10 de abr. de 2009

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Em recente passagem pelo Ceará, uma das coisas que me chamou mais a atenção, além das belas praias e do povo extremamente receptivo e bem humorado, é o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, localizado em Fortaleza.

Espaço extremamente interessante, o Dragão do Mar foi inaugurado pelo Governo do Estado do Ceará em 1999. Com 33 mil metros quadrados de área, o Dragão do Mar congrega o Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, a Biblioteca Pública Menezes Pimentel, uma moderna sala teatro, duas salas de cinema, o Planetário Rubens de Azevedo, o Anfiteatro Sérgio Mota, um auditório e salas de aula. Sob o planetário, num piso xadrez, são realizadas apresentações semanais do "Planeta Hip Hop" evento realizado em parceria com a OSCIP MH2O do Brasil.

Concebido pelos arquitetos Delberg Ponce de Leon e Fausto Nilo, o Dragão do Mar caracteriza-se por linhas arrojadas que contrastam com casarões do inicio do século, onde, como bem lembrou o leitor Alberto, "funcionam vários barzinhos temáticos, um melhor do que o outro."

O nome "Dragão do Mar" é uma homenagem a um pescador símbolo do movimento abolicionista cearense, que em 1881 recusou-se a transportar escravos para serem vendidos no sul do país.

Aos que estiverem em Fortaleza, ou passarem por lá, fica a dica de uma ótima opção de passeio.

Obs: reserve mais de um dia para visitar o Dragão do Mar. São tantas possibilidades que uma única ida é incapaz de contemplar tudo.


9 de abr. de 2009

Download bom, legal e de graça!


O site da Trama desenvolveu um projeto muito bacana intitulado "álbum virtual". Trata-se da disponibilização de material completo para download dos artistas da gravadora: músicas, encarte, vídeos e outros itens.

Acontece que, com esse formato, o artista passa a ser remunerado pelos patrocinadores da página em que o conteúdo é hospedado. Além do mais, as músicas não possuem proteção DRM, isso significa que o armazenamento pode ser feito em diversos tipos de mídia e o funcionamento é perfeito. Só há um porém, a hospedagem é temporária...

O material é bem variado, vai de Ed Motta a Cansei de ser Sexy, passando por Banda Eddie. Para fazer o download basta se cadastrar no site: www.albumvirtual.trama.com.br

No site da gravadora é possível acessar os 10 álbuns mais recentemente disponibilizados. Olha lá: www. trama.com.br . Bacanérrimo!


Frases antológicas: José Saramago

José Saramago é um escritor, roteirista, jornalista, dramaturgo e poeta português, vencedor do Nobel da Literatura em 1998, considerado o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa. Entre suas obras podemos citar "O Evangelho segundo Jesus Cristo", "Ensaio sobre a cegueira", "A caverna", "Ensaio sobre a lucidez" e "As intermitências da morte".

Algumas de suas frases:

"Eu, no fundo, não invento nada. Sou apenas alguém que se limita a levantar uma pedra e a pôr à vista o que está por baixo. Não é minha culpa se de vez em quando me saem monstros."

"Estamos usando nosso cérebro de maneira excessivamente disciplinada, pensando só o que é preciso pensar, o que se nos permite pensar."

"Nossa maior tragédia é não saber o que fazer com a vida".

"Por causa e em nome de Deus é que se tem permitido e justificado tudo, principalmente o mais horrendo e cruel."

"O universo não tem notícia da nossa existência."

"Nem a juventude sabe o que pode, nem a velhice pode o que sabe"

"Duas fraquezas não fazem uma fraqueza maior, fazem uma força nova."

"Ainda que te possa parecer estranha a comparação, os gestos, para mim, são mais do que gestos, são como desenhos feitos pelo corpo de um no corpo de outro."

"Cegueira também é isto, viver num mundo onde se tenha acabado a esperança."

