7 de mai. de 2009

Frases antológicas: Tim Maia

Tim Maia, nascido Sebastião Rodrigues Maia, foi um cantor e compositor brasileiro que alcançou o sucesso a partir da década de 1970. Destacou-se pelo pioneirismo em trazer para a MPB o estilo soul de cantar. Com a voz grave e carregada, tornou-se um dos grandes nomes da música brasileira, conquistando grande vendagem e consagrando sucessos.


Algumas frases de Tim Maia:

"Dos artistas do Rio, metade é preto que acha que é intelectual e metade é intelectual que acha que é preto."

"O Roberto Carlos fala com as plantas, e depois o Tim Maia que é maluco."

"Este país não pode dar certo. Aqui prostituta se apaixona, cafetão tem ciúme, traficante se vicia e pobre é de direita."

"Não saio com mulheres famosas pois não pago acima da tabela."

"Eu poderia ser ministro da Cultura, e não esses que andam por aí. Sou um músico que conhece a realidade. Eu já comi churrasquinho de gato, tomando ácido com Ki-Suco."

"Não fumo, não bebo e não cheiro, mas às vezes minto um pouquinho."

"Qualquer experiência religiosa é prejudicial ao ser humano. E qualquer experiência de extravaso é benéfica ao ser humano."

"Maconha não chega a ser nem um entorpecente, é um estupeficante."

"Tudo é tudo e nada é nada."

"O Brasil é uma terra de mestiço pirado querendo ser puro-sangue."

"Passou de branco, preto é. Não existe este negócio de mulato. Mulato pra mim é cor de mula".

"É só começar a fazer songbook que o cara falece. Esse negócio de biografia também é um pé na cova."

"A demagogia é a pior das mentiras, porque é uma mentira mentirosa."

"O mundo só será bom no dia que todo o dinheiro acabar. Mas que não me falte nenhum enquanto isso não acontece."

"Fiz uma dieta rigorosa. Cortei álcool, gorduras e açúcar. Em duas semanas, perdi 14 dias"

"O problema do gordo é que quando ele beija, não penetra. E quando penetra, não beija"

"O segredo do meu sucesso é o equilíbrio: metade das minhas músicas é esquenta-sovaco e a outra metade é mela-cueca"

"A diferença entre eu e o Dicró é que no meu show todo mundo vai e eu não vou; no dele, ele vai, mas não vai ninguém."

"O que nós temos de melhor no Brasil são a música, o futebol, o jogo do bicho, a batata doce e o baseado - temos que exportar isso. E ainda temos o Maguila, que vai matar o Mike Tyson. De susto, mas vai."

"Só gravei bossa nova para sacanear o João Gilberto."

"Tudo que sei sobre tóxicos aprendi nos livros."

"Eu gostaria de fazer uma homenagem ao meu urologista, o Dr. Edson, que me deixou ereto para o resto da vida."

"Com os acordes que tem em uma música do Tom Jobim dá para fazer umas cinqüenta."

Novo acordo ortográfico - Parte II: o acento agudo

(Clique na imagem para ampliar)

Novo acordo ortográfico - Parte I: o trema

(clique na imagem para ampliar)

6 de mai. de 2009

13.500 pessoas cantando Hey Jude

A T-Mobile, empresa alemã de telefonia móvel, convocou as pessoas para um evento que seria realizado na Trafalgar Square em Londres, dia 30 de abril. Não foi dito o que aconteceria. Sabia-se apenas que seria mais um flash mob da marca.

Chegando lá, as pessoas ganharam microfones para que, na hora marcada, em um telão previamente instalado na praça, cantassem Hey Jude como em um karaokê, com a base da música e letra na tela. Até a cantora Pink aparece no meio da multidão.

O resto é só vendo mesmo...

O conceito da campanha: Life's for sharing - algo como a vida é para ser compartilhada.
Perfeito.

Pequenas leis que regem a vida


1- LEI DA CIÊNCIA MODERNA:
1. Se mexer, pertence à Biologia.
2. Se feder, pertence à Química.
3. Se não funciona, pertence à Física.
4. Se ninguém entende, é Matemática.
5. Se não faz sentido, é Economia ou Psicologia.
6. Se mexer, feder, não funcionar, ninguém entender e não fizer sentido, é INFORMÁTICA.

2- LEI DA PROCURA INDIRETA:
1. O modo mais rápido de se encontrar uma coisa é procurar outra.
2. Você sempre encontra aquilo que não está procurando.

