13 de mai. de 2009

As empresas com melhor reputação

A Revista Forbes divulgou o ranking do Reputation Institute, que pesquisa anualmente quais são as empresas mais bem cotadas em todo o mundo.

A pesquisa do Reputation Institute foi feita com mil companhias dos mais variados segmentos, em 25 países, levando em conta para o ranking critérios como inovação e opinião dos consumidores.

Confira o resultado:

1 - Ferrero - Itália





2 - Ikea - Suécia





3 - Johnson & Johnson - Estados Unidos




4 - Petrobras - Brasil




5 - Sadia - Brasil





6 - Nintendo - Japão




7 - Christian Dior - França







8 - Kraft Foods - Estados Unidos






9 - Mercadona - Espanha





10 - Singapore Airlines - Cingapura






Da 11º ao 30º colocada:

11 - Tata - Índia
12 - UPS - Estados Unidos
13 - General Mills - Estados Unidos
14 - El Corte Inglés - Espanha
15 - Matsushita Electric Industrial - Japão
16 - FedEx - Estados Unidos
17 - Grupo Bimbo - México
18 - Honda Motor - Japão
19 - Whirlpool - Estados Unidos
20 - Votorantim - Brasil
21 - Walt Disney Company - Estados Unidos
22 - China Faw - China
23 - Google - Estados Unidos
24 - China Merchants Bank - China
25 - Caterpillar - Estados Unidos
26 - Costco Wholesale - Estados Unidos
27 - Sberbank - Rússia
28 - Vale - Brasil
29 - State Bank of India - Índia
30 - Microsoft - Estados Unidos

Confesso que o primeiro lugar me surpreendeu. Ferrero? Que fabrica Nutella, Kinder Ovo e afins? Pois é.

É interessante ter 2 empresas brasileiras entre as 5 de melhor reputação no mundo, número que sobe para 4 se contabilizarmos as 30 melhores colocadas.

Entre as 200 melhores colocadas aparecem ainda as brasileiras:

63 - Gerdau
84 - Usiminas
113 - Pão de Açúcar
124 - Banco do Brasil
180 - CSN
197 - Embraer

O ranking completo está no site da Forbes

12 de mai. de 2009

Vampire Weekend


Sabe a propaganda da empresa de telefonia Vivo em que um rapaz convoca os amigos para fazer uma surpresa para sua namorada? Já reparou a música da trilha? Trata-se da bonitinha "M79", interpretada pelo quarteto nova iorquino intitulado Vampire Weekend.

O repertório dos mocinhos é recheado de boas canções e quem gostou da "M79" vai curtir as demais músicas da banda. Vale a pena conhecer! Passe no My Space deles ou no próprio site onde é possível ouvir algumas faixas dos cds lançados, ver fotos e ter acesso às letras:

Muito bom!

Mãos ao alto, isso é um porco!


Os naipes do baralho

Jogo de cartas é uma coisa que agrada muitas pessoas. Confesso que sou uma negação nesta prática. Já aprendi alguns jogos mas sempre me esqueço das regras. O que poucos sabem é como surgiram os naipes do baralho.

O baralho moderno começou a tomar forma no século 16, com o conjunto de 52 cartas criado pelos franceses. Nessa época, vários países da Europa tinham versões locais dos naipes. Como os logotipos franceses dos naipes eram mais simples e fáceis de imprimir, ganharam popularidade e foram adotados em outras nações.

No baralho espanhol há 48 cartas, numeradas de 1 a 9, e três figuras: valete (10), cavaleiro (11) e rei (12). Os nomes dos naipes são quase idênticos em português e espanhol: oros, espadas, copas e bastos (“paus”), representando comerciantes, militares, religiosos e camponeses

Já no baralho francês são 52 cartas de quatro naipes. Os nomes originais eram carreaux (“quadrados”, que equivale a “ouros”), pique (“pontas de lança”, nossas “espadas”), coeurs (“corações”, nosso “copas”) e trèfles (“trevos”, nosso “paus”). O cavaleiro foi trocado pela dama.