"Se não formos capazes de viver inteiramente como pessoas, ao menos, façamos tudo para não viver inteiramente como animais."

"É o que as palavras simples têm de simpático, não sabem enganar."

"Talvez as lágrimas não sejam mais do que isso, o alívio de uma ofensa"

"As religiões, todas elas, por mais voltas que lhes dermos, não têm outra justificação para existir que não seja a morte, precisam dela como do pão para a boca."

"Com as palavras todo cuidado é pouco, mudam de opinião como as pessoas."

"A propósito, não resistiremos a recordar que a morte, por si mesma, sozinha, sem qualquer ajuda externa, sempre matou muito menos que o homem."

"A morte conhece tudo a nosso respeito, e talvez por isso seja triste."

"A prudência só serve para adiar o inevitável, mais cedo ou mais tarde acaba por se render."

"Em rigor, não tomamos decisões, são as decisões que nos tomam a nós"

"O acaso não escolhe, propõe"

"Não creio que haja maior respeito que chorar por alguém que não se conheceu."

"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar."

8 de abr. de 2009

A profecia dos Trapalhões

Os Trapalhões (Didi, Dedé, Mussum e Zacarias) apresentaram no ano de 1983 um programa especial, fazendo uma espécie viagem no tempo, na qual avançavam 25 anos chegando ao ano de 2008.

Uma coisa interessante é ver a representação futurista de 2008. Nada mais natural se pensarmos na também representação futurista do filme "2001: Uma Odisséia no Espaço". Mas o que mais chama a atenção no programa é o roteiro seguido. Segundo ele, no ano de 2008, seria realizado um especial sobre humoristas do século XX. Os homenageados da vez seriam Os Trapalhões. O que se segue é incrivelmente premonitório. No cenário apresentado, Mussum e Zacarias já teriam morrido. Quanto a Didi e Dedé, estes teriam brigado e passado anos sem trabalhar juntos, até que se reconciliaram em 2008. Tudo como acabou realmente acontecendo.



Assombroso...

7 de abr. de 2009

Guloseimas do passado

Aqui vai um revival estomacal:

Chocolate surpresa: lançado na década de 80, trazia cards com temas que mudavam de tempos em tempos. Houve coleção sobre dinossauros, cães de raça, animais da amazônia... O chocolate era ao leite, com os temas em alto relevo. Fazia tanto sucesso! Qual o motivo de ter acabado?


Bala soft: uma delícia, porém com alto índice de periculosidade. Se você não se engasgou com esse doce, garanto que viu alguém engasgado com ele. O legal era pegar o pacote e ficar escolhendo a cor!

Chocolate da Mônica: mistura dos tipos ao leite e branco, vinha com a silhueta dos personagens em alto relevo. A graça era comer a parte de fora e deixar o chocolate branco para o final. Se não me engano existia um com os personagens da Disney também...

Dip´N link: tratava-se de um saquinho com açúcar aromatizado e um pirulito. Dooooooce! Mas era bom!


Mirabel: mini-biscoito recheado que era presença marcada nas lancheiras de todo mundo! E ainda existe!

Picolé fura bolo: fabricado pela extinta Yopa (que foi comprada pela Nestlé) era uma mãozinha sabor morango com o dedo indicador, ou fura bolo, apontando para cima.

Milhopan: salgadinho amarelo, baratinho e gostoso!

Dadinho: o docinho feito de amendoim é uma das guloseimas mais clássicas. Presentes nas portas das escolas, nas cantinas, nas festinhas infantis... Sempre adorado!


Quanta coisa boa!

E se o Superman tivesse aterrisado na URSS?

E se o Superman tivesse aterrisado na URSS? Esta é a pergunta que serve como eixo para a história em quadrinhos "Superman: Red Son". Escrita por Mark Millar e publicada pela DC Comics em 2003, Red Son apresenta a espaçonave do bebê Kal El aterrisando em terras da Ucrânia, em meio a uma fazenda coletiva em pleno regime soviético.

