27 de abr. de 2009

Comandos em Ação

Sem dúvida, um dos brinquedos que me proporcionaram maior diversão durante a infância, e que ainda hoje deixam boas lembranças, foram os chamados Comandos em Ação. E

O ano era 1984 quando a companhia de Brinquedos Estrela S/A iniciou a produção dos originalmente chamados G.I.JOE, nomeados de Comandos em Ação no Brasil. Em peregrinação pela net acabei encontrado as seguintes informações sobre o produto.

"Mais articulados que qualquer outra figura de ação da época, a primeira vista lembravam o velho Falcon, só que bem menores. Vinham com acessórios como arminhas, capacetes, rádio- transmissores e viseiras. Bem feitos, bem pintados e embalados em cartelas coloridas, com uma ilustração do personagem em situação de batalha e ao fundo um invariável cenário de explosão, vermelho, amarelo e preto."

"O logotipo também remetia ao Falcon: a cabeça de um sujeito barbudo ao lado de várias outras. O slogan? Os colecionadores de aventura. Com todos esse apelos, era impossível não encher os olhos de qualquer garoto da época. O sucesso foi imediato. E então, naquele ano, nascia uma nova era para a figura de ação no Brasil e o brinquedo que povoou a infância de toda uma geração e que hoje, mesmo 2 décadas depois, ainda faz parte da lembrança de muitos adultos saudosistas e da vida de dedicados colecionadores."

Me lembro que, como eram muitos os bonecos e veículos lançados, ficava difícil possuir todos, o que de certa forma era interessante pois, ao reunir os amigos para travar batalhas épicas, reunia-se também personagens e veículos os quais nem todos possuíam.

O grande problema dos bonecos era a fragilidade. Os polegares ,que serviam para fixar as armas, logo quebravam. Com o tempo, a borracha que servia de "coluna" também se rompia. As vezes era a perna que quebrava. Me lembro da série de "soldados feridos" que possuía.

Para minha surpresa descobri que está sendo produzido um filme sobre os Comandos, que aliás já estréia em agosto próximo. O primeiro trailer foi revelado durante o Superbowl nos EUA.




Consegui reconhecer alguns personagens. É esperar pra ver o resultado.

Pra quem quiser matar as saudades ou descobrir o que compunha o universo Comandos em Ação, a dica é o site Yo Joe Brazil que reúne amantes e colecionadores do brinquedo e de onde foram retiradas as informações para este post.

26 de abr. de 2009

O fenômeno Susan Boyle

Muito já foi escrito sobre Susan Boyle, a figura que apareceu em um programa britânico tipo "Ídolos", a qual ninguém levava fé e de repente... bem, com mais de 100 milhões de acessos no youtube, todos já devem saber que ela arrebentou. Cantou demais, super afinada, chocando o júri e a platéia de incrédulos que minutos antes a ironizava.

Mas o que aconteceu de lá pra cá? A Priscila, do ótimo Meu Segundo Caderno, fez a reconstituição da meteórica trajetória de 15 dias da nova estrela da música.

Em um mundo onde o consumo do novo pauta a existência de quase todos, por quanto tempo resistirá Susan? Depois que todos já não acharem mais graça na feiosa ingênua que canta muito, qual será a bola da vez? Tô apostando em um papagaio que tem aqui perto de casa e que canta "O Sole Mio" com a voz do Silvio Santos... deixa ele cair no youtube, deixa.

Como é criado um comercial: Axe Instinct

A Axe lançou a algum tempo o comercial do seu desodorante Instinct, em que um homenzinho das cavernas é atingido por um geiser, encontra um Axe dentro de uma pedra e se torna "o cara" das cavernas. Tudo feito em massinha e filmado em stop-motion, que é aquela coisa de "tira uma foto, mexe o braço 1mm, tira outra foto mexe mais 1mm" e por aí vai....

O interessante neste caso, é o imenso trabalho que se tem para fazer um comercial desse tipo. A produtora Passion Pictures conseguia com um dia inteiro de trabalho, apenas 2 segundos de filme. Haja paciência.

Para exemplificar, veja o making of e o resultado no final. Muito legal.



Vi no Casa de Cinema Stop Motion do futuro colaborador do Peramblogando, Leonardo Moreira.

Taí! Pra você gostar de mim

Na última sexta-feira os belohorizontos tiveram a oportunidade de assistir ao espetáculo "Alô... Alô?: 100 anos de Carmem Miranda". O projeto é uma iniciativa do Centro Cultural Banco do Brasil em comemoração aos 100 anos de nascimento de Carmem.