O baralho como conhecemos hoje é uma mistura do francês com o espanhol.

ÁS - Não se sabe qual foi o primeiro baralho a trocar a carta de número 1 pelo ás, mas muitos acreditam que tenha sido o baralho alemão. No baralho francês, a primeira carta é o 1 mesmo. A palavra “ás” vem do latim e significa “uma unidade”.

CURINGA - Há duas explicações para a origem do curinga. Uma é o “louco”, carta do baralho italiano sem naipe ou número. Outra versão diz que o curinga tem origem inglesa e surgiu no século 19 de uma carta conhecida como “imperial bower”, que vencia todas as outras

CARTAS NOBRES - As figuras existem desde que os árabes incluíram pessoas da corte, como o rei, a rainha e o valete (servo real). Nossas figuras vieram da França (valete, dama e rei, V, D e R no baralho francês), mas usamos as letras do baralho inglês: J vem de jack (“valete”, em inglês), Q de queen (“rainha”) e K de king (“rei”).


11 de mai. de 2009

Chá de Cevada

Um alemão chamado Hans Schattenhose desenvolveu uma cerveja em pó. O moço elaborou um método de secagem e preparação da levedura que permite transforma-lá em pó para depois ser utilizada em forma de suspensão. A belezura de carregar a sua cervejinha pra qualquer lugar pode esbarrar em um porém: esse processo fabrica uma mistura de malte, açúcar e levedura. E cadê o álcool? Até onde sei, ainda não fizeram etanol em pó...

O produto é comercializado em uma caixa que contém 6 sachês com pó de cerveja que custa 12 dólares. Para degustar o produto basta despejar o pó em um recipiente, adicionar água e misturar. Pronto!

Pra quem gostou da idéia este site vende a cerveja. Ah e tem também cidra em pó... Af!

Nomes curiosos de municípios brasileiros

Qualquer um que rodar pelo Brasil acabará encontrando municípios, distritos e afins com nomes curiosos.

Uma vez um gaúcho me falou que achava curioso o nome "Belo Horizonte". Perguntou se o horizonte aqui era realmente belo. Respondi que sim e que, da minha parte, não entendia o porquê de "Porto Alegre". Perguntei se lá ficava todo mundo rindo atoa no cais do porto! Brincadeiras a parte, muitas cidades têm nomes diferentes e todo estado tem seus exemplos. Vejamos alguns:

Alagoas - "Feliz Deserto"

Amapá - "Cachorrinho"

Amazonas - "Democracia"

Bahia - "Cacha Pregos", "Gentio de Ouro", "Humildes", "Maçaroca", Olho D'Água do Seco", "Parafuso" e "Xique-Xique".

Ceará - "Gafanhoto", "Salão" e "Serrote"

Espírito Santo - "Dona América", "Garrafão", "Laranja da Terra"

Maranhão - "Abacate", "Feliz Natal", "Nova Iorque" e "Zé Doca".

Mato Grosso do Sul - "Quebra Côco"

Minas Gerais - "Canastrão", "Divino de Virgolândia", "Dona Euzébia", "Esmeril", "Espera Feliz", "Facão", "Felicina", "Guarda-Mor", "Mamonas", "Onça de Pitangui", "Passa Tempo", "Quartel Geral", "Realeza" e "Ressaquinha".

Pará - "Água Azul do Norte", "Mãe do Rio", "Maloca" e "Vigia".

Paraíba - "Baía da Traição" e "Gado Bravo".

Paraná - "Dois Vizinhos", "Esquina do Céu Azul", "Marmeleiro", "Pangaré", "Papagaios Novos"

Pernambuco - "Afogados da Ingazeira", "Batateira", "Salgadinho" e "Zé Gomes".

