nome dado a uma zona de prostituição em Amsterdã, cidade onde a prostituição é uma atividade legalizada. Na região existem cinemas eróticos, sex shops, bares de strip-tease e a prostituição propriamente dita.

As famosas "vitrines" se tornaram o símbolo maior deste lugar. Nelas prostitutas de todo os tipos, provenientes de vários lugares do mundo, oferecem seus serviços, realizados ali mesmo, atrás da vitrine. Fecha-se a cortina e pronto.

Ficou curioso pra saber como são as vitrines de Red Light District? Confira no vídeo abaixo.




Filmagens e fotos são proibidas nesta área. O vídeo aqui exibido está disponível no site Amsterdam Info, dedicado a informações turísticas sobre a cidade.

6 de ago. de 2009

O hit do Third Eye Blind

A banda norteamericana Third Eye Blind é dona de um grande hit das rádios nos anos 90. Estou falando de Semi Charmed Life. A canção emplacou o 4º lugar no top 100 da Billboard e também foi eleita pelo canal VH1 uma das melhores músicas da década de 90. Se você tem mais de 15 anos é muito provável que já tenha cantarolado o famoso "Do-do-do do-do-do-doodoo-do-do-do do...". Mas caso não conheça Semi Charmed Life, confira a apresentação dos caras no programa do David Letterman:


O Third Eye Blind não fez outro mega hit desde então. Porém, a banda continua na ativa. O site deles anuncia o lançamento de um novo álbum, intitulado Ursa Major, para o dia 18 de agosto. O Youtube já traz uma prévia da próxima canção de trabalho e mostra o clipe de "Don´t Believe a Word". Nos comentários é possível ver alguns fãs elogiando a nova canção e outros criticando sem piedade. Assista aqui e tire suas próprias conclusões. Será que eles repetem a dose e outro sucesso vem aí?

Frases antológicas: Oscar Niemeyer

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho, ou simplesmente Oscar Niemeyer, é um arquiteto brasileiro, considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna internacional. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado. Ele tem sido exaltado pelos seus admiradores como grande artista e um dos mais importantes arquitetos de sua geração. Seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que desenhou para a cidade de Brasília e o conjunto da Pampulha em Belo Horizonte.

Frases:

"De um traço nasce a arquitetura. E quando ele é bonito e cria surpresa, ela pode atingir, sendo bem conduzida, o nível superior de uma obra de arte."

"Quando uma forma cria beleza tem na beleza sua própria justificativa."

"A humanidade precisa de sonhos para suportar a miséria nem que seja por um instante".

"O mais importante não é a arquitetura, mas a vida, os amigos e este mundo injusto que devemos modificar".

"A arquitetura não tem importância. A vida que é importante".

"Meu trabalho não tem importância, nem a arquitetura tem importância pra mim. Para mim o importante é a vida, a gente se abraçar, conhecer as pessoas, haver solidariedade, pensar num mundo melhor, o resto é conversa fiada."

"Não entendo quem tem medo dos vãos livres. O espaço faz parte da arquitetura".

"Nem meus amigos, que me ajudaram muito, como o JK, entendiam. As pessoas viam os projetos e diziam: 'Que bonito!' Mas não estavam entendendo nada."

"A gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem".

"Enquanto existir miséria e opressão, ser comunista é a solução."

"...quem for a Brasília, pode gostar ou não dos palácios, mas não pode dizer que viu antes coisa parecida. E arquitetura é isso – invenção."

"Eu não dou a menor importância a dinheiro. Nem à própria vida. A vida é um sopro, um minuto. A gente, nasce, morre. O ser humano é um ser completamente abandonado..."

"O trabalho me distrai. Na minha idade a gente não pode ficar desocupado, que só pensa besteira."

"A vida nos leva pra onde ela quer. Cada um vem, escreve sua historinha e vai embora. Não vejo segredo em levar a vida".[1]

"Centenário é o cacete"

"Quando eu faço o projeto, a gente pensa que a decoração é uma coisa qualquer, que não tem grande importância para a arquitetura, mas ela é suficiente para destruir a arquitetura. Os que fazem decoração não compreenderam até hoje que o importante na decoração são os espaços vazios, os espaços entre um grupo e outro. Então, enchem de móveis e fica uma merda."

"Não há nada mais importante que a mulher, o resto é bobagem. É ou não é?"

"Cem anos é uma bobagem, depois dos 70 a gente começa a se despedir dos amigos. O que vale é a vida inteira, cada minuto também, e acho que passei bem por ela".

“Esse negócio de centenário eu acho ridículo. O importante é a vida, o passado e principalmente o presente. A arquitetura é secundário”.

"Alcançar essa idade é uma merda, mas é bom."

"Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein."

5 de ago. de 2009

Silvio Santos - O Rei da Paciência

Mais um vídeo do homem do Baú. Dessa vez Silvio Santos pena pra fazer um participante do Topa Tudo Por Dinheiro entender como seria a brincadeira.



Por isso os Dez Mandamentos vieram escritos... Se fossem em desenhos Moisés não entenderia nem a pau!

