2 de jul. de 2010

Por que a Holanda joga de laranja? E a Itália de azul?

Em tempos de Copa do Mundo vemos todos aqueles uniformes trazendo em seu desenho as cores das bandeiras dos países ali representados. Entretanto existem algumas exceções. Se a bandeira da Holanda é azul, vermelha e branca, de onde saiu o laranja? E se a da Itália é verde, branca e vermelha, de onde saiu o azul?

A Holanda ostenta as cores de sua família real, originária da região francesa de Orange. Na verdade, houve um tempo em que as cores da bandeira holandesa eram laranja, branco e azul, pois essas eram as cores do príncipe William de Orange, mas no século XVII o vermelho substituiu o laranja, pois esta cor era muito instável e acabava se tornando vermelho com a exposição ao sol. O laranja, no entanto, continua como cor oficial do país e o time de futebol é apelidado pelos habitantes do país como Oranje, que significa Laranja em holandês.

Já em relação a Itália, o azul vem da cor da Casa de Savóia, a família real italiana, destronada em 1946, após a 2ª Guerra Mundial. Nas primeiras partidas, no início do século XX, a Itália vestiu camisas brancas, mas logo adotou as cores da família real, e exibia, inclusive, o brasão real no peito. Embora hoje o tom da camisa seja mais escuro, a seleção continua sendo chamada de “Azzurra”, que seria o mesmo que azul claro. Na Copa do Mundo de 1938, na França, a seleção chegou a atuar vestindo camisas pretas: uma homenagem ao regime fascista de Benito Mussolini.

Outros casos curiosos são os de Japão e Austrália.

O Japão usa o azul por superstição. Desde os jogos Olímpicos de Berlim 1936 eles usaram azul e acabaram se saindo bem, vencendo uma partida, contra a Suécia. Desde então, a seleção vestiu azul, com exceção do período entre 1988 e 1990, quando a cor adotada foi o vermelho, presente na bandeira japonesa. Mas após uma sequência de maus resultados nas Olimpíadas de Seoul 1988 e na Copa do Mundo da Itália 1990, foi considerado que o uniforme vermelho trazia azar e o azul foi adotado novamente. E por quê o azul? O azul é simplesmente uma das cores da Federação Japonesa de Futebol (JFA). A bandeira da JFA traz um mítico corvo de três pernas chamado Yatagarasu com uma bola de futebol sobre as cores amarelo e azul que representam, respectivamente, jogo limpo e juventude.

Na caso da Austrália, a bandeira do país segue as cores da bandeira do Reino Unido (azul, vermelho e branco), mas as cores oficiais do país são outras: verde e ouro. Estas são as cores do emblema floral da Austrália, o “Golden Wattle”, uma planta da família das acácias (Acacia pycnantha).

2 comentários:

Fernanda Scafi disse...

Olá, citei esse post para explicar pq o laranja é a cor da Holanda no meu blog de viagens!

Anônimo disse...

Hmm interessante!

Related Posts with Thumbnails