10 de mai. de 2009

Dia das mães (parte 3)

"Uma mãe nunca deixa seu filho em casa, mesmo quando ela não o carrega consigo." (Margaret Culkin Banning)

Dia das mães (parte 2)


"O laço que une mãe e filho é de tão pura e imaculada força para nunca ser violado." (Washington Irving)

Dia das mães (parte 1)

"Tudo é incerto neste mundo hediondo, mas não o amor de uma mãe." (James Joyce)

9 de mai. de 2009

Os mascotes do futebol brasileiro

Amanhã começa mais um Campeonato Brasileiro de Futebol. Até o final do ano o noticiário esportivo parecerá mais a divulgação do resultado do jogo do bicho. É um tal de urubu, galo, tigre, raposa, gavião, porco, macaca, peixe... Leão então tem vários.

Todos são símbolos conhecidos daqueles que acompanham futebol. É só falar em um desses que logo o nome do time vem à cabeça.

Mas e se falarmos em tartaruga? E calango? Pois é, esses e outros animais inusitados também são mascotes de times brasileiros. Vejamos alguns exemplos.

ABC (RN) – Elefante
Atlético de Alagoinhas (BA), Sociedade Esportiva Queimadense (PB), Salgueiro Atlético Clube (PE) e Oeiras Atlético Clube (PI) – Carcará
Amapá Clube (AP) – Zebra
Andirá Esporte Clube (AC) – Morcego
Fluminense de Feira de Santana (BA) – Touro
Esporte Clube Ipitanga (BA) – Tucano
Mogi Mirim (SP) e Grêmio Esportivo Sapucaiense (RS) – Sapo
Esporte Clube Taubaté (SP) – Burro
Uberaba Sport Club (MG) – Boi Zebu
Araxá Esporte Clube (MG) - Ganso
U.R.T (MG) e Esporte Clube de Patos (PB) – Pato
Esporte Clube Primeiro Passo (BA) e Comercial Atlético Clube (PI) – Bode
Brasília Futebol Clube (DF) – Calango
Associação Atlética São Mateus (ES) – Pit Bull
Guarani Esporte Clube (MG) - Tamanduá
Associação Desportiva Cabofriense (RJ) – Marlim
Bangu Atlético Clube (RJ) – Castor
Clube Atlético Metropolitano (SC) – Crocodilo
Clube Municipal Ananindeua (PA) – Tartaruga
Serrano Futebol Clube (PE) - Jumento
Sete de Setembro Esporte Clube (PE) – Guará
Associação Sportiva Sociedade Unida (RN) - Camaleão


Mas nem só de animais são feitos os mascotes. Temos também:

Grêmio Catanduvense (SP) – Bruxa
ASA (AL) – Fantasma
Nacional Fast Clube (AM) – Rolo Compressor
Esporte Clube Dom Pedro Bandeirante (DF) e Associação Atlética Anapolina(GO) – Fênix
Paysandu Sport Club (PA) e Moto Club de São Luís (MA) – Bicho Papão


Cada time com seu mascote e cada um deles representando uma apaixonada torcida, não interessando qual seja a escolha. Entretanto, em alguns casos essa mesma escolha é no mínimo curiosa, como mostra o Guilherme Oliveira do Papo de Homem com um post sobre estes mascotes singulares.


8 de mai. de 2009

Utilidade Pública - Remédios

Ninguém tem a obrigação de saber que Aspirina é ácido acetilsalicilico e que Buscopan é bultilbrometo de escopolamina, só pra citar dois exemplos. Mas na hora de comprar remédios é interessante saber tais informações pra ter a certeza de que está comprando o medicamento correto e não levando gato por lebre.

Desde que a lei dos genéricos e similares surgiu, tais medicamentos começaram a ser comercializados em todas as farmácias. Sua vantagem é o menor custo em relação aos chamados medicamentos de referência, ou "de marca".