3- LEI DA TELEFONIA:
1. Quando te ligam: se você tem caneta, não tem papel. Se tiver papel, não tem caneta. Se tiver ambos, ninguém liga.
2. Quando você liga para números errados de telefone, eles nunca estão ocupados.
3. Parágrafo único: Todo corpo mergulhado numa banheira ou debaixo do chuveiro faz tocar o telefone.

4- LEI DAS UNIDADES DE MEDIDA:
Se estiver escrito ‘Tamanho Único’, é porque não serve em ninguém, muito menos em você…

5- LEI DA GRAVIDADE:
Se você consegue manter a cabeça enquanto à sua volta todos estão perdendo, provavelmente você não está entendendo a gravidade da situação.

6- LEI DOS CURSOS, PROVAS E AFINS:
 80% da prova final será baseada na única aula a que você não compareceu, baseada no único livro que você não leu.

7- LEI DA QUEDA LIVRE:
1. Qualquer esforço para se agarrar um objeto em queda, provoca mais destruição do que se o deixássemos cair naturalmente.
2. A probabilidade de o pão cair com o lado da manteiga virado para baixo é proporcional ao valor do carpete.

8- LEI DAS FILAS E DOS ENGARRAFAMENTOS:
1. A fila do lado sempre anda mais rápido.
2. Parágrafo único: Não adianta mudar de fila. A outra é sempre mais rápida.

9- LEI DA RELATIVIDADE DOCUMENTADA:
Nada é tão fácil quanto parece, nem tão difícil quanto a explicação do manual.

10- LEI DO ESPARADRAPO:
Existem dois tipos de esparadrapo: o que não gruda e o que não sai.

11- LEI DA VIDA:
1. Uma pessoa saudável é aquela que não foi suficientemente examinada.
2. Tudo que é bom na vida é ilegal, imoral, engorda ou engravida.

Aprendi com as meninas Amanda e Dalete

Pra botar medo nos outros...

Get Hyphy and Go Dumb


Hyphy é uma gíria que designa um movimento hip hop de San Francisco Bay, nos Estados Unidos. O hyphy surgiu na década de 90 mas acabou perdendo forças e só estourou anos depois quando o rapper Keak Da Sneak utilizou o termo pela primeira vez em um de seus cds. O propósito que impulsionou o início do movimento foi protestar contra a discriminação que a indústria do hip hop colocava sobre os artistas da Bay Area.

Os integrantes do hyphy dançam de forma espalhafatosa, conduta chamada de "going dumb" ou "going stupid" mas que, apesar do nome, não é um xingamento. Pelo contrário, o comportamento enérgico dos componentes do movimento representa o orgulho em fazer parte da cultura da Bay Area. Em 2006 as músicas de Keak Da Sneak ganharam os Estados Unidos e abriram espaço para outros artistas como E-40, Mistah F.A.B. e The Federation.

Em uma entrevista o rapper E-40 disse que o hyphy é energia, cultura, dança, expressão, luta, são os carros, ou seja, é um movimento. "É o jeito que nos vestimos, nossas gírias, é a nossa cultura. É uma música que faz você sentir que pode fazer tudo enquanto está dançando". De acordo com o cantor todo mundo pode ser hyphy, trata-se de um movimento mundial.

O ritmo é contagiante e a coreografia bacana. Olha só:

Existe, porém, um outro lado do hyphy que inclui a prática da violência por parte dos membros que integram o movimento, inclusive há quem diga que ele está degradado. Essa discussão foi brevemente abordada no curto documentário produzido por estudantes que mostram as nuances do hyphy:

O intuito do Hyphy parece ser bem diferente do Gangsta Rap, tomara que a violência entre os membros daquele seja bem diferente também.

5 de mai. de 2009

Poptogramas

Poptogramas? A melhor explicação para o que são poptogramas é a seguinte:

"Poptogramas são os pictogramas pop. Tá, mas o que são pictogramas? Sabe aqueles hominhos e menininhas que ficam na porta dos banheiros indicando masculino e feminino? E aquelas placas de trânsito dizendo que você não pode estacionar naquela vaga que queria? Taí, isso são pictogramas, simbolos universais que te ajudam caso você precise, por exemplo, usar o banheiro no aeroporto de Istambul. Agora imagine se esses pictogramas fossem um pouco menos frios e pudessem representar bandas, cantores e cantoras da música pop. Voilá! Esses são os Poptogramas!"

