20 de mai. de 2009

João em vida

Em março publicamos um post recomendando o ótimo blog Quase Calado do Francisco Pigrizya. Eis que agora o Pigrizya nos brinda com uma idéia que considerei bastante instigante. Como seria escrever uma única história a partir das idéias de dois escritores, sem que haja interferência de um na seqüência imaginada pelo outro? É isto que propõe Pigrizya, que juntamente com Nikolai Reverie, apresenta "João em vida". Dividida em 10 episódios, a série será publicada no blog já mencionado. O primeiro desses episódios, intitulado "O estalo e a laranja", escrito por Reverie, já está disponível e pode ser conferido no seguinte link

Confesso que estou curioso para ver o resultado de tal proposta. Ainda que acredite que a escrita de um acaba por interferir na do outro, quero acompanhar a série para ver como ela se desenvolverá. De qualquer forma, independente do resultado, "João em vida" já é uma valorosa contribuição para a criatividade, principalmente em uma blogosfera onde o que mais se vê é a repetição ad infinitum dos mesmos assuntos e formas.

Aproveitem a visita ao blog para ler os demais textos lá publicados.

Sucesso no Halloween 2009

Não precisa ser nenhuma mãe Dinah pra prever isso...

A genialidade de Vik Muniz

O paulistano Vik Muniz é um dos artistas mais badalados do momento. Nascido em 1961, Vik é filho de uma telefonista e de um garçom e teve a oportunidade de ir para Nova York por causa de um acidente: quando apartou uma briga de rua, Vik foi acidentalmente atingido por um tiro na perna e curiosamente o autor do disparo era pessoa que o artista tentava defender. Para compensar o ato, a pessoa ofereceu uma quantia de dinheiro a Vik que aproveitou a chance e foi para Chicago. Dois anos depois se instalou em Nova York, local que reside até hoje.

No início de sua carreira seus trabalhos consistiam basicamente em esculturas, porém com o tempo o artista começou a tirar fotografias de suas obras e atualmente seus projetos consistem em trabalhar a ilusão através da construção de imagens. O resultado é alcançado por meio de figuras que são construídas a partir de materiais inusitados e da posterior fotografia dessas obras.

Vik foi classificado como um dos maiores expoentes da arte mundial no livro "501 Great Artists: A Comprehensive Guide to the Giants of the Art World". Vale ressaltar que além dele, somente outro brasileiro figura a lista, o Hélio Oiticica. Agora o artista traz à sua cidade natal uma exposição intitulada "Vik" com 131 peças de seu acervo que ficará exposta no MASP até o dia 10 de julho.

Em passagem pelo Rio de Janeiro até o mês de março, "Vik" fez um sucesso muito grande com o público e o mais interessante é notar que as obras abragem uma gama muito grande de pessoas. Indivíduos de tipos mais diversos sentem-se fascinados pelo obra de Vik Muniz. A explicação talvez seja pelo fato do comprometimento que o artista tem em fazer com que sua arte esteja realmente ao alcance de todos. Vik simplesmente quer fazer algo que as pessoas gostem e um dos seus pontos altos é a criatividade. O artista utiliza materiais inusitados, mas vai do banal (como a geléia e a manteiga de amendoim que utilizou para fazer sua Monalisa) aos luxuosos diamantes (utilizados no retrato de Liz Taylor). Também existem obras feitas com soldadinhos de plástico, lixo, chocolate... Tudo empregado com muito talento.

Uma das histórias mais inusitadas envolve a "Medusa Marinara": Vik estava em um jantar quando, na frente de todos, começou a fazer a obra em seu próprio prato. Logicamente as pessoas ao seu redor ficaram espantadas com a irreverência e o dom do artista. Dá uma olhada como ficou:
Quem já foi recomenda: a exposição "Vik" é uma chance imperdível de conferir a genialidade de um artista brazuca. Portanto, se estiver em São Paulo, não deixe de ir.

