9 de jul. de 2009

8 de jul. de 2009

A irritante internet

Sites e blogs que tocam música, tempo de download no Rapidshare, pop-up e e-mail com vírus. Estas são apenas algumas das 30 coisas irritantes que encontramos na internet e que o Fred Fagundes do Quem Matou a Tangerina listou.

Se quiser conhecer toda a lista, acesse o link.


As celebridades e os personagens do Twitter

O blog da Revista Galileu fez uma entrevista com Tessália Serighelli, mais conhecida como Twittess. Quem "twitta" deve saber quem é ela, dona de uma página no mini-blog que já acumula mais de 49 mil seguidores. Não pense você que só faz sucesso no mundo virtual pessoas que aparecem na tv.

Tessália desenvolve um trabalho de coolhunter (como se fosse uma divulgadora de novidades que aparecem na internet) e conseguiu adequar o tipo de serviço (divulgação), com a ferramenta (internet) e o público. A moça acertou na receita e parece estar conseguindo extrair bons frutos da fama que alcançou através do Twitter.
Ainda no mesmo blog há uma ótima matéria sobre os falsos perfis que se tornam engraçados. Um exemplo é a página Tarso Cadore (personagem da novela Caminho das Índias interpretado por Bruno Gagliasso). Vale a pena ler o post e conhecer um pouquinho mais das coisas que acontecem no inusitado mundo virtual. Muito engraçado!

7 de jul. de 2009

15 Anos do Plano Real - A URV

Muitos que estão lendo este post agora, com certeza não se lembram de como era a vida antes do chamado Plano Real. Alguns nem eram nascidos. Entretanto, todos já ouviram falar como o plano derrubou a inflação, criou o Real e etc.

O que poucos lembram é do período da URV (Unidade Real de Valor). Instituída no Brasil em março de 1994, serviu como moeda de conta, na implantação do Plano Real, onde ela era usada como referencial para o Cruzeiro Real, até que ela fosse emitida, quando passou a ser chamada de Real.

1 URV, no dia 1º de março de 1994, correspondia a CR$ 647,50 (seiscentos e quarenta e sete cruzeiros reais e cinqüenta centavos). Para se saber em quantas URVs havia se transformado o montante de dinheiro que a pessoa tinha, bastava dividir o valor do montante por 647,50. Meio complexo não é?

Me lembro de comprar figurinhas do campeonato brasileiro fazendo contas com uma tabelinha que era distribuída na época, pra saber quantos pacotes dariam aquele punhado de Cruzeiro Real que eu tinha, uma vez que na banca o cara falava: "é 5 URVs o pacote" (exemplo).

A URV durou até junho, quando o Real foi definitivamente implantado.


Uma pequena curiosidade. O Brasil já teve várias moedas diferentes (réis, cruzeiro, cruzeiro novo, cruzado, cruzado novo, novamente cruzeiro e cruzeiro real). As constantes desvalorizações monetárias e turbulências financeiras criaram a seguinte situação. O mesmo R$1,00 que você tem aí no bolso hoje, se voltasse a ser réis, compensando toda a correção monetária efetuada, valeria exatos 2.750.000.000.000.000.000 de réis, ou dois sextilhões e setecentos e cinquenta quintilhões de réis, como seria dito na época, ou ainda, nos termos de hoje, dois trilhões e setecentos e cinquenta bilhões de contos de réis. Você seria rico! rs.

Outra curiosidade. Reparem como a cédula de 200 cruzados novos (terceira de cima para baixo) se parece com a de 1 real.


O fanatismo pelos Cupcakes

Os Cupcakes são bolinhos pequeninos que, ao que parece, têm uma legião de fãs. Se você visitar um site de culinária norte-americana vai encontrar mil e uma receitas, fora os inúmeros sites dedicados exclusivamente ao docinho (de fabricantes da forminha customizada a aventais estampados). Aqui no Brasil é cada vez mais comum ver esse tipo de sobremesa nas festas. A mania é tanta que tem gente tatuando a guloseima na pele:





E de onde vem esse fanatismo? Não deve ser só pelo gosto. Com certeza o pessoal também curte o visual do Cupcake, que é até bonitinho. Mas agora alguém tem que lançar a moda dos docinhos da terra brasilis: tatuagens de brigadeiro, olho de sogra, cajuzinho...