Piauí - "Regeneração"

Rio de Janeiro - "Fumaça" e "Varre-Sai"

Rio Grande do Norte - "Jardim de Piranhas", "Passa e Fica" e "Venha-Ver".

Rio Grande do Sul - "Faxinalzinho", "Não-Me-Toque", "Refugiado" e "Viadutos"

Roraima - "Depósito"

São Paulo - "Fartura" e "Macaubal"

Sergipe - "Divina Postora"

Tocantins - "Lagoa da Confusão" e "Mansinha"

Como disse, esse são só alguns exemplos de nomes curiosos. Se fôssemos olhar todos os nomes de municípios, distritos e afins existentes no Brasil encontraríamos, com certeza, mais um monte.

Ah, só pra deixar claro, não estamos criticando nem os nomes nem os municípios. O post foi criado tendo como único intuito a curiosidade.

Pra não deixar uma questão sem resposta, "Porto Alegre" realmente significa um porto onde há alegria. O antigo nome da cidade era "Porto dos Casais", por receber colonização com casais de açorianos. Por sua vez, "Belo Horizonte" se refere à bela vista das montanhas da cidade.

Como tudo começou...


10 de mai. de 2009

Dia das mães (parte 3)

"Uma mãe nunca deixa seu filho em casa, mesmo quando ela não o carrega consigo." (Margaret Culkin Banning)

Dia das mães (parte 2)


"O laço que une mãe e filho é de tão pura e imaculada força para nunca ser violado." (Washington Irving)

Dia das mães (parte 1)

"Tudo é incerto neste mundo hediondo, mas não o amor de uma mãe." (James Joyce)

9 de mai. de 2009

Os mascotes do futebol brasileiro

Amanhã começa mais um Campeonato Brasileiro de Futebol. Até o final do ano o noticiário esportivo parecerá mais a divulgação do resultado do jogo do bicho. É um tal de urubu, galo, tigre, raposa, gavião, porco, macaca, peixe... Leão então tem vários.

Todos são símbolos conhecidos daqueles que acompanham futebol. É só falar em um desses que logo o nome do time vem à cabeça.

Mas e se falarmos em tartaruga? E calango? Pois é, esses e outros animais inusitados também são mascotes de times brasileiros. Vejamos alguns exemplos.

ABC (RN) – Elefante
Atlético de Alagoinhas (BA), Sociedade Esportiva Queimadense (PB), Salgueiro Atlético Clube (PE) e Oeiras Atlético Clube (PI) – Carcará
Amapá Clube (AP) – Zebra
Andirá Esporte Clube (AC) – Morcego
Fluminense de Feira de Santana (BA) – Touro
Esporte Clube Ipitanga (BA) – Tucano
Mogi Mirim (SP) e Grêmio Esportivo Sapucaiense (RS) – Sapo
Esporte Clube Taubaté (SP) – Burro
Uberaba Sport Club (MG) – Boi Zebu
Araxá Esporte Clube (MG) - Ganso
U.R.T (MG) e Esporte Clube de Patos (PB) – Pato
Esporte Clube Primeiro Passo (BA) e Comercial Atlético Clube (PI) – Bode
Brasília Futebol Clube (DF) – Calango
Associação Atlética São Mateus (ES) – Pit Bull
Guarani Esporte Clube (MG) - Tamanduá
Associação Desportiva Cabofriense (RJ) – Marlim
Bangu Atlético Clube (RJ) – Castor
Clube Atlético Metropolitano (SC) – Crocodilo
Clube Municipal Ananindeua (PA) – Tartaruga
Serrano Futebol Clube (PE) - Jumento
Sete de Setembro Esporte Clube (PE) – Guará
Associação Sportiva Sociedade Unida (RN) - Camaleão


Mas nem só de animais são feitos os mascotes. Temos também:

Grêmio Catanduvense (SP) – Bruxa
ASA (AL) – Fantasma
Nacional Fast Clube (AM) – Rolo Compressor
Esporte Clube Dom Pedro Bandeirante (DF) e Associação Atlética Anapolina(GO) – Fênix
Paysandu Sport Club (PA) e Moto Club de São Luís (MA) – Bicho Papão


Cada time com seu mascote e cada um deles representando uma apaixonada torcida, não interessando qual seja a escolha. Entretanto, em alguns casos essa mesma escolha é no mínimo curiosa, como mostra o Guilherme Oliveira do Papo de Homem com um post sobre estes mascotes singulares.