A diferença entre genéricos, similares e de referência:

Medicamento de Referência é o produto inovador. Aquele em que determinado laboratório gasta uma certa quantidade de dinheiro para desenvolvê-lo (e isso inclui todos testes de segurança, eficácia, etc.) e colocar no mercado depois das devidas autorizações pelos órgãos competentes;

Medicamento Genérico tem a mesma qualidade e efeito do medicamento de referência, ou seja, são idênticos. E também é testado para a comprovação de sua eficácia, portanto é seguro. É desenvolvido após a renuncia ou vencimento da patente do medicamento de referência;

Medicamento Similar é uma alternativa terapêutica, mas os efeitos podem ser diferentes do medicamento de referência.

O problema é que em muitas farmácias, ao não pedir expressamente pelo genérico ou similar, também não há a sugestão por parte do vendedor. A diferença é sentida na hora de tirar o dinheiro do bolso.

Pra solucionar esse problema surgiu o site Consulta Remédios. Nele é possível descobrir não só os nomes dos medicamentos genéricos e similares relativos a algum medicamento de referência, como conferir o laboratório fabricante e seu preço de tabela. Assim é possível pesquisar o melhor preço e produto antes de adquirir o que o atendente lhe indicar.

Origem da Gripe Suína


Profissões em extinção

O avanço tecnológico teve um impacto muito forte sobre a vida de certos profissionais que viram seu trabalho praticamente minado pelas facilidades da tecnologia. A mudança ameaça alguns empregos como esses:

Fotógrafo lambe-lambe:
o profissional foi nomeado desta forma devido ao gesto de lamber a placa para verificar o lado em que estava a emulsão, caso contrário a foto sairia desfocada. É raro encontrar um fotógrafo lambe-lambe nas ruas, especialmente por causa da popularização das máquinas fotográficas de manuseio mais facilitado e preço acessível.

Lanterninha: atua nas salas de cinema ou teatros e sua principal função é conduzir as pessoas aos assentos depois que a atração já começou. Ainda pode colocar "ordem" quando as pessoas começam a conversar e atrapalham os demais espectadores.

Sineiro:
conforme o nome sugere, sua função é tocar o sino da igreja nos horários marcados. A tualmente a profissão é vista com maior frequência nas cidades do interior.

Consertador de guarda-chuva: geralmente trabalha na rua, especificamente no centro das cidades, devido ao grande fluxo de pessoas, fazendo reparos nesses objetos. Ainda se vê alguns poucos desses profissionais por aí, mas o baixo preço (e qualidade duvidosa) dos guarda-chuvas importados da China tornaram os produtos praticamente descartáveis. Por isso, os consertadores acabaram perdendo mercado.

Modista/Alfaiate:
pessoa que cria, desenha e geralmente também confecciona as roupas de acordo com o padrão físico e com o gosto de cada cliente. Enquanto a modista desenvolve o vestuário para mulheres, o alfaiate trabalha com o público masculino.


Amolador de facas e tesouras:
os profissionais que conseguiram sobreviver neste ramos fizeram algumas modificações em suas máquinas modernizando-as. Geralmente quem solicita o serviço de um amolador são pessoas que possuem bens familiares ou antiguidades e querem preservar seu funcionamento.
Vendedor de beiju: passa na rua fazendo um barulhão com a catraca, oferecendo os beijus. Não sei ao certo o motivo de a profissão estar desaparecendo mas deve ser por causa daqueles que vendem no supermercado, um que tem cobertura de chocolate...

Existem tantas profissões que estão desaparecendo. Levaria um dia todo pra listar todas aqui. Fato é que à medida que elas vão sumindo, algumas pessoas passam a dar mais valor porque adquirem um valor nostálico.

7 de mai. de 2009

Frases antológicas: Tim Maia

Tim Maia, nascido Sebastião Rodrigues Maia, foi um cantor e compositor brasileiro que alcançou o sucesso a partir da década de 1970. Destacou-se pelo pioneirismo em trazer para a MPB o estilo soul de cantar. Com a voz grave e carregada, tornou-se um dos grandes nomes da música brasileira, conquistando grande vendagem e consagrando sucessos.


Algumas frases de Tim Maia:

"Dos artistas do Rio, metade é preto que acha que é intelectual e metade é intelectual que acha que é preto."

"O Roberto Carlos fala com as plantas, e depois o Tim Maia que é maluco."

