22 de abr. de 2009

Cultura inútil: de onde vieram nossos presidentes?

Outro dia estava conversando sobre política com um amigo e ele dizia: "Não sei em quem vou votar pra presidente, mas quero que seja alguém diferente. Chega de paulista na presidência. Podia aparecer alguém do nordeste. De lá só teve o Collor e o Sarney."

Nesse momento lembrei a ele que nosso atual presidente é do nordeste, mas especificamente de Pernambuco. A filiação partidária, a base eleitoral e até mesmo mudanças de rumo na vida dos nossos presidentes faz com que identifiquemos suas figuras a estados que muitas vezes não correspondem ao seu local de nascimento. Então fica a pergunta: de onde vieram nossos presidentes?

(Palácio do Catete - RJ)

14 estados já foram representados na figura do Presidente da República. 3 estados do sudeste (MG, RJ e SP), 2 estados do Centro-Oeste (MT e MS), 2 estados do sul (RS e SC) e 7 estados do nordeste (CE, AL, RN, PE, PB, BA, MA). Diferente do que meu amigo disse, do nordeste vieram mais do que apenas Collor e Sarney.

Embora pareça que São Paulo é o estado com o maior número de presidentes, sobretudo pela lógica partidária dos últimos mandatários, a história nos mostra outra realidade. O Rio Grande do Sul é que ocupa este posto com 6 presidentes, seguido de Minas Gerais e Rio de Janeiro com 5. Só então aparece São Paulo, com 4, seguido de perto por Alagoas com 3.

Ainda durante a conversa tentamos lembrar quem foram os Presidentes que vieram de nosso estado (MG). Lembramos de Afonso Pena, Carlos Luz, Juscelino Kubitschek, Tancredo Neves e Itamar Franco. 5 Presidentes. Bem, bate com o número apresentado no parágrafo anterior. Mas os nomes não conferem. Como dito no início do post, as contas enumeram apenas presidentes que exerceram o cargo. Ou seja, Tancredo está fora. Então falta 1.

1 não, 2. Pra nossa surpresa, Itamar Franco, o "mineirim" comedor de pão de queijo não é realmente mineiro! É... conhecemos pouco nossos governantes e nossa história.

(Palácio do Planalto)

Segue a lista de Presidentes da República segundo seus estados de origem:

RS - 6 - Hermes da Fonseca, Getúlio Vargas, João Goulart, Costa e Silva, Emílio Médici, Ernesto Geisel

MG - 5 - Afonso Pena, Venceslau Brás, Delfim Moreira, Carlos Luz, Juscelino Kubitschek

RJ - 5 - Nilo Peçanha, Artur Bernardes, Washington Luís, João Figueiredo, Fernando Henrique Cardoso

SP - 4 - Prudente de Morais, Campos Sales, Rodrigues Alves, Ranieri Mazzilli

AL - 3 - Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto, Fernando Collor

CE - 2 - José Linhares, Castelo Branco

PB - 1 - Epitácio Pessoa

MT - 1 - Eurico Gaspar Dutra

MS - 1 - Jânio Quadros

RN - 1 - Café Filho

SC - 1 - Nereu Ramos

MA - 1 - José Sarney

BA - 1 - Itamar Franco

PE - 1 - Luís Inácio Lula da Silva

É, Itamar é baiano.

21 de abr. de 2009

Iron Maiden - Flight 666

Chega hoje aos cinemas o documentário "Flight 666", que mostra os bastidores da turnê "Somewhere Back in Time" da banda Iron Maiden. Imperdível, principalmente para quem gosta da banda e/ou esteve em seus últimos shows pelo Brasil.





20 de abr. de 2009

Esporte e design

Criatividade e preocupação com o meio-ambiente marcam o mobiliário criado por Pierre e seu sócio Gil. A loja californiana Skate Study House, conforme o nome sugere, produz móveis com materiais reciclados tendo como temática os elementos do universo dos skatistas.

A influência para montar a loja veio do Case Study House, um projeto que reuniu arquitetos e designers, desenvolvido em Los Angeles e que construiu cinquenta habitações com um mobiliário diferenciado. Dizem que foi ali que nasceu a idéia do que chamam "cool"... E aí que os rapazes do Skate Study se inspiram para unir o hobby do esporte com a inovação do design.
O site traz mais fotos das peças e outras informações. O endereço é www.skatestudyhouse.com
Tanto para quem gosta de skate quanto quem curte design, um prato cheio!