19 de mai. de 2009

10 pessoas que escaparam da morte

1. Vesna Vulovic: A Aeromoça que sobreviveu a um ataque terrorista a 33000 pés de altitude

Em 26 de janeiro de 1972, um avião Airlines DC-9 levantou vôo de Copenhagen para Belgrado com 28 passageiros e tripulantes. A uma altitude de 33.000 pés, uma bomba colocada na no compartimento de cargas, plantada pelo grupo separatista Ustashe croata, explodiu, fazendo a aeronave cair.
A única sobrevivente foi a aeromoça Vesna Vulovic de apenas 22 anos de idade. Com a queda ela fraturou o crânio, duas pernas, e três vértebras.


2. Frane Selak: Escapou de um acidente de trem, avião, ônibus, um carro em chamas e 2 acidentes automobilísticos

O professor de música croata, Frane Selak (nascido em 1929) teve sua primeira experiência quase-morte em janeiro de 1962, quando Selak pegou um trem e o mesmo descarrilou, matando 17 passageiros, ele conseguiu escapar apenas com um braço quebrado. Um ano mais tarde, sofreu um acidente de avião, acordando alguns dias mais tarde no hospital com pequenas lesões. Em 1966,o ônibus em que Selak estava, caiu em um rio e matou 4 pessoas. Selak saiu ileso, passando ainda por mais 3 acidentes de carro.


3. 16 sobreviventes de um acidente aéreo na Cordilheira dos Andes

No dia 13 de outubro de 1972, numa sexta-feira, um avião da Força Aérea Uruguaia sobrevoava ao longo dos Andes, quando o piloto cometeu um erro de cálculo e iniciou a descida prematura da aeronave fazendo a mesma se chocar com o pico Geleira das Lágrimas, situado entre Chile e Argentina.
Doze pessoas morreram na hora e os sobreviventes tiveram que suportar um frio de menos 30 graus e a fome, se alimentando da carne dos mortos. Finalmente após 72 dias eles foram resgatados e venceram a morte.


4. Anatoli Bugorski: O Homem que sobreviveu a um Feixe de um Acelerador de Partículas

Como pesquisador do Instituto de Física de Altas Energias Protvino, Bugorski era o responsável pelo trabalho com o maior acelerador de partículas soviético, o Synchrotron U-70. No dia 13 de julho de 1978, após verificar uma avaria em uma peça do equipamento fazendo a mesma emitir um feixe de luz de 200.000 rads (600 rads já é o suficiente para matar uma pessoa). O feixe atravessou seu cérebro corroendo ossos e tecidos cerebrais. Bugorski sobreviveu mas, ficou surdo e com todo o lado esquerdo de seu rosto paralisado.


5. Roy Sullivan: Atingido por raios 7 vezes

O guarda florestal Roy Sullivan, entrou para o livro dos Recordes após ser atingido sete vezes por raios em seus 36 anos de carreira.
O primeiro ataque relâmpago, aconteceu em 1942. Sullivan foi atingido na perna e perdeu unha. Em 1977 aconteceu o seu último ataque, deixando-o com queimaduras no peito e estômago.
Roy Sullivan morreu em 28 de setembro de 1983 com 71 anos de idade, a causa do óbito, suicídio devido a um amor não correspondido.


6. Joe Simpson: Conquistou o Siula Grande e sobreviveu a uma queda de 30 metros em uma fenda de Gelo

Nascido em 13 de agosto de 1960, o alpinista Joe Simpson ganha a vida atualmente dando palestras motivacionais. Sua história de superação começou no dia em que Simpson e seu amigo Simon Yates resolveram chegar ao pico Siula Grande, até ai tudo bem, mas na hora de descer Joe sofreu uma queda de mais de 30 metros em uma fenda Gelo. Yates não tendo o que fazer voltou ao acampamento e simpson teve rastejar durante 3 dias com uma perna quebrada até chegar a salvo no acampamento base.


7. Truman Duncan: Sobreviveu a queda de um trem

O funcionário de uma linha férrea, Truman Duncan teve sua experiente quase morte quando caiu na frente de um trem em movimento. O trem o arrastou por alguns metros cortando suas duas pernas. Embora tenha perdido um rim e as duas pernas, Duncan ainda conseguiu ligar de seu celular para os paramédicos, ele ainda esperou 45 minutos pelo socorro e já foi exposto a de mais 23 cirurgias.