A idéia é de Daniel Motta que trabalha desde 2005 com esses bonequinhos. Neste ano Motta lançou o livro "Poptogramas, que funciona como um divertido quiz. A idéia é a seguinte: você olha o poptograma e tenta adivinhar qual artista está representado ali. Depois vira a página para saber a resposta.

No primeiro livro Daniel Motta contemplou apenas bandas estrangeiras. Para completar a obra lançou em 2008 "Poptogramas Brasilis", dessa vez dedicado a bandas brasileiras.

Abaixo seguem alguns Poptogramas. Tente adivinhar quais são as bandas representadas. Os 4 primeiros são bem fáceis, mas o quinto...




Para os que se interessaram pelo trabalho de Motta segue o link do site Poptogramas.

Curioso para saber se acertou quais são as bandas representadas? Bem, a primeira é o Joy Division. Na sequência, aqueles três "x-men" representam Os Mutantes. O Balão Mágico está óbvio bem como os Mamonas Assassinas. Já o último, confesso que não consegui acertar. Era Chico Science e Nação Zumbi.

3 de mai. de 2009

Um leão carinhoso

Em 1969 dois americanos viram um filhote de leão preso em uma pequena gaiola, ficaram compadecidos e resolveram comprar o bichinho. Nomeado de Christian, o animal precisava de espaço para gastar energia e, por isso, um padre cedeu o pátio da igreja para que os donos o soltassem. Porém, com o passar do tempo os rapazes não conseguiam mais manter o leão consigo e resolveram levá-lo até a África e soltá-lo.

Um ano depois sentiram vontade de rever Chris, viajaram até seu encontro, mas foram advertidos que o animal já estaria completamente selvagem. Os ex-donos não se importaram com isso e mesmo assim resolveram procurar o leão. Veja só o carinho com que foram recebidos.


Incrível!

2 de mai. de 2009

Virada Cultural 2009

Virada Cultural é um evento anual promovido desde 2005 pela Prefeitura de São Paulo com o intuito de promover na cidade 24 horas de maratona cultural. O evento foi inspirado na Nuit Blanche (Noite Branca) parisiense, que agita anualmente a capital francesa, com atrações que seguem madrugada adentro.

A edição de 2008 reuniu em torno das mais de oitocentas atrações um público estimado pela prefeitura em 4 milhões de pessoas. O grande trunfo da Virada tem sido levar atrações de primeira linha a cidadãos de todas as classes sociais, muitos dos quais nunca estiveram em um teatro ou sala de concerto anteriormente. Também tem contribuído para o renascimento do Centro Velho de São Paulo, ao levar os paulistanos para a região, que habitualmente se esvazia durante a noite.

Outra marca do evento é a diversidade que ele apresenta. Para este ano estão programados shows com Tom Zé, Francis Hime, Marcelo Camelo, Maria Rita, Novos Baianos, Odair José, Wando, CPM22 e Clube do Balanço entre muitos outros. Além dos musicais, peças teatrais, filmes, atrações circenses e exposições também fazem parte da programação, que pode ser encontrada na íntegra neste link.

Público presente à Virada Cultural 2008

Informações importantes: O início do evento está marcado para as 18:00 do dia 2 de maio, também conhecido como hoje. Para estimular o deslocamento do público, Metrô e CPTM funcionarão durante 24 horas.

Sem dúvida uma grande iniciativa, independente do governo que a implementou. Se estivesse em São Paulo com certeza participaria. A dúvida seria em qual dos shows.


Que desespero!

hehe...

1 de mai. de 2009

Sabe o que é isto?

(clique na imagem para ampliar)

É um calendário! Bem minimalista, né? Mas como saber o dia da semana? Olhe as bolinhas. As mais "cheinhas" representam os dias do fim de semana. Agora ficou fácil...

Isso foi invenção do designer australiano Thomas Williams e faz parte de um projeto intitulado "Twelve". O cara fez esse calendário com todos os meses do ano mas fez também uma série que contém 12 pôsteres separados, um para cada mês. Esses calendários serão disponibilizados para aquisição on-line e apenas doze serão fornecidos de graça (já impressos, com data e assinatura personalizada).

