17 de mai. de 2009

Você também já disse...

Os bordões são uma bela tática utilizada pelos atores para tornarem seus personagens inesquecíveis. Mesmo quem não costuma acompanhar as novelas, acaba conhecendo e repetindo as frases. Dizem que quem inventou isso foi Lima Duarte quando interpretou Sinhozinho Malta em Roque Santeiro. O bordão de seu personagem fez muito sucesso e é lembrado até hoje.


As frases costumam ser divertidas e por isso todo mundo já disse alguma. Aposto que sim! Mas existem bordões que não foram bem aceitos pelo público e logicamente não fizeram sucesso.

Confira alguns bordões que marcaram a história da tv brasileira:

Novelas:

"Tô Certo ou tô errado?" - Sinhozinho Malta , Roque Santeiro
"Mirnaaaaaaaa" - Viúva Porcina, Roque Santeiro
"Felomenal!" - Giovanni Brotas, Senhora do Destino
"Eu sou chique, bem!" Márcia, Chocolate com Pimenta
"Né brinquedo, não" - Dona Jura, O Clone
"Cada mergulho é um flash" - Odete, O Clone
"Bom te ver!" - Ligeirinho, O Clone
"Tem que ter catiguria" - Bebel , Paraíso tropical
"Copiou, Farinha?" - Seu Gomes, América
"Na chon" - Dona Armênia, Rainha da Sucata
"Fui!" - Lulu, Barriga de Aluguel
"Me poupe, Salgadinho" - Lucineide, Explode Coração
"Stop, take it easy" - Lucineide, Explode Coração
"É justo, muito justo, justíssimo" - Coronel Belarmino, Renascer
"Bonito isso, né? Li no livro" - Dado, Malhação
"Abalou Bangu!" - Edilberto, Suave Veneno
"Nos trinques" - Timóteo, Tieta
"Detesto pobre" - Tina Pepper, Cambalacho
"Meleca!" - Naná, Top Model

Programas humorísticos:

"É Mara!" - Seu Ladir , Toma Lá, Dá Cá
"Prefiro não comentar" - Copélia, Toma Lá, Dá Cá
"Lá em Pato Branco..." - Bozena, Toma Lá, Dá Cá
"Eu sou você amanhã" - Mussum, Os Trapalhões
"Cacilds!"- Mussum, Os Trapalhões
"Foi sem querer querendo" - Chaves
"Ninguém tem paciência comigo" - Chaves
"É que me escapuliu"- Chaves
"Com équio!" - Seu Creysson, Casseta e Planeta
"Fala sééério" - Bussunda, Casseta e Planeta
"É vapt-vupt" - Professor Raimundo - Escolinha do Professor Raimundo
"E o salário, ó!"- Professor Raimundo - Escolinha do Professor Raimundo
"Fecha a conta e passa a régua" - João Canabrava, Escolinha do Professor Raimundo
"Cala a boca, Magda!" - Caco Antibes, Sai de Baixo
"Eu só abro a boca quando tenho certeza" - Ofélia, Zorra Total


15 de mai. de 2009

Ai, como dói!

A expressão dor de cotovelo representa a dor de um amor perdido e/ou impossível. Não se sabe ao certo quando ela surgiu e nem quem a inventou, mas é certo que o cantor gaúcho Lupicínio Rodrigues (1914- 1974) foi a pessoa que popularizou o termo através de seus sambas.

A imagem de uma pessoa desiludida com o amor que procura um bar para beber um drink, afogar as mágoas, depois se escora no balcão por horas e fica com o cotovelo doendo que inspirou a criação da expressão. Lupicínio, compôs uma música que retrata essa situação:

"Taberna"

Na taberna eu passei o dia,
Vendo o entra e sai da freguesia,
Quase esqueci a ingratidão que te fiz,
E dos tragos, por mim ingeridos,
Afoguei, parte dos meus sentidos,
Chegando as horas mortas,

As tabernas fecharam as portas,
Voltei, novamente a minha solidão,
E morrendo, de saudade tua,
Vim pra minha casa, que é a sua,
E aqui estou a implorar, perdão.

Amor, a chuva molhava-me as vestes,
Eu sinto mesmo estar prestes,
Até aqui fora,
Se me mandares, embora,
Tenho medo, de morrer.

Não me negues, pelo amor de Deus,
A paz do teu abrigo,
Se já não me queres mais,
Deixa eu ser só teu amigo,
Porém,abre esta porta,
Perdoa tudo que te fiz,
E deixa-me, que morrerei,feliz.

Porém, abre esta porta,
Perdoa tudo que te fiz,
E deixa-me, que morrerei feliz...


O cantor até desenvolveu uma teoria que classifica os diferentes tipo de dor de cotovelo: "A dor de cotovelo federal era aquela que só poderia ser curada com embriaguez total. Já a dor de cotovelo estadual era suportável e com o passar do tempo tudo se ajeitava. Por fim, havia a modalidade municipal da dor de cotovelo, que não poderia nem mesmo servir de inspiração para um samba" * hehe

Lupicínio chegou a lançar um disco em 1973 com o título Dor de Cotovelo que continha várias canções sofridas.


