11 de fev. de 2009

O fim das "mulheres-fruta"?

Todos assistimos ao surgimento das chamadas mulheres-fruta, categoria criada para classificar mulheres com atributos avantajados e que conta com representantes como a famosa Mulher Melancia, Mulher Melão, Mulher Maçã, Mulher Moranguinho, Mulher Jaca e afins. Dizem até que existe a Mulher Banana, que seria aquela que o Fenômeno pegou no motel... Enfim, parece uma Liga da Justiça da feira...

No entanto parece que agora o cardápio dos funkeiros começa a mudar. Já tínhamos o advento da Mulher Filé. É chegada a hora da Mulher Mortadela!

Por isso sempre digo: consulte um nutricionista e pare de comer porcarias por aí!

Olodum - 30 Anos

Neste ano o Olodum completa 30 anos de existência. Para aqueles que acham que o mesmo se trata apenas de um grupo musical, segue um pequeno relato de sua trajetória.


O Bloco Afro Olodum foi fundado em 25 de abril de 1979 durante o período carnavalesco como opção de lazer aos moradores do Maciel-Pelourinho, garantindo-lhes assim, o direito de brincarem o carnaval em um bloco e de forma organizada. Alguns anos depois o mesmo se converteu em uma importante Organização não Governamental (ONG) do movimento negro brasileiro.

O Olodum desenvolve ações de combate à discriminação racial, estimula a auto-estima e o orgulho dos afro-brasileiros, defende e luta para assegurar os direitos civis e humanos das pessoas marginalizadas, na Bahia e no Brasil além de realizra durante o ano, várias atividades que criam oportunidades e geração de renda para os comerciantes na área do Maciel - Pelourinho. O Olodum mantem ainda escolas de música, grupo de teatro e outras atividades culturais.



Detalhe importante: Olodum não é axé music. O ritmo criado e tocado pelo grupo é denominado samba-reggae. Suas interessantes composições apresentam, além de outros temas, narrativas sobre a África e suas histórias. Assim é possível encontrar entre as canções do grupo referências à países como Madagascar, Nigéria, Egito, Marrocos, Etiópia entre outros. Tal proposta tem valor ainda não reconhecido. Somos um país formado pela junção de elementos nativos, europeus e africanos. Entretanto, nas escolas regulares aprendemos apenas a história européia. Não desconsidero a relevância de se aprender sobre a Revolução Francesa ou a Guerra dos Cem Anos, mas seria importante também apreender um pouco sobre a história dos demais continentes, sobretudo o africano. O Olodum dá uma ajudinha nesse aspecto.

Infelizmente, assim como outros brilhantes expoentes culturais brasileiros, o Olodum conta com um maior reconhecimento de público e crítica no exterior do que no próprio Brasil.

Para mais informações acesse: http://olodum.uol.com.br/


10 de fev. de 2009

Preço da cerveja

A falta de grana faz com que você beba menos cervejas do que gostaria? Quando chega em um bar, dá uma olhada no preço da cerveja e vê que tá faltando dinheiro, você troca de marca e pede aquela que nem o dono da cervejaria deve beber? Em suma, você acha cerveja um item caro?


Pois o site Pint Price pode lhe mostrar que o valor que você paga chorando nem é tão alto assim , principalmente se comparado a outros lugares. No site é possível acompanhar a cotação da cerveja em 208 países! Dando uma olhada agora vejo que o preço médio da cerveja no Brasil é de 1,49 dólares. Bem mais em conta do que na Noruega, onde o preço médio é de 11,90 dólares! E não adianta explicações de economista de buteco como "a renda per capita na Noruega é maior então o preço é maior." Em Kiribati paga-se em média 3,50 dólares pela cerveja enquanto em Mônaco paga-se 2,49 e nos EUA 1,59.


Se você pretende viajar para algum lugar do mundo e gosta de tomar uma cervejinha (ou várias) de uma passada antes no site e veja quanto terá que desembolsar. De repente vale a pena dar uma de farofeiro e levar um isopor cheio de latinhas daqui!

9 de fev. de 2009

Comemorações de gol

O gol é sem dúvida o momento máximo do futebol. A emoção de marcar um gol já foi descrita e declarada por vários jogadores. Mas e quando essa emoção se transforma em movimento? Coreografias, acrobacias e afins fazem parte do repertório de vários artilheiros espalhados pelo mundo. Os dois vídeos a seguir mostram algumas destas curiosas comemorações.





Mundinho Animal - Arnaldo Branco


8 de fev. de 2009

Agradecimento

Mais uma vez recebemos a indicação para um selo distribuído entre os blogs. Desta vez é o "Olha que blog maneiro!".