"Este país não pode dar certo. Aqui prostituta se apaixona, cafetão tem ciúme, traficante se vicia e pobre é de direita."

"Não saio com mulheres famosas pois não pago acima da tabela."

"Eu poderia ser ministro da Cultura, e não esses que andam por aí. Sou um músico que conhece a realidade. Eu já comi churrasquinho de gato, tomando ácido com Ki-Suco."

"Não fumo, não bebo e não cheiro, mas às vezes minto um pouquinho."

"Qualquer experiência religiosa é prejudicial ao ser humano. E qualquer experiência de extravaso é benéfica ao ser humano."

"Maconha não chega a ser nem um entorpecente, é um estupeficante."

"Tudo é tudo e nada é nada."

"O Brasil é uma terra de mestiço pirado querendo ser puro-sangue."

"Passou de branco, preto é. Não existe este negócio de mulato. Mulato pra mim é cor de mula".

"É só começar a fazer songbook que o cara falece. Esse negócio de biografia também é um pé na cova."

"A demagogia é a pior das mentiras, porque é uma mentira mentirosa."

"O mundo só será bom no dia que todo o dinheiro acabar. Mas que não me falte nenhum enquanto isso não acontece."

"Fiz uma dieta rigorosa. Cortei álcool, gorduras e açúcar. Em duas semanas, perdi 14 dias"

"O problema do gordo é que quando ele beija, não penetra. E quando penetra, não beija"

"O segredo do meu sucesso é o equilíbrio: metade das minhas músicas é esquenta-sovaco e a outra metade é mela-cueca"

"A diferença entre eu e o Dicró é que no meu show todo mundo vai e eu não vou; no dele, ele vai, mas não vai ninguém."

"O que nós temos de melhor no Brasil são a música, o futebol, o jogo do bicho, a batata doce e o baseado - temos que exportar isso. E ainda temos o Maguila, que vai matar o Mike Tyson. De susto, mas vai."

"Só gravei bossa nova para sacanear o João Gilberto."

"Tudo que sei sobre tóxicos aprendi nos livros."

"Eu gostaria de fazer uma homenagem ao meu urologista, o Dr. Edson, que me deixou ereto para o resto da vida."

"Com os acordes que tem em uma música do Tom Jobim dá para fazer umas cinqüenta."

Novo acordo ortográfico - Parte II: o acento agudo

(Clique na imagem para ampliar)

Novo acordo ortográfico - Parte I: o trema

(clique na imagem para ampliar)

6 de mai. de 2009

13.500 pessoas cantando Hey Jude

A T-Mobile, empresa alemã de telefonia móvel, convocou as pessoas para um evento que seria realizado na Trafalgar Square em Londres, dia 30 de abril. Não foi dito o que aconteceria. Sabia-se apenas que seria mais um flash mob da marca.

Chegando lá, as pessoas ganharam microfones para que, na hora marcada, em um telão previamente instalado na praça, cantassem Hey Jude como em um karaokê, com a base da música e letra na tela. Até a cantora Pink aparece no meio da multidão.

O resto é só vendo mesmo...

O conceito da campanha: Life's for sharing - algo como a vida é para ser compartilhada.
Perfeito.

Pequenas leis que regem a vida


1- LEI DA CIÊNCIA MODERNA:
1. Se mexer, pertence à Biologia.
2. Se feder, pertence à Química.
3. Se não funciona, pertence à Física.
4. Se ninguém entende, é Matemática.
5. Se não faz sentido, é Economia ou Psicologia.
6. Se mexer, feder, não funcionar, ninguém entender e não fizer sentido, é INFORMÁTICA.

2- LEI DA PROCURA INDIRETA:
1. O modo mais rápido de se encontrar uma coisa é procurar outra.
2. Você sempre encontra aquilo que não está procurando.

3- LEI DA TELEFONIA:
1. Quando te ligam: se você tem caneta, não tem papel. Se tiver papel, não tem caneta. Se tiver ambos, ninguém liga.
2. Quando você liga para números errados de telefone, eles nunca estão ocupados.
3. Parágrafo único: Todo corpo mergulhado numa banheira ou debaixo do chuveiro faz tocar o telefone.