Enquanto a tradicional versão do Superman luta pela "verdade, justiça e pelo American Way", a versão soviética é descrita como "o Campeão da classe trabalhadora, que trava uma batalha eterna por Stalin, socialismo e pela expansão internacional do Pacto de Varsóvia".

Como não cheguei a ler a revista não sei qual perspectiva do socialismo é nela apresentada, mas pela cara do personagem dá pra ver que não deve ser uma imagem muito amistosa. Talvez pelo fato da história se passar na época do regime stalinista... Não sei.

Mas de uma coisa eu tenho certeza. O Superman Soviético é bem mais legal.

Heróis como Batman e Mulher Maravilha também tiveram versões Red Son editadas.

6 de abr. de 2009

Los Sebozos Postiços

Quem gosta de Nação Zumbi tem um motivo para ficar feliz: Los Sebozos Postiços. Os caras da banda se juntaram a Chiquinho da banda Mombojó para formar esse projeto paralelo que reúne releituras de Jorge Benjor, Tim Maia, Augustus Pablo, Beatles, etc.


Los Sebozos foi formada no ano de 2000 e até hoje não lançou um disco. Parece que também não há previsão de um álbum, mas a banda realiza shows esporádicos, a exemplo da apresentação da semana passada quando tocaram na cidade de São Paulo.

No My Space dos Sebozos Postiços dá pra ter uma pontinha das músicas. Olha lá:

www.myspace.com/lossebosospostizos

Só resta esperar por uma turnê!





Crie seus próprios heróis

Ainda bem pequeno ganhei de meu padrinho um brinquedo chamado "Vira Monstro Vira Herói".

Com um funcionamento muito simples, o brinquedo trazia uma base onde era possível encaixar 3 peças (cabeça, tronco c/ membros superiores, e membros inferiores) para montar um persongame, seja herói, vilão ou uma mistura de ambos. Com as peças encaixadas, colocava-se um papel por cima, fechava a armação e era só passar um giz de cera que seu personagem ia se formando. As peças eram em alto relevo, e era esse relevo que se destacava ao pintarmos o papel, formando a figura.

Isso na década de 1980...

Hoje a idéia permanece, mas via computador. Através do site The Hero Factory é possível criar um herói como no antigo jogo, mesclando partes diferentes de acordo com sua vontade.

A seguir exemplo criado por nós:

O resultado aparece como em uma capa de revista em quadrinhos. Um passatempo interessante para quem curte quadrinhos, ou simplesmente que matar o tempo na internet.

Não sei se foi porque cresci mas o antigo era mais divertido...


5 de abr. de 2009

Selva Digital


A partir de ontem (04/04), e durante todo o mês de abril, o canal à cabo GNT exibirá uma série de documentários que formam a programação do Selva digital. O primeiro a ser exibido foi o "Google uma fábrica de idéias" e ainda diversos temas interessantes serão abordados: spams, facebook, Bill Gates, negócios na internet, por aí vai...

O hotsite do Selva Digital divulga toda a programação do mês, mostra matérias relacionadas com os temas e dá uma amostra dos vídeos do programas. Passa lá:

http://globosat.globo.com/gnt/selvadigital

Vale a pena conferir!

Os Simpsons versão anime

Se o criador dos Simpsons, Matt Groening, fosse japonês provavelmente seus personagens seriam assim:

Agora compare a versão anime com a original.

Tá certo que o traço de Groening já se tornou um clássico e que seria difícil substituir as figuras de Os Simpsons, mas não podemos deixar de reconhecer que quem os desenhou em versão anime teve muita competência. Bem legal.

