9 de ago. de 2009

Degustação de bebidas: Uísques

Dando sequência aos posts sobre degustação trazemos agora o uísque.

A degustação começa com um exame à cor do whisky. Segue então a análise olfactiva para a qual é aconselhado juntar um pouco de água lisa (abre os aromas).

Um copo ligeiramente fechado permite aproveitar melhor este momento. O ideal é uma taça com base, em forma de tulipa, para que os aromas se preservem. Ao contrário do vinho, não se deve mexer o copo para apreciar as qualidades aromáticas de um whisky.

O primeiro passo é cheirar o líquido, encostando levemente o copo na boca sem que ele encoste no nariz, para que o ar se misture ao cheiro da bebida. O copo deve ser colocado debaixo de uma narina de cada vez.

A primeira impressão permite distinguir os aromas dominantes, depois segue-se um exame que vai realçar toda a sua complexidade. Chega então o momento de provar o whisky.

Uísque é uma bebida com 40% de álcool. Se você coloca gelo, vira uma água forte, não é uísque.

A temperatura ideal é de 18 a 20ºC. O whisky deve ser guardado na boca uns instante, para esta ficar emprenhada dos seus vários sabores. Segure a bebida na boca com o queixo um pouco elevado para que você possa respirar pela boca e fazer com que o uísque passeie por todas as áreas.

A primeira impressão é a dos sabores primários (doce, salgado, acido, amargo) que são os únicos que a língua permite distinguir. A componente aromática a sabores de frutas, de flores, de especiarias,...só aparece depois por influência retronasal. A impressão final pode ser de curta duração mas também pode durar alguns minutos que é o caso dos whiskies longos.


Importante - Como diz Jim Murray, especialista em uísque: "Nada de ser enganado por essas histórias que se lê por aí de sentir o gosto de amoras peruanas colhidas ao cair da tarde. Procure perceber se o uísque é seco ou doce, se tem sabor defumado, se lembra frutas, se lembra sua infância. O interessante no uísque é que ele proporciona uma experiência totalmente pessoal.” A dica vale para todas as bebidas.

Informações retiradas de colunistas.ig.com.br/bebidinhas

2 comentários:

Gudim disse...

Como assim se lembra sua infancia?
uaheuaha
Eu não bebia whisky na minha =p

Daniel disse...

Bem observado! rsrs. Mas como o cara é especialista em uísque, vai que já entornava desde pequeno... vai saber! rsrs

Related Posts with Thumbnails