8 de mai. de 2009

Utilidade Pública - Remédios

Ninguém tem a obrigação de saber que Aspirina é ácido acetilsalicilico e que Buscopan é bultilbrometo de escopolamina, só pra citar dois exemplos. Mas na hora de comprar remédios é interessante saber tais informações pra ter a certeza de que está comprando o medicamento correto e não levando gato por lebre.

Desde que a lei dos genéricos e similares surgiu, tais medicamentos começaram a ser comercializados em todas as farmácias. Sua vantagem é o menor custo em relação aos chamados medicamentos de referência, ou "de marca".

A diferença entre genéricos, similares e de referência:

Medicamento de Referência é o produto inovador. Aquele em que determinado laboratório gasta uma certa quantidade de dinheiro para desenvolvê-lo (e isso inclui todos testes de segurança, eficácia, etc.) e colocar no mercado depois das devidas autorizações pelos órgãos competentes;

Medicamento Genérico tem a mesma qualidade e efeito do medicamento de referência, ou seja, são idênticos. E também é testado para a comprovação de sua eficácia, portanto é seguro. É desenvolvido após a renuncia ou vencimento da patente do medicamento de referência;

Medicamento Similar é uma alternativa terapêutica, mas os efeitos podem ser diferentes do medicamento de referência.

O problema é que em muitas farmácias, ao não pedir expressamente pelo genérico ou similar, também não há a sugestão por parte do vendedor. A diferença é sentida na hora de tirar o dinheiro do bolso.

Pra solucionar esse problema surgiu o site Consulta Remédios. Nele é possível descobrir não só os nomes dos medicamentos genéricos e similares relativos a algum medicamento de referência, como conferir o laboratório fabricante e seu preço de tabela. Assim é possível pesquisar o melhor preço e produto antes de adquirir o que o atendente lhe indicar.

Origem da Gripe Suína


Profissões em extinção

O avanço tecnológico teve um impacto muito forte sobre a vida de certos profissionais que viram seu trabalho praticamente minado pelas facilidades da tecnologia. A mudança ameaça alguns empregos como esses:

Fotógrafo lambe-lambe:
o profissional foi nomeado desta forma devido ao gesto de lamber a placa para verificar o lado em que estava a emulsão, caso contrário a foto sairia desfocada. É raro encontrar um fotógrafo lambe-lambe nas ruas, especialmente por causa da popularização das máquinas fotográficas de manuseio mais facilitado e preço acessível.

Lanterninha: atua nas salas de cinema ou teatros e sua principal função é conduzir as pessoas aos assentos depois que a atração já começou. Ainda pode colocar "ordem" quando as pessoas começam a conversar e atrapalham os demais espectadores.

Sineiro:
conforme o nome sugere, sua função é tocar o sino da igreja nos horários marcados. A tualmente a profissão é vista com maior frequência nas cidades do interior.

Consertador de guarda-chuva: geralmente trabalha na rua, especificamente no centro das cidades, devido ao grande fluxo de pessoas, fazendo reparos nesses objetos. Ainda se vê alguns poucos desses profissionais por aí, mas o baixo preço (e qualidade duvidosa) dos guarda-chuvas importados da China tornaram os produtos praticamente descartáveis. Por isso, os consertadores acabaram perdendo mercado.

Modista/Alfaiate:
pessoa que cria, desenha e geralmente também confecciona as roupas de acordo com o padrão físico e com o gosto de cada cliente. Enquanto a modista desenvolve o vestuário para mulheres, o alfaiate trabalha com o público masculino.