Nascida em Portugal em 09 de fevereiro de 1909, Carmem veio para o Brasil com menos de um ano e por isso adotou o país como sua terra natal. Sua carreira artística engrenou em 1930 com o sucesso da marchinha "Taí (Pra você gostar de mim)".

Em 1939 a cantora e atriz foi para os Estados Unidos trabalhar em Hollywood. Lá ganhou o apelido de Brazilian Bombshell, ou explosão brasileira, e consolidou sua carreira internacional.

A homenagem montada para uma das artistas mais famosas que o Brasil já teve conta com a direção artística e musical de Luís Felipe de Lima e é apresentada por uma banda de primeira linha. Já os vocais ficam a cargo de nada mais nada menos que: Robertá Sá, Beatriz Faria, Pedro Luís e Marco Sacramento. A forma da apresentação varia entre performances solo, formações em dupla e em quarteto. A cada canção somos surpreendidos com o talento dos cantores, tanto no que diz respeito à qualidade vocal quanto à interpretação do repertório de Carmem. Eis algumas músicas do playlist: Boneca de Piche, Chattanooga Choo Choo, Alô...Alô?, Chica-Chica Bum- Chic, Disseram que Voltei Americanizada, Taí (Pra você gostar de mim), Cai Cai, Goodbye Boy e Mamãe eu Quero.

Além das apresentações dos cantores, o espetáculo exibe depoimentos do jornalista Ruy Castro, autor da obra "Carmem, uma Biografia" que pesquisou sobre a vida da cantora durante 5 anos. Segundo Castro, Carmem Miranda inventou um jeito brasileiro de cantar que, aliás, os cantores do espetáculo incorporam muito bem.

O preço cobrado pelos ingressos em Belo Horizonte foi 15 reais inteira, 6 reais meia-entrada para estudantes e 7,50 meia-entrada para idosos. Uma cobrança quase simbólica se for considerado o investimento em pesquisa e o alto nível dos músicos. Ao final da apresentação os cantores disseram que irão se apresentar em Brasília, mas não divulgaram a data. No site do Centro Cultural BB Rio de Janeiro, estão registradas apresentações na cidade nos dias 12/05, 19/05, 26/05 e 02/06. Fiquem atentos à agenda do espetáculo e aproveitem a oportunidade de aprender mais sobre a importância de Carmem para o repertório musical brasileiro e para curtir um show com músicos de alta estirpe.

É imperdível!

25 de abr. de 2009

Negócio de ocasião - Aquecimento global

Um grande exemplo de visão empresarial..

Porquinho do Peru?

O Porquinho da Índia é um animal de porte pequeno e temperamento dócil sendo, por isso, recomendavél para as crianças quando elas insistem em ter um bichinho de estimação. Já que o nome sugere a nacionalidade do Porquinho, a gente acaba acreditando que o ele seja indiano, não é?

Ao contrário do que parece, o Porquinho da Índia é peruano. Contam que no século XVI os navegadores espanhóis estavam a caminho das Índias e aportaram em um local que na verdade ficava na América Latina, mais precisamente onde é o Peru. Lá conheceram um bichinho chamado Cuí que emitia sons curtos (como um porco) e provaram a sua carne que passou a ser muito apreciada.

No retorno para a Europa, os navegadores, que acreditavam que estavam voltando das Índias, levaram alguns bichinhos na bagagem e lá passaram a chamá-los de Porquinho da Índia. Rapidamente os animais foram domesticados e viraram item de desejo dos europeus, pois a moda dizia que as pessoas deveriam ter um Porquinho como bichinho de estimação.

24 de abr. de 2009

O humor de Chico Bento

O Chico Bento é um dos personagens mais interessantes da Turma da Mônica. Para criar esse personagem o ilustrador Maurício de Souza se inspirou nas histórias de seu tio- avô. Chico Bento foi criado em 1961, mas somente no ano de 1982 que foi lançada uma revistinha só com os quadrinhos da Turma do Chico cujos principais personagens são: Rosinha (namorada), Zé Lelé (primo), padre Lino, professora Marocas, Hiro e Zé da Roça (amigos).