Dessa vez a indicação foi dupla. Primeiro veio do Vítor Torrez do Insano Raciocínio. Depois foi a vez do Katan, do blog Papai Noel de Cueca Azul. Agradecemos a ambos pela indicação. Sinal de que pessoas estão lendo o que escrevemos, e melhor, estão gostando. Isso nos envaidece pois o Peramblogando nasceu da idéia de escrever o que der na telha, procurando compartilhar sem grandes pretenções coisas que consideramos interessantes, tanto do mundo real quanto do virtual.

Em breve postaremos as condições do selo e os blogs por nós indicados.

Paroano Sai Milhó

Passei as últimas semanas em Salvador. Terra boa. Natural que meus próximos posts tenham um tempero baiano. Pra começar vou falar de um grupo que fiquei conhecendo no Pelourinho mas que já existe há 45 anos: Paroano Sai Milhó, considerado por Caetano Veloso "o oásis do carnaval baiano".

Composto por 16 vozes masculinas, o grupo, que se apresenta sempre com os músicos vestidos de palhaços, segue a sina transcrita em seu nome. Paroano saí milhó nada mais é do que dizer que no ano que vem os mesmos se sairão melhor.


Segundo a história do grupo: "Paroano Sai Milhó teve sua origem nas rodas de seresta do Largo do Godinho na década de 60. Ao desfilar nas ruas do centro na folia de 1963, junto com dois fundadores do bloco Os Corujas, o violonista Antonio Carlos Mascarenhas, habitual participante destas serestas, teve a idéia de repetir a dose nos anos seguintes, reunindo outras pessoas.

Os ensaios aconteciam em frente ao ginásio do Sesc, próximo ao Aquidabã. A primeira fantasia usada pelo grupo foi improvisada e não agradou muito. Alguém disse: "Para o ano sai melhor". E a frase acabou sendo adotada como nome do bloco. Nas ruas, os integrantes tratavam de acrescentar ao repertório tradicional carnavalesco, formado de marchinhas, sambas e frevos, músicas do cancioneiro popular e outras executadas normalmente durante o ano."

Uma pena o site do grupo estar fora do ar. A aquisição dos cds do mesmo é feita diretamente de integrantes durante suas apresentações.

Se estiver em Salvador (ou der uma passada pela capital baiana) e tiver a oportunidade de assistir a uma apresentação do grupo, não tenha dúvida. Vale a pena. Fica a dica.

5 de fev. de 2009

Frases antológicas: Groucho Marx

Quinta-feira já é marcada como o dia das Frases Antológicas. E hoje é a vez de Groucho Marx.

Groucho Marx, pseudônimo de Julius Henry Marx era filho de um carpinteiro mas preferiu seguir o caminho da família de sua mãe, o avô era mágico e a avó tocava harpa. Acabou indo para o teatro de comédia junto com seus três irmãos, com quem formou um grupo humorístico conhecido como Irmãos Marx.

Em 1935, após alguns filmes de grande bilheteria pela Paramount, os irmãos alcançam ainda mais sucesso com A Night at the Opera, A Day at the Races e A Night in Casablanca.

Ele se caracterizou pela irreverência, pelo inesperado e pelo humor inteligente. Fez 14 filmes, dos quais o último foi Skidoo em 1969. Morreu aos 86 anos, vítima de uma pneumonia.
(Fonte: Wikipédia)



"Acho a televisão muito educativa. Toda as vezes que alguém liga o aparelho, vou para outra sala e leio um livro."

"O matrimônio é a principal causa do divórcio."

"O matrimônio é uma grande instituição. Naturalmente, se você gostar de viver em uma instituição."

"Só há um forma de saber se um homem é honesto... pergunte-o. Se ele disser 'sim', então você sabe que ele é corrupto."

"Eu não freqüento clubes que me aceitem como sócio."

"Há muitas coisas na vida mais importantes que o dinheiro, mas custam tanto..."

"Eu corri atrás de uma garota por dois anos apenas para descobrir que os seus gostos eram exatamente como os meus: Nós dois éramos loucos por garotas."

"Eu não posso dizer que não discordo com você."

"Eu pretendo viver para sempre, ou morrer tentando."

"Eu bebo para fazer as outras pessoas interessantes."

"Eu fui casado por um juiz. Eu deveria ter pedido por um júri".

"Eu não sou vegetariano, mas como animais que são".

"Eu quero ser cremado. Um décimo das minhas cinzas devem ser dadas ao meu agente, assim como está escrito em nosso contrato".