Pac-Man da vida real



Esse cara é o Remi Gaillard, o mesmo que fez o Mário Kart Real. Que é legal também, mas nem se compara com esse.

Vi no Omelete

Google no tempo da vovó

É só escrever o que procura, selar, colocar em uma caixa de correio e esperar 30 dias pelo resultado. Simples assim.

19 de abr. de 2009

No balanço do mar...

(clique na imagem para ampliar)

Comida di Buteco - 2009

Foi dada a largada para mais uma edição do Comida di Buteco, realizado há 10 anos em Belo Horizonte.

Conhecida como a "capital nacional do boteco", existem em Belo Horizonte cerca de 12.000 estabelecimentos (mais bares per capita do que qualquer outra grande cidade do Brasil). Fiel parceiro da cerveja, do chope ou da cachaça, a culinária de boteco é um atrativo à parte nesse imenso e interessante mundo.

De olho nesse universo pouco explorado, em 1999, Eduardo Maya - então produtor e apresentador do programa “Momento Gourmet”, veiculado pela Rádio Geraes - apresentou à emissora a proposta de um concurso que elegesse o melhor tira-gosto de boteco da capital e resgatasse a culinária de raiz. A idéia logo ganhou adesão de João Guimarães -proprietário da emissora - e de Maria Eulália Araújo – então diretora-executiva da mesma rádio - que, imediatamente, sugeriu o nome do evento. Sobre esse tripé - o gastronômo, a publicitária e o empresário de comunicações - e com os investimentos e divulgação do evento feitos inicialmente pela Rádio Geraes, o Comida di Buteco nasceu planejado para se tornar o principal produto promocional da empresa. A rádio foi extinta em 2004 e o projeto seguiu com sucesso, pilotado pela empresa de produção criada para sua realização.

Logo na primeira edição do evento, em 2000, quando apenas 10 botecos participaram, o sucesso da iniciativa ficou evidente. A novidade foi abraçada pela cidade, mobilizando toda uma tradição cultural e de lazer e despertando sua importância econômica e social.

A cada ano, no mês de abril, o circuito, formado agora por 41 botecos, é percorrido por um público estimado em cerca de 400 mil pessoas (Vox Populi / 2007), entre moradores e turistas.

Segundo os organizadores, para eleger o melhor prato do Comida di Buteco, é preciso:

•Fazer um roteiro pelos bares participantes durante 31 dias;
•Ter curiosidade para provar de tudo;
•Preencher a cédula de votação, não deixando nenhum item em branco;
•No “melhor tira-gosto”, observar sabor, originalidade e apresentação;
•Dar notas, ainda, para atendimento, temperatura da bebida e higiene do boteco.

Os nomes inusitados dados aos tira-gostos criados são uma atração a parte. Neste ano o público poderá conferir, por exemplo, o "papo furado", "kafta mineira ao molho Barack Obama", "atrás da moita", "dona berinjela e seus dois quitutes", "filho da truta", "que pescoço!", "cada um no seu quadrado", "trem esquisito", "rabo no mato" e "teta de galinha taiobeiras".

Para saber do que se trata cada um desses pratos, bem como conhecer os botecos participantes e obter maiores informações, acesse o site www.comidadibuteco.com.br

O encerramento do Comida di Buteco acontece na já tradicional "Saideira", um dos eventos mais esperados pelos belo-horizontinos, reunindo um público estimado em mais de 40 mil pessoas, durante os dias em que é realizada. Este ano a festa será no CEU - Centro Esportivo Universitário da UFMG, nos dias 22, 23 e 24 de maio. A programação completa pode ser conferida neste link www.comidadibuteco.com.br/bh2009

Após nove edições, o concurso se transformou num evento grandioso, que integra o calendário oficial da capital mineira e figura no Guia 4 Rodas (Editora Abril) como um dos principais festivais do País. O sucesso do concurso fez com que o Comida di Buteco ultrapassasse as montanhas mineiras, passando a ser realizado também em Goiânia, Salvador e Rio de Janeiro desde 2008.

18 de abr. de 2009

Os mais longos solos de guitarra

São conhecidas as performáticas apresentações ao vivo de alguns lendários guitarristas do rock. Solos intermináveis que servem, principalmente, para o deleite do próprio guitarrista. Para o restante da banda, um momento de descanso. Para o público, muitas vezes, um momento de tédio.