6 de jul. de 2009

Disco da semana - Construção

A partir desta segunda-feira tentarei postar toda semana um tópico neste que será conhecido como "Disco da semana". Vários outros blogs fazem coisa semelhante, e sempre achei uma boa estas formas de indicação. Já descobri muitos artistas bacanas desta maneira.

A idéia aqui será, entretanto, um pouco diferente do habitual. A proposta é: ouça o disco inteiro. Muitos tem por hábito escutar apenas algumas canções dos discos que adquirem. Eu mesmo já fiz muito isso. Acaba que canções boas ficam lá, esquecidas, em um eterno "lado B". Portanto a proposta aqui é indicar a audição completa de um disco. Após isso, os que quiserem sintam-se a vontade pra dizer o que acharam: "gostei", "muito bom", "a música X é horrível" ou "o disco é uma m*!" O importante é a experiência de ouvir o disco como uma obra completa.

Além disso, nunca farei comentários que possam influenciar a opinião de vocês leitores, como , por exemplo, costumeiramente fazem os críticos: "O disco é mediano. Destaque para as músicas X, Y e Z". Isso acaba criando uma predisposição para uma audição mais atenta (e as vezes exclusiva) das tais músicas X, Y e Z.

É isso. Explicado o post, vamos ao disco da semana:

"Construção" (1971) - Chico Buarque

Faixas:

1. "Deus Lhe Pague"
2. "Cotidiano"
3. "Desalento"
4. "Construção"
5. "Cordão"
6. "Olha Maria (Amparo)"
7. "Samba de Orly"
8. "Valsinha"
9. "Minha História"
10. "Acalanto"

É possível ouvir o disco em várias rádios online. Também não é difícil encontrar arquivos do mesmo para download.

4 de jul. de 2009

Para os violonistas, violeiros e afins

Samuel Rosa, vocalista do Skank, produziu uma video-aula sobre a atual música de trabalho do grupo, "Sutilmente". Parece que essa foi a primeira de muitas aulas que o conjunto produzirá. Mesmo quem não toca nenhum instrumento e não entende de teoria musical, vale a pena assitir o vídeo até o fim.



Muito bom!


3 de jul. de 2009

Carro Pipa

O Kite Car (carro pipa) é uma criativa invenção dos designers Tsun-Ho Wang, Min-Gyu Jung e Sung-Je Do. Eles desenvolveram uma maneira ecologicamente correta de se locomover ao criarem o Kite Car, pois seu funcionamento depende da pipa acoplada ao carro, do vento e de três motores elétricos que conservam o movimento do automóvel.

Para otimizar o desempenho do carro é preciso que o motorista seja leve e que o vento seja constante. Parece bem legal!

Do blog gas 2.0

Paper Toys

Novidade nem tão nova assim na internet são os paper toys, objetos montados unicamente com papel, formando coisas interessantes para decoração. Quase como origamis da Casa Cor.

Se você é fã de jogos eletrônicos, pode querer ter os irmãos Mario como elemento de decoração.

Talvez você seja um fã do Fab Four. Então a pedida pode ser esta:

Bonequinhos de papel parece algo muito batido? Então aproveite a criatividade de designers como Marc Valega.

Marc criou "caixas de suco" inspiradas nos Beatles. Cada um representa uma fruta. Assim temos o Apple McCartney, John Lemon, George Pearrison e Mango Starr. Bem legal.

De olho na idéia de Marc, a Agência Bistrô transpôs a idéia para o cenário da música brasileira. Resultado? Os Doces Bárbaros também viraram suco! Ou melhor, os Sucos Bárbaros.