Com o passar do tempo as historinhas de Maurício de Souza passaram a ser comercializadas em outros países, inclusive os quadrinhos de Chico Bento, que fizeram muito sucesso na Itália. Abaixo, algumas tirinhas (clique na imagem para ampliar):

# 1

# 2
# 3
#4

Na década de 80 os desenhos japoneses começaram a ser transmitidos pelas emissoras de tv brasileiras e Maurício de Souza não tinha preparado a adaptação da Turma da Mônica para a televisão, por isso acabou perdendo mercado. Diante dessa situação o ilustrador decidiu fundar a sua própria empresa de animação e depois realizou 8 longas-metragens. Porém, a situação econômica do país não era animadora e Maurício de Souza desistiu de trabalhar com animação no cinema.

Para relembrar dos filminhos do Chico Bento aqui vai "O Causo da Melancia":



War Child: Heroes

"War Child: Heroes" é um mais projeto colaborativo que envolve músicos em torno de uma causa humanitária, neste caso, as crianças que vivem em meio a conflitos armados. Os músicos gravam um disco cujas vendas são diretamente revertidas para o projeto. Até aí nada de novo. A diferença do "War Child: Heroes" é a forma como foram escolhidas as canções e os artistas envolvidos.

Primeiramente foram convidados 16 artistas renomados: Bob Dylan, The Kinks, Bruce Springsteen, os remanescentes do Joy Division, The Clash, os remanescentes do Ramones, Blondie, Paul McCartney, Stevie Wonder, Brian Wilson, Roxy Music, Iggy Pop, Leonard Cohen, U2, Elvis Costello e David Bowie.

Feito isso, foi pedido que cada um destes artistas escolhesse uma música de seu repertório e um artista da nova geração para interpretá-la. O resultado? Bom, temos Bob Dylan que selecionou "Leopard-Skin Pill-Box Hat”, conferindo à Beck a missão de interpretá-la, Blondie que escolheu Franz Ferdinand como novo intérprete para "Call Me", Paul McCartney que gostaria de ouvir "Live and Let Die" na voz de Duffy ou ainda TV on Radio dando sua marca à "Heroes" a pedido do próprio David Bowie.





A seguir a trilha completa do cd:

Beck (Bob Dylan - “Leopard-Skin Pill-Box Hat”)
The Kooks (The Kinks – “Victoria”)
The Hold Steady (Bruce Springsteen – “Atlantic City”)
Hot Chip (Joy Division – “Transmission”)
Lily Allen feat. Mick Jones (The Clash – “Straight To Hell”)
Yeah Yeah Yeahs (The Ramones – “Sheena Is A Punk Rocker”)
Franz Ferdinand (Blondie – “Call Me”)
Duffy (Paul McCartney – “Live And Let Die”)
Estelle (Stevie Wonder – “Superstition”)
Rufus Wainwright (Brian Wilson –“ Wonderful & Song For Children”)
Scissor Sisters (Roxy Music – “Do The Strand”)
Peaches (Iggy Pop – “Search And Destroy”)
Adam Cohen (Leonard Cohen – “Take This Waltz”)
Elbow (U2 – “Running To Stand Still”)
The Like (Elvis Costello – “You Belong To Me”)
TV On The Radio (David Bowie – “Heroes”)

Tive a oportunidade de ouvir algumas destas novas versões. O que posso sobre elas dizer? Algumas soam interessante, outras diferentes, outras estranhas e algumas ruins. Mas, diante de tais nomes, realizar versões que pelo menos se igualem às originais já é tarefa quase impossível, o que dirá superá-las. O importante mesmo é a causa na qual os artistas estão envolvidos. Nesse caso todos bateram um bolão.

Para mais informações sobre o projeto ou sobre a organização War Child acesse: www.warchild.org

23 de abr. de 2009

Frases antológicas: Ariano Suassuna

Ariano Suassuna é um dos mais importantes dramaturgos brasileiros, autor dos célebres "Auto da Compadecida" e "A Pedra do Reino". É também romancista, poeta, filósofo e advogado.

Defensor militante da cultura brasileira, Ariano foi o idealizador do Movimento Armorial, que tem como objetivo criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste. Tal movimento procura orientar para esse fim todas as formas de expressões artísticas: música, dança, literatura, artes plásticas, teatro, cinema, arquitetura, entre outras expressões.

Frases de Suassuna:

"A humanidade se divide em dois grupos, os que concordam comigo e os equivocados."

"Sou a favor da internacionalização da cultura, mas não acabando as peculiaridades locais e nacionais".

"Arte pra mim não é produto de mercado. Podem me chamar de romântico. Arte pra mim é missão, vocação e festa".

"Jamais falei mal de Molière, mas querer que eu aceite Elvis Presley já é demais".

