17 de jun. de 2009

Excentricidades gastronômicas

Um prato bem feito, com ingredientes de qualidade e paladar honesto não sai barato. Nem para quem produz tampouco para quem consome. Mas tem gente que exagera. Pagar milhares de dólares em uma sobremesa? Qual o propósito?

O site da Forbes Traveler listou as sobremesas mais caras do mundo, um doce que no final das contas pode ter o gosto amargo para quem arca com a despesa.

Os morangos da foto acima são servidos no restaurante Arnauds em New Orleans. Para pedir o prato é preciso ter 1.4 milhões de dólares guardados no banco. Isso tudo por causa do anel de diamante rosa com 4 quilates que vem adornando a sobremesa. E se você quer mais glamour saiba que será agraciado com um drink feito com um licor de 24.850 dólares (cortesia do chef) e será servido por garçons devidamente vestidos ao som de uma banda de jazz.


O segundo lugar vai para a Cassata, uma espécie de bolo feito com chocolate, leite condensado e biscoito que custa 14.500,00 dólares. A sobremesa é servida em um resort do Sri Lanka e o diferencial fica por conta da gema Água Marinha de 8 quilates servida junto à refeição. O prato foi criado há menos de um ano e, apesar de ter despertado muita curiosidade, ainda não foi comercializado nenhuma vez.

Os pequeninos macarons servidos na Pierre Hermé Patisserie, em Paris, ocupam o terceiro lugar e não saem por menos de 7.414,00 dólares. O macaron é uma espécie de biscoito de merengue com recheio cremoso. Mas aqui eles não vêm com nenhuma jóia, parece que a sábia combinação de ingredientes e a possibilidade de fazer um macaron personalizado de acordo com o gosto do cliente, fez o doce adquirir o preço astronômico.

Eu ainda prefiro o pudim da minha avó.

16 de jun. de 2009

Top 10 - Artistas estrangeiros com maior vendagem de discos no Brasil

Para finalizar a série de posts "Top 10", apresentamos agora os artistas estrangeiros que mais vendem discos no Brasil.

10 - A-Ha - 2,7 milhões
9 - Backstreet Boys - 2,8 milhões
8 - Queen - 2,8 milhões
7 - Britney Spears - 3,1 milhões
6 - Celine Dion - 3,2 milhões
5 - RBD - 3,25 milhões
4 - Michael Jackson - 6,1 milhões
3 - Madonna - 6,1 milhões
2 - ABBA - 15,1 milhões

1 - Julio Iglesias - 18,1 milhões
Entre os artistas estrangeiros que mais vendem discos no Brasil temos a presença marcante de artistas que se indentificam com o chamado público teen. Backstreet Boys, Britney Spears e RBD mostram que o público adolescente é mesmo um importante nicho de mercado. Talvez a Celine Dion possa ser incluída aqui com ressalvas já que surge com maior força, acredito, graças ao fenômeno Titanic e a histeria juvenil em torno de Di Caprio e afins. Quem se lembra dessa época, lembra-se dos cinemas lotados de jovens que saíam aos prantos direto pra bilheteria pra assistir pela 4ª, 5ª vez a saga de Jack, Rose e do fatídico iceberg...
Sem espanto, grandes vendedores mundiais de discos como Madonna e Michael Jackson aparecem entre os primeiro.
Interessante é ver o A-Ha em 10, mostrando que foram mesmo uma grande banda mundial, sobretudo nos anos 80. Assim como também é interessante encontrar o ABBA na segunda posição, com mais discos vendidos do que Madonna e Michael Jackson juntos.
Em primeiro fica o "Roberto Carlos hispânico" como diz um amigo meu. A lógica é a mesma do "rei". Carreira longa, público fiel, vendas constantes.
Lembrando que a ressalva da pirataria feita nos "Top 10" anteriores também vale nesse caso.

15 de jun. de 2009

Vamos dar a volta no guethooooo!