Difícil mensurar quem é o campeão dessa "modalidade". Tomando como base os registros fonográficos, a medalha de prata ficaria com Jerry Garcia, da banda Grateful Dead, protagonista de um solo de 13 minutos e 22 segundos na faixa "Dark Star", do álbum ao vivo Live Dead de 1969.

A medalha de ouro, com incríveis 17 minutos e 15 segundos, vai para Jimmy Page, do Led Zeppelin, na faixa "Dazed and Confused", do álbum ao vivo The Song Remains The Same de 1976.

Detalhe: em algumas apresentações, o solo de Page em "Dazed and Confused" chegava a ultrapassar 25 minutos!

16 de abr. de 2009

Física para todos

A Física é uma das maneiras mais interessantes de se entender o nosso cotidiano. Lógico que essa ciência discorre sobre fatos muito complexos que eu não me arrisco a dar nenhum palpite, mas a Física explica fatos rotineiros de modo interessante que nos ajudam a melhorar a vida. Um exemplo é a discussão: Qual é mais econômico? Andar de carro com os vidros abertos ou utilizando o ar-condicionado?

Por um acaso descobri um site que soluciona essa e algumas outras questões de forma bem didática. Tá curioso pra saber se é melhor usar o ar-condicionado ou o vidro aberto? Vai lá: www.curiofisica.com.br/artigos/fisica/

E para quem entende pelo menos um pouco de inglês, esse blog também é legal: www.talklikeaphysicist.com . Nesse não há discussões sobre Física, nem explicações científicas mas mostra curiosidades, faz piadinhas e traz notícias relacionadas com o universo dos físicos. Bem interessante!


Frases antológicas: Guimarães Rosa

A idéia inicial para esse "frases antológicas" era outra. Mas, atendendo ao pedido da leitora Fabi, mudamos o autor escolhido, apresentando assim as frases de Guimarães Rosa.

João Guimarães Rosa mais conhecido como Guimarães Rosa nasceu na pequena Cordisburgo, interior de Minas. Médico e diplomata, Guimarães Rosa se notabilizou como escritor. Autor de contos e romances ambientados quase todos no chamado sertão brasileiro. Destaca-se em sua obra o uso de neologismos, marcados pela influência de falares populares e regionais somada a sua erudição, possibilitando a criação de inúmeros vocábulos a partir de arcaísmos e palavras populares, invenções e intervenções semânticas e sintáticas. Entre suas obras destacam-se Sagarana (1946), Corpo de Baile (1956), Grande Sertão: Veredas (1956), Primeiras Estórias (1962), Noites do Sertão (1967).


As frases de Guimarães Rosa:

"Falo: português, alemão, francês, inglês, espanhol, italiano, esperanto, um pouco de russo; leio: sueco, holandês, latim e grego (mas com o dicionário agarrado); entendo alguns dialetos alemães; estudei a gramática: do húngaro, do árabe, do sânscrito, do lituano, do polonês, do tupi, do hebraico, do japonês, do checo, do finlandês, do dinamarquês; bisbilhotei um pouco a respeito de outras. Mas tudo mal. E acho que estudar o espírito e o mecanismo de outras línguas ajuda muito à compreensão mais profunda do idioma nacional. Principalmente, porém, estudando-se por divertimento, gosto e distração."

"O homem nasceu para aprender, aprender tanto quanto a vida lhe permita."

"Saudade é ser, depois de ter."

"O amor é sede depois de se ter bem bebido."

"Esperar é reconhecer-se incompleto."

"Infelicidade é questão de prefixo."

"Quando escrevo, repito o que já vivi antes. E para estas duas vidas, um léxico só não é suficiente. Em outras palavras, gostaria de ser um crocodilo vivendo no rio São Francisco. Gostaria de ser um crocodilo porque amo grandes rios, pois são profundos como a alma de um homem. Na superfície são muitos vivazes e claros, mas nas profundezas são tranquilos e escuros como o sofrimento dos homens."

"Mas quem é que sabe como? Viver... o senhor já sabe: viver é etcétera..."

"Eu não sei quase nada, mas desconfio de muita coisa".

"A colheita é comum, mas o capinar é sozinho.

"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."

"As pessoas nao morrem, ficam encantadas."

"Passarinho que se debruça - o vôo já está pronto!"

"Qualquer amor é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura."

"Pão ou pães é questão de opiniães."