Façamos justiça. As demais candidatas não ficam muito atrás... Confundir vertical e horizontal... Só não apareceram mais porque o Moisés se superou!


Woodstock quarentão

Um dos festivais mais famosos de todos os tempos está prestes a fazer 40 anos. Woodstock aconteceu entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969 em Bethel, Nova York. Já era de se esperar uma comemoração em grande estilo, porém a falta de verba impedirá que isso aconteça.

Michael Lang, que foi um dos produtores de Woodstock, estava planejando fazer uma edição comemorativa do 40 anos do festival em agosto de 2009 mas o orçamento estimado para a realização da festa não encontrou um patrocinador. A verba solicitada girava em torno de 10 milhões de dólares. Lang pretendia realizar um show gratuito no bairro de Brooklyn trazendo dentre as principais atrações músicos que já se apresentaram no festival como Joe Cocker e Carlos Santana.

Mesmo com o cancelamento do show, os fãs de rock ainda têm outras formas de celebrar o aniversário de Woodstock. Uma delas é o filme "Taking Woodstock", dirigido por Ang Lee com estréia marcada nos Estados Unidos para o dia 28 de agosto. A previsão é de que o filme chegue aos cinemas brasileiros em 18 de setembro.

"Taking Woodstock" tem um enredo baseado em fatos reais. A trama narra a história de Elliot Tiber que administrava um motel prestes à falência na área em que foi montado o festival. Tiber foi quem viabilizou a realização do evento na fazenda de seu vizinho. O elenco conta com Demetri Martin, Imelda Staunton, Henry Goodman, Jonathan Groff e Emile Hirsch. A seguir o trailer:


Informações sobre o filme retiradas da Gazeta do Povo.


As maiores estátuas do mundo

Em mais um momento de cultural inútil, o Peramblogando listou as cinco maiores estátuas existentes no mundo. Duas estão na China, duas na Rússia e uma no Japão. Isso mesmo, nada de Estátua da Liberdade nem Cristo Redentor.

5. MOTHERLAND
Altura sem o pedestal - 85 m
Localização - Volgogrado, Rússia
Inauguração - 1967

4. BUDA CHINÊS
Altura sem o pedestal - 88 m
Localização - Ling Shan, China
Inauguração - 1996

3. PEDRO, O GRANDE
Altura sem o pedestal - 96 m
Localização - Moscou, Rússia
Inauguração - 1997

2. GUANYIN
Altura sem o pedestal - 88 m
Localização - Sanya, China
Inauguração - 2005

1. DAIBUTSU
Altura sem o pedestal - 100 m
Localização - Tóquio, Japão
Inauguração - 1995

Para se ter uma idéia do tamanho dessas estátuas, a Estátua da Liberdade tem 46m sem o pedestal. A estátua do Cristo Redentor tem "apenas" 30m sem o pedestal. O Daibutsu é três vezes maior do que o Cristo.

4 de ago. de 2009

Dominó de Colchões

Um grupo de ingleses bateu o recorde mundial de Dominó de Colchões. Deve ser divertido!



MC Créu na Porta da Esperança

O vídeo a seguir é do ano de 1994 e mostra o MC Créu como mais um participante do programa Porta da Esperança.



Se eu me lembro bem, um monte de gente que pedia bicicleta, geladeira, máquina de costura e até cadeira de roda ficava só na vontade quando aquela maldita porta abria e não aparecia nada... Por que tinha que ser diferente justo na vez do MC Créu?! Por quê?!


3 de ago. de 2009

Disco da semana - Sticky Fingers

"Sticky Fingers" (1971) - The Rolling Stones

Faixas:

1. "Brown Sugar"
2. "Sway"
3. "Wild Horses"
4. "Can't You Hear Me Knocking"
5. "You Gotta Move"
6. "Bitch"
7. "I Got the Blues"
8. "Sister Morphine"
9. "Dead Flowers"
10. "Moonlight Mile"

2 de ago. de 2009

Curta - This Way Up

O curta de animação britânico “This Way Up” ganhou uma dezena de prêmios e uma indicação ao Oscar 2009, se tornando um dos grandes trabalhos de animação do ano passado. O filme é realmente incrível!

Pai e filho trabalham em uma funerária e um dia que seria como outro qualquer se transforma em uma aventura épica .



Direção da dupla Smith e Foulkes. Roteiro de Smith e Foulkes em parceria com Christopher O’Reilly.


A renovação da Pepsi

Vídeo interessante que mostra a evolução da Pepsi até os dias atuais. No final do vídeo eles mostram a nova marca e suas variações. Dependendo do produto, o "sorriso" da logo fica maior ou menor.






Tirinha de domingo - Calvin

(clique na imagem para ampliar)

1 de ago. de 2009

Americanos no espaço

Muito foi dito recentemente sobre a chegada do homem à Lua. Afinal, completaram-se 40 anos deste feito. A NASA, agência espacial americana, já avisou que pretende retornar ao nosso pequeno satélite até 2020. Depois disso Marte seria a próxima fronteira. O que será que os espera no planeta vermelho?

Uma pista...


Related Posts with Thumbnails