Em Salvador existe um bairro, o Candeal Pequeno, que serve de exemplo para todas as comunidades do país. A pobreza local e a falta de infra-estrutura adequada foram parcialmente revertidas através de um projeto de profissionalização juvenil. O dono da idéia é um cidadão soteropolitano que cresceu no Candeal e provou das dificuldades do bairro: o músico Carlinhos Brown. Dentre suas iniciativas mais bem sucedidas encontra-se a banda Timbalada.

Em 1991 Brown realizou um processo seletivo para selecionar jovens músicos para seu empreendimento. Foram escolhidas 400 pessoas, essa era a Timbalada no início, com aulas ministradas ao ar livre pelas ruas do Candeal. Com o sucesso do repertório o público cresceu e em 1994 a banda decidiu transferir seus ensaios para outra localidade, o bairro Rio Vermelho. Mas foi no final do ano de 1996 que a Timbalada inaugurou o Candyall Guetho Square, uma casa no Candeal Pequeno em que eram realizados os ensaios da banda e que atraía milhares de pessoas. Ali foi criado o bordão: vamos dar a volta no guethooo!Para quem não tem a mínima idéia do que estou falando: o palco é localizado no centro do pátio e o público fica espalhado ao redor aguardando o comando do vocalista para dar a volta no palco. Isso é a volta no guetho, a original. Depois outros artistas inventaram a volta no trio, volta na caixa de som, volta no toldo... A idéia virou um sucesso e uma marca registrada da Timbalada, por isso até hoje acontece em todos os shows da banda.

O vídeo traz uma idéia:


Atualmente os ensaios da Timbalada acontecem no Museu du Ritmo, outro empreendimento de Carlinhos Brown na cidade de Salvador, que abriga manifestações artísticas e desenvolve um projeto de inclusão digital junto à comunidade do Pilar. Quanto ao Candyall Guetho Square, hoje em dia o local é um dos estúdios de Brown.

Top 10 - Artistas nacionais com maior vendagem de discos no Brasil

Dando sequência a série de posts sobre os dados da indústria fonográfica nacional, apresentamos agora os artistas nacionais donos das maiores vendagens de discos.

10 - Roberta Miranda - 16 milhões
9 - Sandy & Júnior - 16 milhões
8 - Raça Negra - 20 milhões
7 - Zezé Di Camargo & Luciano - 24 milhões
6 - Leonardo/Leandro e Leonardo - 25 milhões
5 - Maria Bethânia - 26 milhões
4 - Chitãozinho e Xororó - 35 milhões
3 - Xuxa - 40 milhões
2 - Nelson Gonçalves - 62 milhões

1 - Roberto Carlos - 101 milhões
A presença de Xuxa como a terceira artista em número de discos vendidos pode ser explicada pelo Top 10 anterior, onde ela aparece com 4 dos 10 discos mais vendidos. Já as presenças de Roberto Carlos em primeiro isolado e de Nelson Gonçalves em segundo justificam-se pela longa carreira de ambos e pelas vendagens constantes. Não aparecem entre os dez discos mais vendidos, mas a soma das vendas de todos os seus álbums lhe garante estas posições. Ausências de artistas de grande repercussão, como Ivete Sangalo, justifica-se pelo avaço da pirataria e o fato de suas carreiras terem se desenvolvido já nesse período.

14 de jun. de 2009

Top 10 - Discos mais vendidos no Brasil

Hoje darei início a uma série de posts chamados "Top 10", apresentando dados sobre a indústria fonográfica no Brasil. Este primeiro post traz os dez discos de artistas nacionais que alcançaram as maiores vendagens em todos os tempos.
A lista é apresentada na forma "Disco - Artista - Ano - Vendas"