4 de abr. de 2009

Aluguel de marido

A criatividade das pessoas na hora do aperto financeiro é fenomenal. Existe um tipo de profissional denominado "marido de aluguel" que faz reparos elétricos, hidráulicos, atua como pintor e até como motorista particular! Isso que é diversificar o ramo de atuação!
Existem inúmeros sites que oferecem esse tipo de serviço que parece estar crescendo bastante. Viu? Tá cheio de maridos soltos no mercado. Em contrapartida deve ter muita gente que tem um marido chato e está doida pra alugá-lo por aí... rs.


"I have a dream"

Martin Luther King Jr. foi pastor protestante e um dos mais importantes líderes do ativismo pelos direitos civis nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo. Se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1964.

O discurso proferido por Martin Luther King Jr. em 28 de agosto de 1963, em Washington, EUA, no Lincoln Memorial, tornou-se célebre no mundo inteiro. Todos se lembram de Luther King dizendo "I have a dream". Entretanto, poucos são os que conhecem este fabuloso discurso na íntegra. Bem, vamos a ele.

"Eu estou contente em unir-me com vocês no dia que entrará para a história como a maior demonstração pela liberdade na história de nossa nação.

Cem anos atrás, um grande estadunidense, na qual estamos sob sua simbólica sombra, assinou a Proclamação de Emancipação. Esse importante decreto veio como um grande farol de esperança para milhões de escravos negros que tinham murchados nas chamas da injustiça. Ele veio como uma alvorada para terminar a longa noite de seus cativeiros. Mas cem anos depois, o Negro ainda não é livre. Cem anos depois, a vida do Negro ainda é tristemente inválida pelas algemas da segregação e as cadeias de discriminação. Cem anos depois, o Negro vive em uma ilha só de pobreza no meio de um vasto oceano de prosperidade material. Cem anos depois, o Negro ainda adoece nos cantos da sociedade estadunidense e se encontram exilados em sua própria terra. Assim, nós viemos aqui hoje para dramatizar sua vergonhosa condição.

De certo modo, nós viemos à capital de nossa nação para trocar um cheque. Quando os arquitetos de nossa república escreveram as magníficas palavras da Constituição e a Declaração da Independência, eles estavam assinando uma nota promissória para a qual todo estadunidense seria seu herdeiro. Esta nota era uma promessa que todos os homens, sim, os homens negros, como também os homens brancos, teriam garantidos os direitos inalienáveis de vida, liberdade e a busca da felicidade. Hoje é óbvio que aquela América não apresentou esta nota promissória. Em vez de honrar esta obrigação sagrada, a América deu para o povo negro um cheque sem fundo, um cheque que voltou marcado com "fundos insuficientes".

Mas nós nos recusamos a acreditar que o banco da justiça é falível. Nós nos recusamos a acreditar que há capitais insuficientes de oportunidade nesta nação. Assim nós viemos trocar este cheque, um cheque que nos dará o direito de reclamar as riquezas de liberdade e a segurança da justiça.

Nós também viemos para recordar à América dessa cruel urgência. Este não é o momento para descansar no luxo refrescante ou tomar o remédio tranqüilizante do gradualismo. Agora é o tempo para transformar em realidade as promessas de democracia. Agora é o tempo para subir do vale das trevas da segregação ao caminho iluminado pelo sol da justiça racial. Agora é o tempo para erguer nossa nação das areias movediças da injustiça racial para a pedra sólida da fraternidade. Agora é o tempo para fazer da justiça uma realidade para todos os filhos de Deus.

Seria fatal para a nação negligenciar a urgência desse momento. Este verão sufocante do legítimo descontentamento dos Negros não passará até termos um renovador outono de liberdade e igualdade. Este ano de 1963 não é um fim, mas um começo. Esses que esperam que o Negro agora estará contente, terão um violento despertar se a nação votar aos negócios de sempre.