"Inteligência Militar é uma contradição em termos."

"Estes são os meus princípios. Se você não gosta deles, eu tenho outros."

"Eu nunca esqueço um rosto, mas, no seu caso, vou abrir uma exceção"

"Por trás de cada homem de sucesso há uma mulher, atrás dela está a esposa dele"

Tempos Modernos

Há exatos 72 anos era lançado "Tempos Modernos", clássico do cinema escrito, produzido e dirigido por Charles Chaplin.


O último filme mudo de Chaplin realiza uma preciosa e inteligente sátira às técnicas modernas, usadas pela sociedade industrial, onde as máquinas substituem a mão-de-obra e os operários são marginalizados.

O cenário não poderia ser mais familiar nesse momento: a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome.

Além da crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas idéias "subversivas", o filme trata também das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas.

Enfim, não poderia ser mais atual.


PS: Em 1972, a academia concedeu a Chaplin um Oscar honorário em reconhecimento à sua obra. Mais que merecido.

4 de fev. de 2009

Jeremias de saia

É triste ver o que acontece quando uma pessoa exagera na água de côco. Não entendeu? Veja o vídeo



Carnaval nada de água de côco. Só cerveja.

Vi no Bobagento

3 de fev. de 2009

Bebê Bambolê

Tenho que confessar que ultimamente meu lado paterno tem surgido em vários momentos. Uma dessas vezes foi quando assisti a esse vídeo.



Ahbizingbizunbebê! (Quando um adulto fala achando que a criança é idiota)

A Construção do Gosto

Mais uma sugestão literária. Fui presenteado recentemente com "A Construção do Gosto", de Maurício Monteiro. De leitura extremamente fácil e prazerosa o livro nos apresenta a construção do gosto musical na sociedade de corte do Rio de Janeiro entre 1808 e 1821. Um trabalho incrível e primoroso. Por acreditar que o maestro Júlio Medaglia conseguiu expressar bem a realidade do livro, seguimos com seu comentário:


"A literatura musical em nossa língua acaba de ser enriquecida com a publicação deste A Construção do Gosto, de Maurício Monteiro. Embora um trabalho baseado em tese universitária, nota-se uma linguagem fluente e agradável – quase um roteiro cinematográfico… – pelos inusitados caminhos que trouxeram novas sonoridades a uma importante fase de nossa história, a do Brasil do início do século XIX: época da chegada da corte portuguesa, período pré-independência. O dado excitante que nos oferece essa obra provém da própria natureza de seu conteúdo. Bem diferente do que seria mostrar a influência do brilhantismo instrumental barroco italiano na Música da Europa Central ou a invasão dos maneirismos operísticos italianos na criação dramatúrgica francesa do século XIX, todos os fenômenos artísticos que transitaram num mesmo continente e em universos socioculturais semelhantes, esse trabalho descreve a chegada de uma sofisticada estética musical em um mundo tropical, repleto de cobras e lagartos pelas ruas, estas imundas freqüentadas por escravos – a maioria da população, diga-se de passagem – para os quais a música era pouco mais que percutir tambor e murmurar alguns lundus."

Sobre o autor: Maurício Monteiro fez mestrado e doutorado na USP, onde desenvolveu trabalhos voltados para a música no Brasil. É professor da Universidade Anhembi Morumbi e do curso de pós-graduação em Cultura e Arte Barroca da UFOP. Trabalha ainda como comentarista, produtor, diretor e entrevistador da Rádio Cultura FM de São Paulo. Tem participado como pesquisador convidado em colóquios sobre História das Sensibilidades da École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris.


2 de fev. de 2009

Macintosh 1984

Muito bom esse vídeo. Ele mostra a apresentação de Steve Jobs para o "moderníssimo" Apple Macintosh no remoto 1984.

É interessante ver a vibração das pessoas quando Steve tira um disquete de 31/2 do bolso ou quando vislumbram o jogo de xadrez estilo 3D. Algo surpreendente para época, assim como o Iphone para nós hoje.

Uau! Paintbrush!

Valorização dos livros

"Um livro nunca vai deixar você para baixo" 

Algo como: um livro nunca cai a conexão... ou quase isso.

1 de fev. de 2009

100% Lã

Quando criei o Peramblogando jurei que não seria mais um blog engraçadinho no meio de tantos outros. Mas tem algumas piadas que não tem jeito.

E no mais, piada também faz parte da cultura brasileira. No Ceará então, nem se fala.



Um homem entra em casa com uma ovelha nos braços.

A mulher, deitada na cama, está lendo um livro.