"A massificação procura baixar a qualidade artística para a altura do gosto médio. Em arte, o gosto médio é mais prejudicial do que o mau gosto... Nunca vi um gênio com gosto médio."

"… que é muito difícil você vencer a injustiça secular, que dilacera o Brasil em dois países distintos: o país dos privilegiados e o país dos despossuídos."

"Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas"

"O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso."

"Eu digo sempre que das três virtudes teologais , sou fraco na fé e fraco na qualidade, só me resta a esperança."

"Depois que eu vi num hotel em São Paulo um show de rock pela televisão, nunca mais eu critiquei os cantores medíocres brasileiros. Qualquer porcaria como a Banda Calypso ainda é melhor que qualquer banda de rock."

"Não tenho medo de andar de avião como muitos dizem. O que eu tenho é tédio. Não agüento mais olhar aquelas aeromoças fazendo um teatro mímico para mostrar aos passageiros como usar às máscaras de oxigênio em caso de despressurização, e a porta de emergência."

"Em vez de porta-aviões, os americanos hoje mandam Michael Jackson e Madonna para dominar o Brasil."

“Na pré-história, os cavalos comiam só mato e os homens começaram a comer carne. A evolução trouxe a raça humana até aqui e os cavalos continuam sendo vegetarianos até hoje. É por isso que nunca parei de comer carne.”

"Em redor do buraco tudo é beira!"* frase lembrada pelo Gudim, e que acabou servindo de mote para o "funk do Suassuna", disponível no youtube.

Ih, sumi!

Pegadinha alemã: a atriz está em um banheiro público, utilizando o espelho para retocar sua maquiagem e as outras usuárias do toilette não conseguem se ver no espelho. A reação das pessoas é hilária.

O pulo do gato é o seguinte, na verdade é um vidro e a irmã gêmea da atriz está do outro lado. Dá para perceber que o movimento das duas irmãs nem é tão sincronizado assim, mas as pessoas ficam tão abismadas por não conseguirem se enxergar no espelho que nem notam... hehe

E reparem o comentário da segunda senhora (de casaco bege). Ela até gosta da idéia de se sentir invisível. Deve ter se achado um x-men...




22 de abr. de 2009

Agradecimento

Mais uma vez o Peramblogando foi indicado para um selo. Dessa vez foi o selo VejaBlog.


Como já disse em outras ocasiões, o legal destes selos é que são uma forma de reconhecimento ao blog e aos que contribuem para ele. O propósito do Peramblogando sempre foi o de ser um local para expressão de idéias, divulgação de eventos ou de coisas interessantes que encontramos pela rede, pautados sempre pelos nossos próprios interesses. Postamos coisas que achamos interessantes, por mais inúteis que as vezes possam ser. Essa postura sincera, e até certo ponto descompromissada, parece que vem dando certo.

Agradecemos ao Dario Dutra e a toda a equipe do VejaBlog que nos ofertou o selo, bem como a todos os demais leitores, costumeiros ou esporádicos, que dedicaram um pouquinho do seu tempo pra ler o que escrevemos.

El Caganer

A região da Catalunha, na Espanha, adota um hábito bastante inusitado nas festividades natalinas. Trata-se de um boneco chamado "El Caganer" que consiste na representação de uma pessoa defecando. A tradição teve início no século XVII através dos camponeses que acreditavam que as fezes trariam um solo fértil e uma boa produção para o próximo ano. Outro significado atribuído ao uso do bonequinho é adicionar um lado mais humano à comemoração religiosa do natal.

O El Caganer é confeccionado em madeira e originalmente usa roupas tradicionais da região (figura acima). Porém, com o passar do tempo, o pequeno boneco ganhou bastante popularidade e atualmente são fabricados diversas versões inspiradas em personalidades do mundo da política, do esporte... Por exemplo, o time do Barcelona foi retratado (da esquerda para a direita: Messi, Ronaldinho, Thierri Henry, o técnico Frank Rijkaard, Eto´o e Carles Puyol)

Nem o Obama escapou...
No mínimo engraçado!

Cultura inútil: de onde vieram nossos presidentes?

Outro dia estava conversando sobre política com um amigo e ele dizia: "Não sei em quem vou votar pra presidente, mas quero que seja alguém diferente. Chega de paulista na presidência. Podia aparecer alguém do nordeste. De lá só teve o Collor e o Sarney."