"Ah, não; amigo, para mim, é diferente. Não é um ajuste de um dar serviço ao outro, e receber, e saírem por este mundo, barganhando ajudas, ainda que sendo com o fazer a injustiça dos demais. Amigo, para mim, é só isto: é a pessoa com quem a gente gosta de conversar, do igual o igual, desarmado. O de que um tira prazer de estar próximo. Só isto, quase; e os todos sacrifícios. Ou - amigo - é que a gente seja, mas sem precisar de saber o por quê é que é."

"Porque a cabeça da gente é uma só, e as coisas que há e que estão para haver são demais de muitas, muito maiores diferentes, e a gente tem de necessitar de aumentar a cabeça, para o total."

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende."

""Vida" é noção que a gente completa seguida assim, mas só por lei duma idéia falsa. Cada dia é um dia."

"Vivendo, se aprende; mas o que se aprende, mais, é só a fazer outras maiores perguntas."

"Viver é negócio muito perigoso."

"Raiva tampa o espaço do medo, assim como do mêdo raiva vem."


Obs: Aos que, assim como a Fabi, queiram participar do blog com pedidos, sugestões, críticas e afins, seguem abertos os tradicionais canais e-mail e comentário de posts.

Se o desejo for pedir alguém em especial para o "frases antológicas" informamos que já foram publicadas frases de Homer Simpson, Mário Quintana, Millôr Fernandes, Woody Allen, Groucho Marx, Seu Madruga, Albert Einstein, Alfred Hitchock, Luís Fernando Veríssimo, Barão de Itararé, Garfield, Bob Marley, René Descartes e José Saramago. Privilegiaremos autores e/ou personagens ainda não contemplados.


15 de abr. de 2009

Curiosos apelidos da realeza

Pepino, o breve: nasceu no ano de 714 na cidade de Jupille, onde hoje é a Bélgica, e morreu em 768. Governou as regiões de Nêustria, Borgonha e Provença. Durante seu reinado enfrentou muitas batalhas e conteve inúmeras revoltas. Dizem que o apelido "o breve" foi dado por causa da luta em um torneio em que o rei com um só golpe arrancou a cabeça de um leão e de um touro.

Harald do cabelo embaraçado: comandava a Noruega e viu seu reinado atravessar um período de difuculdades. Os noruegueses estavam fugindo de suas terras (nisso acabaram colonizando a Islândia) por causa da grande opressão e das altas taxas de impostos. Diante dessa situação, o rei Harald disse que só pentearia os cabelos quando conseguisse unificar toda a Noruega. Por isso, acabou ganhando o apelido.

Louis I, o piedoso: pai de Carlos, o calvo, Louis foi coroado ainda criança tendo como missão atenuar os conflitos da região da Aquitânia. No ano de 814 passou a ser o rei dos francos e permaneceu no trono até 840.


Childeberto, o adotado: o rei da Austrásia, Sigeberto III, adotou Childeberto a pedido do próprio pai da criança, Grimoaldo. Ele era prefeito do palácio, o cargo mais importante da política da época e convenceu o rei a adotar seu filho. Porém, quando Sigeberto III morreu o próprio Grimoaldo anunciou Childeberto como rei temendo que o filho biológico assumisse o trono.


Como são formadas as células-tronco?


14 de abr. de 2009

Reciclagem de desenhos Disney

No último fim de semana, em um domingo mais preguiçoso de que um Basset obeso, estava praticando um dos meu esportes favoritos que é a troca de canais 100m livre. Algumas horas após começar os exercícios acabei parando no Dysney Channel pois estava começando a passar o filme Aladdin (não esse mas que também é um clássico). Comecei a assistir e reparar como os desenhos da Disney são todos muito parecidos. Não a história mas os movimentos dos personagens.

Para minha surpresa, não só outras pessoas já tinham reparado isso como fizeram um vídeo demonstrando.




Por isso que meus pais sempre falaram: "Anda logo menino! Compra qualquer um, são todos iguais!".

Eles tinham razão.


As belezocas de Louboutin

Para deleite das amantes de sapatos, o Brasil possui agora a primeira loja de Christian Louboutin da América Latina. A boutique fica em São Paulo, no Shopping Iguatemi. O designer francês Christian Louboutin é o atual queridinho das mulheres quando o assunto é calçado. Conhecido por seus saltos finos e altíssimos, medindo por volta de 12 cm, e por seus solados vermelhos, o estilista calça os pés de Nicole Kidman, Beyoncé, Katie Holmes, Angelina Jolie... Em seu ateliê existe uma fôrma com as medidas dos pés de suas clientes mais famosas!

