29 de fev. de 2012

Supergrupos - #5 - Traveling Wilburys

Uma ação entre amigos. Assim podemos definir o "Traveling Wilburys", grupo formado em 1988 por George Harrison, Bob Dylan, Tom Petty, Roy Orbison e Jeff Lynne (ex-Electric Light Orchestra). Uma reunião de nomes tão interessantes só poderia resultar em um trabalho de grande qualidade. Foram 2 álbuns gravados, sendo o segundo já sem Orbison, falecido.

Supergrupos - #4 - The Highwaymen

Já vimos supergrupos de rock, outro ancorado no blues. Agora conheceremos o "The Highwaymen", um supergrupo baseado no country/folk. Formado por Johnny Cash, Waylon Jennings, Willie Nelson e Kris Kristofferson, o grupo gravou 3 álbuns, fez vários shows e deixou claro que essa história de supergrupo funciona bem em qualquer estilo.

Supergrupos - #3 - The Dirty Mac

Em 1968, os Rolling Stones realizaram um evento chamado "The Rolling Stones Rock and Roll Circus". Tratava-se de um show com formato circense e várias atrações musicais, dentre as quais estavam The Who, Jethro Tull e os próprios Stones. Mas pode-se dizer que uma banda chamou mais a atenção. Era o "The Dirty Mac", formado unicamente para este show e que contava com John Lennon, Eric Clapton, Keith Richards e Mitch Mitchell, incrível baterista do The Jimi Hendrix Experience. Para a sorte de todos que não puderam presenciar tal encontro histórico, o show foi devidamente registrado em áudio e vídeo, sendo comercializado anos mais tarde.

Supergrupos - #2 - The Super Super Blues Band

Imagine reunir em uma mesma banda Bo Diddley, Muddy Waters e Howlin' Wolf. Foi o que aconteceu no ano de 1967, através da "The Super Super Blues Band". O trio gravou dois álbuns que eternizaram a colaboração destes grandes nomes.

Supergrupos - #1 - Million Dollar Quartet

No ano de 1956, alguns artistas da gravadora Sum Records se reuniram para uma jam que acabou registrada. Devido à fama dos nomes envolvidos, o grupo ficou conhecido como Million Dollar Quartet. Afinal, fizeram parte da histórica jam ninguém menos que Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, Carl Perkins e Johnny Cash. O audio registrado foi lançado anos mais tarde como um vinil. O grupo, sem a presença de Elvis, já falecido, se reuniu na década de 80 para algumas apresentações.

Os supergrupos da música

Alguns de você já deve ter ouvido a expressão "supergrupo" para designar uma formação de banda. Geralmente, são grupos formados por músicos de renome em carreiras solo ou outras bandas e que se reúnem para um projeto paralelo, uma nova alternativa de carreira, um show específico ou mesmo uma jam.

Vários são os exemplos de supergrupos. Em 1990, Chris Cornell e Matt Cameron do Soundgarden se uniram a Stone Gossard, Jeff Ament, Mike McCready e Eddie Vedder para formarem o Temple of the Dog, uma espécie de tributo a Andrew Wood, vocalista da banda Mother Love Bone, da qual alguns fizeram parte. Curioso é que esse é o caso de um supergrupo pregresso, já que o Pearl Jam só lançaria seu primeiro disco 1 ano depois.

Uma década se passou e eis que novamente Chris Cornell resolve se aliar a novos músicos e formar uma banda. Os escolhidos foram Tom Morello, Tim Commerford e Brad Wilk, remanescentes do Rage Against the Machine que se desmantelou após a saída de seu vocalista Zack de La Rocha.

Em 2002 foi a vez de Scott Weiland, ex-Stone Temple Pilots, se unir a Slash, Duff McKagan e Matt Sorum, todos ex-Guns N' Roses, além de Dave Kushner ex-Electric Love Hogs, para formarem o Velvet Revolver.

2008 trouxe consigo o Chickenfoot, formado por Sammy Hagar, Joe Satriani Michael Anthony, do Van Halen, e Chad Smith, do Red Hot Chili Peppers.

Um ano mais tarde, Dave Grohl, ex-Nirvana e atual Foo Fighters, juntou-se à John Paul Jones, ex-Led Zeppelin e Josh Homme, do Queens of the Stone Age, no supergrupo denominado Them Crooked Vultures.

O último desses chamados supergrupos surgiu em 2011. Com o nome de SuperHeavy, reuniu Mick Jagger, dos Rolling Stones, Joss Stone, A. R. Rahman, Damian Marley e Dave Stewart ex-Eurythmics.

Considero a iniciativa sempre bem vinda. Reunir bons nomes quase sempre resulta em algo de qualidade. Existem outros vários exemplos, como Crosby, Still, Nash e Young ou ainda Emerson, Lake and Palmer. Alguns considero realmente especiais, e por isso dedicarei os próximos posts a cada um deles, com uma breve descrição e um áudio, o mais importante!

Sintam-se à vontade para mencionar outros supergrupos nos comentários e assim compartilhar com os demais!

23 de fev. de 2012

18 de fev. de 2012

Marquês de Sapucaí

Em tempos de carnaval, muito se fala da famosa Marquês de Sapucaí, avenida-palco do carnaval das escolas de samba do Rio de Janeiro. Mas pouco se fala sobre o nome que batiza a avenida e é tão repetido.

Cândido José de Araújo Viana, primeiro e único visconde com grandeza e marquês de Sapucaí, nascido em Nova Lima (MG), foi um juiz de fora, desembargador e político brasileiro.

Foi ministro da fazenda e ministro da justiça, conselheiro de estado, deputado geral, presidente de província e senador de 1840 a 1875, eleito pela província de Minas Gerais. Ocupou a presidência do senado de 1851 a 1853.

Bacharel em direito, foi deputado constituinte em 1823 e deputado geral representando Minas Gerais por três mandatos. Ocupou as presidências das províncias de Alagoas e do Maranhão. Foi ainda procurador da coroa, fiscal do tesouro e ministro do Supremo Tribunal de Justiça, ministro da fazenda e nomeado membro extraordinário do Conselho de Estado a partir da data de sua criação.

Em 1839, foi nomeado mestre de literatura e ciências positivas de D. Pedro II; posteriormente, também cuidou da educação da Princesa Isabel. Como Ministro do Império no segundo Gabinete conservador (1841-1843), referendou a lei que dava aos senadores o solene tratamento de "Sua Excelência".

Condecorado como dignitário da Imperial Ordem de Cristo e da Rosa, além de grã-cruz da Ordem da Torre e Espada e da Legião de Honra. Recebeu do imperador o título de visconde em 1854 e de marquês em 1872. Era do Conselho de Sua Majestade, Gentil-Homem da Imperial Câmara e Fidalgo Cavaleiro da Casa Imperial.


Em relação à etimologia da palavra Sapucaí, o termo oriundo do tupi que significa "água da sapucaia", através da junção dos termos ïasapuka'i ("sapucaia") e 'y ("água").

Ah, e para aqueles que não são do Rio ou apenas conhecem o carnaval de lá pela tv, é comum uma ligeira confusão. Marquês de Sapucaí é o nome da avenida onde se localiza o Sambódromo. O mesmo na verdade se chama Passarela Professor Darcy Ribeiro.

17 de fev. de 2012

Viva a re(s)olução!

O leão da Metro. Ou seriam leões?

Sempre achei que o famoso leão da Metro, aquele que aparece no início de alguns filmes, fosse só um. E sempre me perguntei como eles fizeram aquilo. Bem, a imagem a seguir responde um pouco das duas questões.

(Clique na imagem para ampliar)
Related Posts with Thumbnails