Nesse momento lembrei a ele que nosso atual presidente é do nordeste, mas especificamente de Pernambuco. A filiação partidária, a base eleitoral e até mesmo mudanças de rumo na vida dos nossos presidentes faz com que identifiquemos suas figuras a estados que muitas vezes não correspondem ao seu local de nascimento. Então fica a pergunta: de onde vieram nossos presidentes?

(Palácio do Catete - RJ)

14 estados já foram representados na figura do Presidente da República. 3 estados do sudeste (MG, RJ e SP), 2 estados do Centro-Oeste (MT e MS), 2 estados do sul (RS e SC) e 7 estados do nordeste (CE, AL, RN, PE, PB, BA, MA). Diferente do que meu amigo disse, do nordeste vieram mais do que apenas Collor e Sarney.

Embora pareça que São Paulo é o estado com o maior número de presidentes, sobretudo pela lógica partidária dos últimos mandatários, a história nos mostra outra realidade. O Rio Grande do Sul é que ocupa este posto com 6 presidentes, seguido de Minas Gerais e Rio de Janeiro com 5. Só então aparece São Paulo, com 4, seguido de perto por Alagoas com 3.

Ainda durante a conversa tentamos lembrar quem foram os Presidentes que vieram de nosso estado (MG). Lembramos de Afonso Pena, Carlos Luz, Juscelino Kubitschek, Tancredo Neves e Itamar Franco. 5 Presidentes. Bem, bate com o número apresentado no parágrafo anterior. Mas os nomes não conferem. Como dito no início do post, as contas enumeram apenas presidentes que exerceram o cargo. Ou seja, Tancredo está fora. Então falta 1.

1 não, 2. Pra nossa surpresa, Itamar Franco, o "mineirim" comedor de pão de queijo não é realmente mineiro! É... conhecemos pouco nossos governantes e nossa história.

(Palácio do Planalto)

Segue a lista de Presidentes da República segundo seus estados de origem:

RS - 6 - Hermes da Fonseca, Getúlio Vargas, João Goulart, Costa e Silva, Emílio Médici, Ernesto Geisel

MG - 5 - Afonso Pena, Venceslau Brás, Delfim Moreira, Carlos Luz, Juscelino Kubitschek

RJ - 5 - Nilo Peçanha, Artur Bernardes, Washington Luís, João Figueiredo, Fernando Henrique Cardoso

SP - 4 - Prudente de Morais, Campos Sales, Rodrigues Alves, Ranieri Mazzilli

AL - 3 - Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto, Fernando Collor

CE - 2 - José Linhares, Castelo Branco

PB - 1 - Epitácio Pessoa

MT - 1 - Eurico Gaspar Dutra

MS - 1 - Jânio Quadros

RN - 1 - Café Filho

SC - 1 - Nereu Ramos

MA - 1 - José Sarney

BA - 1 - Itamar Franco

PE - 1 - Luís Inácio Lula da Silva

É, Itamar é baiano.

21 de abr. de 2009

Iron Maiden - Flight 666

Chega hoje aos cinemas o documentário "Flight 666", que mostra os bastidores da turnê "Somewhere Back in Time" da banda Iron Maiden. Imperdível, principalmente para quem gosta da banda e/ou esteve em seus últimos shows pelo Brasil.





20 de abr. de 2009

Esporte e design

Criatividade e preocupação com o meio-ambiente marcam o mobiliário criado por Pierre e seu sócio Gil. A loja californiana Skate Study House, conforme o nome sugere, produz móveis com materiais reciclados tendo como temática os elementos do universo dos skatistas.

A influência para montar a loja veio do Case Study House, um projeto que reuniu arquitetos e designers, desenvolvido em Los Angeles e que construiu cinquenta habitações com um mobiliário diferenciado. Dizem que foi ali que nasceu a idéia do que chamam "cool"... E aí que os rapazes do Skate Study se inspiram para unir o hobby do esporte com a inovação do design.
O site traz mais fotos das peças e outras informações. O endereço é www.skatestudyhouse.com
Tanto para quem gosta de skate quanto quem curte design, um prato cheio!

Pac-Man da vida real



Esse cara é o Remi Gaillard, o mesmo que fez o Mário Kart Real. Que é legal também, mas nem se compara com esse.

Vi no Omelete

Google no tempo da vovó

É só escrever o que procura, selar, colocar em uma caixa de correio e esperar 30 dias pelo resultado. Simples assim.

19 de abr. de 2009

No balanço do mar...

(clique na imagem para ampliar)

Comida di Buteco - 2009

Foi dada a largada para mais uma edição do Comida di Buteco, realizado há 10 anos em Belo Horizonte.