Mas a fama de agora é resultado de muito trabalho. Quando ainda não tinha sua boutique própria, Louboutin ia aos cabarés e às boates vender seus sapatos para as dançarinas, que tiravam a roupa mas continuavam calçadas. Ele trabalhou em diversas grifes até conseguir sua autonomia através de seu próprio ateliê, montado em Paris no ano de 1992.

Suas criações são irreverentes, ou seja, seus modelos de forma geral são espalhafatosos, com bordados, aplicações, babados e cores berrantes. Esse é o diferencial de Louboutin. Porém, isso não é regra, pois o estilista brinca com a moda mas dá espaço para aquelas mulheres mais básicas.

Um item que as compradoras de todos os estilos concordam é que não podem faltar as tais solas vermelhas. Essa história surgiu quando o designer desenhou um dos seus sapatos e não ficou satisfeito com o resultado final. Segundo Louboutin, o desenho estava mais bonito que o produto em si e ele percebeu que o vermelho do solado era o motivo dessa beleza a mais. Nesse mesmo momento sua assistente se encontrava pintando as unhas e o que o estilista fez? Pegou o esmalte da moça e passou na sola do sapato. Voilá! Nasceu uma de suas marcas registradas!


Para quem gosta de sapatos, é interessante dar uma olhada no site de Louboutin que traz toda essa irreverência do designer. Criado por Olga of Greece a página é um pouco kitsch, engraçada e bem bacana! Ah e é possível vizualizar os calçados em 360º com uma qualidade de imagem incrível! Corre lá:

www.christianlouboutin.com

Perder peso praticando esportes

Se você quer perder uns quilinhos mas acha academia um saco, uma boa alternativa é a prática regular de esportes.

Alguns deles são capazes de proporcionar uma grande queima calórica. Os principais são:

5º Lugar: Basquete - Quem já jogou basquete pelo menos uma vez sabe que não dá pra ficar parado. É correria o tempo todo. Resultado? Perda média de 580 kcal por partida.

4º Lugar: Natação - Por criar um esforço coordenado de praticamente todo o corpo, a natação, principalmente no estilo crawl, gera uma granda queima calórica, atingindo uma média de 655 kcal.

3º Lugar: Judô - Por exigir força, flexibilidade e coordenação motora, o judô acaba proporcionando uma perda média de 819 kcal. Outras modalidades de artes marciais também apresentam grande potencial de queima calórica.

2º Lugar: Squash - Quem disse que ficar batendo uma bolinha contra a parede não serve pra nada? Durante a prática do squash o jogador precisa se deslocar constantemente, reunindo para isso velocidade, flexibilidade, força e resistência. Perda média de 890 kcal. O tênis também funciona como grande aliado da queima de calorias. Menos efetivo que o squash por causa do maior tempo de troca de bola entre os oponentes.

1º Lugar: Boxe - O campeão da queima calórica. Além da movimentação constante, com os tradicionais pulinhos e jogo de pernas, o esporte exige ainda energia gasta com os golpes. Perda média de 932 kcal.

Agora, se você não abre mão da musculação, pelo menos pratique-a de uma maneira, digamos, mais prazerosa... Como? A resposta está no livro "Sexercise".

Segundo sua descrição: "Tonifique seus músculos da maneira mais agradável possível: transando! Torne sua relação mais excitante. Exercite seus músculos, uma a um, conseguindo dose múltipla de recompensa: você em forma, seu relacionamento em forma e a pessoa amada apaixonada por você! Além de atenuar tensões, na atividade sexual você queima de três a dez calorias por minuto."

Como toda atividade física, o segredo é a regularidade com que é praticada! :)


11 de abr. de 2009

Calça Levis e o Mr. Boombastic

Em conversa com uma amiga surgiu o assunto sobre a música Mr. Boombastic do cantor jamaicano Shaggy. Ela citou a propaganda da Levi´s feita em Stop Motion (aquela com bonequinhos de massinha) exibida nos anos 90 que virou um hit. Eu não consegui recordar , não mesmo! Por isso, a curiosidade me fez buscar o vídeo do comercial e eu tive uma grata surpresa. Vi o quanto era legal.

Muito bem encaixada a música do Shaggy e a história do comercial em que o galã cheio de autoconfiança resgata a mocinha e a seduz. Para aqueles que também não se lembram:



Hummmmmmmm!

É tudo culpa da crise... (parte 3)


Related Posts with Thumbnails