Mas há algo que eu tenho que dizer ao meu povo que se dirige ao portal que conduz ao palácio da justiça. No processo de conquistar nosso legítimo direito, nós não devemos ser culpados de ações de injustiças. Não vamos satisfazer nossa sede de liberdade bebendo da xícara da amargura e do ódio. Nós sempre temos que conduzir nossa luta num alto nível de dignidade e disciplina. Nós não devemos permitir que nosso criativo protesto se degenere em violência física. Novamente e novamente nós temos que subir às majestosas alturas da reunião da força física com a força de alma. Nossa nova e maravilhosa combatividade mostrou à comunidade negra que não devemos ter uma desconfiança para com todas as pessoas brancas, para muitos de nossos irmãos brancos, como comprovamos pela presença deles aqui hoje, vieram entender que o destino deles é amarrado ao nosso destino. Eles vieram perceber que a liberdade deles é ligada indissoluvelmente a nossa liberdade. Nós não podemos caminhar só.

E como nós caminhamos, nós temos que fazer a promessa que nós sempre marcharemos à frente. Nós não podemos retroceder. Há esses que estão perguntando para os devotos dos direitos civis, "Quando vocês estarão satisfeitos?"

Nós nunca estaremos satisfeitos enquanto o Negro for vítima dos horrores indizíveis da brutalidade policial. Nós nunca estaremos satisfeitos enquanto nossos corpos, pesados com a fadiga da viagem, não poderem ter hospedagem nos motéis das estradas e os hotéis das cidades. Nós não estaremos satisfeitos enquanto um Negro não puder votar no Mississipi e um Negro em Nova Iorque acreditar que ele não tem motivo para votar. Não, não, nós não estamos satisfeitos e nós não estaremos satisfeitos até que a justiça e a retidão rolem abaixo como águas de uma poderosa correnteza.

Eu não esqueci que alguns de vocês vieram até aqui após grandes testes e sofrimentos. Alguns de vocês vieram recentemente de celas estreitas das prisões. Alguns de vocês vieram de áreas onde sua busca pela liberdade lhe deixaram marcas pelas tempestades das perseguições e pelos ventos de brutalidade policial. Vocês são os veteranos do sofrimento. Continuem trabalhando com a fé que sofrimento imerecido é redentor. Voltem para o Mississippi, voltem para o Alabama, voltem para a Carolina do Sul, voltem para a Geórgia, voltem para Louisiana, voltem para as ruas sujas e guetos de nossas cidades do norte, sabendo que de alguma maneira esta situação pode e será mudada. Não se deixe caiar no vale de desespero.

Eu digo a você hoje, meus amigos, que embora nós enfrentemos as dificuldades de hoje e amanhã. Eu ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano.

Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais.

Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos descendentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade.

Eu tenho um sonho que um dia, até mesmo no estado de Mississippi, um estado que transpira com o calor da injustiça, que transpira com o calor de opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça.

Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje!

Eu tenho um sonho que um dia, no Alabama, com seus racistas malignos, com seu governador que tem os lábios gotejando palavras de intervenção e negação; nesse justo dia no Alabama meninos negros e meninas negras poderão unir as mãos com meninos brancos e meninas brancas como irmãs e irmãos. Eu tenho um sonho hoje!

Eu tenho um sonho que um dia todo vale será exaltado, e todas as colinas e montanhas virão abaixo, os lugares ásperos serão aplainados e os lugares tortuosos serão endireitados e a glória do Senhor será revelada e toda a carne estará junta.

Esta é nossa esperança. Esta é a fé com que regressarei para o Sul. Com esta fé nós poderemos cortar da montanha do desespero uma pedra de esperança. Com esta fé nós poderemos transformar as discórdias estridentes de nossa nação em uma bela sinfonia de fraternidade. Com esta fé nós poderemos trabalhar juntos, rezar juntos, lutar juntos, para ir encarcerar juntos, defender liberdade juntos, e quem sabe nós seremos um dia livres. Este será o dia, este será o dia quando todas as crianças de Deus poderão cantar com um novo significado.

"Meu país, doce terra de liberdade, eu te canto. Terra onde meus pais morreram, terra do orgulho dos peregrinos. De qualquer lado da montanha, ouço o sino da liberdade!"