Conhecida como a "capital nacional do boteco", existem em Belo Horizonte cerca de 12.000 estabelecimentos (mais bares per capita do que qualquer outra grande cidade do Brasil). Fiel parceiro da cerveja, do chope ou da cachaça, a culinária de boteco é um atrativo à parte nesse imenso e interessante mundo.

De olho nesse universo pouco explorado, em 1999, Eduardo Maya - então produtor e apresentador do programa “Momento Gourmet”, veiculado pela Rádio Geraes - apresentou à emissora a proposta de um concurso que elegesse o melhor tira-gosto de boteco da capital e resgatasse a culinária de raiz. A idéia logo ganhou adesão de João Guimarães -proprietário da emissora - e de Maria Eulália Araújo – então diretora-executiva da mesma rádio - que, imediatamente, sugeriu o nome do evento. Sobre esse tripé - o gastronômo, a publicitária e o empresário de comunicações - e com os investimentos e divulgação do evento feitos inicialmente pela Rádio Geraes, o Comida di Buteco nasceu planejado para se tornar o principal produto promocional da empresa. A rádio foi extinta em 2004 e o projeto seguiu com sucesso, pilotado pela empresa de produção criada para sua realização.

Logo na primeira edição do evento, em 2000, quando apenas 10 botecos participaram, o sucesso da iniciativa ficou evidente. A novidade foi abraçada pela cidade, mobilizando toda uma tradição cultural e de lazer e despertando sua importância econômica e social.

A cada ano, no mês de abril, o circuito, formado agora por 41 botecos, é percorrido por um público estimado em cerca de 400 mil pessoas (Vox Populi / 2007), entre moradores e turistas.

Segundo os organizadores, para eleger o melhor prato do Comida di Buteco, é preciso:

•Fazer um roteiro pelos bares participantes durante 31 dias;
•Ter curiosidade para provar de tudo;
•Preencher a cédula de votação, não deixando nenhum item em branco;
•No “melhor tira-gosto”, observar sabor, originalidade e apresentação;
•Dar notas, ainda, para atendimento, temperatura da bebida e higiene do boteco.

Os nomes inusitados dados aos tira-gostos criados são uma atração a parte. Neste ano o público poderá conferir, por exemplo, o "papo furado", "kafta mineira ao molho Barack Obama", "atrás da moita", "dona berinjela e seus dois quitutes", "filho da truta", "que pescoço!", "cada um no seu quadrado", "trem esquisito", "rabo no mato" e "teta de galinha taiobeiras".

Para saber do que se trata cada um desses pratos, bem como conhecer os botecos participantes e obter maiores informações, acesse o site www.comidadibuteco.com.br

O encerramento do Comida di Buteco acontece na já tradicional "Saideira", um dos eventos mais esperados pelos belo-horizontinos, reunindo um público estimado em mais de 40 mil pessoas, durante os dias em que é realizada. Este ano a festa será no CEU - Centro Esportivo Universitário da UFMG, nos dias 22, 23 e 24 de maio. A programação completa pode ser conferida neste link www.comidadibuteco.com.br/bh2009

Após nove edições, o concurso se transformou num evento grandioso, que integra o calendário oficial da capital mineira e figura no Guia 4 Rodas (Editora Abril) como um dos principais festivais do País. O sucesso do concurso fez com que o Comida di Buteco ultrapassasse as montanhas mineiras, passando a ser realizado também em Goiânia, Salvador e Rio de Janeiro desde 2008.

18 de abr. de 2009

Os mais longos solos de guitarra

São conhecidas as performáticas apresentações ao vivo de alguns lendários guitarristas do rock. Solos intermináveis que servem, principalmente, para o deleite do próprio guitarrista. Para o restante da banda, um momento de descanso. Para o público, muitas vezes, um momento de tédio.

Difícil mensurar quem é o campeão dessa "modalidade". Tomando como base os registros fonográficos, a medalha de prata ficaria com Jerry Garcia, da banda Grateful Dead, protagonista de um solo de 13 minutos e 22 segundos na faixa "Dark Star", do álbum ao vivo Live Dead de 1969.

A medalha de ouro, com incríveis 17 minutos e 15 segundos, vai para Jimmy Page, do Led Zeppelin, na faixa "Dazed and Confused", do álbum ao vivo The Song Remains The Same de 1976.

Detalhe: em algumas apresentações, o solo de Page em "Dazed and Confused" chegava a ultrapassar 25 minutos!

Related Posts with Thumbnails