Amolador de facas e tesouras:
os profissionais que conseguiram sobreviver neste ramos fizeram algumas modificações em suas máquinas modernizando-as. Geralmente quem solicita o serviço de um amolador são pessoas que possuem bens familiares ou antiguidades e querem preservar seu funcionamento.
Vendedor de beiju: passa na rua fazendo um barulhão com a catraca, oferecendo os beijus. Não sei ao certo o motivo de a profissão estar desaparecendo mas deve ser por causa daqueles que vendem no supermercado, um que tem cobertura de chocolate...

Existem tantas profissões que estão desaparecendo. Levaria um dia todo pra listar todas aqui. Fato é que à medida que elas vão sumindo, algumas pessoas passam a dar mais valor porque adquirem um valor nostálico.

7 de mai. de 2009

Frases antológicas: Tim Maia

Tim Maia, nascido Sebastião Rodrigues Maia, foi um cantor e compositor brasileiro que alcançou o sucesso a partir da década de 1970. Destacou-se pelo pioneirismo em trazer para a MPB o estilo soul de cantar. Com a voz grave e carregada, tornou-se um dos grandes nomes da música brasileira, conquistando grande vendagem e consagrando sucessos.


Algumas frases de Tim Maia:

"Dos artistas do Rio, metade é preto que acha que é intelectual e metade é intelectual que acha que é preto."

"O Roberto Carlos fala com as plantas, e depois o Tim Maia que é maluco."

"Este país não pode dar certo. Aqui prostituta se apaixona, cafetão tem ciúme, traficante se vicia e pobre é de direita."

"Não saio com mulheres famosas pois não pago acima da tabela."

"Eu poderia ser ministro da Cultura, e não esses que andam por aí. Sou um músico que conhece a realidade. Eu já comi churrasquinho de gato, tomando ácido com Ki-Suco."

"Não fumo, não bebo e não cheiro, mas às vezes minto um pouquinho."

"Qualquer experiência religiosa é prejudicial ao ser humano. E qualquer experiência de extravaso é benéfica ao ser humano."

"Maconha não chega a ser nem um entorpecente, é um estupeficante."

"Tudo é tudo e nada é nada."

"O Brasil é uma terra de mestiço pirado querendo ser puro-sangue."

"Passou de branco, preto é. Não existe este negócio de mulato. Mulato pra mim é cor de mula".

"É só começar a fazer songbook que o cara falece. Esse negócio de biografia também é um pé na cova."

"A demagogia é a pior das mentiras, porque é uma mentira mentirosa."

"O mundo só será bom no dia que todo o dinheiro acabar. Mas que não me falte nenhum enquanto isso não acontece."

"Fiz uma dieta rigorosa. Cortei álcool, gorduras e açúcar. Em duas semanas, perdi 14 dias"

"O problema do gordo é que quando ele beija, não penetra. E quando penetra, não beija"

"O segredo do meu sucesso é o equilíbrio: metade das minhas músicas é esquenta-sovaco e a outra metade é mela-cueca"

"A diferença entre eu e o Dicró é que no meu show todo mundo vai e eu não vou; no dele, ele vai, mas não vai ninguém."

"O que nós temos de melhor no Brasil são a música, o futebol, o jogo do bicho, a batata doce e o baseado - temos que exportar isso. E ainda temos o Maguila, que vai matar o Mike Tyson. De susto, mas vai."

"Só gravei bossa nova para sacanear o João Gilberto."

"Tudo que sei sobre tóxicos aprendi nos livros."

"Eu gostaria de fazer uma homenagem ao meu urologista, o Dr. Edson, que me deixou ereto para o resto da vida."

"Com os acordes que tem em uma música do Tom Jobim dá para fazer umas cinqüenta."

Novo acordo ortográfico - Parte II: o acento agudo

(Clique na imagem para ampliar)

Related Posts with Thumbnails