E se os Estados Unidos é uma grande nação, isto tem que se tornar verdadeiro. E assim ouvirei o sino da liberdade no extraordinário topo da montanha de New Hampshire. Ouvirei o sino da liberdade nas poderosas montanhas poderosas de Nova York. Ouvirei o sino da liberdade nos engrandecidos Alleghenies da Pennsylvania. Ouvirei o sino da liberdade nas montanhas cobertas de neve Rockies do Colorado. Ouvirei o sino da liberdade nas ladeiras curvas da Califórnia. Mas não é só isso. Ouvirei o sino da liberdade na Montanha de Pedra da Geórgia. Ouvirei o sino da liberdade na Montanha de Vigilância do Tennessee. Ouvirei o sino da liberdade em todas as colinas do Mississipi. Em todas as montanhas, ouviu o sino da liberdade. E quando isto acontecer, quando nós permitimos o sino da liberdade soar, quando nós deixarmos ele soar em toda moradia e todo vilarejo, em todo estado e em toda cidade, nós poderemos acelerar aquele dia quando todas as crianças de Deus, homens pretos e homens brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão unir mãos e cantar nas palavras do velho spiritual negro: "Livre afinal, livre afinal. Agradeço ao Deus todo-poderoso, nós somos livres afinal."


Martins Luther King Jr. foi assassinado no dia 4 de abril de 1968.

3 de abr. de 2009

Os micróbios do balaio

Vizualize a cena: você acorda mega atrasado para seu compromisso matutino, se arruma o mais rápido possível, pega seu desjejum, coloca na mochila e sai de casa. Entra no ônibus, arruma um lugar para se sentar (considerando a melhor das hipóteses). Agora abre sua a mochila pega o seu lanchinho pra forrar o estômago e sacia a fome. Ah, que beleza... Beleza nada! Aquele lanche que você comeu estava infectado com bactérias que outras pessoas deixaram nos balaústres do ônibus. Vai dizer que você nunca viu um sujeito espirrar diretamente naqueles ferrinhos onde as pessoas colocam as mãos? Nem viu alguém cutucar o nariz e deixar seus "restos" ali? Du-vi-do!


Uma pesquisa desenvolvida pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo estudou os coletivos da capital paulista e detectou um número de bactérias considerado acima do aceitável. Os pesquisadores colheram 120 amostras e todas estavam infectadas. Segundo a pesquisa, as bactérias podem provocar infecção intestinal e uma solução seria a higienização dos ônibus, além disso as pessoas devem lavar as mãos depois de entrarem em contato com os balaústres.

Uma solução simples e que pode evitar dores de cabeça. Ou melhor, dores de barriga! rs

Grandes momentos - The Doors

Os vídeos abaixo não são somente as músicas. Na verdade, a cereja do bolo são as cenas fora do palco, cortes de outros documentários, filmes e imagens da época. E o melhor, tudo legendado!







Preciso escrever mais alguma coisa????


Cenas do cotidiano

(clique na imagem para ampliar)

2 de abr. de 2009

A guerra do futebol

No decorrer da vida escolar a gente aprende sobre várias guerras: Guerra Fria, dos Cem Anos, dos Emboabas, do Paraguai, do Golfo por aí vai... Certo dia, um professor meu explicou a guerra do futebol. Sim, guerra mesmo! Como a maioria das escolas não lecionam essa matéria, o Peramblogando vem trazer aos seus leitores mais esse conhecimento... Hum!Uau! rs


A guerra aconteceu entre os países de Honduras e El Salvador no ano de 1969. Os dois países já vinham enfrentando problemas diplomáticos devido à posição diferenciada de El Salvador no MCCA (Mercado Comum Centro Americano), também por motivo da imigração de salvadorenhos para Honduras e por causa da reforma agrária feita com fins de expulsar esses imigrantes. O momento de tensão coincidiu com a disputa das eliminatórias para a Copa do Mundo de 1970, no México. Aí já sabe, né? A rivalidade foi bastante alimentada.