Que tal Maria Betâmara, Maracugil, Galbaná Costa e Abacaetano? Além de bem pensado, as caixinhas são extremamente bem feitas, com ilustrações incríveis.

Pra quem se interessou existem dezenas de sitesna internet com variados tipos de paper toys. Basta escolher, imprimir e montar!

2 de jul. de 2009

Frases antológicas: Gandhi

Mohandas Karamchand Gandhi, conhecido popularmente por Mahatma Gandhi ("Mahatma", do sânscrito "A Grande Alma") foi um dos idealizadores e fundadores do moderno estado indiano e um influente defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução.

O princípio do satyagraha, freqüentemente traduzido como "o caminho da verdade" ou "a busca da verdade", também inspirou gerações de ativistas democráticos e anti-racismo, incluindo Martin Luther King e Nelson Mandela. Freqüentemente Gandhi afirmava a simplicidade de seus valores, derivados da crença tradicional hindu: verdade (satya) e não-violência (ahimsa).

Frases de Gandhi:

"Não conheço ninguém que tenha feito mais para a humanidade do que Jesus. De fato, não há nada de errado no cristianismo. O problema são vocês, cristãos. Vocês nem começaram a viver segundo os seus próprios ensinamentos."

"As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo? Onde está o motivo para as brigas?"

"Sete pecados sociais: política sem princípios, riqueza sem trabalho, prazer sem consciência, conhecimento sem caráter, comércio sem moralidade, ciência sem humanidade e culto sem sacrifício."

"A não-violência e a covardia não combinam. Posso imaginar um homem armado até os dentes que no fundo é um covarde. A posse de armas insinua um elemento de medo, se não mesmo de covardia. Mas a verdadeira não-violência é uma impossibilidade sem a posse de um destemor inflexível."

"Quando me desespero, lembro-me de que em toda a História a verdade e o amor sempre venceram. Houve tiranos e assassinos e, por um tempo, pareciam invencíveis mas, no final, sempre caíram. Pense nisso! Sempre."

"A liberdade não tem qualquer valor se não inclui a liberdade de errar."

"Quem venceu o medo da morte venceu todos os outros medos."

"O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não."

"Sempre houve o suficiente no mundo para todas as necessidades humanas; nunca haverá o suficiente para a cobiça humana."

"O capital em si não é mau, mas o mau uso dele transforma-o num mal."

"A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável."

"Divergência de opinião jamais deve ser motivo para hostilidade."

"Existem dois dias no ano em que não podemos fazer nada: o ontem e o amanhã"

"Primeiro eles te ignoram, depois riem de você, depois brigam, e então você vence."

"Vocês podem me acorrentar, me torturar; podem até mesmo destruir meu corpo, mas nunca irão aprisionar a minha mente."

Estranha Obamania









1 de jul. de 2009

Museu Harley-Davidson

O escritório de arquitetura Pentagram fez o super projeto do museu Harley-Davidson. Escolheram a cidade de Milwaukee (EUA) pelo fato de ela ser o local onde a famosa indústria de motocicletas nasceu. O investimento foi de 75 milhões de dólares para levantar três prédios às margens do rio Menomonee, em um antigo distrito industrial de Milwaukee.



A equipe do Pentagram pesquisou a fundo a Harley-Davidson a fim de entender o universo que circunda um ícone da cultura norte-amercicana para que o projeto fosse um sucesso. O museu foi inaugurado em 2008 e mantém o intuito de deixar os motoqueiros à vontade, ou seja, o clima de rallie é transmitido através da construção. Porém, os arquitetos asseguram que mesmo as pessoas que não são motociclistas gostam do espaço.

O museu conta com saguões que abrigam exposições permanentes e itinerárias, um café, uma loja e uma área recreativa. O site da instituição traz muitas informações e nele é possível fazer um tour virtual. O endereço é: www.harley-davidson.com/Museum

30 de jun. de 2009

Anúncios criativos

Anúncios publicitários onde o meio utilizado ajuda a transmitir a mensagem desejada.



Related Posts with Thumbnails