Negócio de ocasião - Gripe suína

Se a "moda" agora são as máscaras contra a gripe suína...




Tem sempre alguém de olho nas oportunidades...

14 de mai. de 2009

Veja quanto açucar tem nos alimentos

O site SugarStracks colocou torrões de açucar ao lado de alimentos consumidos mundialmente para ilustrar a quantidade que ingerimos quando esquecemos da dieta. É interessante porque só assim a gente tem uma idéia real da quantidade de açucar em sua composição.










A palavra açúcar tem sua origem primitiva no termo sânscrito sharkara (शर्करा) que significa "grão", "areia grossa". Chegou à língua portuguesa provavelmente pelo árabe al zukkar.

O McFlurry é praticamente uma rapadura. A Coca... bem... eu não falo mal da Coca...

Post "peramblogado" do Brogui, que por um acaso, tem umas receitas bacanas de doces.


Frases antológicas: John Lennon

John Winston Lennon, nascido em Liverpool, Inglaterra, foi um músico, compositor, escritor e ativista em favor da paz. Ganhou notoriedade mundial como um dos integrantes do grupo de rock britânico The Beatles. Em 1970, os Beatles chegaram ao fim e a partir de então John dedicou-se a carreira solo.


Frases de John Lennon:

"Eu tenho o maior medo desse negócio de ser normal."

"Eu sou um egomaníaco, mas quem não é?"

"Antes de Elvis Presley, não havia nada."

"Metade de mim pensa que sou um falhado, a outra metade pensa que sou Deus Todo-Poderoso."

"Quando tinha 12 anos, pensava que era um gênio e que ninguém tinha reparado. Se os gênios existirem, eu sou um, e se não existirem, não quero saber."

"A genialidade é um tipo de loucura."

"Não é divertido ser artista. Beethoven, Van Gogh, todos eles: se tivessem psiquiatras nós não teríamos esses gênios."

"Se tentassem dar outro nome ao rock and roll, podiam chamar-lhe 'Chuck Berry'".

"O amor significa pedir desculpa de quinze em quinze minutos."

"A realidade deixa muito à imaginação."

"O amor é como uma planta. Não podes simplesmente pô-lo num vaso e esperar que cresça. Tens de cuidar dele e de o regar."

"As drogas me deram asas para voar, depois me tiraram o céu..."

"A ignorância é uma espécie de bênção. Se você não sabe, não existe dor. Provavelmente exista, mas é a maneira como eu expresso a coisa."

"Eu ainda gosto de black music, disco music... 'Shame, Shame, Shame' ou 'Rock Your Baby' -- Eu daria meu olho pra ter escrito isso. Mas eu nunca consegui. Eu sou literal demais para escrever 'Rock Your Baby'. Eu gostaria de conseguir. Sou intelectual demais, apesar de não me achar um intelectual de verdade. "

"Os Beatles foram o som dos anos 60. Mas não acho que tenhamos sido mais importantes do que músicos como Glenn Miller ou Bessie Smith."

"Se o pessoal não entendeu os Beatles e os anos 60, o que é que eu posso fazer?"

"A guerra acaba se você quiser."

"Não me esperem ver atrás de barricadas, a menos que elas sejam de flores"

"A nossa política é a do humor. Todas as pessoas sérias foram assasinadas. Nós queremos ser os palhaços do mundo."

"Talvez não haja diferença entre nós e o presidente dos EUA se ficarmos nus."
"A insegurança e a frustação levam o homem à violência e à guerra."

"Se o homem buscasse a conhecer-se a si mesmo primeiramente, metade dos problemas do mundo estariam resolvidos."

"Acredito em tudo aquilo que Jesus disse - amor, bondade, caridade - mas não acredito naquilo que os homens dizem que ele disse."

"Pense globalmente e atue localmente."

"Os inimigos são muito poderosos, e estão por todas as partes em que existe mais de três homens vivendo. Estão no ar, estão no espírito."

"Ninguém sabe o que é ser rico até ser rico."

"O sonho acabou, vamos encarar a realidade."

"A vida é o que acontece enquanto estamos fazendo outros planos."

"O Cristianismo vai desaparecer. Vai diminuir e encolher. (...) Nós somos mais populares do que Jesus neste momento. Não sei qual vai desaparecer primeiro - o rock and roll ou o Cristianismo. Cristo não era mau, mas os seus discípulos eram obtusos e vulgares. É a distorção deles que estraga para mim."

"Se tivesse dito que a televisão era mais popular do que Jesus, ninguém teria ligado."

"As pessoas estão sempre vendo pequenos fragmentos, mas eu tenho e vejo o todo... Não só na minha própria vida, mas o universo todo, o jogo todo."

"Por trás de toda grande mulher existe sempre um grande babaca!"

" Vivemos num mundo onde temos que nos esconder para fazer amor, enquanto a violência é praticada em plena luz do dia."

"Eu quero dinheiro apenas para ser rico."

"Deus é um conceito pelo qual medimos o nosso sofrimento."