O site de Williams é www.thomaswilliams.com.au

30 de abr. de 2009

Frases antológicas: Charlie Chaplin

Charles Spencer Chaplin Jr., mais conhecido como Charlie Chaplin, foi um ator, diretor, dançarino, roteirista e músico britânico. Por sua inigualável contribuição ao desenvolvimento da sétima arte, Chaplin é desde sempre o mais homenageado cineasta de todos os tempos, sendo ainda em vida condecorado pelos governos britânico e francês, pela Universidade de Oxford e pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.

Seu principal e mais conhecido personagem é conhecido como Carlitos, um andarilho pobretão que possui todas as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro, usando um fraque preto esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu-coco, uma bengala e um pequeno bigode.

Entre seus mais conhecidos filmes estão "O Garoto","Luzes da Cidade","Tempos Modernos","O Grande Ditador" e "Luzes da Ribalta". Em 1972 Chaplin recebeu um prêmio especial da Academia pelas "suas incalculáveis realizações na indústria do cinema", se tornando uma das maiores aclamações na história do Oscar, onde Chaplin foi aplaudido por mais de cinco minutos, em pé por todos os presentes.

Frases de Chaplin:

"A beleza existe em tudo - tanto no bem como no mal. Mas somente os artistas e poetas sabem encontrá-la."

"A beleza é, no meu entender, uma onipresença da morte e do encanto, uma risonha melancolia que discernimos em todas as coisas da Natureza e da existência, essa comunhão mística que sente o poeta... algo assim como um raio de sol dourado e poeira que esvoaça, ou como uma rosa caída na sarjeta"

"A humanidade não se divide em heróis e tiranos. Suas paixões, boas ou más, foram-lhes dadas pela sociedade, não pela natureza."

"A persistência é o caminho do êxito."

"As duas personalidades que eu mais desejaria recriar em um filme seriam Napoleão e Jesus Cristo... Não representaria Napoleão como um general poderoso, mas como um ser fraco, taciturno, quase melancólico, e sempre importunado pelos membros de sua família. Quanto ao Cristo, gostaria também de modificá-lo no espírito das massas. Acho que a personagem mais forte, mais dinâmica e mais importante que já existiu, acabou por ser terrivelmente deformada pela tradição. Mostrá-lo-ia, então, acolhido em delírio por homens, mulheres, e crianças. As pessoas iriam ao seu encontro para sentir seu magnetismo. Não mais seria um homem piedoso, triste e distanciado; um solitário que acabou por ser o maior incompreendido de todos os tempos."

"Creio no riso e nas lágrimas como antídotos contra o ódio e o terror. Os bons filmes constituem uma linguagem internacional, respondem à necessidade que os homens têm de alegria, de piedade e de compreensão. São um meio de dissipar a onda de angústia e de medo que invade o mundo de hoje... Se pudéssemos pelo menos trocar entre as nações, em grande quantidade, os filmes que não constituem uma propaganda agressiva, mas que falam a linguagem simples dos homens e das mulheres simples... isso poderia contribuir para salvar o mundo do desastre."

"Creio que não se pode fazer nada de grande na vida se não se fizer representar o personagem que existe dentro de cada um de nós."

"Creio que o pecado é realmente um mistério tão grande como a virtude."

"Eu continuo a ser uma coisa só, apenas uma coisa - um palhaço, o que me coloca em nível bem mais alto que o de qualquer político."

"Há dentro de nós alguma coisa que nos induz a esquecer o ódio e os aspectos desagradáveis da vida"

"Na verdade, o personagem Carlitos - essa figura que não sou eu, mas que se assemelha comigo como a um irmão - é para mim uma terrível responsabilidade."

"Nada é permanente nesse mundo cruel - nem mesmo os nossos problemas."

"Não creio em nada e de nada descreio. O que concebe a imaginação aproxima-nos tanto da verdade como o que pode provar a matemática."

"Não é preciso ser judeu para ser antinazista. Basta ser uma pessoa humana, decente e normal."

"No correr da última cena, notei que Einstein enxugava os olhos - mais uma prova de que os cientistas são incuravelmente sentimentais."

"Por simples bom senso, não acredito em Deus. Em nenhum."

"Que eu seja um comediante - mas um comediante que pensa."

"Quem está distante sempre nos causa maior impressão"

"Se o autor não se emociona com a sua própria criação, dificilmente pode esperar que outros o façam. Com franqueza, divirto-me com as minhas comédias mais do que o público."

"Seja qual for a melodia, o resto é apenas floreio"

"Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido."