10 - Terra Samba ao Vivo e a Cores - Terra Samba - 1998 - 2.450.411
9 - Mamonas Assassinas - Mamonas Assassinas - 1995 - 2.468.830
8 - Xou da Xuxa - Xuxa - 1986 - 2.689.000
7 - Um Sonhador - Leandro & Leonardo - 1998 - 2.732.735
6 - Xegundo Xou da Xuxa - Xuxa - 1987 - 2.754.000
5 - 4º Xou da Xuxa - Xuxa - 1989 - 2.920.000
4 - Só pra Contrariar - Só pra Contrariar - 1997 - 2.984.384

3 - Leandro & Leonardo - Leandro & Leonardo - 1990 - 3.145.814
2 - Xou da Xuxa 3 - Xuxa - 1988 - 3.216.000
1 - Músicas para Louvar o Senhor - Padre Marcelo Rossi - 1998 - 3.328.468
Interessante observar que nenhum dos discos mencionados ultrapassa a barreira do ano de 1998. A explosão da pirataria no final da década de 90 explica esse fenômeno. Com a queda brusca nas vendas de discos, nenhum artista pós 98 conseguiu entrar nesta lista. Vale ressaltar que até mesmo os critérios para obtenção de discos de ouro, platina e etc foram modificados, diminuindo em muito o número de discos vendidos necessários para tal qualificação.
Outros dados curiosos é que entre os 10 mais vendidos temos 4 discos da Xuxa, mas todos de sua fase anos 80. Temos também dois discos sertanejos, ambos de Leandro e Leonardo, um de pop rock, um axé, um de pagode e em primeiro lugar um padre.

12 de jun. de 2009

Momento bíblicos vistos pelo Google Earth

Não. O Google ainda não conseguiu voltar no tempo. Ainda.
Este trabalho é uma ação criativa daThe Glue Society que recriou três momentos bíblicos com perfeição do ponto de vista das fotos de satélite. Bem impressionante.

A crucificação

O dilúvio e a Arca de Noé

E Moisés separando o Mar Vermelho.

Vi no sempre produtivo BROGUI

Pixar - Partly Cloud

A Pixar utiliza a velha história da cegonha para fazer um conto sobre a amizade. Vale muito a pena ver.

Agora você já sabe como explicar para uma criança pequena de onde ela veio.

11 de jun. de 2009

Frases antológicas: Miguel de Cervantes

Miguel de Cervantes foi romancista, dramaturgo e poeta espanhol. Autor de Don Quixote de La Mancha, considerada a mais importante obra em castelhano.
Frases de Cervantes:
"O ser humano se transforma de acordo com o que pensa. Somos frutos de nossas obras."
"Quem não sabe governar a si próprio, como saberá governar os outros?"
"Não há livro tão mau que não tenha alguma coisa de bom."
"A liberalidade é uma das mais agradáveis virtudes de quem ganha fama de a ter."
"A liberdade não é um pedaço de pão."
"A pobreza jamais foi desfeita com o ócio ou com a preguiça."
"A virtude é mais perseguida pelos maus do que amada pelos bons."
"Beneficiar vilões é deitar água no mar."
"Contra quem cala não há castigo nem respostas."
"Deixe seu filho caminhar por onde sua estrela o chama."
"É doce o amor da pátria."
"Elimine a causa que o efeito cessa."
"Em boca fechada não entra mosca."
"História, a êmula do tempo, depósito das ações, testemunho do passado, exemplo do presente, advertência do futuro."
"Não desejes e serás o homem mais rico do mundo."
"Não há regra sem exceção."
"Não há ressentimento que o tempo não faça esquecer, como não há dor que a morte não cure."
"O burro carregará seu fardo, mas não um fardo dobrado. Não conduza um animal livre para a morte."
"O ciúme olha com lentes de aumento, que fazem de pequenas, grandes cousas, transformam anões em gigantes e suspeitas em verdade."
"O hipócrita que parece querer ser homem de bem, não é tão execrável como o que tem vaidade dos seus erros."
"O soldado melhor parece morto na luta do que livre na fuga."
"Quem perde seus bens, perde muito; quem perde um amigo, perde mais; mas quem perde a coragem, perde tudo."
"Seja pai das virtudes e padrasto dos vícios."