4- LEI DAS UNIDADES DE MEDIDA:
Se estiver escrito ‘Tamanho Único’, é porque não serve em ninguém, muito menos em você…

5- LEI DA GRAVIDADE:
Se você consegue manter a cabeça enquanto à sua volta todos estão perdendo, provavelmente você não está entendendo a gravidade da situação.

6- LEI DOS CURSOS, PROVAS E AFINS:
 80% da prova final será baseada na única aula a que você não compareceu, baseada no único livro que você não leu.

7- LEI DA QUEDA LIVRE:
1. Qualquer esforço para se agarrar um objeto em queda, provoca mais destruição do que se o deixássemos cair naturalmente.
2. A probabilidade de o pão cair com o lado da manteiga virado para baixo é proporcional ao valor do carpete.

8- LEI DAS FILAS E DOS ENGARRAFAMENTOS:
1. A fila do lado sempre anda mais rápido.
2. Parágrafo único: Não adianta mudar de fila. A outra é sempre mais rápida.

9- LEI DA RELATIVIDADE DOCUMENTADA:
Nada é tão fácil quanto parece, nem tão difícil quanto a explicação do manual.

10- LEI DO ESPARADRAPO:
Existem dois tipos de esparadrapo: o que não gruda e o que não sai.

11- LEI DA VIDA:
1. Uma pessoa saudável é aquela que não foi suficientemente examinada.
2. Tudo que é bom na vida é ilegal, imoral, engorda ou engravida.

Aprendi com as meninas Amanda e Dalete

Pra botar medo nos outros...

Get Hyphy and Go Dumb


Hyphy é uma gíria que designa um movimento hip hop de San Francisco Bay, nos Estados Unidos. O hyphy surgiu na década de 90 mas acabou perdendo forças e só estourou anos depois quando o rapper Keak Da Sneak utilizou o termo pela primeira vez em um de seus cds. O propósito que impulsionou o início do movimento foi protestar contra a discriminação que a indústria do hip hop colocava sobre os artistas da Bay Area.

Os integrantes do hyphy dançam de forma espalhafatosa, conduta chamada de "going dumb" ou "going stupid" mas que, apesar do nome, não é um xingamento. Pelo contrário, o comportamento enérgico dos componentes do movimento representa o orgulho em fazer parte da cultura da Bay Area. Em 2006 as músicas de Keak Da Sneak ganharam os Estados Unidos e abriram espaço para outros artistas como E-40, Mistah F.A.B. e The Federation.

Em uma entrevista o rapper E-40 disse que o hyphy é energia, cultura, dança, expressão, luta, são os carros, ou seja, é um movimento. "É o jeito que nos vestimos, nossas gírias, é a nossa cultura. É uma música que faz você sentir que pode fazer tudo enquanto está dançando". De acordo com o cantor todo mundo pode ser hyphy, trata-se de um movimento mundial.

O ritmo é contagiante e a coreografia bacana. Olha só:

Existe, porém, um outro lado do hyphy que inclui a prática da violência por parte dos membros que integram o movimento, inclusive há quem diga que ele está degradado. Essa discussão foi brevemente abordada no curto documentário produzido por estudantes que mostram as nuances do hyphy:

O intuito do Hyphy parece ser bem diferente do Gangsta Rap, tomara que a violência entre os membros daquele seja bem diferente também.

5 de mai. de 2009

Poptogramas

Poptogramas? A melhor explicação para o que são poptogramas é a seguinte:

"Poptogramas são os pictogramas pop. Tá, mas o que são pictogramas? Sabe aqueles hominhos e menininhas que ficam na porta dos banheiros indicando masculino e feminino? E aquelas placas de trânsito dizendo que você não pode estacionar naquela vaga que queria? Taí, isso são pictogramas, simbolos universais que te ajudam caso você precise, por exemplo, usar o banheiro no aeroporto de Istambul. Agora imagine se esses pictogramas fossem um pouco menos frios e pudessem representar bandas, cantores e cantoras da música pop. Voilá! Esses são os Poptogramas!"