"Lutemos por um mundo novo... um mundo bom que a todos assegura o ensejo de trabalho, que dê futuro a juventude e segurança à velhice."

"O tempo é o melhor autor. Sempre encontra um final perfeito."

A moda geek

Geek é uma gíria da língua inglesa que designa uma pessoa inteligente e muito estudiosa. São similares aos nerds, a diferença é que os geeks são mais sociáveis e mais descolados. Essa menor desinibição fez com que eles ganhassem além de notoriedade profissional, que conseguem com facilidade, mais popularidade.

Atualmente ser geek tem até um status cool: são inteligentes, possuem bons empregos, ganham muito dinheiro e têm popularidade. Tirando partido dessa situação o site "Think Geek" (Pense como um geek) aproveita a onda e comercializa vários produtos em que geralmente o humor é o ponto forte. Tem muita coisa interessante mas as camisetas são bem bacanas:


Esta é para grávidas. Muito legal!
A fórmula do chocolate:
Tem camiseta para crianças:
Nesta a estampa de bateria emite sons. Quer coisa mais geek que isso?
Quer ver mais produtos? Acesse www.thinkgeek.com

29 de abr. de 2009

Lá vem a noiva...

Maio está chegando e com ele uma enxurrada de casamentos conforme a tradição prega. Você já notou que por mais variações que existam nas cerimônias de casamento, no fundo é tudo igual? Tá bom, tá bom, há exceções como tudo na vida, mas tem uma certa repetitividade. Ainda que existam aqueles que casam de dia, outros de noite; uns que se unem só no civil, outros que pedem uma bênção religiosa; gente que convida 10 pessoas e casais que fazem festas para 500 convidados, todos acabam seguindo a tradição. Mesmo que seja só um pouquinho.

Já que sempre nos deparamos com esses símbolos do casamento, aprenda mais um pouquinho sobre seus significados:

Buquê: seu uso começou na Grécia antiga quando era confeccionado com ervas e alho com a finalidade de espantar o mau-olhado. Só com o tempo as flores foram adotadas como símbolo da busca pela felicidade. Os cristãos difundiram o costume de usar o Lírio, pois essas foram as flores que Santa Maria carregou em seu casamento. O gesto de jogar o buquê representa que a pessoa que o pegou continuará florescendo.

Arroz: os grãos são jogados sobre os noivos após o término da cerimônia. Dizem que se trata de uma tradição chinesa que traz fartura ao novo casal.

Vestido branco: na Roma antiga os candidatos aos cargos públicos vestiam branco para atestar sua pureza e moralidade. O hábito foi adotado pelas noivas no século XIX, a partir de uma idéia da rainha Vitória almejando alcançar os mesmos valores. Porém, é interessante ressaltar que na Idade Média as noivas usavam vestidos vermelhos.

Aliança na mão esquerda: o anel simboliza união, um vínculo que não pode ser quebrado. A razão que explica o costume de usá-lo no dedo anular esquerdo não é bem clara. Há quem afirme que isso teve início com os antigos egípcios, pois eles acreditavam que dali partia uma veia ligada diretamente ao coração. Mas ainda há uma outra explicação dada pelos chineses. É o mais ou menos o seguinte, cada dedo da mão tem um significado: os polegares significam seus pais, os indicadores representam seus irmãos, o dedo médio é você, os anulares você e seu par, por fim o mindinho significa seus filhos. Quando se junta as mãos (da maneira que mostra o vídeo) os todos os dedos se "descolam", menos os anulares. Por esse motivo o anel, que representa a união do casal, deve ser usado no dedo anular.Veja o vídeo:



Essa do anel é interessante, não é?

Felicidades a todos os noivos leitores do Peramblogando!

Fotografias de Manuel Libres Librodo Jr.

Manuel Libres Librodo Jr. é um fotógrafo filipino que vive na Tailândia. Suas fotografias caracterizam-se por retratar todos os tipos de pessoas, das mais variadas culturas. Veja alguns exemplos de seu belo trabalho.



Para mais fotos de Librodo acesse o Desventura. Além de um post exclusivo sobre o fotógrafo, apresentando vários de seus trabalhos, o blog disponibiliza também um link para acessar outras inúmeras galerias com fotos do filipino.