10 de jun. de 2009

TXT Island

Brilhante stop-motion criado num daqueles placares de boteco com seus caracteres.



O que a criatividade não faz.


Revolução na informática

O vídeo abaixo apresenta aquele que promete ser o início de uma verdadeira revolução na informática.

A tal revolução era anunciada em 1995, com o lançamento do Windows 95, a chegada de impressoras mais velozes, a queda no preço dos computadores e de seus componentes como o kit multimídia e outras novidades como simuladores e etc.
O interessante deste vídeo é observarmos como as coisas mudam rápido, sobretudo quando se trata de tecnologia. Os saltos de qualidade são cada vez maiores e realizados em menor tempo. Com certeza a mudança observada de 1995 pra hoje será menor do que a observada daqui 14 anos.
O final do vídeo ainda traz a abertura da novela da Globo que vinha na sequência do Jornal Nacional. Quando vi do que se tratava me lembrei bem da época e tive duas certezas: 1 - "Nossa, faz tempo" - 2 - "Tô ficando velho!"
O vídeo foi encontrado durante uma peramblogação pelo ótimo blog Procurando Vagas, que embora tenha esse nome não se trata de site de empregos!

9 de jun. de 2009

Top 9: Hinos de Clubes

Em 1996 a revista Placar lançou um cd com os hinos de 15 clubes do futebol brasileiro. Eu ganhei um exemplar e adorava. Mas certo dia emprestei para fulano, que emprestou para sicrano que, por sua vez, repassou ao beltrano... Resumindo, um maledetto roubou meu cd. Fiquei desolada. Mas hoje a internet disponibiliza o conteúdo agora é possível de alguma forma ter meu cd de volta.


As faixas trazem cantores famosos interpretando os hinos e dando uma repaginada nos arranjos. Resolvi desenterrar meu cd e relembrar quais eram as minhas canções prediletas. O ranking conta com 9 hinos, pois esses foram as regravações disponíveis no Youtube.

09.Botafogo (Beth Carvalho, Ed Motta, Cláudio Zolli e Eduardo Dusek)
Por que? Artistas de peso mas o arranjo não é muito legal. Somente da metade em diante que é que fica bom, poderia ser todo assim.

08.Flamengo (Herbert Vianna, Neguinho da Beija Flor, Falcão-O Rappa, Mc Júnior e Mc Leonardo)
Por que? O início com o Neguinho da Beija-Flor é ótimo. A participação dos Mcs também é boa.

07.Santos (Paulo Miklos - Titãs)
Por que? A interpretação de Miklos é bacana, o hino é legal mas ficou um pouco monótono. A versão original é mais interessante.
Link: http://www.youtube.com/watch?v=nIFzy1r7brw

06.América-RJ (Tim Maia)
Por que? É o Tim Maia! Swingado e com vozerão. Dá até vontade de cantar junto.
Link: http://www.youtube.com/watch?v=aSmLNxVHQI4

05.Corinthians (Toni Garrido)
Por que? Toni Garrido foi uma bela escolha. A interpretação do cantor trouxe personalidade para o hino. Além do mais, o arranjo hip hop trouxe uma nova cara à canção.
Link: http://www.youtube.com/watch?v=4K5zC1D6NfM

04.São Paulo (Roger - Ultraje a Rigor)
Por que? Um rock que é a cara do Ultraje. O hino ficou animado e contagiante.
Link: http://www.youtube.com/watch?v=s1u7Tz4hfrk

03.Vasco (Fernanda Abreu e Luis Melodia)
Por que? O violino junto com o batidão fez toda diferença. E o Luis Melodia cantando é demais.
Link: http://www.youtube.com/watch?v=-FZCHJh5jD8

02.Grêmio (Vitor Ramil)
Por que? Um versão bem pop e que eu gosto. Não sei o motivo mas acho legal e ponto.
Link: http://www.youtube.com/watch?v=QxtCic3mLFI

01.Atlético-MG (João Penca e seus Miquinhos Amestrados)
Por que? Um hino em forma de twist, irreverente e o mais contagiante.
Link: http://www.youtube.com/watch?v=58U2dnM16kk


Nada mais de Mary, Susan, James ou Mark...