8. Aron Ralston: Amputou o seu antebraço para sobreviver na montanha

Em maio de 2003, enquanto Aron Ralston estava em uma viagem ao John Canyon em Utah, um pedra gigante caiu sobre seu antebraço direito, esmagando-o.
Após tentar, durante cinco dias, levantar a rocha e totalmente desidratado e delirante, Ralston decidiu amputar seu próprio antebraço para salvar sua vida, usando uma lâmina cega, ele cortou o tecido que o estava prendendo a pedra. Ele conseguiu se libertar e foi resgatado por autoridades do parque.


9. Robert Evans: Atropelado por um carro e um trem no mesmo dia

“Ele pegou duas caronas de ambulância na noite passada”, disse a polícia. Trata-se de uma extrema esquisitice um sujeito ser atropelado por um carro e 7 horas depois ser atropelado por um trem, foi isso que aconteceu com Robert Evans, após ser atropelado por um carro, Evans estava voltando do hospital, caminhando sobre a linha do trem, quando a toda velocidade o comboio passou ao seu lado e uma grade o atingiu, ele voltou ao hospital com ferimentos graves, mas para sua sorte mais uma vez sobreviveu.


10. Mauro Prosperi: Sobreviveu 9 dias no Deserto do Sahara

O ávido maratonista Mauro Prosperi, participou de sua pior maratona em 1994 no deserto do Sahara, quando uma tempestade de areia causou uma confusão no sentido percorrido por Prosperi, ele correu na direção errada ficando perdido durante nove dias no Deserto, se alimentando de morcegos e eventualmente cobras e para se manter hidratado bebia sua própria urina. Prosperi ainda tentou o suicídio cortando seus pulsos, mas seu sangue coagulou muito rápido, em seguida ele foi encontrado por nômades que o ajudaram.

Do sempre interessante Girls Wireless

Adobe CS4

A Adobe lançou um site para promover seu novo produto, a quarta versão do Creative Suite. Para demonstrar a qualidade do aplicativo a empresa contratou cinco designers que desenvolveram projetos gráficos a utilizando as ferramentas do ADOBE CS4. A equipe é formada por: Geneviève Gauckler, Erik Natzke, Johnny Kelly, Cisma e o brasileiro Nando Costa.



Os trabalhos ficaram bastante bonitos. Mas o bacana é que no site da adobe é possível acompanhar o processo de desenvolvimento dos projetos, entrevistas com os designers, animações e dá até para baixar os pôsteres. Interessou? Então tá aí: http://www.adobeartists.com

17 de mai. de 2009

Você também já disse...

Os bordões são uma bela tática utilizada pelos atores para tornarem seus personagens inesquecíveis. Mesmo quem não costuma acompanhar as novelas, acaba conhecendo e repetindo as frases. Dizem que quem inventou isso foi Lima Duarte quando interpretou Sinhozinho Malta em Roque Santeiro. O bordão de seu personagem fez muito sucesso e é lembrado até hoje.


As frases costumam ser divertidas e por isso todo mundo já disse alguma. Aposto que sim! Mas existem bordões que não foram bem aceitos pelo público e logicamente não fizeram sucesso.

Confira alguns bordões que marcaram a história da tv brasileira:

Novelas:

"Tô Certo ou tô errado?" - Sinhozinho Malta , Roque Santeiro
"Mirnaaaaaaaa" - Viúva Porcina, Roque Santeiro
"Felomenal!" - Giovanni Brotas, Senhora do Destino
"Eu sou chique, bem!" Márcia, Chocolate com Pimenta
"Né brinquedo, não" - Dona Jura, O Clone
"Cada mergulho é um flash" - Odete, O Clone
"Bom te ver!" - Ligeirinho, O Clone
"Tem que ter catiguria" - Bebel , Paraíso tropical
"Copiou, Farinha?" - Seu Gomes, América
"Na chon" - Dona Armênia, Rainha da Sucata
"Fui!" - Lulu, Barriga de Aluguel
"Me poupe, Salgadinho" - Lucineide, Explode Coração
"Stop, take it easy" - Lucineide, Explode Coração
"É justo, muito justo, justíssimo" - Coronel Belarmino, Renascer
"Bonito isso, né? Li no livro" - Dado, Malhação
"Abalou Bangu!" - Edilberto, Suave Veneno
"Nos trinques" - Timóteo, Tieta
"Detesto pobre" - Tina Pepper, Cambalacho
"Meleca!" - Naná, Top Model