28 de abr. de 2009

Top 10: Abertura de Novela

10º. Felicidade: novela de Manoel Carlos, exibida em 1991. A trama de Felicidade se desenrolava no Rio de Janeiro e em uma cidade fictícia do interior de Minas Gerais chamada Vila Feliz. Os protagonistas Helena e Álvaro foram interpretados por Maitê Proença e Tony Ramos. A abertura mostra pessoas felizes, correndo, cavalgando e no final uma menininha até voa! Merece o 10º lugar, pois com esse tanto de arco-íris parece a abertura de Punk, a levada da Breca. Abertura: Felicidade

9º. Tropicaliente: escrita por Walther Negrão, a novela foi exibida na faixa das 18h no ano de 1994. A abertura foi criada por Hans Donner que, para corroborar com o clima tropical da trama rodada no Ceará, traz cores quentes na iluminação e no figurino. Repare que as frutas tropicais viram saias das dançarinas, um maço de brócolis vira uma ilha e os bailarinos dançam em um prato de lagosta. A trilha muito bem escolhida é "Coração da gente" de Elba Ramalho. Merece o 9º lugar pelo colorido de encher os olhos. Abertura Tropicaliente



8º. Vamp: novela de Antônio Calmon, foi ao ar em 1991 e fez grande sucesso com o público jovem. A trama narrava a história de uma família que vivia na tranquila Armação dos Anjos até que chega Natasha, uma cantora que é vampira, que acaba com o sossego da cidade. A abertura parece um vídeoclipe e traz o clima vampiresco da novela e, por isso, merece o 8º lugar. Chegava a dar medo... Abertura: Vamp

7º. O Cravo e a Rosa: A abertura de O cravo e a rosa era inspirada em fotos e filmes do início do século XX. Um camafeu dourado girava no ar e, a cada volta, mostrava imagens em preto-e-branco, típicas do cinema mudo, com aparência de película antiga, de vários personagens da novela, em especial Petruchio e Catarina. Algumas imagens de época e grafismos característicos da década de 1920 foram incorporados a cenas da novela através de computação gráfica. Em agosto de 2001 a abertura foi escolhida a melhor do ano pelo júri do II Festival Latino-Americano de Cine Vídeo, em Mato Grosso do Sul.* Merece o 7º lugar porque é um charme! A música de abertura é "Jura", de Zeca Pagodinho.
Abertura: O Cravo e a Rosa



6º. Anjo Mau (remake): adaptação da novela original que foi ao ar em 1976, escrita por Cassiano Gabus Mendes. O remake foi exibido no horário das 18h, tem autoria de Maria Adelaide Amaral e abertura elaborada por Hans Donner. Note que a imagem da moça está em preto e branco, mas a medida que ela vai se vestindo e se maquiando, aos poucos ganha cores. É bastante simples mas merece o 6º lugar pela delicadeza. O tema de abertura é "Cruzando Raios" do Orlando Moraes. Abertura: Anjo Mau

5º. Deus nos Acuda: trama das 19h, exibida em 1992, escrita por Sílvio de Abreu, Alcides Nogueira e Maria Adelaide Amaral. A abertura é uma denúncia à corrupção no Brasil retratada pela lama que invade uma festa de luxo e começa a inundar o ambiente. O processo da gravação parece ter sido bastante trabalhoso, pois o cenário foi montado em uma espécie de gaiola que era colocada dentro de uma piscina e ali a lama cenográfica era despejada. As gravações eram rodadas uma ver por dia, pois o líquido sujava o figurino que tinha de ser lavado depois de cada filmagem. A abertura merece o 5º lugar pela crítica embutida na produção e pela piscina de lama que ficou muito legal. A música tema "Canta Brasil" é intrepretada por Gal Costa. Abertura: Deus nos Acuda

4º. Rainha da Sucata: trama escrita por Sílvio de Abreu, exibida em 1990. A abertura de Rainha da sucata, desenvolvida por Hans Donner e Nilton Nunes, mostrava uma boneca de sucata, confeccionada pela equipe com um ventilador, um ferro e uma tábua de passar roupas, baldes e molas. Ao som de Me chama que eu vou, de Sidney Magal, música-tema da novela, a boneca dançava lambada com bailarinos reais. Me chama que eu vou virou hit e foi uma das músicas responsáveis pela consagração da lambada no país.* Merece o 4º lugar porque a bonequinha de sucata dançando lambada é o máximo. Abertura: Rainha da Sucata