Em 2008 foi feita uma pesquisa nos Estados Unidos procurando identificar quais os nomes mais usados na hora do registro de uma criança. Os 10 nomes femininos e masculinos mais usados são os seguintes:
Femininos:
1. Emma
2. Isabella
3. Emily
4. Madison
5. Ava
6. Olivia
7. Sophia
8. Abigail
9. Elizabeth
10. Chloe

Masculinos:
1. Jacob
2. Michael
3. Ethan
4. Joshua
5. Daniel
6. Alexander
7. Anthony
8. William
9. Christopher
10. Matthew
Até aí nada de anormal. Mas se compararmos com a mesma pesquisa realizada em 1958, ou seja 50 anos atrás, veremos como o padrão de nomes nos Estados Unidos sofreu várias mudanças.
Femininos:
1. Mary
2. Susan
3. Linda
4. Karen
5. Patricia
6. Debra
7. Deborah
8. Cynthia
9. Barbara
10. Donna

Masculinos:
1. Michael
2. David
3. James
4. Robert
5. John
6. William
7. Mark
8. Richard
9. Thomas
10. Steven

Se pensarmos no Brasil, veremos qua acontece o mesmo fenômeno. Alguns nomes comuns até alguns anos atrás passam a se tornar mais raros. Um bom mote para inaugurar um post mais interativo. Quais nomes você acha que sumiram do mapa? Aquele nome que você nunca encontrou em alguém da sua faixa etária? Bem, vou começar apresentando dois: Adalgisa e Horácio. Nunca conheci ninguém da minha faixa etária com esses nomes. Parece que quem chama Adalgisa ou Horácio já nasce com 67 anos.
Em tempo, onde está o nome BRIAN nessas listas americanas?! Todo filme da Sessão da Tarde tem um Brian!

8 de jun. de 2009

Year Book Music Stars

Você consegue identificar essas pessoas?










Algumas estão bem fáceis, outras não... eis a resposta:


Beyoncé


Kurt Cobain


Jim Morrison


Eminem


Axl Rose


Snoop Dogg


Marilyn Mason


Essas fotos são daqueles "Livros do Ano" do ensino médio americano, que passam nos filmes adolescentes da Sessão da Tarde.

Clique aqui para ver outros alunos ilustres.


Hotel Honecker

Uma aeronave aposentada em 1988 vai virar hotel na Holanda. O empresário Ben Thjissen pagou 25 mil euros por um avião construído em 1960 na União Soviética que serviu ao governo da Alemanha Oriental por quase três décadas.

Depois de voar por países como Cuba, Rússia, China e Vietnã a aeronave não foi mais utilizada e virou um restaurante na vila de Harkbe, Alemanha. Mas o dono da máquina quis se aposentar e resolveu colocá-la à venda. Ben ficou sabendo do fato e resolveu adquirir o avião. Segundo ele mesmo, a idéia de tranformar um avião em um hotel de alto luxo surgiu há sete anos, porém somente agora Ben conseguiu encontrar um avião adequado.

Essa brincadeira já custou 450 mil euros para o empresário, pois a aeronave será toda adaptada (exceto a cabine) com a construção de bar, cozinha, tv tela plana, internet wireless, piscina e até sauna. A suíte 40 metros acomoda um casal e sua diária custará 350 euros.

O hotel será localizado no aeroporto próximo a Apeldoorn para que os clientes visualizem pousos e decolagens. Além do mais, Ben queria que a aeronave permanecesse em seu habitat natural. A inauguração será em breve. Alguém se habilita?

Tirada do www.derspiegel.de/international

Related Posts with Thumbnails