O episódio se desenrolou quando o time de El Salvador foi à casa dos hondurenhos disputar o primeiro dos dois jogos das eliminatórias, mas não aguentou a pressão e perdeu. Obviamente, os salvadorenhos ficaram muito insatisfeitos com a derrota da sua seleção. No segundo jogo, agora realizado em El Salvador, a raiva acumulada explodiu: a seleção de Honduras foi recebida sob protestos e teve que ir escoltada para o estádio. O time da casa ganhou mas nem assim a torcida se acalmou. Houve confronto fora dos campos que culminou com a morte de torcedores hondurenhos.


A partir de então, os imigrantes salvadorenhos que estavam em Honduras foram agredidos pela polícia local, forçando-os a retornar ao seu país de origem. Esse fato inflamou os ânimos e fez com que os dois países convocassem suas tropas e fechassem suas fronteiras para o jogo de desempate que ocorreu no México. A partida foi finalizada na prorrogação com a vitória e a classificação de El Salvador para a Copa do Mundo de 1970.

No dia 14 de julho, os salvadorenhos invadiram honduras e deram início à guerra que durou até 20 de julho. Mas a intervenção da OEA fez com que as tropas de El Salvador declaressem cessar fogo e deixassem o território hondurenho. A guerra, que durou seis dias, deixou dois mil mortos, aproximadamente. No ano seguinte a seleção de El Salvador não teve bom desempenho durante a copa do México, não marcou nenhum gol e nem passou da primeira fase da competição.

Infelizmente o futebol é envolvido nesse episódio triste da história.




Frases antológicas: René Descartes

Considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental, René Descartes foi filósofo, físico e matemático. Notabilizou-se sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria, fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Boa parte da filosofia escrita a partir de Descartes foi uma reação às suas obras ou a autores supostamente influenciados por ele.

Algumas das frases proferidas por Descartes:

"A leitura de todos os bons livros é qual uma conversação com as pessoas mais qualificadas dos séculos passados."

"Não ser útil a ninguém equivale a não valer nada."

"O alimento da juventude é a ilusão."

"As paixões são todas boas por natureza e nós apenas temos de evitar o seu mau uso e os seus excessos."

"Viver sem filosofar é o que se chama ter os olhos fechados sem nunca os haver tentado abrir."

"Despreza-se um homem que tem ciúmes da mulher, porque isso é testemunho de que ele não ama como deve ser, e de que tem má opinião de si próprio ou dela."

"Penso, logo existo"

"Quando gastamos tempo demais a viajar, tornamo-nos estrangeiros no nosso próprio país."

"O bom senso é a coisa mais bem distribuída do mundo: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de se contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que têm."

"Apenas desejo a tranqüilidade e o descanso, que são os bens que os mais poderosos reis da terra não podem conceder a quem os não pode tomar pelas suas próprias mãos."

"Não basta termos um bom espírito. O mais importante é aplicá-lo bem."

"Toda minha Física não passa de uma Geometria".

"Daria tudo que sei, pela metade do que ignoro".

"Os que se ocupam a dar preceitos devem ter-se por mais hábeis do que aqueles a que os dão"

"Não há tanta perfeição nas obras compostas por várias partes e realizadas por vários mestres, como naquelas em que um só trabalhou. Assim observamos que edifícios iniciados e acabados por um só arquitecto são geralmente mais belos e melhor ordenados do que aqueles que vários adaptaram, servindo-se de velhas paredes que tinham sido erguidas para outros fins".

"As maiores almas são tão capazes dos maiores vícios como das maiores virtudes, e os que avançam muito lentamente são capazes de obter maiores vantagens, se seguirem sempre o caminho recto, do que aqueles que correm muito, mas se afastam desse caminho".