"É uma falta de responsabilidade esperarmos que alguém faça as coisas por nós."

13 de mai. de 2009

As empresas com melhor reputação

A Revista Forbes divulgou o ranking do Reputation Institute, que pesquisa anualmente quais são as empresas mais bem cotadas em todo o mundo.

A pesquisa do Reputation Institute foi feita com mil companhias dos mais variados segmentos, em 25 países, levando em conta para o ranking critérios como inovação e opinião dos consumidores.

Confira o resultado:

1 - Ferrero - Itália





2 - Ikea - Suécia





3 - Johnson & Johnson - Estados Unidos




4 - Petrobras - Brasil




5 - Sadia - Brasil





6 - Nintendo - Japão




7 - Christian Dior - França







8 - Kraft Foods - Estados Unidos






9 - Mercadona - Espanha





10 - Singapore Airlines - Cingapura






Da 11º ao 30º colocada:

11 - Tata - Índia
12 - UPS - Estados Unidos
13 - General Mills - Estados Unidos
14 - El Corte Inglés - Espanha
15 - Matsushita Electric Industrial - Japão
16 - FedEx - Estados Unidos
17 - Grupo Bimbo - México
18 - Honda Motor - Japão
19 - Whirlpool - Estados Unidos
20 - Votorantim - Brasil
21 - Walt Disney Company - Estados Unidos
22 - China Faw - China
23 - Google - Estados Unidos
24 - China Merchants Bank - China
25 - Caterpillar - Estados Unidos
26 - Costco Wholesale - Estados Unidos
27 - Sberbank - Rússia
28 - Vale - Brasil
29 - State Bank of India - Índia
30 - Microsoft - Estados Unidos

Confesso que o primeiro lugar me surpreendeu. Ferrero? Que fabrica Nutella, Kinder Ovo e afins? Pois é.

É interessante ter 2 empresas brasileiras entre as 5 de melhor reputação no mundo, número que sobe para 4 se contabilizarmos as 30 melhores colocadas.

Entre as 200 melhores colocadas aparecem ainda as brasileiras:

63 - Gerdau
84 - Usiminas
113 - Pão de Açúcar
124 - Banco do Brasil
180 - CSN
197 - Embraer

O ranking completo está no site da Forbes

12 de mai. de 2009

Vampire Weekend


Sabe a propaganda da empresa de telefonia Vivo em que um rapaz convoca os amigos para fazer uma surpresa para sua namorada? Já reparou a música da trilha? Trata-se da bonitinha "M79", interpretada pelo quarteto nova iorquino intitulado Vampire Weekend.

O repertório dos mocinhos é recheado de boas canções e quem gostou da "M79" vai curtir as demais músicas da banda. Vale a pena conhecer! Passe no My Space deles ou no próprio site onde é possível ouvir algumas faixas dos cds lançados, ver fotos e ter acesso às letras:

Muito bom!

Mãos ao alto, isso é um porco!


Os naipes do baralho

Jogo de cartas é uma coisa que agrada muitas pessoas. Confesso que sou uma negação nesta prática. Já aprendi alguns jogos mas sempre me esqueço das regras. O que poucos sabem é como surgiram os naipes do baralho.

O baralho moderno começou a tomar forma no século 16, com o conjunto de 52 cartas criado pelos franceses. Nessa época, vários países da Europa tinham versões locais dos naipes. Como os logotipos franceses dos naipes eram mais simples e fáceis de imprimir, ganharam popularidade e foram adotados em outras nações.

No baralho espanhol há 48 cartas, numeradas de 1 a 9, e três figuras: valete (10), cavaleiro (11) e rei (12). Os nomes dos naipes são quase idênticos em português e espanhol: oros, espadas, copas e bastos (“paus”), representando comerciantes, militares, religiosos e camponeses

Já no baralho francês são 52 cartas de quatro naipes. Os nomes originais eram carreaux (“quadrados”, que equivale a “ouros”), pique (“pontas de lança”, nossas “espadas”), coeurs (“corações”, nosso “copas”) e trèfles (“trevos”, nosso “paus”). O cavaleiro foi trocado pela dama.

O baralho como conhecemos hoje é uma mistura do francês com o espanhol.

ÁS - Não se sabe qual foi o primeiro baralho a trocar a carta de número 1 pelo ás, mas muitos acreditam que tenha sido o baralho alemão. No baralho francês, a primeira carta é o 1 mesmo. A palavra “ás” vem do latim e significa “uma unidade”.

CURINGA - Há duas explicações para a origem do curinga. Uma é o “louco”, carta do baralho italiano sem naipe ou número. Outra versão diz que o curinga tem origem inglesa e surgiu no século 19 de uma carta conhecida como “imperial bower”, que vencia todas as outras

CARTAS NOBRES - As figuras existem desde que os árabes incluíram pessoas da corte, como o rei, a rainha e o valete (servo real). Nossas figuras vieram da França (valete, dama e rei, V, D e R no baralho francês), mas usamos as letras do baralho inglês: J vem de jack (“valete”, em inglês), Q de queen (“rainha”) e K de king (“rei”).


Related Posts with Thumbnails