A idéia é de Daniel Motta que trabalha desde 2005 com esses bonequinhos. Neste ano Motta lançou o livro "Poptogramas, que funciona como um divertido quiz. A idéia é a seguinte: você olha o poptograma e tenta adivinhar qual artista está representado ali. Depois vira a página para saber a resposta.

No primeiro livro Daniel Motta contemplou apenas bandas estrangeiras. Para completar a obra lançou em 2008 "Poptogramas Brasilis", dessa vez dedicado a bandas brasileiras.

Abaixo seguem alguns Poptogramas. Tente adivinhar quais são as bandas representadas. Os 4 primeiros são bem fáceis, mas o quinto...




Para os que se interessaram pelo trabalho de Motta segue o link do site Poptogramas.

Curioso para saber se acertou quais são as bandas representadas? Bem, a primeira é o Joy Division. Na sequência, aqueles três "x-men" representam Os Mutantes. O Balão Mágico está óbvio bem como os Mamonas Assassinas. Já o último, confesso que não consegui acertar. Era Chico Science e Nação Zumbi.

3 de mai. de 2009

Um leão carinhoso

Em 1969 dois americanos viram um filhote de leão preso em uma pequena gaiola, ficaram compadecidos e resolveram comprar o bichinho. Nomeado de Christian, o animal precisava de espaço para gastar energia e, por isso, um padre cedeu o pátio da igreja para que os donos o soltassem. Porém, com o passar do tempo os rapazes não conseguiam mais manter o leão consigo e resolveram levá-lo até a África e soltá-lo.

Um ano depois sentiram vontade de rever Chris, viajaram até seu encontro, mas foram advertidos que o animal já estaria completamente selvagem. Os ex-donos não se importaram com isso e mesmo assim resolveram procurar o leão. Veja só o carinho com que foram recebidos.


Incrível!

2 de mai. de 2009

Virada Cultural 2009

Virada Cultural é um evento anual promovido desde 2005 pela Prefeitura de São Paulo com o intuito de promover na cidade 24 horas de maratona cultural. O evento foi inspirado na Nuit Blanche (Noite Branca) parisiense, que agita anualmente a capital francesa, com atrações que seguem madrugada adentro.

A edição de 2008 reuniu em torno das mais de oitocentas atrações um público estimado pela prefeitura em 4 milhões de pessoas. O grande trunfo da Virada tem sido levar atrações de primeira linha a cidadãos de todas as classes sociais, muitos dos quais nunca estiveram em um teatro ou sala de concerto anteriormente. Também tem contribuído para o renascimento do Centro Velho de São Paulo, ao levar os paulistanos para a região, que habitualmente se esvazia durante a noite.

Outra marca do evento é a diversidade que ele apresenta. Para este ano estão programados shows com Tom Zé, Francis Hime, Marcelo Camelo, Maria Rita, Novos Baianos, Odair José, Wando, CPM22 e Clube do Balanço entre muitos outros. Além dos musicais, peças teatrais, filmes, atrações circenses e exposições também fazem parte da programação, que pode ser encontrada na íntegra neste link.

Público presente à Virada Cultural 2008

Informações importantes: O início do evento está marcado para as 18:00 do dia 2 de maio, também conhecido como hoje. Para estimular o deslocamento do público, Metrô e CPTM funcionarão durante 24 horas.

Sem dúvida uma grande iniciativa, independente do governo que a implementou. Se estivesse em São Paulo com certeza participaria. A dúvida seria em qual dos shows.


Que desespero!

hehe...

1 de mai. de 2009

Sabe o que é isto?

(clique na imagem para ampliar)

É um calendário! Bem minimalista, né? Mas como saber o dia da semana? Olhe as bolinhas. As mais "cheinhas" representam os dias do fim de semana. Agora ficou fácil...

Isso foi invenção do designer australiano Thomas Williams e faz parte de um projeto intitulado "Twelve". O cara fez esse calendário com todos os meses do ano mas fez também uma série que contém 12 pôsteres separados, um para cada mês. Esses calendários serão disponibilizados para aquisição on-line e apenas doze serão fornecidos de graça (já impressos, com data e assinatura personalizada).

O site de Williams é www.thomaswilliams.com.au

Related Posts with Thumbnails