3º. Despedida de solteiro:
novela das 18h, exibida em 1992. Foi escrita às pressas por Walther Negrão, pois a estréia de Mulheres de Areia já estava programada mas Glória Pires, que interpretaria a protagonista, engravidou. Por esse motivo, Despedida de Solteiro foi rapidamente preparada para entrar no ar. A abertura da novela simula um jogo de vídeo game em que a mocinha é raptada e o rapaz se arrisca para tentar salvá-la. Merece o 3º lugar por causa da criatividade. A música é "Sugar Sugar", um clássico do The Archies mas aqui remixada por DJ Les And The Kool Kat. Abertura: Despedida de Solteiro

2º. Vira-lata
: escrita por Carlos Lombardi, essa novela foi exibida no horário das 19h e tinha um cachorro, o Zé, como um dos protagonistas. No início eram utilizados 18 cães para interpretar apenas 1 personagem, mas no decorrer da trama o número reduziu para apenas três bichinhos. A abertura mostra um cachorro (feito em animação digital) que é desprezado mas consegue salvar uma criança e vira herói. Merece o 2º lugar pela fofura. O samba da abertura é "Cachorro Vira-Lata", aqui cantado por Baby do Brasil. Abertura: Vira-Lata

1º. Carrossel: produção mexicana exibida pelo SBT em 1990, apesar de que houve reprises durante algum tempo após o término da novela. A trama mostrava as histórias da professora Helena e dos alunos da Escola Mundial. A longa abertura de dois minutos merece o 1º lugar porque é extensa e mesmo assim é aquela que as pessoas mais sabem de cor.
Abertura: Carrossel


*trecho retirado do site www.memoria.globo.com

Você acha que sabe andar de bicicleta?

Danny MacAskill, piloto do vídeo abaixo, é um misto de ciclista, malabarista e doente mental. Isso porque para fazer o que ele faz não pode ser só bom em manobras, tem que ter algum tipo de retardo que impede o cidadão de pensar em quantos pontos ele pode levar andando sobre uma grade ou na morte quando ele dá um backflip usando uma árvore como rampa...



E eu que levei anos para pular da calçada pra rua.

Vi no Haznos

27 de abr. de 2009

Comandos em Ação

Sem dúvida, um dos brinquedos que me proporcionaram maior diversão durante a infância, e que ainda hoje deixam boas lembranças, foram os chamados Comandos em Ação. E

O ano era 1984 quando a companhia de Brinquedos Estrela S/A iniciou a produção dos originalmente chamados G.I.JOE, nomeados de Comandos em Ação no Brasil. Em peregrinação pela net acabei encontrado as seguintes informações sobre o produto.

"Mais articulados que qualquer outra figura de ação da época, a primeira vista lembravam o velho Falcon, só que bem menores. Vinham com acessórios como arminhas, capacetes, rádio- transmissores e viseiras. Bem feitos, bem pintados e embalados em cartelas coloridas, com uma ilustração do personagem em situação de batalha e ao fundo um invariável cenário de explosão, vermelho, amarelo e preto."

"O logotipo também remetia ao Falcon: a cabeça de um sujeito barbudo ao lado de várias outras. O slogan? Os colecionadores de aventura. Com todos esse apelos, era impossível não encher os olhos de qualquer garoto da época. O sucesso foi imediato. E então, naquele ano, nascia uma nova era para a figura de ação no Brasil e o brinquedo que povoou a infância de toda uma geração e que hoje, mesmo 2 décadas depois, ainda faz parte da lembrança de muitos adultos saudosistas e da vida de dedicados colecionadores."

Me lembro que, como eram muitos os bonecos e veículos lançados, ficava difícil possuir todos, o que de certa forma era interessante pois, ao reunir os amigos para travar batalhas épicas, reunia-se também personagens e veículos os quais nem todos possuíam.

O grande problema dos bonecos era a fragilidade. Os polegares ,que serviam para fixar as armas, logo quebravam. Com o tempo, a borracha que servia de "coluna" também se rompia. As vezes era a perna que quebrava. Me lembro da série de "soldados feridos" que possuía.

Para minha surpresa descobri que está sendo produzido um filme sobre os Comandos, que aliás já estréia em agosto próximo. O primeiro trailer foi revelado durante o Superbowl nos EUA.




Consegui reconhecer alguns personagens. É esperar pra ver o resultado.

Pra quem quiser matar as saudades ou descobrir o que compunha o universo Comandos em Ação, a dica é o site Yo Joe Brazil que reúne amantes e colecionadores do brinquedo e de onde foram retiradas as informações para este post.

Related Posts with Thumbnails