"A minha segunda máxima consiste em não seguir as opiniões mais duvidosas, nisso imitando os viajantes que, tenso-se perdido numa floresta, não devem andar de um lado para o outro, mas caminhar sempre no mesmo sentido e não retroceder por razões fracas, ainda que tenha escolhido esse caminho por mero acaso. Porque deste modo se não chegam precisamente onde querem, lograrão chegar a qualquer sitiu onde estarão com certeza melhor do que no meio da floresta".

1 de abr. de 2009

A verdade por trás dos contos de fadas

Quase todo mundo conhece histórias como as de Pinóquio, Os Três Porquinhos, O Patinho Feio e etc. Entretanto, com o passar do tempo alguns contos de fadas tiveram suas histórias modificadas de tal maneira que acabaram perdendo sua característica original. Vejamos alguns exemplos:

Chapeuzinho Vermelho:
A menina é uma mocinha bem educada que recebe falsas instruções pelo lobo quando ela pergunta o caminho para sua avós. A Chapeuzinho Vermelho segue os conselhos do lobo acaba sendo devorada. E aqui acaba a história. Não há lenhador - não há avó - só um lobo gordo e uma Chapeuzinho Vermelho morta. A moral desta história é não seguir conselhos de estranhos.

A Pequena Sereia:

Na primeira versão por Hans Christian Andersen, a sereia vê o Príncipe casar com uma princesa e ela se desespera. É-lhe oferecida uma faca com a qual a pode esfaquear o príncipe, mas em vez de o fazer ela saltou para o mar e morre, transformando-se em espuma. Hans Christian Andersen modificou ligeiramente o final para o tornar mais agradável. Em seu novo final, em vez de morrer, quando se transforma em espuma , ela transforma-se numa “filha do ar” à espera de ir para o céu - por isso, francamente, ela ainda está morta, para todos os efeitos.

Branca de Neve:
No conto original, a Rainha realmente pede o fígado de Branca de Neve e os pulmões, que vão ser servido ao jantar naquela noite! Também na versão original, Branca de Neve acorda quando ela é empurrada pelo cavalo do príncipe quando ele a carrega para o seu castelo - não por um beijo mágico. O que o príncipe queria fazer com uma moça morta eu deixo para a sua imaginação. Oh - na versão Grimm, o conto termina com a rainha sendo forçada a dançar até a morte em sapatos em brasa!

Cinderela:
As desagradáveis irmãs más cortam partes de seus próprios pés, para servir nos sapatos de cristal - esperando enganar o príncipe. O príncipe é alertado para o tramóia por dois pombos que bicam os olhos da irmãs . Elas acabam passando o resto de suas vidas como pedintes cegas enquanto Cinderela vive no luxoso palácio do príncipe.

Informações encontradas durante peramblogação pelo ljamorim que por sua vez encontrou no Vipuraí. Em ambos existem versões originais de outros contos de fadas.

Um assunto explosivo

Soltar gases é normal até certo ponto, claro. Um adulto pode ter até 20 episódios de gases por dia (tá fazendo as contas, né? rs). Eles são produzidos por bactérias intestinais e comumente compostos por oxigênio, hidrogênio, nitrogênio, dióxido de carbono e metano, sendo que esses vapores são inofensivos aos narizes alheios. Mas quando o intestino do indivíduo resolve liberar também o enxofre, hum... aí a situação é embaraçosa, especialmente quando se está em local público.

Um rapaz britânico conhecido como Mr. Methane (Sr. Metano) não tem constrangimento nenhum com seus gases, muito pelo contrário. Veja aqui a desenvoltura da pessoa em assoprar velas e "cantar" o Danúbio Azul em frente a uma plateia. A incorporação foi desativada, por isso vá ao site para assistir...(detalhe, repare quantas vezes esse vídeo já foi assistido no You Tube):


Related Posts with Thumbnails