Programas humorísticos:

"É Mara!" - Seu Ladir , Toma Lá, Dá Cá
"Prefiro não comentar" - Copélia, Toma Lá, Dá Cá
"Lá em Pato Branco..." - Bozena, Toma Lá, Dá Cá
"Eu sou você amanhã" - Mussum, Os Trapalhões
"Cacilds!"- Mussum, Os Trapalhões
"Foi sem querer querendo" - Chaves
"Ninguém tem paciência comigo" - Chaves
"É que me escapuliu"- Chaves
"Com équio!" - Seu Creysson, Casseta e Planeta
"Fala sééério" - Bussunda, Casseta e Planeta
"É vapt-vupt" - Professor Raimundo - Escolinha do Professor Raimundo
"E o salário, ó!"- Professor Raimundo - Escolinha do Professor Raimundo
"Fecha a conta e passa a régua" - João Canabrava, Escolinha do Professor Raimundo
"Cala a boca, Magda!" - Caco Antibes, Sai de Baixo
"Eu só abro a boca quando tenho certeza" - Ofélia, Zorra Total


15 de mai. de 2009

Ai, como dói!

A expressão dor de cotovelo representa a dor de um amor perdido e/ou impossível. Não se sabe ao certo quando ela surgiu e nem quem a inventou, mas é certo que o cantor gaúcho Lupicínio Rodrigues (1914- 1974) foi a pessoa que popularizou o termo através de seus sambas.

A imagem de uma pessoa desiludida com o amor que procura um bar para beber um drink, afogar as mágoas, depois se escora no balcão por horas e fica com o cotovelo doendo que inspirou a criação da expressão. Lupicínio, compôs uma música que retrata essa situação:

"Taberna"

Na taberna eu passei o dia,
Vendo o entra e sai da freguesia,
Quase esqueci a ingratidão que te fiz,
E dos tragos, por mim ingeridos,
Afoguei, parte dos meus sentidos,
Chegando as horas mortas,

As tabernas fecharam as portas,
Voltei, novamente a minha solidão,
E morrendo, de saudade tua,
Vim pra minha casa, que é a sua,
E aqui estou a implorar, perdão.

Amor, a chuva molhava-me as vestes,
Eu sinto mesmo estar prestes,
Até aqui fora,
Se me mandares, embora,
Tenho medo, de morrer.

Não me negues, pelo amor de Deus,
A paz do teu abrigo,
Se já não me queres mais,
Deixa eu ser só teu amigo,
Porém,abre esta porta,
Perdoa tudo que te fiz,
E deixa-me, que morrerei,feliz.

Porém, abre esta porta,
Perdoa tudo que te fiz,
E deixa-me, que morrerei feliz...


O cantor até desenvolveu uma teoria que classifica os diferentes tipo de dor de cotovelo: "A dor de cotovelo federal era aquela que só poderia ser curada com embriaguez total. Já a dor de cotovelo estadual era suportável e com o passar do tempo tudo se ajeitava. Por fim, havia a modalidade municipal da dor de cotovelo, que não poderia nem mesmo servir de inspiração para um samba" * hehe

Lupicínio chegou a lançar um disco em 1973 com o título Dor de Cotovelo que continha várias canções sofridas.


Negócio de ocasião - Gripe suína

Se a "moda" agora são as máscaras contra a gripe suína...




Tem sempre alguém de olho nas oportunidades...

14 de mai. de 2009

Veja quanto açucar tem nos alimentos

O site SugarStracks colocou torrões de açucar ao lado de alimentos consumidos mundialmente para ilustrar a quantidade que ingerimos quando esquecemos da dieta. É interessante porque só assim a gente tem uma idéia real da quantidade de açucar em sua composição.










A palavra açúcar tem sua origem primitiva no termo sânscrito sharkara (शर्करा) que significa "grão", "areia grossa". Chegou à língua portuguesa provavelmente pelo árabe al zukkar.

O McFlurry é praticamente uma rapadura. A Coca... bem... eu não falo mal da Coca...

Post "peramblogado" do Brogui, que por um acaso, tem umas receitas bacanas de doces.


Related Posts with Thumbnails