Diz o homem:
- Olha, amor, esta é a vaca com a qual eu transo.

Diz a mulher:
- Se você não fosse tão idiota, veria que isso é uma ovelha não uma vaca.

O homem sorri e responde:
- E tu, se não fosses tão estúpida, verias que estou falando com a ovelha e não contigo…


Vi no Cogumelo Louco


31 de jan. de 2009

Em breve...

Você desenha, pinta, toca algum instrumento, grafita, programa, escreve.. enfim... faz ou tem algo que considera interessante? Útil, inútil, fútil ou variado?

Em breve, uma novidade no Peramblogando.


30 de jan. de 2009

Os Três Macacos Sábios

Sempre tive curiosidade em saber o que significam aqueles três macaquinhos que aparecem em vários lugares. Um tapando a boca, outro os ouvidos e outro os olhos.


Na verdade se trata dos Três Macacos Sábios, cujas estátuas estão localizadas na entrada do Estábulo Sagrado, um templo do século XVII localizado no Santuário Toshogu, na cidade de Nikko, Japão.


Seus nomes são mizaru (o que cobre os olhos), kikazaru (o que tapa os ouvidos) e iwazaru (o que tampa a boca). O sufixo zaru presente nos nomes está ligado a negação. Em japonês macaco se escreve saru. A semelhança entre os sons das palavras levou ao surgimento das estátuas. A forma física de um trocadilho!


Seu significado é traduzido como: "Não ouça o mal, não fale o mal e não veja o mal."De certa forma significa que se os homens não enxergassem, ouvissem ou falassem o mal ele simplesmente não existiria.

29 de jan. de 2009

White & Nerdy

Muitos irão se reconhecer neste clipe. Pelo menos alguma coisinha. Se não você não estaria lendo um blog. Estaria?



Eu sou o amigo do Html. E bem que queria ter aqueles bonequinhos.



Para as feministas bebuns

Alguém aí já viu uma taça de vinho dizendo que vai te ligar no outro dia, e não liga?
Ou então uma dose de tequila dizendo que é ainda jovem demais pra se envolver?
Ou uma latinha de cerveja pedindo um tempo pra decidir se realmente é aquilo que quer?
Ou ainda uma dose de after shock dizendo que você é a pessoa certa na hora
errada?
Por acaso uma garrafa de vodka já beijou alguém na tua frente?
Ou então você já levou chifre de um litro de whisky?
Uma garrafa de pinga já te dispensou em pleno sábado a noite?

Bora beber porque amar tá osso....

PS: Dica da Laura, que trabalha comigo.


Frases antológicas: Woody Allen

Frases do cineasta, roteirista, escritor, ator e músico americano Allan Stewart Königsberg, ou simplesmente Woody Allen.

"A vocação de um político de carreira é fazer de cada solução um problema".

"Certo dia, atrasei-me ao voltar da escola e meus pais pensaram que eu havia sido seqüestrado. E aí entraram imediatamente em ação: alugaram meu quarto".

"Deus não existe e, se existe, não é muito confiável".

"É agradável, de tempos em tempos, tentar imaginar o que teria sido a existência se Deus tivesse conseguido um orçamento e roteirista melhores".

"Eu e minha mulher ficamos na dúvida entre tirar férias ou nos divociarmos. Optamos pela segunda hipótese. Duas semanas no Caribe podem ser divertidas, mas um divórcio dura para sempre".

"Eu era muito jovem para ter um carro. Então transava com as moças no banco de trás de minha bicicleta".

"Meu pai trabalhou na mesma empresa durante doze anos. Eles o demitiram e o substituíram por uma maquininha deste tamanho, que faz tudo o que o meu pai fazia, só que muito melhor. O deprimente é que minha mãe também comprou uma igual".

"Meus pais não tinham dinheiro para me comprar um cachorro. Então me levaram a uma loja de animais e me compraram uma pulga. Eu a chamava de Manchinha".

"Meus reflexos não são muito bons. Certa vez fui atropelado por um carro que estava sendo empurrado por dois sujeitos".

"Na Califórnia não se joga o lixo fora. Eles o reciclam na forma de programas de TV".

"Não despreze a masturbação - é fazer sexo com a pessoa que você mais ama".

"Não que eu esteja com medo de morrer. Eu só não queria estar lá quando isso acontecesse".

"Quando eu era pequeno, meus pais descobriram que eu tinha tendências masoquistas. Aí passaram a me bater todo dia, para ver se eu parava com aquilo".

"Todas as minhas tentativas de suicídio foram um fiasco. Eu vivia abrindo as janelas e fechando o gás".

Related Posts with Thumbnails